Itens/dicas para Recém Nascidos e Recém Mamãs | De Mãe para Mãe

Itens/dicas para Recém Nascidos e Recém Mamãs

Responda
13 mensagens
Alnp -
Offline
Desde 02 Set 2015

Olá a todas Sorriso
Ando na fase de fazer o enxoval para a minha Alice e deparei-me com imensas duvidas, que vou recorrer a vós para me ajudarem (espero :p )
Então é assim, eu queria saber o que realmente se tem que comprar para um recem nascido, para chegar a casa da maternidade e ter tudo o que necessito sem ter de ir fazer compras de ultima hora. Agradecia que dissessem marcas dos produtos que acharam melhores, que resultaram melhor, esse tipo de dicas que descobriram com a experiência.
Outra duvida tambem é em relação a produtos para a recuperação pós parto, nomeadamente caso seja necessária uma episiotomia... O que usaram para se recuperarem melhor, o que nimguém, vos disse e descobriram depois que fazia jeito saber...
E já agora, em relação á amamentação. Que ,arcas sao melhores para se comprar discos, conchas, bicos de silicone, pomadas...
É tanta coisa e há tantos produtos á venda... Estou mesmo perdida Triste
Espero também assim ajudar outras futuras mamãs, porque isto de ser mae de 1ª viagem é um bocado dificil lol

Obrigada desde já Sorriso

JoanaS22 -
Offline
Desde 12 Maio 2015

Colada! Também quero saber Sorriso

mãenhim -
Offline
Desde 07 Ago 2016

Muito interessante o tópico colada, pois sou mamãe de primeira viagem.

Sobre mãenhim

O meu sementinha está quase nos meus braços

Ibsantos -
Offline
Desde 25 Nov 2015

Colada!

Alnp -
Offline
Desde 02 Set 2015
Ifam -
Offline
Desde 04 Set 2015

Ora bem, vamos ver se ajudo e se não me esqueço de nada... Para a mamã, eu fiz cesariana, portanto em relação à episiotomia não posso ajudar... Usei nivea nos primeiros dias e depois comecei a usar uma pomada chamada Trizantil, é cicatrizante e foi o que me salvou também na amamentação, tinha os mamilos em ferida, um até parecia que se desfazia, com o purelan não sentia alívio nenhum e a conselho de uma enfermeira comprei esta pomada e em dois dias fiquei boa e nunca mais tive feridas no mamilo! Atenção é que ao contrário do purelan tem que se lavar o mamilo antes da mamada!
Detestei os discos, só usava mesmo para sair e caso as conchas se notassem na roupa, de resto usei sempre as conchas, foram as minhas melhores amigas!
Mamilos de silicone comprei, tentei usar naqueles dias que não aguentava as dores nos mamilos, mas o meu filhote não pegou... Mas conheço muitas mamãs que se deram super bem com eles e usaram sempre!
No caso da cesariana a cinta pós parto ajuda!
Para o bébé, fraldas ( no início usei as libero e gostei muito, são mais pequeninas, ficam mais aconchegadas),creme para as mudas, toalhitas( eu só uso nas saídas, em casa uso só água e compressas de tecido não tecido), soro em unidoses, compressas esterelizadas, alcool para o umbigo, creme hidratante e produtos para o banho ( aposte numa marca de farmácia porque o bébé pode ter pele atópica ou fazer alergias, sem perfume, eu comprei o kit de viagem da Uriage, agora uso Uriage xémose porque o pimpolho tem pele atópica!) termómetro, tesoura unha, termómetro para o banho...
Depois roupinhas claro, toalhas de banho, um muda fraldas (eu não comprei logo o móvel, achei que trocava na cama na boa mas ao final de um mês fui comprar isso e uma poltrona para dar de mamar, as minhas costas já gritavam por socorro!), banheira (as altas com muda fralda incorporado também são muito práticas, é verdade que não duram muito tempo mas se tiver possibilidade de comprar ou até em segunda mão é uma boa compra!), almofada de amamentação (eu usei mais até para pôr à volta dele se o deitasse comigo na cama ou no sofá do que para dar de mamar), espreguiçadeira (aqui em casa usámos mesmo muito, dormiu lá grandes sestas e deu muito jeito para lhe dar as papas e as sopas nos primeiros tempos!)
Em relação a tudo que seja relativo a amamentação ou aleitamento, o meu conselho é não fazer grandes investimentos até saber como vão correr as coisas, compre um biberão para uma eventualidade mas não compre logo muitos, nem esterelizadores, aquecedores e afins, se conseguir amamentar em exclusivo é dinheiro empatado... E a qualquer momento que precise vai comprar! Eu nunca usei, as poucas vezes que deixei leite para lhe dar no biberão, esterelizava no fogão e aquecia em banho maria.. Agora que ele já está a LA, como já não é necessário estar sempre a esterelizar, faço na mesma no fogão, e ele agora no verão até bebe o leite à temperatura ambiente!
O mesmo é válido para as bombas de tirar leite, eu usei manual e eléctrica, sem dúvida que aconselho a eléctrica, e como ainda são caras, espere para ver se vai amamentar e se vai precisar da bomba!
Assim de repente é o que me lembro, se me lembrar de mais alguma coisa venho cá acrescentar!

Ifam -
Offline
Desde 04 Set 2015

Ah, não tinha comprado nada tamanho 0 e depois a avó foi a correr comprar porque ele nasceu com 2.920kg e 47,5cm,o tamanho 1 era muito grande, ainda usámos o 0 talvez o primeiro mês...
Eu usei e uso muito o marsupio, moro num 2 andar sem elevador, e subo e desço as escadas sempre com ele no marsupio para ter as mãos livres para levar o saco e poder segurar-me! O pimpolho já pesa quase 12kg,o ovo em si já é pesadissimo, impensável andar com ele para cima e para baixo no ovo!

