Licença Maternidade | De Mãe para Mãe

Licença Maternidade

Responda
14 mensagens
Carolinafernandes6 -
Offline
Desde 04 Fev 2017

Mamãs, em relação à licença de maternidade, eu posso ficar 6 meses em casa, ou seja, os 150+30 serem todos da mãe, ou sou obrigada a ficar apenas 150 e o pai os últimos 30?
Se só fico 5 meses em casa, como é que amamento 6 meses em exclusivo?
Obrigada princesas <3

Marina4 -
Offline
Desde 15 Maio 2016

6 meses nao existe

ou 120 ou 150 da mãe
ou então licença partilhada

Carolinafernandes6 -
Offline
Desde 04 Fev 2017

Mas tem de existir "qualquer coisa", eu conheço pessoas que estiveram 6 meses em casa, a receber da seg. social Confuso

Marina4 -
Offline
Desde 15 Maio 2016

eu pedi a licença alargada (por acaso estou a amamentar em exclusivo mas não é só por isso) mas não se ganha quase nada.
lê o site da SS que tem tudo explicado.
essas pessoas receberam ou como licença partilhada ou como alargada.
licença da mãe só há 2 opções, 120 ou 150 é só ver o formulário da SS

L_ou_R2015 -
Offline
Desde 22 Nov 2014

Sim, a mãe apenas tem direito no máximo a 150 dias seguidos de licença inicial (recebe a 80% ou 83% se for partilhada com o pai, que fica os 30 seguintes). Depois há a licença alargada, que pode ser até 3 meses, mas apenas se recebe 25%. Esta licença tem quer ser gozada obrigatoriamente a seguir à licença inicial.
O que algumas mães fazem é ficar os 150 dias e depois mais alguns dias de férias, mas isso já não é pago pela SS, como é óbvio.

Positivo: 24 Dezembro 2014
2º Positivo: 20 Novembro 2016

Desde 13 Set 2012

Olá!

os 30 dias do pai são mesmo do pai. se o pai não puder ou não pretender usufruir, paciência, ficam perdidos....

quanto à amamentação, nada a impede de continuar. Por essa idade, os bebés já fazem pelo menos uma refeição de sopa e fruta, podendo ou não fazer outra de papa. Amamenta de manhã, e depois quando regressar a casa. Pode também extrair leite e congelar para alguém lhe dar na sua ausência (detestei extrair).

Nessa fase terá menos duas horas diárias de trabalho. Pode também optar por gosar as férias após a licença se isso for acordado com a sua entidade patronal.

Tudo de bom!

SMSantos

Desde 13 Set 2012

Esqueci-me de referir que, se puder financeiramente, é possível extender a licença por mais 3 meses pagos a 25% e outros 3 sem ganhos financeiros. é como se fosse uma licença sem vencimento. Não é para todos, mas para quem pode, é perfeitamente possível legalmente.

Tudo de bom!

SMSantos

RBSilva -
Offline
Desde 20 Mar 2017

Licença de Maternidade são 120 ou 150 para a mãe + 30 dias opcionais para o pai.
Tanto quanto sei, para ficar 6 meses em casa, das duas uma, ou tira o 6º mês de férias (é o que planeio fazer) ou pede a Licença Alargada, recebendo apenas 25% do salário.

Veja aqui mais informações sobre a Licença Alargada:
http://www.seg-social.pt/documents/10152/23369/3012_subsidio_parental_al...

CatarinaSa26 -
Offline
Desde 21 Maio 2014

Sónia Maria Santos escreveu:
Olá!
os 30 dias do pai são mesmo do pai. se o pai não puder ou não pretender usufruir, paciência, ficam perdidos....
quanto à amamentação, nada a impede de continuar. Por essa idade, os bebés já fazem pelo menos uma refeição de sopa e fruta, podendo ou não fazer outra de papa. Amamenta de manhã, e depois quando regressar a casa. Pode também extrair leite e congelar para alguém lhe dar na sua ausência (detestei extrair).
Nessa fase terá menos duas horas diárias de trabalho. Pode também optar por gosar as férias após a licença se isso for acordado com a sua entidade patronal.
Tudo de bom!

