Ja a ficar sem leite? | De Mãe para Mãe

Ja a ficar sem leite?

Responda
33 mensagens
Joana Pimenta -
Offline
Desde 31 Ago 2014

Ola mamãs. Estou tão desesperada que já nao sei para onde me virar! A minha menina tem apenas 11 dias e o meu peito esta a ficar desde ontem super vazio! Ainda tenho leite, mas acho que a quantidade esta a baixar drasticamente. Há mamadas que dou os dois peitos e ainda lhe dou 60 de suplemento que ela toma sem problema nenhum! Sinto-me vencida. N queria nada deixar de ter leite. E o médico e as enfermeiras so me sabem dizer q so depende de mim dar ou nao dar peito à minha filha.... Tenho feito de tudo, tudo. Serà q a falta de volume no peito é mm sinal de falta de leite já? Isto é tao frustrante.

Videl86 -
Offline
Desde 18 Jul 2014

mamã, quantas vezes dá mama à bebé?

Sobre Videl86

08 de dezembro de 2014 <3 49,5 cm e 2,920 de amor e doçura <3
13 de dezembro de 2017 <3 47 cm e 2,815 de fofurice e amor <3

Joana Pimenta -
Offline
Desde 31 Ago 2014

Dou spr no maximo de 3 em 3 horas!

Belarmina.Nunes -
Offline
Desde 30 Set 2014

mas quando lhe dá apenas o seu peito, ela fica a chorar, como se tivesse fome?
A amamentação tem várias fases. A minha bebé também chorava muito com 4/5 dias, e eu sentia-me desamparada, porque todos me diziam que o meu leite não a satisfazia. Continuei a dar-lhe sempre, mesmo de hora a hora às vezes, ou de 30 em 30 minutos, e sempre engordou. Eu controlava-lhe o peso, e é por aí que vemos se temos leite ou não. Vá ao centro de saúde e veja o peso dela, se evolui bem. No meu caso, agora, a minha tem 9 meses, e sinto que ela cada vez mais rejeita o peito, e isso já é frustrante, porque é uma ligação tão forte entre ambas, mas se é assim, lá terá de ser. FORÇA

Videl86 -
Offline
Desde 18 Jul 2014

Mamã, a indicação da organização mundial de saúde é dar em livre demanda, ou seja, quando o bebé quer/chora. Ao darmos em livre demanda aumentamos a produção de leite. Eu comecei a dar em livre demanda quando o meu filho tinha 12-15 dias e nunca fiquei com as mamas vazias porque o meu corpo produzia leite constantemente. Também me disseram na maternidade para dar de 3 em 3 horas, durante 15 minutos, mas é errado usar esse tipo de estratégia porque impede o aumento da produção de leite. Entre em contacto com uma CAM e peça ajuda. Elas podem ajudá-la a qualquer altura do dia ou da noite. Muita calma e fé que tudo vai correr bem Sorriso
http://www.sosamamentacao.org.pt

Sobre Videl86

08 de dezembro de 2014 <3 49,5 cm e 2,920 de amor e doçura <3
13 de dezembro de 2017 <3 47 cm e 2,815 de fofurice e amor <3

Patricia Alves ... -
Offline
Desde 30 Jan 2015

A mamã Videl tem razão, nada como a demanda livre.
O meu filhote tinha apenas uma semana e às vezes mamava de meia em meia hora. No centro de saúde diziam que tinha de esperar pelo menos 2 horas e que não era normal mas a verdade é que em demanda livre foi o lema cá em casa, funcionou e mesmo com alguns entraves já estamos quase nos 5Meses em LM exclusivo.
Coisas a não esquecer: beber muita água (acredite faz muita diferença), alimentação saudável (de 3 em 3horas eu como sempre nem que seja um iogurte ou uma peça de fruta), evitar o stress pois não ajuda em nada.
Há pessoas que tomam suplementos que ajudam a aumentar a produção de leite tipo chá de funcho, mas nisso não posso orientar porque nunca necessitei.

Beijinhos, boa sorte e parabéns pela pequena**

Patricia

*12 Abril 2014 - deu positivo
* 28 Novembro 2014 - nasceu o meu Tiaguinho com 50,5 cm e 2,980kg (PN)

Madamiranda -
Offline
Desde 27 Jan 2015

atenção à alimentação e ao stress, este ñ ajuda em nada.... beba tb muita água...

