Ja nao sei o que fazer :( | De Mãe para Mãe

Ja nao sei o que fazer :(

Responda
24 mensagens
Tatiana Silva -
Offline
Desde 28 Maio 2012

Ola meninas vim aqui em busca de casos semelhantes e alguns conselhos..
Tenho uma menina que faz 3 anos em dezembro e pesa so 15kg
Ja tentamos tudo para ela comer mas e todos os dias uma guerra...
Vai comendo uns iogurtes e umas papas, mas comida, sopa ou o que quer que seja mesmo doces ela recusa, ja lhe dei umas vitaminas sabor a laranja mas nada resolveu...
Cada vez a acho mais magrinha Triste
Mamas os vossos tambem sao assim?
Beijos**

elizamor -
Offline
Desde 09 Ago 2010

O que é que o pediatra diz? A minha filha fez 3 anos em Agosto e pesa cerca de 17kg e pouco, mas mede 1,05 cm. Segundo o médico ela está alta para a idade dela (já não dá para medir o percentil pois ultrapassou o limite) e está no percentil 95 (peso). Não me parece que a tua filhota esteja mal. Tem uma coisa: a minha filha come muito bem, de tudo, graças a Deus.

Orchid -
Offline
Desde 25 Mar 2009

15kg numa menina com 3 anos é um peso normalíssimo, não pode estar magra como dizes! O meu com 3 anos é um gorducho assumido e pesa 16.800 (e mede 103cm).

QUanto ao comer... eles passam por fases assim e quanto mais stressarem com ela, pior é. Tu deixas que ela coma sozinha? E durante o dia, como é a alimentação dela?

Podes, por exemplo, optar por fazer comida mais energética e, por exemplo, juntar a carne ou peixe na sopa.. o que comer fica lá. No entanto, insisto, o peso da menina é normalíssimo! Faço parte de um grupo de mamãs com bebés da mesma idade e uma grande percentagem pesa menos que isso!

Sobre Orchid

05-09-2009... chorei porque não sabia sorrir tanto!
Sessões fotográficas pré-mamã, bebé, familia...
www.caixadeluz.pt http://www.facebook.com/caixadeluz
[email protected]

smca1977 -
Offline
Desde 26 Fev 2010

A minha faz 3 anos daqui a 1mes e tem 13kg, sempre esteve um pouco abaixo do peso e com percentil 10/25. Sempre foi uma guerra para comer, e come mal. Mas se lhe desse só iogurtes e papas que adora, aposto que ia comer muito melhor.
Não acho que a tua esteja nada mal de peso.
Aqui a regra é: ela decide se quer comer. Eu decido o que ela come.
Se nao come sequer a sopa não há mais nada, apesar dela pedir bolachas ou batatas fritas ou mesmo iogurte. Ainda come sopa com carne e peixe, porque a grande parte das vezes só come mesmo isso, e nem quer saber o que nós estamos a comer. Muitas vezes come a sopa há hora do lanche, quando está cheia de fome, come-a num instantinho Piscar o olho

margarid.a -
Offline
Desde 22 Jan 2012

Não te esqueças...as crianças "gordinhas" de agora serão os obesos de amanhã (o mesmo com bebés)! Se o pediatra disser que está tudo bem, então não haverá motivos para preocupações. Sorriso

❤ 10.04.14 - o início da aventura | 15.12.14 - nasceu o nosso tesouro! ❤

Tatiana Silva -
Offline
Desde 28 Maio 2012

Mamas o pediatra so manda charopes para abrir o apetite e nao resolve nada..
A medida agora naosei, aos 2 media 96cm..
Ela sempre comeu muito mal, mas desde que entrou para a pre piorou muito! Dai eu dizer que ela tem emagrecido Preocupado
Ela de manha as 7.30 come 1 iogurte, depois na escola pelo que as auxiliares dizem come o lanche que mando normalmente e danoninho ou gelatina e um pao de leite com queijo ou fiambre, ao almoco so come a sopa, prato e fruta nada, depois se conseguirem come o lanche da escola, vem para casa e e raro que ela coma algo, la para as 19, 19.30 toma banho e tento que coma sopa ou papa e a maior parte das vezes tudo fora, no nosso pouco petisca e mama um biberon dos grandes de leite simples antes de dormir... Come mesmo muito pouco.

