Licença de maternidade | De Mãe para Mãe

Licença de maternidade

Responda
19 mensagens
luarosa -
Offline
Desde 22 Jul 2014

Olá boa tarde mamas!
Eu meti a licença de maternidade de 4 meses para rever a 100%. Na altura quando entreguei os papéis frizei essa opção com a pessoa que me atendeu e disse estar bem preenchido.
Sendo assim não percebo porque estou a receber menos 200€ que aquilo que recebo À espera
Alguém sabe o que se poderá passar. Tenho que passar pela ss mas o tempo está escasso..

Sobre luarosa

Positivo a 19-08-2014 <3
9/9/2014 Ouvimos o teu coração bater pela primeira vez ❤
DPP 21-04-2015
Sem dúvida o maior amor da minha vida <3 ❤
9/11/2015 Primeiro dentinho com 6m e meio Espertalhão

amadalena -
Offline
Desde 13 Maio 2009

Ainda não percebo muito bem sobre isso, mas será que não recebes menos dinheiro por causa dos descontos? Tenho a ideia que se desconta qualquer coisa na mesma..

MariAndre -
Offline
Desde 24 Jun 2014

Quando se escolhe licença de 4 meses deves receber 100% do ordenado bruto, não existem descontos por não se estar a trabalhar. Se a opção fosse os 5 meses receberias só 80% do ordenado bruto.
Eu quando ficar de licença escolherei os 5 meses, é mais uma pra estar com o meu bebé e receber os 80% do ordenado bruto é praticamente igual ao que recebemos qd estamos trabalhar, dado que a trabalhar fazemos os descontos.

Sobre MariAndre

dps d perder os nossos meninos gémeos verdadeiros(17-09-2014 c 23s) fruto d gravidez espontânea mt deseja e planeada.Diag d IIC congénita em 01-2015 Temos 2 estrelinhas no céu a cuidar d nós e dos manos q logo virão
26-07-2015 positivo
07-02-2016 nasceu (37+4,vencemos a IIC)

amadalena -
Offline
Desde 13 Maio 2009

Mas então na prática, caso se opte pelos 4 meses, vamos receber mais do que quando recebemos quando trabalhamos, certo? Porque não estamos a descontar... Sendo assim, a mamã que criou o tópico tem que se informar o porquê estar a receber menos do que o salário..

MariAndre -
Offline
Desde 24 Jun 2014

Sim recebemos mais. E sim a mamã tem que se informar bem na SS.
Estas coisas com SS são sempre uma chatice... Triste

Sobre MariAndre

dps d perder os nossos meninos gémeos verdadeiros(17-09-2014 c 23s) fruto d gravidez espontânea mt deseja e planeada.Diag d IIC congénita em 01-2015 Temos 2 estrelinhas no céu a cuidar d nós e dos manos q logo virão
26-07-2015 positivo
07-02-2016 nasceu (37+4,vencemos a IIC)

Desde 13 Set 2012

Olá!

A mamã se calhar não está a ter em conta o salário base mas sim o total do que recebe; ora não se esqueça que, junto ao que recebe, está incluído o sub de alimentação que não é tido em conta na licença de maternidade.

há 2 anos eu optei pelos 5 meses e recebia praticamente o mesmo que recebo quando estou a trabalhar, pois não me eram descontados os 11% para a seg social.

Se não está a contar com o sub de alimentação, alguma coisa correu mal nos cálculos da sua licença.

Beijinhos e tudo de bom

SMSantos

pipas. -
Offline
Desde 26 Ago 2011

boa tarde...

não sei o que está a considerar "o que ganha", mas ao contrario do que muitas meninas pensam, nos cálculos para o sub. não é sempre 100% do ordenado, são feitas as contas a 6 meses de ordenados e é com base na media desses meses que se chega ao valor do sub. e há varios motivos para estar a receber menos 200€, se não recebe sempre o mesmo, se ficou de baixa normal...

e, como a Sónia disse, só se considera para efeitos de calculo o ordenado base (não sei se entram horas extra)...mas, por exemplo, os subsídios não entram para as contas, por isso basta que esses 200€ sejam referentes a sub. de ferias/natal e está explicado o motivo do € a menos!

agora se não for nenhuma destas situações pode contactar a SS para ver o que se passou!