Felicidades

FaMena -
Offline
Desde 27 Dez 2014

Também concordo com a livre demanda, nem todos os bebés têm a mesma capacidade de estômago e de sucção, uns levam mais tempo, outros estão sempre a adormecer, outros mamam pouco de cada vez mas muitas vezes...

Mas para além disso considere duas coisas:
1- Por um lado é normal que na descida do leite a mama fique muito muito cheia mas depois a produção adapta-se e já não se fica tão aflita entre mamadas com o excesso do leite.
2- Para além da livre demanda, importa perceber se o bebé faz uma boa pega. Se a pega não for minimamente eficaz, por mais vezes que o bebé procure a mama, o estímulo pode não ser suficiente para uma boa produção. Deixo-lhe uns vídeos sobre pegas: http://www.nbci.ca/index.php?option=com_content&view=category&layout=blo...

Em relação ao suplemento, pode tentar ir diminuindo de modo a que o bebé, ao não aguentar tanto tempo e pedir mais mama, acabe por levar a um aumento da produção. E também concordo com as outras mães, não stresse em demasiado, esta fase inicial acaba por passar e as coisas resolvem-se, às vezes temos é de aceitar que nunca são bem como imaginámos mas temos de as aproveitar na mesma.

Panda2014 -
Offline
Desde 03 Jun 2014

Por cá realmente funcionou dar maminha sempre que queria e durante o tempo que quisesse, e a Francisca colava na maminha para cima de 1 hora de cada vez e passado meia hora ou pouco mais que isso lá estava de novo eheheh Sorriso mas funcionou,aliás, funcionou muito bem até hoje. Experimente. Chora? Mama! Chora mais? Mama!! E assim o corpo produz todo o leite que é necessário Piscar o olho
Ainda esta tarde deu-lhe para ficar quase 1 hora na maminha, estava com sono, então mamava, dormitava um bocadinho, mamava mais,... e olha, eu já tinha saudades de estar assim aqui colada à minha menina Sorriso
Este fórum e a ajuda das mamãs foi fundamental para que eu nunca chegasse a abrir a lata de leite que comprei e que continua ali guardada por abrir Espertalhão
Que tudo corra bem, mamã! Enorme beijinho!!

sandrapep -
Offline
Desde 02 Jan 2013

Mamã, a amamentação pode ser um processo muito stressante e frustrante, pq não sabemos o que realmente está a acontecer.
Como mãe de 2, passei por duas experiências completamente diferentes. Na segunda, já não olhei a relógios, intervalos ou comentários "sábios" da família.
Cheguei a passar horas com a minha filha ao peito, pq ela assimo exigia e às vezes achava que já estava sequinha. Mas o facto é que ela sempre aumentou de peso e as vozes que inicialmente me vaticinavam o memso desfecho que do meu primeiro filho (leite fraco, dar suplemento) acabaram por se remeter ao silêncio.
Beba muita água, descanse o mais que puder (os primeiros meses são para o bebé e para si; o resto é dispensável) e alimente-se bem! nada de dietas, faça refeições com a mesma frequência da bebé: se tiver que comer de hora a hora, coma.
Terá muito tempo para voltar à forma.
Não desanime e, um conselho: elimine o suplemento, pq senão a sua bebé vai habituar-se e depois é mais complicado.

Sobre sandrapep

Amamentei desde 1 de Junho de 2012 até 20 de fevereiro de 2014. Uma maratona com altos e baixos, mas que valeu a pena!
***************************************
Madrinha babada do Gonçalinho da Vanithah. Já moras no meu coração!
Madrinha orgulhosa da AMOA_MAR.

Joana Pimenta -
Offline
Desde 31 Ago 2014

Obrigado mamas pelas vossas respostas. A menina nasceu com 2,650kg e na primeira semana perdeu 150gr. Quarta vamos ao peso outra vez e ja fiquei avisada q se ela n aumentasse ficava pelo suplemento. Tb ja estou a tomar promil para ajudar à producao de leite. Mas n julgo estar a ser eficaz. Sera que o facto de usar bicos de silicone que prejudica? É que tive que recorrer a eles devido a terco peito todo gretado.