Andreiafmarques -
Offline
Desde 08 Nov 2010

O meu filho fez 3 anos em agosto e pesa 15k! Fomos a pediatra e ela diz que ele esta muito bem assim, percentil 50, que come o necessário para ele e que prefere que ele seja assim do que gordo. Não se preocupe pois a sua filha não esta magra, haja saúde que isso é o que interessa!

18/08/2011 as 4:09h nasceu o meu menino com 4k e 51,5cm o meu Dinis Sorriso
Dezembro de 2013 novamente em treinos Sorriso
Positivo a 4 de fevereiro 2014 Sorriso
01/10/2014 as 20:00h nasce o meu 2º príncipe, o Tomás com 4k como o mano e 52cm Sorriso

smca1977 -
Offline
Desde 26 Fev 2010

Parece a alimentação da minha filha! E porque não dar um pequeno almoço mais reforçado (cerelac, nestum,...) e desistir do lanche a meio da manhã, a ver se almoça melhor. A minha tb so come a sopa, enquanto os colegas comem a refeicao toda, ela come uma garfada.
Ao jantar, é oferecer a sopa ou 2° prato, sem insistir muito, se comer um pouco que seja, tem direito ao leite, se não quizer nada, não há leitinho. Sou melhor a dizer que a fazer! Dói mais a nós!
Quantas vezes a minha ja foi para a cama sem comer, última refeicao feita às 18h, ainda não emagreceu por isso... a pediatra dizia para he dar a sopa nem que fosse à meia noite.
É claro que ela prefere um biberon gigante de leite a um prato de sopa, mas é a sopa que lhe faz bem.

nessa211 -
Offline
Desde 20 Ago 2007

mas diz-me qual o problema da tua menina ser assim???Não esta bem de saude? brinca e tudo normalmente? então relaxa. eu tenho uma top-model com quase 6 anos, pesa 17kg, só tenho problemas com a cintura da roupa pois tem q ser tudo arranjado, de resto é optimo, o ser levezinha tem as suas vantagens, principalmente para as nossas costas....eu tambem era assim quando era pequena, agora ando nos 70 e tais kgs....

Sobre nessa211

________________________________________________________________

Tatiana Silva -
Offline
Desde 28 Maio 2012

Mama vida nova o lanche da manha e na escolinha nao posso tirar..
De manha ja e um filme para comer um iogurte quanto mais papinha Triste

juanita7 -
Offline
Desde 21 Jun 2013

esse peso ta ótimo, a minha filha fez dois anos em Agosto pesa 14kg e acho mt, keria mt k tivesse 2kg a menos!! gordura n faz bem nenhum e pode trazer outras consequencias atrás, relaxa

Sobre juanita7

Mãe de uma princesa linda de dois aninhos e de um princípe recém-nascido <3 AMO OS MEUS BEBÉS

M. Fernandes -
Offline
Desde 13 Out 2014

O meu pequenito tem 3 anos e ronda os 14kg...a medica de familia diz que ele esta bem, que é mesmo dele comer pouco, que nao ha problema pois é saudavel. O pediatra privado disse que nao se deve forçar a comer ou substituir refeicoes, que se nao comer, nao come...eu experimentei, o resultado foi pior pois ficou quase 2 dias a água e maçãs, ESQUECE lá, isso tambem nao resultou. Apesar do pediatra nao concordar percebi que ele come melhor enquanto ve filmes da disney, por isso tenho usado essa tecnica, pode nao ser a melhor, mas pra ele comer alguma coisa eu ate faria o pino e pintava-me de azul!!

