Leite Materno + Leite Artificial - Quem já passou por isto? | De Mãe para Mãe

Leite Materno + Leite Artificial - Quem já passou por isto?

Responda
13 mensagens
Patrícia MG -
Offline
Desde 04 Nov 2009

Olá Mamãs Sorriso

A minha bebé tem 2 meses, feitos dia 20, e está com LM+LA desde as 2 semanas.

A minha pergunta, para todas aquelas que já passaram pelo o mesmo, é:

- Durante quanto tempo é possível amamentar e dar suplemento? Pergunto isto pq já li que assim que iniciamos o LA, o leite materno tem tendência a diminuir, até que acabar por secar... é mesmo assim?

Eu quero dar LM o máximo de tempo possível e já chorei muito, só pelo facto de ter introduzido o LA.
Também já tentei o desmame de LA, insistindo bastante com a maminha e a amamentar em regime livre, mas chegava a um ponto em que ela bem mamava mas não saía nada.
Tb cheguei a tentar tirar e estimular com a bomba, Promil, etc... mas sem resultados.

Enfim, tive de render-me às evidências e aceitar que terá de ser LM+LA.

Mamãs que já tenham os filhotes crescidos e que passaram por isto, por favor ajudem-nos a aceitar que é perfeitamente normal e saúdavel um bebé mamar LM+LA (ou somente LA), sem os medos de que se tornem menos inteligentes, mais vulneráveis às doenças, com uma menor ligação à mãe, etc... é que há tanta coisa que se lê, que ás tantas quem não amamenta em exclusivo, pratica o 8º pecado capital.

Obrigada e beijinhos a todas!
Patrícia

SVR -
Offline
Desde 08 Mar 2010

ola querida..essa história de serem menos inteligentes e menos saudaveis p mim é pura treta..eu dei á minha LM em exclusivo até aos 2 meses e a partir dai devido a problemas com o peito fui obrigada a ter de tirar e dar no biberon.conclusão..o biberon tem mais fluxo ela nunca mais quis pegar no peito..ainda consegui mais umas semaninhas ir tirando e dando e dar tb o LA.com o tempo foi sendo cada vez menos até n conseguir tirar mais nada..e hj com 15m ela é uma bebé linda, mt inteligente e até maior do k o primo da mesma idade k sempre bebeu LM...n t martirizes por isso...até onde conseguires dar dá mas s n der mais n é o fim do mundo e vai ser uma criança linda na msm...

bjokas

MaRisA LiA RuBeN -
Offline
Desde 03 Jul 2010

A introduçao do LA nao te seca o leite, o que acontece é que a bebe pode despegar-se de mamar na mama. Foi o que me explicaram no centro de saude...

Marisa, Lia & Ruben

Desejamos muita força aos papás do pequeno Tomás.

MaRisA LiA RuBeN -
Offline
Desde 03 Jul 2010

A introduçao do LA nao te seca o leite, o que acontece é que a bebe pode despegar-se de mamar na mama. Foi o que me explicaram no centro de saude...

Marisa, Lia & Ruben

Desejamos muita força aos papás do pequeno Tomás.

Delfie -
Offline
Desde 09 Set 2009

Querida
quem te disser que és menos mãe do que aquelas que conseguem dar exclusivamente LM, não merece o ar que respira.
Tal como tu, desde as 2 semanas da minha bebé que lhe dava LM+LA, só que tirava o LM com uma bomba electrica e tomava promil, o meu leite acabou agora aos 3 meses e pouco.
Fiz tudo o que estava ao meu alcance, ela esta saudavel e linda, sem ser obesa Espertalhão
Se ja tomaste promil e n notaste o aumento da produçao de leite, n creio q haja mto mais a fazer .
tiras com bomba tb?
beijinhos e n te sintas culpada!

