Iogurtes | De Mãe para Mãe

Iogurtes

Responda
25 mensagens
Piolhinha -
Offline
Desde 17 Dez 2016

Olá

O meu bebé tem praticamente 6 meses e meio e quero começar a introduzir o iogurte para substituir um biberon de leite (meu que andei a tirar nas está mesmo a acabar e não há grande tempo para andar a tirar mais) de manha. A questão é que andei a ver rótulos e fico estupefacta com a quantidade de açúcar então a solução seria dar lhe os naturais de adulto, acontece que a maior parte do feedback que encontrei são casos com bebés com mais de 8 meses.

Sabem se é seguro dar agora nesta altura ou realmente é melhor aguardar e até quando?

Obrigada

Ansha -
Offline
Desde 13 Abr 2016

Eu dei com 7 e meio
Mas a pedi deu sinal verde para começar aos 7 ( os de adulto precisamente)
Comece aos 7 ( mais 15 dias)

Ansha -
Offline
Desde 13 Abr 2016

Eu sei que é uma seca tirar leite
Ainda tirei até aos 9 meses dele Preocupado

Danb -
Offline
Desde 11 Nov 2015

o meu começou aos 6 meses e meio se não me engano..
existem iogurtes naturais de bebé.. o meu come os da nestlé baby... e depois adiciona-se a frutinha ou bolacha maria esmagada para não ser tão azedo..

o meu começou mais cedo pq foi na altura que rejeitou a mama e fazia birras com o biberão (muitas vezes recusava-se a beber o leitinho) e a pediatra dele disse que ele tinha de ter uma fonte de leite e que não fazia mal adiantar os iogurtes.. o que é certo é que ele adora Espertalhão

Piolhinha -
Offline
Desde 17 Dez 2016

Eu tenho dado fruta ou papa, mas preferia o iogurte... A marca é indiferente ou há alguma melhor com o mínimo de açúcar?

Piolhinha -
Offline
Desde 17 Dez 2016

Danb mas foram os de bebé que começou aos 6 meses e meio e não de adulto certo?

É que os de bebé eu sei que posso dar, mas mesmo assim o que encontrei com menos açúcar tem ainda demasiado para a minha opinião.

Ansha -
Offline
Desde 13 Abr 2016

Eu gosto dos naturais da danone
Têm o mínimo de açúcar

Danb -
Offline
Desde 11 Nov 2015

o que a pediatra me disse foi que podia dar qualquer iogurte desde que fosse natural (sem ser os açucarados).. fui experimentando pq têm sabores diferentes e este é o que ele mais gosta.. já tentei todas as outras marcas de iogurtes para bebé e já experimentei os de adulto também.. ele só come bem os da nestlé... vai ser uma questão de experimentar diferentes iogurtes e ver qual ele gosta mais Sorriso

Piolhinha -
Offline
Desde 17 Dez 2016

Obrigada Ansha, vou aguardar mais testemunhos e caso não haja testemunhos de bebês de 6 meses vou esperar mais 15 dias e introduzir aos 7 meses.

Piolhinha -
Offline
Desde 17 Dez 2016

Obrigada Danb, sim vou experimentando para ver quais gosta.

vsilva0211 -
Offline
Desde 30 Mar 2014

A ideia de que os iogurtes de bebé estão xeios de açúcar é um grande engano... eu dou o meu primeiro iogurte do pingo doce (é natural) e tem menos açúcar do que alguns iogurtes naturais de adulto que eu também como. Deste iogurte especificamente conheço bem o rótulo e fiz essas comparações. Pode dar este iogurte a partir dos 6m sem problema nenhum.

*POSITIVO a 12/08... Pequenina/o a caminho =)
**Eco 1º T: 15/10... vem aí um principezinho!
***Eco 2º T 15/12... "Tudo aparentemente normal" 497gr de gente =)
****Eco 3º T 16/02... Guga no percentil 70! 1925gr de gente =)
*****Nasceu o amor da minha vida a 15.04.2016!!!

Piolhinha -
Offline
Desde 17 Dez 2016

Vsilva obrigada, por acaso foi esse o melhor que encontrei para bebé, e não podendo dar de adulto será por aí que vou começar...

Cannelle -
Offline
Desde 27 Fev 2017

Que tal fazer os seus próprios iogurtes?
Não precisa de ter iogurteira nem robô de cozinha. É rápido, simples, muito mais económico e saudável (sobretudo se optar por o fazer a partir de leite fresco bio).

Das opções comerciais à venda nos hipers tem os biológicos da marca Pur Natur (naturais, sem açúcar).
Iogurtes especias para bebés feitos com leite adaptado não é mais do que uma estratégia comercial. Dar um iogurte natural não é a mesma coisa que dar leite natural. É muito mais facilmente digerido, e dificilmente vai criar mais problemas que os produzidos com leite adaptado, que têm sempre mais açúcar que os que são produzidos com leite normal.