Eu nao tenho nada contra infantarios, mas recomendo que tenham alguma atençao ainda por cima com crianças assim dificeis pra comer, no meu caso aconteceu o seguinte: o meu filhote desde o 1° dia dele, ainda no hospital, teve que levar reforço porque nao queria comer..aos 10 meses foi para um infantario, ja nao me lembro que peso ele tinha mas era um bebé com bochechas redondinhas, nunca foi de ter aqueles pneuzinhos de bebe mas era rechonchudinho...todas as noites era uma luta pra ele comer, mas eu ja tava habituada e perdia quase 1 hora pra conseguir que ele comesse meia duzia de colheradas de sopa...o estranho veio depois...

Cada vez que eu ia busca-lo ao infantario, obvio que perguntava se ele tinha comido tudo, diziam-me que sim, que era muito bem comportado, comia a meio da manha, almocava tudo que tinha no prato, comia o lanche...e eu toda contente a pensar que secalhar fazia-lhe falta ele tar com outros miudos pra imita-los a comer...entretanto, ele aos 14 meses, sai da sala dos bebes e passa pra sala dos maiores, devia ter saido antes mas como ele entrou mais tarde disseram que era ainda muito cedo para ele se misturar com os maiores, fizeram a transicao aos poucos...

Na sala dos maiores (12-24 meses) comecaram a dar segundo prato alem da sopa, ora todos, mas rigorosamente todos os dias me diziam que ele comia tudo, inclusive ao almoco a sopa+prato+fruta...por mim tudo bem, mas eu continuava a luta do jantar, ja pensava que secalhar eu é que nao sabia dar de comer a ele ou que ele nao gostava da minha comida (nessa altura ainda nao usava a tecnica dos filmes)...dizia no infantario que ele comigo nao jantava e respondiam-me sempre "ah ele aqui come tudo"...ate cheguei a trazer jantar do infantario a pensar que o problema devia tar na minha comida, mas tambem nao resultou...

comecei a estranhar o meu filho andar sempre doente...diziam-me que nos infantarios era normal porque ha muitos miudos...ok!

Comecei a notar quando lhe dava banho que ele tava mais magrito...disseram-me que como ele tava a crescer e juntando ao que ele brinca e corre na escolinha, que era normal perder peso...eu, ok!

Houve um dia, ja ele tinha quase 18 meses, eu continuava a achar a perda de peso fora do normal, ja nao acreditava que ele lá corresse muito pois ja andava muito mortiço e ja eram mais as vezes que ele nao ia ao infantario por estar doente do que as presenças dele lá...levei-o a medica de familia (excelente medica e desisti do pediatra) ela disse que ele realmente ja tava muito magro e perguntou se ele comia, eu disse que em casa muito pouco mas que na escola diziam-me que era um comilao...ela pediu analises e fomos pesa-lo...eu quase chorei, o meu filho nao tinha nem 9kg...fui fazer as analises, resultado: estava no limite de uma anemia e por isso estar sempre doente.

Nesse mesmo dia, sai do centro de saude e fui directa buscar as coisas ao infantario, tirei-o de la de vez!!!

Se ele nao comia ou comia quase nada tinham que me dizer, se eu avisei que ele era pessimo de comer obvio que eu nao ia achar que era incompetencia delas...mas pelos vistos dava trabalho demais perder muito tempo com ele e foi mais facil mentir e deixar o miudo a "sobreviver" de bolachas maria e iogurtes..

Enfim, desculpem o desabafo, ainda hoje isto me esta aqui atravessado...isto tudo para dizer, que mesmo que vos digam que eles comem, se notarem alguma coisa estranha, confiem nos vossos instintos...o meu erro foi pensar que como ele é o meu primeiro filho que os outros sabiam sempre mais que eu, apesar do meu instinto me dizer o contrario!!

Ana Alex -
Offline
Desde 09 Dez 2010

O meu tem 3 anos e não pesa 14kg! E alto, por isso vê! E um chico fininho!! Se a tua menina esta a crescer em altura e se e saudável não vejo o caso para grandes preocupaçoes.
Jokas!!

