Licença de Maternidade (meses de descontos) | De Mãe para Mãe

Licença de Maternidade (meses de descontos)

Responda
3 mensagens
AndreiaCMM -
Offline
Desde 14 Jul 2015

Olá mamãs, para receber a licença de maternidade, seja por 4 ou 5 meses, têm-se de ter no mínimo 6 meses de descontos nos últimos 8 meses que antecedem a mesma, pelos menos foi o que entendi, corrijam-me se estiver errada. Falo nisto pq no meu caso, o meu contrato de trabalho é em regime de estágio profissional e na data em tinha pensado meter a suspensão do estágio não terei os 6 meses, mas sim 5 e meio e o que o me foi dito na SS, foi que assim não tenho direito a nada, mas sim requerer o subs. social e nem assim me sabem dizer se teria direito k dependia dos rendimentos do agregado familiar, olha que esta!! Contudo tenho descontos de 5 anos anteriores e dizem que não são contabilizados lool têm conhecimento de alguma situação idêntica em que não tinham os tais 6 meses de descontos?!

pipas. -
Offline
Desde 26 Ago 2011

boa noite...

para ter direito tem que ter o prazo de garantia, que são os 6 meses de descontos na altura do nascimento, podendo contar o proprio mês do nascimento, desde que tenha trabalhado/descontado nesse mes! (o que referiu dos 8 meses é para fazer as contas de quanto se recebe, nada tem a ver com o prazo de garantia!)

diz que tem descontos nos últimos anos e que não contam...isso depende de quanto tempo ficou se descontar! se teve menos de 6 meses sem descontar, os meses anteriores podem contar para o prazo de garantia, porque os 6 meses não têm que ser seguidos, mas não pode haver + de 6 meses entre descontos, por exemplo, se começou o estagio em abril, e tiver descontos em dezembro, vão "buscar" o mês de Dezembro para o prazo de garantia!

se não tiver os 6 meses, é como lhe disseram, não tem direito ao sub. parental "normal", podendo pedir o sub. social parental, que ter direito, depende dos rendimentos do agregado!

espero que não esteja muito confuso e tenha ajudado um pouco!

Sobre pipas.

Tia-madrinha babada de um menino lindoooo!!! Apaixonado

AndreiaCMM -
Offline
Desde 14 Jul 2015

Olá bom dia, muito obrigada, foi muito elucidativa, e se realmente assim for tenho direito sem os tais 6 meses de descontos. Eu trabalhei até dia 20 de Dezembro de 2014, durante 5 anos. Estive sem trabalho de Janeiro a Março deste ano, começando a descontar a 16 de Abril.

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?