licença maternidade-recibos verdes | De Mãe para Mãe

licença maternidade-recibos verdes

Responda
8 mensagens
happy star -
Offline
Desde 18 Fev 2012

Olá a todas Sorriso
Tenho uma dúvida em relação à licença de maternidade para quem trabalha a recibos verdes...
Alguma mamã nesta situação...
Estou a pensar engravidar e assusto-me só de pensar que não vou ter direito a nada quando for mãe por trabalhar nesta modalidade precária que são os recibos verdes...
Para acrescentar, desconto todos os meses 62,04€ para a seg.social...Será que por pagar um valor baixo (visto beneficiar de redução) ainda vou ter menos benefícios quando o meu baby nascer?

Boa semana para todas
Beijocas***

***A aguardar a pérola mais preciosa da minha vida***

isismoon -
Offline
Desde 24 Jan 2012

Quando fui mãe trabalhava para o estado a recibos verdes e fui dispensada 2 meses depois de estar de baixa de parto. O meu filho nasceu a 1 de Novembro de 2007 e eu fui dispensada a 31 de Dezembro do mesmo ano. Descontava, nessa altura, para a segurança social, cerca de 170 e não sei quanto euros. O 2º escalão, para ter direito à licença de maternidade.

Triste Infelizmente é o país que temos Triste

Beijinhos*

MFP -
Offline
Desde 05 Set 2011

Olá, não te sei responder concretamente, mas informa-te na segurança social, pois como as regras mudaram relativamente ao direito ao subsídio de desemprego, faz todo o sentido que também tenham melhorado os apoios na maternidade.

Lisete Teixeira... -
Offline
Desde 20 Dez 2011

a mim disseram me que todas as mulheres tem direito a receber a licença de maternidade

wally -
Offline
Desde 08 Set 2008

Olá.

Que eu saiba, pessoas a recibos verdes não tem direito a baixa ou a licença de maternidade. O que podes pedir é o subsidio social de maternidade, ou algo assim, se o teu agregado familiar não ganhar mais do ordenado mínimo por pessoa.

Podes igualmente pedir o pré-natal (durante a gravidez) e o abono da criança (depois do nascimento), cujo cálculo será feito de acordo com os rendimentos declarados pelo agregado familiar no IRS do ano anterior.

Mas informa-te melhor na Segurança social, ou através da SS directa (por telefone), que te poderão dar dados mais actualizados. Com a crise, isto tem estado tudo a mudar, portanto pode já não ser exactamente como escrevi.

Bjinhos e tudo de bom.

Jo -
Offline
Desde 04 Abr 2007

Olha eu trabalho a recibo verde e estou grávida de 32 semanas.

Há duas semanas atrás a médica aconselhou-me a parar por causa da minha gravidez que se está a tornar de risco devido a tensões altas e albumina na urina...

Enfim, liguei para a segurança social e explicaram-me que sim tenho direito a baixa por gravidez de risco e logo depois licença de maternidade pelo período igual ao estipulado por lei tendo em conta que me encontro no primeiro escalão.

Sendo assim ainda não meti os papeis, mas a segurança social direta simplesmente me aconselhou a preencher o impresso que se encontra nos guias do site e enviar junto com a documentação necessária.

Neste momento e com as novas leis só não temos direito ainda a subsidio de desemprego, mas penso que apartir de Julho tudo irá mudar.

São as informações que me deram pelo telefone na segurança social direta....espero que te ajude....

Ana Mafalda Pires -
Offline
Desde 10 Jan 2012

É como a Mamã Jo disse.
E está tudo bem explicado no site da Segurança Social.

http://arquitecido.blogspot.com/

No dia 07/07/2007 nasceu a nossa maravilha! Sorriso
Agora o Sebastião vai ter uma mana!
Afilhada e madrinha (!) da querida MC açores Sorriso

happy star -
Offline
Desde 18 Fev 2012

Obrigada a todas pelos esclarecimentos...
Queria tanto estar numa situação mais estável a nível profissional, mas enfim...
Beijocas para todas**

***A aguardar a pérola mais preciosa da minha vida***