Ja nao sei mais que fazer... | De Mãe para Mãe

Ja nao sei mais que fazer...

Responda
10 mensagens
J92 -
Offline
Desde 27 Mar 2016

Digam-me mamãs o que fariam com um bebe de 20 meses que demora entre 45 min a 1h e meia (hoje bateu recorde de quase 2h) a adormecer à noite, acorda todas as noites 1 ou 2 vezes, não come sopa há um mês , a comida também não come mt bem. Nunca foi um bebe fácil para adormecer mas há um tempo para cá tem sido mesmo terrivel. Depois de um dia de trabalho , tudo por fazer em casa, e sozinha até à meia noite com um bebe assim está a levar-me à exaustao. Já tentei adormece-lo inúmeras vezes no berço, com rotinas, mas nada melhora. So adormece na nossa cama . Em relacao a comer já lhe dei sopa das avós (pensei que estava farto da minha maneira de a fazer) mas assim que vê a sopa recusa-se a comer. Não sei mais que fazer até porque não é uma criança que aguente mais de 5 minutos à mesa connosco a comer e tem de ser com desenhos animados. Demora meia hora ou mais a comer só a comida e acho que já tentei de tudo seja a comer e a dormir.
Obrigada

ClaraMiguel -
Offline
Desde 03 Nov 2013

Bom, começando pela sopa (e comida), uma vez que ele recusa tanto uma coisa como outra, não terá ele pouco apetite? Quando é que é o último lanche dele? Não petisca nada antes da refeição? O que acontece se lhe derem a comida passado meia-hora ou uma hora?

O dormir...ele vê televisão antes de ir para a cama? Tem algum doudou que durma com ele? Quando ele chora na cama, o que fazem? Tiram-no e lavam-no para a sala? O que acontece se o deitarem mais tarde? Quando é que faz a última sesta?

Sinhas -
Offline
Desde 14 Set 2015

Olá,

Já experimentou tirá-lo do berço e por num colchão ou numa cama? Digo isso porque há bebés que sentem dificuldades em adormecer no berço, por isso que dorme melhor em vossa cama. Quanto ao tempo de demorar a adormecer, pode ter a ver com a rotina que faz, ele tem q perceber que a x horas, ou depois de fazer uma x coisa, é hora de adormecer...quer seja uma história, pegar um boneco, um ó-ó, depois do banho...não sei, mas penso que isso seja importante para eles. Tente não demonstrar que tem pressa q ele adormeça, pq os bebés sentem isso Sorriso
Em relação a não comer, pode ser mais uma fase (como diz a nossa pediatra), o importante é saber que não há faltas de vitaminas e ele está saudável. Há alturas q perdem o apetite..depois volta do nada.
A minha filha para comer é uma preguiçosa, tenho q arranjar várias estratégias, na escola dizem o mesmo..ela adora a sopa, porque é mais fácil de comer ehehhe o 2º prato, leva mais tempo a comer e tem dias que não está para aí virada..come a sopa e a fruta mto bem!
Agora, repondendo a tua pergunta: "o que fariam com um bebe de 20 meses que demora entre 45 min a 1h e meia (hoje bateu recorde de quase 2h) a adormecer à noite, acorda todas as noites 1 ou 2 vezes, não come sopa há um mês , a comida também não come mt bem " a minha resposta é: Ter muita paciência e relaxar, pensar que amanhã será melhor Sorriso
Beijinhos e força aí

J92 -
Offline
Desde 27 Mar 2016

É às 16, 16:30h. Jantar às 20, 20:30h. As vezes sim petisca. Mas quando petisca é porque pede .
Via um bocado mas a partir de hoje para tentar outra abordagem no dormir não houve tv e não haver tão cedo para ver se diminuem os estimulos. Ele antes gostava da fradinho na cara mas nem isso. Mal lha ponha encostada a cara chora ou atira-a logo. Já tentei adormece-lo com um bonequinho ou doudou mas ele não gosta nada. Quando ele chora trago-o para o nosso meio porque fico vencida pelo cansaço. Nas já tentei muitas vezes dar-lhe leite ou só a chucha sem o tirar do berço mas ele fica acordado a chorar e quando chora ouve-se no prédio todo . A última sesta as vezes acorda dela às 17.30 ou 180 . A noite vai dormir entre as 21.45h e 22h. Mais cedo não vale a pena porque não dorme. O que eu acho anormal é que ele mesmo a transbordar de sono, da uma luta que só visto para não dormir. É só visto mesmo. E eu chego a estar 1h e meia de pé no berço a beira dele pra ele adormecer a fazer miminhos e nada.

