Licença de maternidade | De Mãe para Mãe

Licença de maternidade

Responda
3 mensagens
olynda -
Offline
Desde 13 Jan 2014

Olá meninas tenho uma questão a minha pequena nasceu na terça agora o que devo levar para segurança social?
Ja tenho o papel para preencher para o abono da menina
e para o trabalho o que devo levar?
Já agora o pai não quer tirar o mês dele porque não lhe compensa prefere dar me a mim e quantos meses tem a mãe por direito?
Brigada

Sobre olynda

Minha princesa a mãe ama-te❤️❤️
Luta pela segunda maravilha 💙💜 HSM
No dia 15/02/2022 colocada na lista de espera
para a FIV. 1°IIU(-) 21/7/22, 2°IIU 07/11/2022 (-) 3°IIU 6/02/2023(-) Caminhada para a 1°FIV
A tua procura ❤️💙

pipas. -
Offline
Desde 26 Ago 2011

boa tarde....

não passei pela situação pessoalmente, mas pelo que sei para pedir a licença tem que levar a certidão de nascimento do bebe e o formulário do sub parental preenchido (se não o tem pode imprimir do site da SS e preencher ou pedir ao balcão e preencher lá).

para o trabalho acho que deve levar copia do formulário já preenchido e carimbado (e faça isso rapido, pois se a entidade patronal for mesmo rigorosa, o prazo para avisar acaba na terça feira - acho que são 7 dias que tem por lei para avisar)

não sei a quem mês se refere do pai...mas seja como for, a mãe não pode ficar com os dias do pai! se o pai não quer os dias, não se pede (se se referir aos dias exclusivos do pai, atenção que 10 são obrigatórios o pai tirar)

a mãe tem direito a 120 dias pagos a 100% (de uma media dos últimos meses de rendimentos) ou 150 dias pagos a 80%!

depois tem a licença alargada que pode se tirar até mais 90 dias pagos a 25%

http://www4.seg-social.pt/subsidio-parental

Sobre pipas.

Tia-madrinha babada de um menino lindoooo!!! Apaixonado

MeuAmorÉumaFlor -
Offline
Desde 30 Nov 2011

Consulte o site da segurança social, está td muito bem explicado! Piscar o olho
O pai tem 10 dias obrigatorios após o nascimento e mais 10 facultativos que têm que ser gozados enquanto a mãe está de licença... Eu optei pela licença partilhada 150+30 a 83% e posso dizer que ganhava mais do que a trabalhar Espertalhão Para o trabalho levei a copia do formulario e em anexo o comprovativo de nadcimento do hospital. Antes de ir a segurança social deve ir as finanças cadastrar o bebé, pois se não tiver o NIF não fazem nada! Se não me engano são 5 dias para tratar disso Piscar o olho

♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
♥ 17/04/2015 ♥ ♥ 16:45h ♥ ♥ 3,230Kg ♥ ♥ 50,5 cm ♥
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