Os iogurtes que não são biológicos (feitos de leite adaptado ou não) são produzidos com leite económico carregado de químicos. Leite esse que por si só provém de vacas mantidas a antibióticos e rações carregadas de hormônios, talvez na sua maioria compostas por cereais transgénicos. Tudo isso passa para o leite e consequentemente para os iogurtes.

Quanto à questão dos iogurtes serem sem açúcar, a mim faz-me muita confusão que alguns pediatras sugiram iogurtes sem açúcar e depois espetem com as bolachas Maria. Duas simples bolachas Maria equivalem a um pacote de açúcar (desses que pomos no café). Estão a envenenar os bebés!
É pena que a maioria dos pediatras se fechem ainda nos sistemas do século passado, e não se preocupem em aprofundar os seus conhecimentos em nutrição, para passar a sugerir aos pais alternativas saudáveis (e há tantas...).
A prevenção é sempre melhor opção que o tratamento.

Nicky 79 -
Offline
Desde 05 Nov 2012

Eu dei uma vez esses iogurtes do pingo doce com leite adaptado e o meu filho ficou com diarreia. O seu filho está na creche? É por isso que quer introduzir já os iogurtes?

Cannelle qual o leite fresco bio? Como se fazem os iogurtes em casa? Pensei que não fosse seguro para os bebes. Ontem compre iogurtes biológicos de soja a ver se o meu pequeno gosta mais

Sobre Nicky 79

Em busca do sonho desde novembro de 2012.
IIU - janeiro 2015 (cancelada)
1ª IIU -9 fevereiro 2015 (-)
2ª IIU -9 março 2015 (-)
1ª FIV maio 2015 ( ++++ o positivo chegou Sorriso )

MMPR -
Offline
Desde 02 Ago 2016

Olá mamã. Eu iniciei aos 8 meses por indicação da pediatra. O que ela me disse foi para lhe dar iogurte natural não açucarado, para não lhe dar os iogurtes de bebé pois estão cheios de açúcar, caso ele não gostasse por ser muito amargo para lhe dar misturado com fruta. Infelizmente onde vivemos não há muita variedade por isso comecei por fazer em casa, depois a pediatra disse para passar para os de aromas e é o que ele tem comido até agora (2anos), de pedaços não gosta muito...
Espero ter ajudado, bjs

Piolhinha -
Offline
Desde 17 Dez 2016

Cannele o problema é que não sou grande coisa na cozinha e realmente achei que precisasse de uma iogurteira.

Também concordo com isso das bolachas, não tenho intenções nenhumas de lhas dar. Já andei a ver as de arroz mas também não sei se já posso dar.

Piolhinha -
Offline
Desde 17 Dez 2016

Nicky não está na creche mas da parte da manhã eu trabalho e preciso de ter alguma coisa para o pequeno comer até ao almoço...

Piolhinha -
Offline
Desde 17 Dez 2016

MMPR bem estou a ver que tenho de esperar mais um bocadinho então.

Também gostava de fazer mas parece me complicado...

Ansha -
Offline
Desde 13 Abr 2016

Ainda hj comparei os rótulos do primeiro pingo doce e do natural da danone adulto e a diferença é de 3 gr de açúcar a mais por iogurte
É muito grande!
Sempre que posso dou biológico mas nem sempre encontro à venda onde vou, ou nem sempre consigo ir a um super biológico por ser longe de casa e do trabalho
Já agora, cannelle, o meu filho adorou as bolachas de arroz e de Figo que me disse Sorriso obrigada

Cannelle -
Offline
Desde 27 Fev 2017

Nicky 79 escreveu:
(...)
Cannelle qual o leite fresco bio? Como se fazem os iogurtes em casa? Pensei que não fosse seguro para os bebes. Ontem compre iogurtes biológicos de soja a ver se o meu pequeno gosta mais

Acho que não devia dar nada com soja ao seu pequenote sem recomendação médica. A soja não é assim tão saudável quanto a pintam, e é um dos alimentos que está no topo da lista de causar alergias.

O leite fresco bio não é muito fácil de encontrar (tem pouca validade e as lojas não apostam). Eu sou de Braga e só encontrei no Celeiro (e ainda assim a maioria das vezes tenho de encomendar). As mamãs de Lisboa e mesmo Porto talvez encontrem outras opções.
O que eu compro é este:

https://www.celeiro.pt/produtos/260930-leite-gordo-bio-10-litros-ltr-bio

Compro esse leite e apenas um iogurte natural (normal, sem ser light, com lactose e sem açúcar) da mesma marca.