ClaraMiguel -
Offline
Desde 03 Nov 2013

Bom, se ele petisca porque pede é porque tem fome nesse momento, mas como petisca é normal que depois já não queira jantar. Um simples petisco que a nós nada afectaria a eles altera-lhes tudo. Dou-lhe um exemplo: se a minha filha beber leite às 7h da manhã e depois comer um iogurte às 10h, recusa-se simplesmente a almoçar. Só aceita novamente comida já depois das 14h. Pessoalmente não acho que um simples iogurte lhe fizesse tanta diferença mas faz. Por isso opto é por dar o almoço mais cedo, tipo 11h30 quando vejo que ela tem fome.
No seu caso, se ele às 19h30 começar a pedir por petiscos dêem-lhe a sopa. Até pode recusar inicialmente porque querer outra coisa qualquer (não sei o que lhe costumam dar) mas quando perceber que ou come a sopa ou não há mais nada de bom, e se tiver realmente fome, ele comerá. Mas não esteja ali a insistir. Propõe a sopa, ele não quer? Não dá mais nada, ele que vá brincar, tenta mais tarde.

A televisão afecta de facto o sono, mesmo em nós em adultos quanto mais em crianças e bebés. Está literalmente a pedir-lhe para desligar o cérebro depois de o ter estimulado em força. Será melhor de facto cortar com esse hábito. Antes de o colocar na cama, ele não demonstra sinais de sono? Por exemplo, por volta das 21h não esfrega os olhos uma única vez? No meu caso, as birras de sono (em que estava cheia de sono e lutava contra ele) aconteciam quando a hora de dormir tinha passado. Eu é que não sabia, porque ela esfregava os olhos e a cabeça mas depois tinha energia mais 2h se fosse preciso. O problema é que depois dessas 2h dava-lhe o sono e o cansaço era tal que ela lutava contra ele. Passei a deitá-la ao primeiro sinal de sono e começou a adormecer.
É sempre dificil ajudar não vendo bem o que se passa, mas deixo os meus conselhos:
- Quando se deitarem os 3, mesmo que na vossa cama, deitem também convosco o doudou (pode não ser aquele que você quer, deixe-o escolher o boneco que quer levar paraa cama). Talvez assim ele ligue esse boneco ao sono e a companhia dele seja o suficiente para quando dormir na cama dele.
- Quando o deita no berço, se ele chora ao ponto do prédio todo acordar, pegue-lhe, console-o, acalme-o e volte a tentar deitar. Ele deverá acabar por perceber que não é por berrar que a mãe o vai levar para a cama dos pais ou para a sala ou seja para onde for. Eu tive de fazer isto e ao fim de umas quantas noites, resultou. Mas até lá foram horas de deitar-gritar-pegar ao colo-acalmar, deitar-gritar-pegar ao colo-....Ele não é abandonado, não sentirá que a mãe o está a deixar à sua sorte, mas gritará por não ver a sua vontade a ser cumprida.
- Assumir como tempo normal (para começar) 1h para adormecer. E isto serve para que você relaxe e não o vá deitar naquela ânsia de que ele adormeça rapidamente. Assuma que vai perder uma hora neste pega e deita, nas festinhas, no miminho....Quanto mais calma está a mãe, melhor. Claro que a ideia não é que ele demore tanto tempo mas nos primeiros tempos é capaz de demorar pelo que mais vale não stressar com isso.
- Manter a rotina. E ir avisando: "Agora estamos a vestir o pijama e vamos dormir. Ai, que tens tanto sono. O teu boneco também tem sono, não tem? Vamos todos dormir? Ajudas o teu boneco a dormir?", tudo isto falando baixinho e devagar, de forma a que ele próprio se acalme.