Sobre pipas.

Tia-madrinha babada de um menino lindoooo!!! Apaixonado

luarosa -
Offline
Desde 22 Jul 2014

Eu recebo mensalmente 575 mais coisa menos coisa. Agora com a licença estou a receber 375.. Acho que mesmo que haja algum desconto mais seria assim tanto.
Realmente é uma chatice lá vou apanhar uma seca na ss. Raios...
Obrigado pelas respostas.

Sobre luarosa

Positivo a 19-08-2014 <3
9/9/2014 Ouvimos o teu coração bater pela primeira vez ❤
DPP 21-04-2015
Sem dúvida o maior amor da minha vida <3 ❤
9/11/2015 Primeiro dentinho com 6m e meio Espertalhão

luarosa -
Offline
Desde 22 Jul 2014

Eu recebo sempre o mesmo, apenas fiquei de baixa de maternidade por 15 dias...
Não tenho nenhum subsídio a receber .
Enfim não sei mesmo..

Sobre luarosa

Positivo a 19-08-2014 <3
9/9/2014 Ouvimos o teu coração bater pela primeira vez ❤
DPP 21-04-2015
Sem dúvida o maior amor da minha vida <3 ❤
9/11/2015 Primeiro dentinho com 6m e meio Espertalhão

pipas. -
Offline
Desde 26 Ago 2011

luarosa escreveu:
Eu recebo sempre o mesmo, apenas fiquei de baixa de maternidade por 15 dias...
Não tenho nenhum subsídio a receber .
Enfim não sei mesmo..

só para confirmar, para ver se consigo ajudar!

*pediu o subsidio parental "normal" ou subsidio social??

*quanto recebe por mês de base? sem subsídios e sem descontos!

*trabalhou sempre de agosto de 2014 a janeiro de 2015?

*para si a baixa de maternidade é a baixa por gravidez de risco?

editei para perguntar se não tem acesso à sua pag. pessoal na SS directa? lá pode confirmar o valor diário que está a receber, pois como a Anascj referiu esse valor pode não ser o valor de 1 mês!

Sobre pipas.

Tia-madrinha babada de um menino lindoooo!!! Apaixonado

anasjc -
Offline
Desde 06 Abr 2015

Já recebeu vários meses esse valor, ou ainda só fizeram o 1o pagamento? Se foi só o 1o pode não ser referente a um mês inteiro..

luarosa -
Offline
Desde 22 Jul 2014

Pedi o subsídio normal.
Eu estou em regime de estágio profissional será por isso? Recebo sempre os tais 575, não tenho direito a subsídio de férias nem natal. Estou a trabalhar desde outubro do ano passado. Quando pedi baixa foi por gravidez de risco sim.
Peço desculpa eu sou mesmo analfabeta no que toca a estas questões.
Quando me fui informar referi que estava no programa de estágio e disseram que ia receber o mesmo. Talvez não me tenham informado bem...
Já recebi vários meses sim mas só agora me dei conta disso porque inicialmente recebi um mês e tal todo junto que eu pensei ser apenas 1 mês. Não sei se me faço entender.
Este mês recebi os 300 e tal é que me apercebi.

Obrigado.

Sobre luarosa

Positivo a 19-08-2014 <3
9/9/2014 Ouvimos o teu coração bater pela primeira vez ❤
DPP 21-04-2015
Sem dúvida o maior amor da minha vida <3 ❤
9/11/2015 Primeiro dentinho com 6m e meio Espertalhão

MariAndre -
Offline
Desde 24 Jun 2014

Pois eles fazem as contas aos 6 meses anteriores à licença... Msm assim vai tirar as dúvidas a SS. Eu tive 2 semanas internada e d baixa d risco e dps a licença e recebia o meu ordenado bruto.