sgomes -
Offline
Desde 19 Ago 2008

Acredita que tens leite e deixa essa treta dos bicos de silicone! Sem os bicos o bebé estimula muito mais e produz mais leite.
Sei o que isso é e, sei também o que é ver o miúdo perder 500 gr em 4 dias, entrar em desespero e dar LA. A enfermeira mandou-me logo tirar os bicos de silicone (a melhor dica de todas!) Com força de vontade consegui.
Ah, maminhas pequeninas também dão leite. As minhas estão mesmo mini e ainda têm leite!
Tudo depende de ti, se queres acreditar que estás a ficar sem leite e aumentar a dose de LA, vais mesmo ficar sem leite.
Coragem! Não és a primeira a passar por isso, mas, ACREDITA, ultrapassa-se! Ah, lembre-se que a última palavra é a sua, ninguém a vai obrigar a dar LA, nem a amamentar.
Coragem (mesmo muita) e boa sorte!

Patricia Alves ... -
Offline
Desde 30 Jan 2015

Pois eestão a prejudicar estão. Como disse a mamã acima com os bicos de silicone o bebe não estimula tanto o peito.
O peito gretado é normal, dói imenso. Aliás o primeiro mês foi sempre assim. Cada vez que o meu piolho queria mamar eu queria chorar. Mas passou. O que me ajudou mais foram umas taças da medela. Como não ficava nada a tocar no mamilo ajudava bastante e claro aplicar bastante purelan 100 também da medela.
Deixe os bicos e vai ver que tem muito leite ainda.

Boa sorte**

Patricia

*12 Abril 2014 - deu positivo
* 28 Novembro 2014 - nasceu o meu Tiaguinho com 50,5 cm e 2,980kg (PN)

rmarinho -
Offline
Desde 29 Jun 2011

Olá
Acho que as mamãs já disseram tudo...
Gostaria só de lhe dar uma sugestão de leitura: "Comer, Amar, Mamar" do pediatra Carlos Gonzalez. Encontrará nele muita informação que a poderá ajudar, por exemplo, a eliminar o LA ou a lidar melhor com a "ditadura" do engordar x gramas em x dias...

FaMena -
Offline
Desde 27 Dez 2014

Joana Pimenta escreveu:
Obrigado mamas pelas vossas respostas. A menina nasceu com 2,650kg e na primeira semana perdeu 150gr. Quarta vamos ao peso outra vez e ja fiquei avisada q se ela n aumentasse ficava pelo suplemento.

É uma perda de peso normal, bastante longe dos 10% que costumam ser considerados o limiar de aviso (há quem perca mais de 10% e sem haver nada de errado mas os 10% é o sinal para se ter de ver se está tudo ok ou não).

Em relação à súbida de peso, não deixes que te cause mais stress do que o devido: há muitos bebés que demoram um pouco mais a começar a ganhar peso a bom ritmo mas que fora isso estão em geral bem dispostos, fazem xixis e cocós em boa quantidade, dormem o que têm a dormir... O estado geral do bebé é tão importante ou mais como a média diária de aumento de peso.

Para mais, mesmo uma pequena perda de peso não tem de ser sinal de que seja necessário deixar a mama e passar para o suplemento. Se a mãe deseja amamentar, é sinal sim, de que é preciso uma revisão das práticas de amamentação, alguém que observe a mamada e corrija o que houver a corrigir. O problema é que uma boa parte dos médicos e enfermeiros não tem muitos conhecimentos técnicos sobre isso e como tal tapam todos os buracos a suplemento.

Joana Pimenta -
Offline
Desde 31 Ago 2014

Hoje deixei os bicos de silicone. Custa um pouco ate a minha menina pegar pois tem que insistir bastante ate sair qualquer coisa.. Tenho peito grande mas esta mesmo muito "murchinho". Espero que suba mm o leite para a mnha menina . A minha mae n teve leite e as minhas irmas mt pouco tiveram. E eu n queria ir pelo mm caminho. Vou seguir os vossos conselhos e tentar mandar o stress embora!

Eunice_12 -
Offline
Desde 19 Jan 2014

Já li aqui algo que também pode ajudar ao meu caso... nunca pensei que os bicos de silicone prejudicassem a produção de leite! Infelizmente tive que recorrer a eles pois tenho uma bebé que gosta de trincar as minhas maminhas. Vou ver se os consigo evitar ao máximo para ajudar ao leite.