Quem não quiser fazer um iogurte bio pode fazer com leite fresco (gordo) que vendem nos supermercados (está na zona dos refrigerados). Aqui só vejo da marca Agros e Vigor. Esses leites apesar de maus, sempre são melhores que os tradicionais. Aqui custam na ordem dos 70 cêntimos.

Fazer iogurte é seguro e não tem nada que saber. O ideal é ter um termómetro de cozinha, mas é possível fazer sem ele.
Se pesquisarem no Google sobre iogurte caseiro vão encontrar várias ideias e técnicas.
Mas basicamente só faz falta leite, um iogurte natural, um fogão e uma panela, um frasco de vidro com tampa, e uma manta bem quentinha.

O sistema que uso é o seguinte:
- Uso um fraco de 1lt daqueles das compotas (convém que depois o leite seja colocado num frasco de vidro, que é mais higiénico e saudável, e que seja fechado com tampa).
- Pego numa panela de inox pequena, encho água até meio, levo ao lume, deixo ferver, desligo, embrulho numa manta pequena, coloco dentro de uma mala térmica de praia. Coloco também lá dentro o frasco de vidro (préviamente lavado e seco) vazio para ele ir aquecendo enquanto preparo o leite. Fecho a mala.
- Levo ao lume 1 litro de leite e deixo aquecer até aos 50 graus. Para quem não tem termómetro de cozinha é aquecer o leite enquanto aguentar o dedo lá dentro. Se não aguentar o dedo é porque já passou do ponto, e tem de deixar arrefecer até aguentar (sendo que o leite nunca deve ferver). Se usarem o dedo, para maior segurança não ponham a ponta do dedo, dobrem e usem o "joelho" do dedo, para evitar o contacto do leite com as unhas.
Quando o leite estiver bem quentinho mas sem escaldar (que é entre 40 a 50 graus) é só misturar um iogurte natural, mexer, e deitar de seguida no frasco de vidro (idealmente já quentinho que é para não arrefecer a mistura do leite/iogurte, porque as bactérias precisam do calor para transformarem todo o leite em iogurte), embrulho num casaco polar que já não uso e coloco dentro da mala térmica de praia (aonde já está também embrulhada numa outra manta a panela com água quente, como ajuda extra, mas se calhar até nem faz falta, tenho de experimentar...).
- Deixo dentro da mala durante 10h... "et voila". Abrir a mala e colocar o iogurte no frigorífico (sem mexer) durante mais umas horas para o arrefecer, e está o iogurte pronto. Muito mais saboroso e saudável.
Podem adoçar naturalmente com fruta passada, especialmente se for cozida. Pode-se colocar no fundo de um copo de vidro pequeno (por exemplo esses das papas dos bebés) cerca de 30ml de maçã (madura fica mais doce) cozida passada (préviamente arrefecida no frigorífico), e completar com os cerca de 120ml de iogurte. Depois na hora de comer é só mexer.
A minha filha adora-os completamente ao natural. As primeiras vezes estranhou, não queria mais que uma ou duas colheres. Não insisti nem misturei nada, fui sempre oferecendo natural. Em poucos dias passou a adorar. Eu acho que ela estranhou até mais o frio do que o sabor.

Eu uso uma mala térmica (dessas de praia/piquenique, para manter as coisas frias - que também serve para o quente), mas vi relatos de pessoas que embrulham numa manta polar (quentinha) e num cobertor, e mais nada (agora de verão acredito que funcione). Ou outras que aquecem o forno até aos 50 graus (só até aos 50 graus) e desligam, depois colocam lá o frasco embrulhado no cobertor. Também de certeza que funciona, mas com a mala sempre é menos essa energia que gasto e não me ocupa o forno.
No fundo o objectivo é que a mistura do leite com o iogurte aguente a temperatura quente durante pelo menos 8h que é para as bactérias saudáveis que estão no iogurte se reproduzirem e transformarem todo o leite em iogurte.
O iogurte aguenta no frigorífico no mínimo uma semana, mas já deixei até 10 dias e estava bom. Cheiro, vejo a consistência, e na dúvida provo sempre primeiro antes se oferecer à minha filha. Por segurança nunca deixei mais de 10 dias (e tento gastar nos 7).

As mamãs que se aventurarem a fazer iogurte e gostarem, depois experimentem o queijo fresco caseiro. Ainda é mais fácil e rápido. Só precisam de leite fresco e um pouco de sumo limão, uma panela/fogão e um coador.

