Lei varandas c/vizinhos | De Mãe para Mãe

Lei varandas c/vizinhos

Responda
5 mensagens
Bisgalha -
Offline
Desde 17 Nov 2014

Ola meninas,

sei que isto nao tem nadíssima aver com o Forum , mas precisava de um esclarecimento de quem conheça a lei, pois há muita contradição e ainda nao encontrei nenhuma resposta clara.

A minha casa tem 2 pisos e no piso de cima, gostaria de abrir uma varanda. Se eu a abrir, e se me debruçasse sobre ela ,teria visão,para baixo, para o telhado e zinco da casa da vizinha(nao vejo quintal dela, só telha e zinco)

Uns dizem para abrir a varanda e ignorar o resto pois ela nem veria isso.
Mas tenho medo que alguem queira prejudicar-me.

Que distancias permite a lei para abertura de varandas , neste caso?
Alguem sabe?

Muito Obrigada a quem souber!
Beijnhos e boa semana

Desde 29 Nov 2017

Bom dia Bisgalha,

Relativamente à construção de uma varanda na sua casa, o ideal é informar-se na câmara municipal. Cada município tem regras estabelecidas para muitos aspectos da construção, mas acredito que no seu caso teria que ser avaliado individualmente.

Para além de que irá sempre necessitar de uma licença de construção (ou a empresa que irá fazer as obras).

A vizinha querer ou não, ver ou não, não tem qualquer tipo de interferência.

Espero ter esclarecido a sua questão.

assinatura

props

Bisgalha -
Offline
Desde 17 Nov 2014

conclusão, eu tou preocupada com a vizinha, mas na verdade o que importa sao as regras da camara municipal e a permissao, nao é?

moomis -
Offline
Desde 01 Out 2017

Na realidade até tem a ver mas a lei terá isso em conta e são as regras/leis que dirão se pode fazer essa varanda virada para o local em questão ou não.
Há coisas que variam de local para local e não sei se é o caso mas há situações onde só para ter janela virada para um determinado local é necessário deixar X metros de distância (a nós disseram que tinha que existir 8 metros de distância até à casa do vizinho para ser autorizado). Por exemplo aqui não seria possível fazer varanda se a mesma ultrapassar uma determinada percentagem de construção no terreno (se já tiver no limite não a deixariam fazer aqui). E não percebi se ao fazer a varanda fica por cima do terreno da vizinha a ocupar espaço horizontal isso pelo que sei não é autorizado.
Mas para fazer essa alteração deve ter q fazer uma alteração ao projecto da casa, pedir licenciamento à CM, etc e se lá for já lhe dizem se pode fazer isso ou não. Caso o faça ilegalmente e virem/fizerem queixa, além da multa que paga terá de desfazer tudo.

Bisgalha -
Offline
Desde 17 Nov 2014

Se eu me debruçar sobre a varanda imaginária e olhar para baixo, vejo o meu quintal. Só uns 2m á frente é inicia o terreno da vizinha.

A casa quando foi cnstruída, deixaram esta parte 75% preparada para receber a varanda. É só retirar as telhas, colocar azulejo no chão e uma varanda claro, mais nada.

Será que esta alteração será uma alteração assim tão sigificativa para a fachada de uma casa?

De qualquer forma agradeço o esclarecimento.
Vou á câmara procurar permissao para tal.
Se implicarem muito com liçenças e tal, vai ser mesmo chato pois esse lugar da suposta varanda é um local agradável com vista e é o que mais sol apanha na minha casa.

obrigada a quem se deu ao trabalho de responder!

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?