Patricia Alves ... -
Offline
Desde 30 Jan 2015

Mamã Joana a minha mãe só amamentou 1M a ambas as filhas. Eu tinha receio que me acontecesse o mesmo. A verdade é que já lá vão orgulhosos 5meses Sorriso
Não desista que nem tudo é hereditário.
Beijinhos

Patricia

*12 Abril 2014 - deu positivo
* 28 Novembro 2014 - nasceu o meu Tiaguinho com 50,5 cm e 2,980kg (PN)

Panda2014 -
Offline
Desde 03 Jun 2014

Não é mesmo hereditário Sorriso a minha mãe teve 4 filhas e só amamentou durante alguns dias, depois eu e as minhas manas crescemos sempre com leite artificial. A minha irmã mais velha nos 2 filhos amamentou também menos de 1 mês. E eu já estou em mais de 5 meses. Coragem!! Actualmente há imensa informação e muitos dos mitos de antigamente já eram! Piscar o olho
Na minha família nunca tive apoio porque a norma era leite artificial e não leite materno. Posso-te assegurar que aos olhos da minha família sou quase um estudo de caso lol e na verdade não sou coisa nenhuma, amamentar é extremamente fácil ultrapassadas as normais dificuldades habituais.
Utilize as copas da medela, são óptimas até os mamilos se adaptarem, foi o que usei durante o 1º mês e depois deixei de precisar. O purelan também é maravilhoso! E muita calma Sorriso
Beijinhos!

Videl86 -
Offline
Desde 18 Jul 2014

Eu corroboro o que foi dito pelas mamãs! A minha mãe não amamentou nenhum dos filhos, as minhas avós (materna e paterna) também não Sorriso Panda, também olham para mim muitas vezes como um estudo de caso ehehehehehe o meu pai sai-se muitas vezes com "o teu leite deve ser mesmo muito forte para ele estar tão pesado" lol xD embora eu esteja farta de explicar os mitos relacionados com a amamentação Sorriso

Sobre Videl86

08 de dezembro de 2014 <3 49,5 cm e 2,920 de amor e doçura <3
13 de dezembro de 2017 <3 47 cm e 2,815 de fofurice e amor <3

sgomes -
Offline
Desde 19 Ago 2008

Eu tive pouca ajuda no inicio da amamentação. A minha mãe desabafou e disse que com o primeiro filho só amamentou 15 dias (era "normal" no primeiro filho), as minhas cunhadas já saíram da maternidade a LA, a enfermeira "assim nem 15 dias", mas não ouve NINGUÉM que me explicasse como se amamentava! Sabia lá eu que o bebé tinha de abrir bem a boca para apanhar a mama toda... ele queria era dormir! E eu pensava que se ele dormia é porque estava bem. Triste
Bati o pé, chorei bastante, mas consegui! Passado uns meses já me davam na cabeça para deixar de amamentar porque emagreci demasiado, mas só agora é que parei de amamentar: 18 meses! Apaixonado

Panda2014 -
Offline
Desde 03 Jun 2014

Videl86 escreveu:
Eu corroboro o que foi dito pelas mamãs! A minha mãe não amamentou nenhum dos filhos, as minhas avós (materna e paterna) também não Panda, também olham para mim muitas vezes como um estudo de caso ehehehehehe o meu pai sai-se muitas vezes com "o teu leite deve ser mesmo muito forte para ele estar tão pesado" lol xD embora eu esteja farta de explicar os mitos relacionados com a amamentação

Eu já me cansei de explicar, mas continuam a achar que há muito de "sorte" numa amamentação bem sucedida, na verdade eu acho que depende muito da confiança e da luta de cada mãe... mas enfim...
Já agora partilho uma história que sempre me perturbou: a minha irmã mais velha amamentou uns 15 dias, pois nesses 15 dias, quando foi do mais novo, calhou comer kiwi e caldo verde; pois a minha irmã cisma que apareceram as pintas pretas do kiwi no cócó do bebé e que apareceram coisas verdes tipo as couves do caldo verde Cair ao chão de tanto rir Eu já lhe expliquei que isso não é possível!!! Que o cocó podia só estar mais verde ou mais escuro e ela ter essa sensação, mas que o leite materno não sai com pedaços de coisa nenhuma! lolololololol Eu é que passo por maluquinha fanática cheia de teorias, mas ela é que tinha leite especial enriquecido com pedaços de comida Cair ao chão de tanto rir ai não posso! Cair ao chão de tanto rir ahahahahahahah

