Licença de maternidade | De Mãe para Mãe

Licença de maternidade

Responda
7 mensagens
AnaKa -
Offline
Desde 09 Jul 2014

Olá a todas.
Tenho uma dúvida: quando o bebé nascer, entramos automaticamente na licença de maternidade ou temos que fazer algum procedimento como ir à segurança social?
E é preciso levar alguma coisa?
Sei que podemos optar por 4 meses a 100% ou 5 meses a 80%.
É tão dificil conseguir chamada para lá e agora tem sido dificil deslocar-me...

Bjs

anjarenascenca -
Offline
Desde 31 Jul 2013

ola mama

para a licenca tens que preencher uns impressos da s social, o pai tb tem que assinar, tens que levar ou a declaraçao da maternidade a dizer que tiveste um bebe ou entao levas fotocopia do assento de nascimento do bebe, podes escolher licenca exclusiva da mae , licenca materna partilhada eu devido ao fato de ir ficar desempregar em maio optei so pelos 4 meses a 100% e foi exclusiva da mae se for 5 meses o ultimo mes é do pai
qd fores requerer a licenca de maternidade porrenches tb logo os impressoes para o abono de familia tb é preciso fotocopia da certidao de nascimento do bebe, tb te vao pedir os valores em conta a 31 de dezembro do ano passado, se o valor for o mesmo qd foi do pre natal vais receber o mesmo de abono durante os primeiros 12 merses do bebe dps baixa
espero ter ajudado bj

pipas. -
Offline
Desde 26 Ago 2011

anjarenascenca escreveu:
ola mama
para a licenca tens que preencher uns impressos da s social, o pai tb tem que assinar, tens que levar ou a declaraçao da maternidade a dizer que tiveste um bebe ou entao levas fotocopia do assento de nascimento do bebe, podes escolher licenca exclusiva da mae , licenca materna partilhada eu devido ao fato de ir ficar desempregar em maio optei so pelos 4 meses a 100% e foi exclusiva da mae se for 5 meses o ultimo mes é do pai

posso ter percebido mal o que quis dizer no seu texto, mas mesmo assim vou tentar explicar melhor não vá alguém entender o mesmo que eu, que é errado!

existe a licença parental inicial em que a mae tem direito a 4 ou 5 meses "exclusivos" dela! os 4 meses pagos a 100% e os 5 pagos a 80%...e estes meses são só da mãe (e não como disse, que o 5º mês era do pai!)

depois existe a licença parental partilhada...em que que se pode tirar 120 dias/mãe + 30 dias/pai que é paga a 100% (e aqui é que o 5º mês é do pai); e 150 dias/mae + 30 dias/pai, paga a 83%

Sobre pipas.

Tia-madrinha babada de um menino lindoooo!!! Apaixonado

pipas. -
Offline
Desde 26 Ago 2011

AnaKa...

para pedir a licença terá que se deslocar à SS quando o bebe nascer, ou então enviar via net pela ssdirecta!

o formulario a entregar é o seguinte http://www4.seg-social.pt/documents/10152/21738/RP_5049_DGSS , caso vá ao balcão da SS pode imprimir e levar logo preenchido!

Sobre pipas.

Tia-madrinha babada de um menino lindoooo!!! Apaixonado

AnaKa -
Offline
Desde 09 Jul 2014

Obrigado!!!!!!!!!!

ANDPAT -
Offline
Desde 13 Jul 2013

Náo se esqueça de levar 3 copias assento nascimento ou Cópias certidao

Sobre ANDPAT

ANDPAT

AnaKa -
Offline
Desde 09 Jul 2014

certo