Peço desculpa mas isso não é de todo verdade! Amamentar em exclusivo até aos 6 meses significa isso mesmo, só leite materno até ao meio ano de idade. O meu filho mamou em exclusivo até aos 6 meses e só aí é que introduziu as sopas e as frutas e posteriormente as papas, continuando a mamar até aos dois anos duas ou três vezes por dia. Muitas crianças não têm esta possibilidade porque ou a mãe não pode dar de mamar durante o dia ou porque não aumentam suficientemente de peso e são lhes introduzidos outros alimentos mais cedo, nomeadamente as papas aos 4 meses por exemplo.

Quanto à licença é como as mamãs disseram, pode alargar a licença mas receberá substancialmente menos.
Eu como sou mãe a tempo inteiro não tenho experiência disso para lhe poder dar uma ideia dos valores, mas consulte o site da segurança social que lá tem toda a informação.

Beijinhos e boa sorte.

Mother of two ❤
6-4-2014 # Positivo
9-12-2014 | 11:05h
13-10-2016 # Positivo
10-6-2017 | 6:30h

Carolinafernandes6 -
Offline
Desde 04 Fev 2017

Muito obrigada, da licença vou fazer isso de alargar para os 6 meses (mesmo recendo menos), porque não queria de todo que começasse a comer papa e sopa antes dos 6 meses, e vou fazer de tudo para que não aconteça Sorriso

Beijinhos Beijinho

helg@ -
Offline
Desde 28 Dez 2013

Ainda falta bastante para o seu bebé nascer, quanto mais para decidir que vai amamentar até aos 6 meses em exclusivo... Por diversas razões, tanto suas como do bebé, pode não o conseguir fazer.
Relaxe e acalme-se, viva a gravidez e depois curta o seu bebé um dia de cada vez, sem estar já a decidir o futuro pois nenhuma de nós sabe como vai ser ou o que vai ocorrer.
Nem sempre o que queremos é o que conseguimos.
Tudo de bom

Sobre helg@

Minha pipoquinha linda, amor maior da minha vida ♡ ♡ ♡ primeiro dia do resto das nossas vidas 26/09/2013
A minha 2ª estrelinha ♡ ♡ ♡ aceitar que está fora do meu alcance...

Carolinafernandes6 -
Offline
Desde 04 Fev 2017

Isso é que é ajudar ... chiça Sorriso secalhar quando foi mãe pela primeira vez , tinha muitas dúvidas e outros tantos sonhos ... mas a sua resposta fez-me rir Sorriso
Que tudo lhe corra bem!
Um bem haja!

helg@ -
Offline
Desde 28 Dez 2013

Não pretendia ofender, estava apenas a aconselhar que vivesse um dia de cada vez, ainda vai ter saudades desta fase, por isso tente aproveitar Sorriso
Também tive muitas dúvidas e sonhos, mas como tive uma gravidez de risco complicada e um parto difícil e prematuro, aconselho a que viva um dia de cada vez, não vale a pena ficar stressada com uma situação que pode ocorrer ou não.
Eu fiquei fiquei 150 de licença, mas estive em casa até aos 6 meses porque a minha filha esteve quase um mês internada quando nasceu (e a licença só iniciou quando ela teve alta). E depois quando regressei ao trabalho reduzi o horário e trabalhei apenas a tempo parcial (com todas as implicações financeiras que isso acarreta) para poder ficar o máximo de tempo com ela.

As decisões vão-se tomando conforme as situações vão ocorrendo, é só por isso que lhe digo para viver um dia de cada vez, muitas vezes não controlamos o que vai acontecer e temos de nos adaptar às situações.

Desculpe se não ajudei, mas desejo-lhe tudo de bom Sorriso e que o seu bebé venha cheio de saúde e que consiga realizar o seu sonho!!!

Sobre helg@

Minha pipoquinha linda, amor maior da minha vida ♡ ♡ ♡ primeiro dia do resto das nossas vidas 26/09/2013
A minha 2ª estrelinha ♡ ♡ ♡ aceitar que está fora do meu alcance...

Marina4 -
Offline
Desde 15 Maio 2016

A Helga tem razão no sentido que é imprevisível a amamentação.
Ninguém fala disso mas a amamentação é difícil. O pai tinha de me dar comida à boca senão eu não comia porque ela estava sempre a mamar. Agora tem quase cinco meses e tive de começar a sopa e não consegui amamentação em exclusivo como pensava que ia conseguir.
Na amamentação é impossível fazer planos a longo prazo, é uma mamada de cada vez