Catarina e Marco -
Offline
Desde 21 Maio 2014

Panda, a mim dizem-me "coitadinha, tanto tempo a amamentar..." Cair ao chão de tanto rir

As mesmas pessoas que disseram que o meu leite ia secar dia 1 de Abril quando começasse a trabalhar... mas perdoa-se estas pessoas, que falam sem conhecimento das coisas, pura ignorância mesmo. Essas pessoas que se afetam com a amamentação, não conheceram a nossa experiência, o bom que é dar mama até tarde, com gosto e não por obrigação. Não conheceram o doce do mel, que é vê-los adormecer na mama, vê-los sossegar no nosso peito, fazendo festinhas no nosso queixo... como vamos conversar com uma pessoa que desconhece esta sensação? Nem vale a pena... na minha familia ninguem amamentou, estou sozinha neste lindo barco, que não afundou porque me informei, não entrei em panico e pedi ajuda no Centro de Saude. Here I am, 5 meses depois com LM exclusivo.

Apaixonado

Mateus - Deus não demora, Ele capricha.
02/12/2014 LM Exclusivo 6 MESES!!! EU AMOOOO AMAMENTAR!!
Parto Normal 41 semanas e 3 dias

Panda2014 -
Offline
Desde 03 Jun 2014

Secar dia 1 de Abril, Catarina Gargalhadas quem disse isso sabia que era dia das mentiras, não sabia? eheheh

Patricia Alves ... -
Offline
Desde 30 Jan 2015

Catarina e Marco escreveu:
Panda, a mim dizem-me "coitadinha, tanto tempo a amamentar..."
As mesmas pessoas que disseram que o meu leite ia secar dia 1 de Abril quando começasse a trabalhar... mas perdoa-se estas pessoas, que falam sem conhecimento das coisas, pura ignorância mesmo. Essas pessoas que se afetam com a amamentação, não conheceram a nossa experiência, o bom que é dar mama até tarde, com gosto e não por obrigação. Não conheceram o doce do mel, que é vê-los adormecer na mama, vê-los sossegar no nosso peito, fazendo festinhas no nosso queixo... como vamos conversar com uma pessoa que desconhece esta sensação? Nem vale a pena... na minha familia ninguem amamentou, estou sozinha neste lindo barco, que não afundou porque me informei, não entrei em panico e pedi ajuda no Centro de Saude. Here I am, 5 meses depois com LM exclusivo.

Achei linda a descrição do bom que é amamentar. Fã de dar maminha aqui também e em LM exclusivo aos 5meses por muito que tenham dito Sorriso

Patricia

*12 Abril 2014 - deu positivo
* 28 Novembro 2014 - nasceu o meu Tiaguinho com 50,5 cm e 2,980kg (PN)

Catarina e Marco -
Offline
Desde 21 Maio 2014

Quem disse, foi uma pessoa que nunca amamentou porque diz que os filhos tinham vomitos a mamar. Ora, o meu gritava como se o estivesse a entalar ou a puxar os cabelos. So what? Sorriso Mas isso cada uma faz o que a faz feliz, agora vir dizer-me que eu ia secar o leite, só porque ia começar a trabalhar... credo, xô gente tóxica, negativa e sem noção! Gargalhadas

Mateus - Deus não demora, Ele capricha.
02/12/2014 LM Exclusivo 6 MESES!!! EU AMOOOO AMAMENTAR!!
Parto Normal 41 semanas e 3 dias

Catarina e Marco -
Offline
Desde 21 Maio 2014

Outra situação que só nós conhecemos...

Quando o bebé nos procura na cama a meio da noite, abre a boca, como um peixinho fora de água, à procura da nossa maminha... Chorão

ADOOOOOORO!

Mateus - Deus não demora, Ele capricha.
02/12/2014 LM Exclusivo 6 MESES!!! EU AMOOOO AMAMENTAR!!
Parto Normal 41 semanas e 3 dias

Panda2014 -
Offline
Desde 03 Jun 2014

Catarina e Marco escreveu:
Outra situação que só nós conhecemos...
Quando o bebé nos procura na cama a meio da noite, abre a boca, como um peixinho fora de água, à procura da nossa maminha...
ADOOOOOORO!