Sobre Ana Alex

Eu e o papá........... felizes!!!
Dpp 23.05.2011 Dia 09.05.2011 chegou o nosso Gabriel!
Dpp 28.05.2015 Dia 25.05.2015 chegou a nossa Helena!

Ana Alex -
Offline
Desde 09 Dez 2010

Repetido!

Sobre Ana Alex

Eu e o papá........... felizes!!!
Dpp 23.05.2011 Dia 09.05.2011 chegou o nosso Gabriel!
Dpp 28.05.2015 Dia 25.05.2015 chegou a nossa Helena!

smca1977 -
Offline
Desde 26 Fev 2010

Pronto, então se é um filme para comer, é porque não precisa de comer mais, não está nada magrinha a tua menina, a minha tem 2kg a menos e eu não a acho assim tão magra, é elegante!

CFA -
Offline
Desde 24 Maio 2011

A tua filha esta mto bem! A minha filha fez 3 anos em junho e pesa 14kg e pouco e esta mto bem assim! Quem me diz k ela ta mto magra normalmente é kem tem filhos com excesso de peso e entao ja dou como resposta: a minha nao tem k engordar, a tua é k tem k emagrecer! lol Ter filhos mto gordos nao é nada saudavel. Não entendo onde baseias a preocupação para o peso da tua filha... foi orientação medica? ja viste a tabela do percentil?? ca para mim esta mto bem! e acho k nao te devias preocupar com peso mas sim com o tipo de alimentação. não tou a criticar, sei mto bem o k é ter uma criança terrivel para comer, mas é necessario que coma algo mais que as papas e os iogurtes. Insiste com o pediatra para te passar outro tipo de vitaminas para lhe abrir o apetite. Sorriso bjo*

Sobre CFA

♥♥♥♥5♥♥♥♥10♥♥♥♥15♥♥♥♥20♥♥♥♥25♥♥♥♥30♥♥♥♥35♥♥♥♥40♥(+3)
♥♥♥♥5♥♥♥♥10♥♥♥♥15♥♥♥♥20♥♥♥♥25♥♥♥♥30♥♥♥♥35♥♥♥♥40(+3)

Diana Mar -
Offline
Desde 16 Abr 2011

15 Kg não me parece assim tão mal.
O meu rapaz com essa idade devia estar tb nos 14-15. Agora, com 4 anos e 8 meses, é que atingiu os 18
Por isso, se ela estiver saudável, não te preocupes, é dela

P.S- eu falo agora "de boca cheia" mas, na altura tb estava preocupada, é normal. E o meu ainda hoje é um pisco a comer. Mas nenhum médico, nem do centro de saúde nem o pediatra privado lhe quiseram receitar fosse o que fosse, nem vitaminas nem nada, para estimular o apetite...

Sobre Diana Mar

David: Amor da mãe, Adoro-te!!!

