Licença de Maternidade | De Mãe para Mãe

Licença de Maternidade

Responda
4 mensagens
CarinaFonseca90 -
Offline
Desde 25 Jun 2017

Boa Noite Mamãs,
Desde ja informo que sou niva no grupo e futura mamã de primeira viajem . Estou ja de 37 semanas e ansiedade ja vai apertando. No entanto surgiu me umas duvidas das quais pensava que estava ja esclarecida mas acabo sempre de novo na duvida . Alguma mamã me consegue explicar como e calculado a licenca? Vou resumir a minha situacao muito rapido . O ano passado terminei contrato num restaurante a 11 de Novembro. Em dia 12 de Dezembro iniciei o trabalho numa loja como part time mas infelizmente por problemas na gravidez meti baixa gravidez de risco a dia 11 de Fevereiro e desde tou ate ao fim da gravidez de baixa . O bebe esta previsto para dia 5 a 12 de julho . No entanto tive na SS para saber como iam calcaular e a senhora disse me que a licença de maternidade nao e calculada da mesma maneira que a baixa de gravidez . Ou seja eles vao se basear nos descontos todos declarados a SS em 2016 ou seja tive a ver aqui no SS direta os rendimentos anuias de 2016 e é um total de 5688,20 muito baixo pois era part time . Entao sendo assim faco os 5688.20€ a dividir pelos 120 dias(4meses) é isso ?

Agradecia a ajuda de alguma mama pois ando confusa e sempre que vou a ss fico ainda mais .

Obrigada Sorriso

Kayapsa -
Offline
Desde 19 Mar 2014

Nao o que eles fazem é uma media dos rendimentos sem subsidio de alimentação e proporcionais de 6 meses nos últimos oito meses antes do impedimento pu seja se ficou de baixa em fevereiro desconta 2 meses e eles vao fazer a media do valor bruto recebido nos 6 meses anteriores.
Por exemplo se ficou de baixa no início de fevereiro desconta janeiro e dezembro e faz a media dos rendimentos de novembro a junho.
Se realmente esteve este tempo todo em part time é chato pois o valor a considerar é mais baixo...

Sobre Kayapsa

pais de primeira viagem... A viajar pela segunda vez...

CarinaFonseca90 -
Offline
Desde 25 Jun 2017

Boa tarde ,

obrigada por ter respondido . So posso contar pra calculo o valor base certo ? os subs de ferias e natal nao contam correto? sendo assim somo o valor de junho a Novembro e divido por 120 dias e da me o valor diario em que depois multiplico por 30dias ? pelo que andei a ver aqui e na net penso que seja esse o calculo que eles utilizam ..

CarinaFonseca90 -
Offline
Desde 25 Jun 2017

o meu base do part time é de 481.55 nao e tao baixo como alguns part times .. talvez acabe por equilibrar .. pelas contas que fiz deu me 630€ da licenca pois so irei tirar os 4 meses porque o meu trabalho de agora consigo ter o bebe comigo no escritorio ate fazer os 6 meses pra entrar na creche .