São estes os meus conselhos. <=)

Klaire -
Offline
Desde 06 Jul 2015

O meu também é assim, muito brincalhão para adormecer, não quer dormir de maneira nenhuma, mas é uma ternura de se ver
Para comer também é um pisco, já se fez de tudo mas ele tem uma personalidade vincada e se diz não, é não! A solução foi deixá-lo comer o que quiser (nada de goluseimas claro) e a cada hora ofereço-lhe algo.. papa, cereais, sopinha, uma frutinha, até há hora das refeições onde não oferecemos nada e ele vê-nos a comer e pede, não come muito, mas come algo Sorriso
Em relação a dormir? É esperar que adormeça, mas não apresse, brinque com ele para ele ter uma experiencia positiva da rotina de dormir, vejam filmes junto faça lhe cócegas até o riso dele ecoar pela casa, ele vai se cansar e não vai dormir stressado Sorriso Boa sorte mamã!!

Sobre Klaire

27/06/2014- O meu piolhito nasceu, amo-te meu docinho!
27/11/2015- Nos treinos!
22/12/2016-POSITIVO! Agarra-te bem!
01/02/2017-A nossa primeira eco ás 12s, bebé saudável e fofo
04/04/2017- Eco das 20s, É UM PILINHAS!

Arwen26 -
Offline
Desde 26 Jun 2013

O meu Gabriel vai fazer 3 anos. Para adormecer tem que ser na minha cama comigo e depois passo-o para a cama de grades que está a ficar pequena. raras são as vezes que em meia hora adormece, mas o recorde é mesmo 2 horas para ferrar o sono. ontem só me adormeceu á meia noite, mas no domingo as 22:15 estava a dormir. Agarra-se sempre ao coelho e ao urso (peluches). E antes de o deitar bebe um copo de leite de 200ml e 4 bolachas. como ontem não quis comer as bolachas com o leite ás 23 horas é que se lembrou... e mexe-se muito durante a noite e destapa-se.
A sopa tenho que ser eu a dar, ás vezes fecha a boca e abana a cabeça, mas depois da primeira colher é sempre a abrir. O segundo prato come sozinho. Mas isto sentado na cadeira da papa.
hoje ao pequeno almoço só bebeu o leite, o pão esfarelou e deitou ao chão. daqui a pouco deve atirar-se ao pacote de bolachas.

Desde 13 Set 2012

Bom dia!

Antes de mais, quero dizer: fui abençoada por uma sorte danada! Os meus dois filhos, sempre dormiram que foi uma maravilha!

Quanto a si mamã... o seu menino está a atravessar o 2º ano de vida, período em que normalmente ocorre a chamada anorexia do 2º ano. Não é grave nem tem normalmente consequências. É apenas uma fase que se nota mais nuns do que noutros. Quando uma criança não se alimenta bem, há que cortar radicalmente com os petiscos entre refeições. A minha filha nunca comeu muito mas adorava petisquinhos: triângulos de queijo, bolachinhas, queijo cortado em cubos misturado com maçã também em cubinhos. tudo isto servia de lanche. Ora, o problema é que se ela comesse um triângulo de queijo, lá se ia o pouco apetite que tinha. Em conversa com a pediatra, senhora da velha guarda e cheia de experiência, aconselhou-me a substituir os pedidos dela por aquilo se seria a refeição daí a uma hora. Ou seja, se ela pedisse algo ás 11:00, eu oferecia a sopa ou o prato, o que fosse que estivesse programado para o almoço. Incialmente reclamou, não queria e, obvio, então não comia nada. depois, como realmente sentia uma fominha desonfortável, lá começou a ceder. quando comia tudo, eu então dava-lhe aquela coisa deliciosa que ela pedia, tipo o tal do triângulo de queijo... remédio santo!

para dormir, olhe, não sei o que pensa ou o que sente com o seu pequeno a dormir na sua cama; se isso na a incomoda e é a solução para o sono tranquilo de todos em casa, então olhe, renda-se à evidência e deitem-se todos. Dormir bem fará bem a todos. Se não é isso que pretende, então seja firme com a rotina de sono. Pode demorar, mas vai acabar por conseguir. A tv não é uma boa opção, nem para antes de dormir, nem como distração para comer. Acho que há coisas que tem que ser como t~em que ser. A TV é uma distração que, na idade do seu pequeno, deve ser consumida em doses muito muito diminutas.