Sobre MariAndre

dps d perder os nossos meninos gémeos verdadeiros(17-09-2014 c 23s) fruto d gravidez espontânea mt deseja e planeada.Diag d IIC congénita em 01-2015 Temos 2 estrelinhas no céu a cuidar d nós e dos manos q logo virão
26-07-2015 positivo
07-02-2016 nasceu (37+4,vencemos a IIC)

pipas. -
Offline
Desde 26 Ago 2011

luarosa escreveu:
Pedi o subsídio normal.
Eu estou em regime de estágio profissional será por isso? Recebo sempre os tais 575, não tenho direito a subsídio de férias nem natal.

como está em estagio não sei se a situação será diferente, por isso não posso ajudar...

tente ligar amanha cedo para a SS directa para confirmar isso!

Sobre pipas.

Tia-madrinha babada de um menino lindoooo!!! Apaixonado

anasjc -
Offline
Desde 06 Abr 2015

Diz aqui na carta que enviaram na altura que pedi a licença que o valor do subsídio é calculado pelo total das remunerações registadas nos primeiros 6 meses que procedem o 2o mês anterior ao início do impedimento para o trabalho, ou seja se a sua filha nasceu em abril eles devem ter visto os rendimentos de Agosto a Fevereiro, como só trabalha desde outubro, só contaram os rendimentos de 4 meses, dai a diferença do valor, mas o melhor é sempre ir á segurança social ver o q se passa..

MariAndre -
Offline
Desde 24 Jun 2014

É isso mesmo k eles contam Anasjc.
Pronto está explicado o valor...

Sobre MariAndre

dps d perder os nossos meninos gémeos verdadeiros(17-09-2014 c 23s) fruto d gravidez espontânea mt deseja e planeada.Diag d IIC congénita em 01-2015 Temos 2 estrelinhas no céu a cuidar d nós e dos manos q logo virão
26-07-2015 positivo
07-02-2016 nasceu (37+4,vencemos a IIC)

pipas. -
Offline
Desde 26 Ago 2011

anasjc escreveu:
Diz aqui na carta que enviaram na altura que pedi a licença que o valor do subsídio é calculado pelo total das remunerações registadas nos primeiros 6 meses que procedem o 2o mês anterior ao início do impedimento para o trabalho, ou seja se a sua filha nasceu em abril eles devem ter visto os rendimentos de Agosto a Fevereiro, como só trabalha desde outubro, só contaram os rendimentos de 4 meses, dai a diferença do valor, mas o melhor é sempre ir á segurança social ver o q se passa..

é verdade...mas essa é a "regra" comum, mas caso haja na mesma os 6 meses de descontos, antes do nascimento, são tidos em conta os 6 meses de descontos, que é o caso da autora...

deixo um exemplo citado do guia da SS que, é quase idêntico ao da autora:
http://www4.seg-social.pt/documents/10152/14973/subsidio_parental
"Exemplo1:
Um beneficiário começou a descontar em outubro de 2014.
No dia 10 de março, deixou de trabalhar por nascimento de um filho e entraram descontos na Segurança Social até 09/03/2015.
Como na data do parto não tinha 6 meses de descontos, o mês de março vai ser considerado para
completar o prazo de garantia apesar de não ter trabalhado o mês todo."

ou seja, no caso da autora ela já tem os 6 meses, pois a bebé nasceu em Abril, então tal como no exemplo, são contados os meses de Outubro a Março!

por isso (sem certezas) essa "regra", não deve ser o motivo para a redução...

mas como já disse a autora deve falar com a SS!

Sobre pipas.

Tia-madrinha babada de um menino lindoooo!!! Apaixonado

luarosa -
Offline
Desde 22 Jul 2014

Vou ter mesmo que ir lá...

Sobre luarosa

Positivo a 19-08-2014 <3
9/9/2014 Ouvimos o teu coração bater pela primeira vez ❤
DPP 21-04-2015
Sem dúvida o maior amor da minha vida <3 ❤
9/11/2015 Primeiro dentinho com 6m e meio Espertalhão

luarosa -
Offline
Desde 22 Jul 2014

Obrigado pela ajuda.

Sobre luarosa

Positivo a 19-08-2014 <3
9/9/2014 Ouvimos o teu coração bater pela primeira vez ❤
DPP 21-04-2015
Sem dúvida o maior amor da minha vida <3 ❤
9/11/2015 Primeiro dentinho com 6m e meio Espertalhão

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?