Sobre Delfie

NASCEU A NOSSA RITINHA 06-05-2010 10H41 3155KG E 47,5CM :d
http://nossogugudada.blogspot.com

[email protected] -
Offline
Desde 01 Mar 2008

minha linda, o meu piolho tem quase 4 meses e desde os 2 meses k introduzi o LA pk comecei a sentir k n tinha LM suf pa ele.ele dps de mamar xorava c fome, inda andei 2 dias a ver se era apenas mania mas n , era mesmo fomeca. comecei por 30ml qd ele xorava e fui aumentando, pk ele tb tinha necessidade de mais alimento.ele nunca foi mt mamão, nunca mamou mais k 10min no total e por isso nunca fui estimulada para produzir mt leite.no inicio tinha imenso, mas dps a oferta n acompanhou a procura, e o meu miudo so gosta qd saia de esguixo, qd ele tinha k se esforçar pa mamar ja n keria mais mama., bem, com td isto, ha 2meses k ando com LM e LA, mas a verdade é k LM so de noite pk ja tou a perder a cd dia k passa. eu tb tinha stresses na cabeça como tu, k a ligaçao ia diminuir, k estaria mais sujeito a doenças, etc etc. mas uma enf amiga minha disse algo k me tocou, disse k eu estava dando-lhe amor e alimento, fosse ele de k natureza fosse.isso era o mais importante. qt as doenças etc, depende das crianças, conheço muitas so alimentadas com LA k sao mt saudaveis, temos k nos valer de uma boa alimentaçao pa eles durante a vida deles, evitar porcarias, e acima de td, muito amor.nem todas somos contempladas com muito leite, e temos k dar a volta a situaçao., n te preocupes, da-lh mama enkuanto tiveres, e mima-o muito.ele sabe k es a mamã dele e k o amas mt.n deixes k terceiros metam macacos e culpas na tua cabeça. eu tb ja xorei mt com esse sentimento e xeguei a conclusao k n valia a pena.so piora as coisas.
espero ter-t animado, e força. temos a consciencia de k nos esforçamos por dar mama o maximo, eu tb tomei promil (inda tomo) e nd.
beijinhos pa voces

jane elizabeth

Rosa Silva -
Offline
Desde 05 Dez 2009

O meu bebé está neste momento só a LM mas no próximo mês lá vou eu ter de ir trabalhar e passar para LM+LA e também estou com esse receio.
Experimenta sempre tirar à bomba qdo não tens de dar de mamar (ex : dás-lhe de mamar e passado 1h30 tira à bomba, mesmo que não saia muito vais tentando), porque eu no inicio cheguei a fazer isso e fiquei com tanto leite ao fim de um tempo (porque o nosso corpo assume que o bebé precisa de mais leite, produzindo assim mais leite) e fiquei com os peitos imensamente duros de tanto leite que tinha.
Além disso, beber muitos liquidos é a melhor ajuda.
Já ouvi falar de muitas coisas sobre o LA e é claro que o LM é muito melhor mas hoje em dia a evolução é tão grande que acredito que o LA seja de muito boa qualidade.
Mas claro que se houver mamãs que partilhem a sua experiência vou ficar muito mais descansada.

zida -
Offline
Desde 14 Fev 2008

O meu menino de 5 anos foi sempre alimentado a LA, porque fiz uma redução mamária a uns anos e não tinha quase leite nenhum. Ainda tentei tirar com a bomba mas nunca consegui.
No início confesso que chorei porque queria mesmo dar-lhe mama, mas depois lá me habituei à ideia e nunca me achei má mãe por isso.
Ele sempre desenvolveu be, gatinhou aos 7 meses e aos 11 andava sozinho e é bastante desenvolvido para a idade que tem, a nível intelectual.
Agora já me mentalizei que provavelmente também não conseguirei amamentar, mas se conseguir melhor.
A nível de doenças também nunca notei que ele adoecesse mais que as outras crianças, tirando uma bronquiolite que teve aos 10 meses, nunca teve nada de especial.
Por exemplo, neste Invernos só se constipou uma vez, enquanto que conheço crianças que passam a vida a constipar-se.
Outra coisa que ajuda bastante é que ele é de muito bom alimento, para alem de comer bem, come de tudo um pouco.