Maria do Porto -
Offline
Desde 29 Set 2010

Mamã,

já lhe disseram que o peso está bom...
Pernita-ne que lhe diga que, pela descrição que faz, a sua filha não come pouco - come BEM!
Ó mamã, olhe para a mão da sua menina: vê o tamanho?
Pronto - já sabe qual é o tamanho do estômago dela!
Um iogurte enche-o!
Pelo que percebi, ela come:
1 iogurte ao pequeno almoço
1 pão de leite com queijo ou fiambre + uma gelatina ou danoninho como "lanche" a meio da mãnhã - veja só qui a GRANDE quantidade de proteínas, gorduras e açucares que ela ingere! São montes de calorias!...
1 sopa + 1 prato (tendo comido o que comeu a meio da manhã, a minha admiração é conseguir que ela almoce!!!)
Dão-lhe ainda o lanche na escola...
Bom - acho que a etsa hora eta já ingeriu a totalidade das calorias necessárias...
Mas a mamã ainda quer que ela coma ao chgar a casa; que jante; que petisque do vosso prato - e que beba leite ao deitar...
Ainda bem que a menina tem um sistema de regulação que a faz "vir tudo fora" se insistem - porque se ela não fizesse isso, ou adoecia ou ficava obesa...
A sua menina brinca? Dorme durante a noite de maniera regular e razoavelmente tranquila? É curiosa, activa, vivaz?...
Então NÃO insista com ela!!!
O "peso" é uma ditadura: não há "um peso ideal" - há crianças diferentes, ritmos de crescimento diferentes, tipos de corpo diferentes, heranças familireas diferentes, apetites diferentes!
Olhe, o meu filho tem 21 meses, percentil 90 de peso (14,600 Kg), e de altura (88 cm) ...
Não pára quieto!
O que ele come?
Ás 6 da manhã, mama (talvez um 15 minutos e fica despachado - deve ser mais ou m enos o equivalente a um copinho de leite...)
À 9 da manhã, um iogurte natural
Ao meio dia, sopa (1 concha pequena), prato (por exemplo hoje: meia dúzia de massas tricolores e um pouco de peixe do tamanho da palma da mão dele, com 5 ou 6 grãos de ervilha e meia cenoura das pequenininhas!) e uma pera pequenina
Às 4 da tarde, um prato de papa Cerelac ( 5 colheres de sopa de farinha em pó, bem cheias)
Ás 8 da noite, vai jantar uma quantidade de comida semelhante ao almoço (creio que uma colher de sopa de arroz de tomate com um pouco de vitela do tamanho de uma noz...)
Ao deitar, vai querer "fingir que mama" (duas ou três sugadelas, apenas pelo prazer do miminho e aconchego!)

Dou-lhe este exmplo para perceber que com o mesmo peso, mais ou menos, e numa idade em que está a crescer mais, ou meu filho come muito menos! Mas esta´super saudável e enorme para a idade!!
A regra é, como disse uma mamã acima: ele come SE QUISER, mas eu decido O QUE come!
Um conselho; não dê pão de leite mas sim pão normal; não dê danoninho mas sim um pouco de fruta (cozida e passada também pode ser!); evite o queijo e o fiambre (são muito gordos - tente fiambre de peri ou frango e queijo fresco, e compotas de fruta). Isto vai reduzir o número de calorizas que a menina ingere na primeira metade do dia - e pode ser que ela passa a jantar com mais apetite.

Beijinhos, mamã!

Maria do Porto

zo -
Offline
Desde 20 Fev 2010

O meu mais novo tem 3 anos e pesa 13 kg mato- me para ele comer a maior parte das vezes mas a pedi disse k ele estava muito bem assim nem pensar em vitaminas porque está ótimo...e que tenho e de ter cuidado com o mais velho que tem 5 anos e 22 kg e ela acha que esta a engordar demais...

Sobre zo

Os meus filhos dão-me cabo da mona...
Xandre - 17/05/2009 8h35 34s+5 2.370kg 44cm
Diego - 19/07/2011 03h45 39s+2 2.650kg 45cm
Tenho uma madrinha que é a Thinkerbell
E sou madrinha da Tânia Filipa Caldeira que é uma lutadora!

Tatiana Silva -
Offline
Desde 28 Maio 2012

Mamas claro que o peso nao e importante, mas preocupa me o facto de roupas queestavam justar ja nao estaram e oque mepreocupa maise ela nao ingerir a quantidade suficiente...
Liguei para o pediatra e eledeu me outras vitaminas, vamos ver Preocupado
Obrigada pela ajuda mamas Sorriso