KidAna -
Offline
Desde 05 Jan 2016

Boas
Eu ainda sou uma mãe recente mas aqui vão as minhas dicas.

Em primeiro lugar é importante saber que o seu bebé e o seu parto provavelmente vão ser completamente diferentes por isso esta lista/informação vale o que vale.

A primeira coisa que precisei de comprar de urgência enquanto estava no hospital foram fraldas tamanho prematuro pois as de tamanho 1 ficavam-lhe tão grande que desciam ao joelho (ele nasceu de 39 semanas) mas também li mães a reclamarem que nem usaram as fraldas t1 que o bebé nasceu tão grande que puderam saltar logo para o t2. (para fraldas assim tão pequenas à venda em lojas físicas do encontrei as libero de farmácia)
A segunda coisa que tive que comprar de urgência foi uma bomba elétrica. Tinha uma manual mas precisava do estímulo de uma elétrica para tirar leite para alimentar o meu pequeno que ele não mamava bem e adormecia)
Sugiro também ter logo uma bolsa de gel (daquelas para aliviar dor) a quente e frio ou um kit mesmo para o peito por causa da subida do leite que pode levar a mastite e é de um dia para o outro. Recomendo em bolsa e não kit porque assim serve também para outras dores (ex ombros).
Se quiser que o seu bebé use chupeta recomendo comprar logo uma soothie da avent em vez de gastar dinheiro noutras pois em termos de reviews é as que têm mais sucesso (o meu mal pega mas pega mais ou menos)
Uma espreguiçadeira. Adoro adoro adoro a minha e acho que foi a melhor compra de todas.
Ah e para si no hospital recomendo cueca tipo fralda. Isto é o que me ocorre por agora Sorriso

Ifam -
Offline
Desde 04 Set 2015

É mesmo como a mamã diz, cada parto é um parto e cada bébé é um bébé! O meu só pegou na chupeta por volta dos 5 meses e só nas da marca MAM, experimentei chicco, nuk, dr browns, avent, suavinex e só pegou na da MAM!

taple -
Offline
Desde 28 Nov 2013

Olá!

Relativamente à episostomia não utilizei nenhum creme. Levei 4 pontos no total (2 internos que caíram naturalmente e dois externos que fui tirar 5 dias depois do parto ao centro de saúde) e o único cuidado que tinha era lavar-me cada vez que ia ao wc com água fria no chuveiro. Depois de tirar os pontos comecei a utilizar o Saugella verde ou o Velastisa Higiene Íntima

Dica: compra cuecas da ausonia ou Tena lady para os primeiros dias depois do parto pois usas e deitas fora cada vez que vais ao wc. Eu comprei daquelas discret. Ainda por cima na primeira semana depois do parto (por causa das hormonas de relaxamento que produzimos durante o parto) não conseguia segurar as urinas quando tinha a bexiga cheia.

Dica: pelo menos 2/3 dias depois do parto começa a colocar um creme reafirmante na barriga e peito (Velastisa pós parto é ótimo e também dá para colocar no peito, sem ser no mamilo, para quem está a amamentar) pois nesta fase a nossa barriga encolhe muito e há grande tendência a ganhar estrias. Há conta disto quase que ganhava estrias mas felizmente ainda fui a tempo Piscar o olho

Fatos tamanho 0 e fraldas tamanho 1: comprei 3 fatos para levar para a maternidade e foi o melhor que fiz. Mesmo que dê só para uns dias acho que foi bom para mim que não estava habituada a lidar com recém-nascidos.

Aspirador Nasal, soro fisiológico em unidoses, compressas em não tecido: importante ter em casa para quando precisarmos. O aspirador nasal não precisei logo nos primeiros dias mas houve uma noite em que a minha filha estava com o nariz todo entupido e foi a nossa salvação para que ela conseguisse dormir o resto da noite. O soro e compressas são precisos para lavar nariz e olhos. Também só utilizava toalhetes fora de casa, em casa sempre utilizei compressas e água.

Produtos bebé: o kit de viagem para bebé da Uriage é muito bom. Traz os produtos essenciais (leite hidratante, creme levante, água de limpeza, creme para o rabinho) e assim dá para experimentar primeiro no bebé para ver se faz alergia.

Produtos amamentação: adoro a Medela, para mim a melhor marca. Purelan para os mamilos (não é preciso retirar para o bebé mamar), as conchas de amamentação também são muito úteis porque permite o peito arejar e dessa forma a não ganhar gretas. Os discos utilizava só para dormir e para quando não me dava jeito sair de casa com as conchas. existem farmácias que alugam a bomba eléctrica swing da Medela, informa-te para ires buscar caso precises dela. Não compres antes de ver se precisas mesmo dela.
Bicos de silicone a maior parte das vezes nem são precisos.
Eu só comprei os discos e o purelan. Depois tinha um folheto com os produtos da Medela e, quando via de precisava das coisas, assinalava o que precisava e o meu marido ia comprar.

De momento não me estou a recordar de mais nada....

Felicidades para todas! Sorriso

Sobre taple

27.07.2014 e 06.09.2016 - os dias mais felizes da minha vida <3 <3

Alnp -
Offline
Desde 02 Set 2015
Alnp -
Offline
Desde 02 Set 2015
catvega -
Offline
Desde 11 Maio 2016

Olá!
Eu não me orientava sem fraldas de pano. Muitas! Para embrulhar, para limpar o bolsado, para tapar o sol no ovo, para colocar seja onde for antes de o por lá... Tenho umas 15, pensava que eram muitas. Chegam, mas com as lavagens e tal, andam todas a uso!
Boa sorte Sorriso