Sobre zida

Mama do Pedro nascido a 24-02-2005
Mama do Francisco nascido a 25-08-2010

Afilhada da Eduarda Amorim 22

Carimax -
Offline
Desde 17 Out 2008

Realmente fazem uma propaganda ao LM, tao grande que uma pessoa sente-se negligente por dar LA, nem que seja por incapacidade do nosso corpo. Preocupado
Eu tb combino os dois e ao inicio senta-me lixo...e fui-me apercebendo que, para inverter o que se estava a passar ha uns anos atras, as maes davam maioritariamente LA, desataram a faer uma campanha tal que deu nisto...esta sensacao de ma mae! Sim o LM e melhor..mas ninguem morreu por tomar so LA...eu ate sou a prova viva disso!enfimm....e o q faz ja n existirem as "amas de leite " Sorriso

Eu continuo a combinar os dois pq n tibe leite suficiente..e espero aguentar-me ate aos 6 meses...pq da uma trabaheira...dar peito e depois ter q preparar o LA...enfim...qd acabo uma mamada/troca fralda/lava biberon...ja falta pouco para a proxima Preocupado

por isso...sao opcoes...nada de pesos na consciencia!;)

Sandra - Marisa -
Offline
Desde 22 Abr 2010

O meu bebinho tem 11 meses e ainda lhe dou o peito e sem suplemento, ele adora o "tete", (como ele pede)loooooooool

Sandra Marisa

Madrinha de: "Silva 21", "fofissima", "silvia_juju", "susana_pbc" e "Christy_90"

LiMamã -
Offline
Desde 24 Jun 2009

Bem , eu tb dou os dois e não perdi o meu leite, tive dias em que achei que isso ia acontecer a qualquer hora, mas a verdade é que isso ainda não aconteceu e tenho dias em queaté tenho mesmo muito leite, mas não satizfaz o meu pequenito, e tenho que dar o suplemento na mesma mas menos quantidade.
Queria não vais ser mais má mãe por causa disso, tenta dar sempre a mama primeiro e depois o LA, para que o teu não seque por completo, mas não te crucifiques porque tens de dar LA. Má mãe serias se deixasses o teu filhote passar fome.
Eu tb utilizei a bomba durante alguns dias, para aumentar a produção e posso dizer que depois disso notei que aumentou bastante, mas tb com o tempo, o meu filhote tb ganhou mais força no maxilar e pucha com mais força o que tb ajudou a que o leite não seca-se, mas esteve bem dificil.

Sobre LiMamã

_________________________________________________________________

MaRisA LiA RuBeN -
Offline
Desde 03 Jul 2010

Realmente acho que os medicos e enfermeiras de portugal andam a fazer muita pressao as gravidas para amamentarem. Eu ja decidi k vou amamentar e deus queira que corra tudo bem...mas antes de ter partilhado a minha decisao com a medica ela ja me andava a fazer grande lavagem ao cerbero nesse sentido. Eu acho estupido alguem pensar sequer que e ma mae so por nao ter leite ou nao poder amamentar. Nao depende assim tanto de nos quanto isso...depende do nosso organismo e ninguem aprendeu ainda a controla-lo assim tao bem k possa ser culpada de nao ter leite. Para mim, ha muitos exemplos de más mães e ja tinha falado disso neste site, más mães sao pessoas que preferem por exemplo andar arranjadas do que pensar no bem estar dos proprios filhos, são mães que preferem comprar tabaco ou droga em vez de lhes porem comida na mesa, são mulheres k sabem k os pais ou padrastos abusam dos filhos e calam-se por gostarem desses homens, isso são mas mães, maes da pior espécie, agora nao ter leite...acho que o nossos filhotes nos conseguem perdoar isso. Beijinhos.

Marisa, Lia & Ruben

Desejamos muita força aos papás do pequeno Tomás.

Rosa Silva -
Offline
Desde 05 Dez 2009

Visto que vou começar a dar LM+LA devido ao trabalho, alguma mamã sabe dizer qual o melhor LA à venda no mercado? No inicio aconselharam-me o Aptamil 1 HA se não tivesse LM suficiente para ele. Agora que vou voltar ao trabalho tenho mesmo de introduzir o LA e não sei se esse será o melhor. O meu bebecas vai fazer 3 meses...

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?