Não o deixe a chorar em desespero porque, quanto mais ele se desesperar, mais ansiedade vai produzir e, obviamente, mais dificuldade irá ter em conciliar o sono. Alguns tanto choram que acabam por adormecer e os pais acham que fizeram a coisa certa; no entanto, adormecer por exaustão não tem qualquer benefício para o pequeno, bem pelo contrário. Só lhe trará ensinamentos negativos e será prejudicial a médio e a longo prazo. Olhe, se não houver outra hipótese, deite-se com ele, encha-o de miminhos e durmam descansados. Isso não vai durar a vida toda.

Beijinhos e tudo de bom

SMSantos

BagaLaranja -
Offline
Desde 02 Abr 2014

A minha tem 23 meses e demora todos os dias à volta de 1h a adormecer. Acorda todas as noites, e mais do que 1 ou 2 vezes. Nem sei quantas são, mas são mais. E também come pouco, sempre comeu. Nós não comemos sopa todos os dias. Mas comemos todos o mesmo juntos à mesa. E ela tem dias em que come o que lhe damos, e outros que não, mesmo que seja comida que gosta.
Não temos televisão.
Nos dias em que lancha tarde percebo que não tenha fome para o jantar, mas também tem dias que já está com muito sono e não quer jantar. Ultimamente não quer é comer o pequeno-almoço, mas suponho que é porque sabe que vai comer na creche... Ultimamente para comer digo-lhe que ou come o que tem no prato ou dou ao cão. Tem dias que se apressa a comer mais umas colheres, outros que me diz para dar ao cão - e eu dou. Não me chateio muito se come muito ou pouco, ela lá sabe, e em média come o suficiente.
Vai para a cama sempre à mesma hora (às 18h, porque a essa hora já começa a ficar impossível com o sono), e depois fico deitada ao lado dela até ela adormecer. Se tento ir embora antes chama-me e não adormece. Às vezes fico chateada, porque tenho mais que fazer, mas quanto mais pressa tenho, pior é. Às vezes adormeço antes dela e quando acordo volto para a sala... É aborrecido ficar 1h à espera que ela adormeça, mas se a deitasse mais tarde ela ia andar a correr pela casa cheia de sono a cair por todos os lados (quando tem sono fica uma trapalhona) e eu também não tinha sossego. Careta Prefiro esperar 1h e depois ficar sossegada com ela a dormir... Para adormecer tem evoluido. Primeiro era só na mama, depois consegui que fosse ao colo, agora já consigo que adormeça na cama dela comigo ao lado. Um dia consigo que adormeça sem mim ao lado...
Enfim... são coisas chatas (comer pouco, acordar, demorar a adormecer), mas não são fora do comum...

helg@ -
Offline
Desde 28 Dez 2013

Mamã quantas sestas faz o seu filhote? Referiu acorda da última sesta por volta das 17h30 - 18h00, e que à noite vai dormir entre as 21h45h e 22h.
Porque não faz apenas uma sesta depois do almoço? As crianças deixam de necessitar de dormir tanto durante o dia, para conseguirem dormir à noite. Anda no infantário? Ele faz bem a sesta à tarde? E lá come bem?
A minha filha quando a ia buscar ao colégio tinha sempre fome por volta das 18h, quando lhe dava algo (nem que fosse apenas 1 ou 2 bolachas) já não queria a sopa. Agora às 18h30 diz que tem fome e come logo a sopa.
Não pode petiscar (por pouco que seja) pois perde o apetite para o jantar, e mesmo assim já não come muito.
Quanto ao dormir, na minha opinião, essa sesta é muito tardia para dormir cedo e bem à noite.
Tem mesmo que ter paciência mamã, a ir experimentado para ver o que melhor se adapta a vocês e à vossa rotina.

Sobre helg@

Minha pipoquinha linda, amor maior da minha vida ♡ ♡ ♡ primeiro dia do resto das nossas vidas 26/09/2013
A minha 2ª estrelinha ♡ ♡ ♡ aceitar que está fora do meu alcance...