Sonhador
Sonhador
Apaixonado

Revejo-me mesmo na tua postura Beijinho

Catarina e Marco -
Offline
Desde 21 Maio 2014

Aquele momento em que acaba um dia de trabalho, nos deitamos no sofá com ele ao lado, uma manta e adormecemos juntinhos... Acordamos e ele com o mamilo na bochecha ou num olho!! Ahhahaha tão nosso!

Mateus - Deus não demora, Ele capricha.
02/12/2014 LM Exclusivo 6 MESES!!! EU AMOOOO AMAMENTAR!!
Parto Normal 41 semanas e 3 dias

Videl86 -
Offline
Desde 18 Jul 2014

Panda2014 escreveu:

Videl86 escreveu:Eu corroboro o que foi dito pelas mamãs! A minha mãe não amamentou nenhum dos filhos, as minhas avós (materna e paterna) também não Panda, também olham para mim muitas vezes como um estudo de caso ehehehehehe o meu pai sai-se muitas vezes com "o teu leite deve ser mesmo muito forte para ele estar tão pesado" lol xD embora eu esteja farta de explicar os mitos relacionados com a amamentação

Eu já me cansei de explicar, mas continuam a achar que há muito de "sorte" numa amamentação bem sucedida, na verdade eu acho que depende muito da confiança e da luta de cada mãe... mas enfim...
Já agora partilho uma história que sempre me perturbou: a minha irmã mais velha amamentou uns 15 dias, pois nesses 15 dias, quando foi do mais novo, calhou comer kiwi e caldo verde; pois a minha irmã cisma que apareceram as pintas pretas do kiwi no cócó do bebé e que apareceram coisas verdes tipo as couves do caldo verde Eu já lhe expliquei que isso não é possível!!! Que o cocó podia só estar mais verde ou mais escuro e ela ter essa sensação, mas que o leite materno não sai com pedaços de coisa nenhuma! lolololololol Eu é que passo por maluquinha fanática cheia de teorias, mas ela é que tinha leite especial enriquecido com pedaços de comida ai não posso! ahahahahahahah

Espertalhão Espertalhão Espertalhão o que eu já me ri com isto!! Era giro era, se saísse comida pelo leite...ihihihih o Lucas já teria comido muito chocolate Espertalhão
Tenho uma avó que está surda e portanto, por vezes, diz certas coisas que eu deixo dizer porque não vale a pena o trabalho de estar a ir escrever sobre isso (há sempre coisas mais importantes sobre o que escrever). Mas ela está sempre com isso "tiveste muita sorte que tiveste muito leitinho...eu não tive nenhum, a minha filha também não..." eu deixo falar...ao meu pai e à minha outra avó já expliquei mil vezes, mas não lhes entra Sorriso

Catarina, é isso que não entendo. Parece que certas pessoas, porque não conseguiram amamentar (ou não tentaram o suficiente), não aceitam que outras consigam! Para que é que têm de andar a dizer que o leite vai secar?? Noutro dia a minha avó (a que não é surda) também comentou, a propósito de eu ter dito que as minhas mamas agora estavam sempre molinhas e que já não ficavam duras como no início, "ah pois, o teu leite já deve estar a acabar..." -_-

Sobre Videl86

08 de dezembro de 2014 <3 49,5 cm e 2,920 de amor e doçura <3
13 de dezembro de 2017 <3 47 cm e 2,815 de fofurice e amor <3

FaMena -
Offline
Desde 27 Dez 2014

Houve duas fases da amamentação que achei muita piada:
-a fase dos sorrisos, quando ela se começou a distrair mais, em que estava muito bem a mamar mas a olhar em volta e cada vez que encarava comigo fazia um sorriso enorme, assim mesmo daqueles de aspecto maníaco, ainda com o mamilo dentro da boca mas pra lá esquecido. (Foi a fase Joker...)
-a fase de falar serpentês, em que quando acabava de mamar ficava a sussurrar coisas à mama. (Foi a fase da Câmara dos Segredos...)

Menos piada achei à fase inicial de berrar ao microfone. Quando estava com fome e não encontrava logo o mamilo ou não conseguia fazer a pega à primeira, abria bem a boca para berrar, a abanar a cabeça para um lado e pro outro e assim nem se apercebia que o mamilo até estava lá dentro da boca. Era a fase em que o pai vinha agarrar nela para fazermos um intervalo, que com a frustração com que ambas ficávamos aquilo já não ia a lado nenhum.