babylunei -
Offline
Desde 12 Maio 2011

também acho que não está mal,não lembro direito mas meu filho nesta idade não devia ter 15 kg! depois dos quatro anos é que deu uma engordada e está com 18 kg +- e eu acho que está perfeito assim,ele mede +- 1,10,na escola,tem quase todos o mesmo perfil,ou são mais pequeninos e magrinhos,por isso acho que está bem Sorriso
Como já disseram,se brinca normalmente,é uma criança ativa não precisa se preocupar,mas só quem está no convento é que sabe o que vai lá dentro e coração de mãe sabes como é Piscar o olho então se achas que ela deve tomar alguma vitamina,força! a minha sobrinha era uma magricela,nasceu assim já,e não comia quase nada,era uma enjoada,então foi -lhe receitada uma vitamina para lhe abrir o apetite e funcionou,depois deixou de lhe dar e come muito bem e engordou,apesar de ser muito alta,está ganhando corpinho com 10 anos!

Sobre babylunei

Estou completa agora com meus 3 príncipes :)))
madrinha virtual do Arthur fofinho da angelyka51 Sorriso

Kleomara -
Offline
Desde 18 Fev 2012

Bom...o meu sempre foi um pisco para comer...até exames a pediatra já mandou fazer por causa do peso do marmanjo, mas está tudo óptimo! É só da má raça mesmo Espertalhão Tem 2 anos e 10 kgs e mais saudável é impossível! Está sempre a picar bolachinhas, iogurtes e fruta...comida lá vai comendo bocaditos... e é super super irrequieto..como posso querer que engorde!? eheheh.. É um esparguete! 92 cms e 10kgs vejam só... Preocupado

Tem calma mamã, acho que a tua pipoca está ótima para a idade Piscar o olho Se é saudável.. deia lá que tem tempo de ganhar peso mais tarde Sorriso

Beijinho

margarida_13 -
Offline
Desde 02 Jun 2011

Tatiana Silva escreveu:
Mamas claro que o peso nao e importante, mas preocupa me o facto de roupas queestavam justar ja nao estaram e oque mepreocupa maise ela nao ingerir a quantidade suficiente...
Liguei para o pediatra e eledeu me outras vitaminas, vamos ver Preocupado
Obrigada pela ajuda mamas

É normal a partir dos 3 anos eles crescerem para cima e não para os lados! Por isso a roupa começar a ficar mais larga. Vai ver que a roupa começa a ficar pequena em altura e larga na cintura. O meu filhote tem 3 anos e 6 meses e veste blusas que vestia quando tinha 18 meses. As calças são para dois anos e tenho que as apertar muito, no entanto em altura estão mesmo no limite.
Não dê vitaminas à menina, pois é tudo o que ela não precisa.
Nós cá por casa à noite comemos sopa (todos os dias uma sopa diferente) e pão (à moda alentejana :)).
O que interessa é que ela durante o dia coma, se à noite já não tiver muita fome, é normal, já ingeriu ao longo do dia. Sorriso
Sorriso Sorriso

https://www.facebook.com/setecenouras/
Coisinhas giras para os nossos pequenos (aventais, malinhas, etc!)

pipinha79 -
Offline
Desde 13 Out 2014

ola mama,nao te preocupes tanto.eu tenho gemeos de cinco anos.um maior que o outro e o mais pequeno so pesa 17kg e o medico diz que ele esta bem,eu tambem achava que ele estava magrinho mas o medico diz que nao...tambem e um filme para comer,super preguicoso para mastigar,eu insisto muito com ele ate porque para o ano ja vai para a escola,mas nunca come tudo.ha noite quase sempre lhe dou sopa com carne ou peixe triturado porque assim come tudo...mas se quiseres umas vitaminas para abrir o apetite ,VITERNUM,experimentei tudo com o meu mais velho e so estas resultaram...beijinhos e muita paciencia

Sobre pipinha79

casada com o meu moranguinho desde 05/12/2009,juntos desde 28/05/2007
"maedrasta"de Fabio,17/04/1990,filho do coracao
"maedrasta"de Vanessa ,15/01/1993,filha do coracao
madrinha de Luciano,Natacha e Rui
Tia de Nelson e Didi....
A minha familia e tudo para mim....