Cannelle -
Offline
Desde 27 Fev 2017

Ansha escreveu:
Ainda hj comparei os rótulos do primeiro pingo doce e do natural da danone adulto e a diferença é de 3 gr de açúcar a mais por iogurte
É muito grande!
Sempre que posso dou biológico mas nem sempre encontro à venda onde vou, ou nem sempre consigo ir a um super biológico por ser longe de casa e do trabalho
Já agora, cannelle, o meu filho adorou as bolachas de arroz e de Figo que me disse obrigada

Que bom, a minha também continua a abrir um sorriso de orelha a orelha quando as vê. Sorriso
Já agora para a mamã piolhinha aqui fica o link das ditas bolachas (boas e saudáveis) para dar de vez em quando (mesmo que o bebé não tenha dentes):

https://www.celeiro.pt/produtos/367820-pao-de-flores-figo-sem-gluten-bio...

Como contém figo (são só mesmo com figo e arroz), o ideal é só dar a partir dos 7 meses.

Se o objectivo for ralar a bolacha com o iogurte, pode fazer bolachas caseiras com farinha de aveia, banana e um pouco de óleo. Conservam-se durante alguns dias, mas também pode congelar (se não quiser estar sempre a fazer). Ficam é um pouco duras, por isso eu digo que se o objectivo for desfazer as bolachas, funciona. Ou então na fase em que começam a romper os dentes, costumam gostar de as roer (não convém é dar sem vigilância, como qualquer alimento que não seja passado).

Di✨✨ -
Offline
Desde 08 Set 2016

Olá mamãs,a introdução do iogurte natural de adulto na alimentação do bebé deve ser feita com alguma ponderação pois contém leite de vaca. O leite de vaca não deverá ser introduzido antes dos 24 meses e no caso de iogurtes antes dos 12 meses (se bem que poderemos ser menos rígidas neste aspecto). Daí que a opção pelos iogurtes "para bebe" não é de todo descabida e o iogurte "o teu primeiro" do pingo doce e uma boa opção e tem menos açúcar que "o meu primeiro" da Danone sendo ainda mais barato.
Há que ter algum bom senso nas escolhas que se fazem.. Vejo demasiado alarido com os iogurtes e depois a espetar aos bebés cerelacs e afins como se não houvesse amanhã...

Cannelle -
Offline
Desde 27 Fev 2017

Dar iogurte natural de adultos ou dar iogurte natural feito com leite de substituição é a mesma coisa, com uma diferença: os primeiros têm menos açúcar.
Dar um ou dar outro os riscos são os mesmos. E não faz muito sentido não se iniciar o iogurte quando já se dá leite de substituição ou papas lácteas (ou seja, bebés que já foram expostos à lactose e proteína do leite da vaca).
Esperar até ao ano só faz sentido para mamãs que querem (e podem) amamentar até lá, e não expor os bebés a nenhum produto que contenha leite ou derivados da vaca.

O iogurte natural de adultos é feito com leite de vaca, e então o de bebés é feito com o quê? Sorriso
Se se quer referir que no iogurte de bebés o leite de vaca foi processado de maneira a ser mais facilmente digerido, bem... isso é o que acontece com o processo de fermentação do iogurte normal. Piscar o olho Que além de se tornar de mais fácil digestão ainda cria bactérias benéficas para o bom funcionamento do intestino (logo significa mais imunidade).
Por isso é que muitas pessoas intolerantes ao leite (dependendo do nível da intolerância) conseguem comer um iogurte sem problemas.

Não se falou em Cerelac... Mas já existe no mercado várias opções de papas lácteas e sem ser lácteas sem açúcar, e aditivos.

Fugir ao açúcar (em toda a alimentação) é possível, e os profissionais de saúde mais actualizados já informam e insistem que isso deve ser feito na totalidade pelo menos nos primeiros dois anos de vida (que é o tempo necessário para os intestinos do bebé atingirem a maturação, e serem capazes de processar melhor esse veneno e outros).

Está mais do que provado que o açúcar vicia, e mata (e pode estar associado a problemas do foro psicológico). Só vai sendo abafado e pouco divulgado porque mexe com uma indústria muito poderosa.

Kayapsa -
Offline
Desde 19 Mar 2014

O meu mais velho começou com os iogurtes aos 6 meses. Mas tinha feito um exame de intolerancia à lactose e à proteina do leite de vaca por volta dos 3 meses devido a um episodio de diarreia com algum sangue que podia ser uma fissura por ele ser muito preso ou intolerancia e a pedi por questqo de descargo de consciência mandou fazer a análise. Aos 6 meses mandou introduzir o iogurte e foi muito específica mimosa natural! E foi esses que comeu ate ter os 12 meses a partir dessa idade como começamos a dar leite normal e a ter luz verde para ele poder comer como nos comecei a alternar as marcas e a introduzir iogurtes de aromas. Na altura comparei os rotulos pois as coisas de marca fazem-me alguma confusão ca em casa somos fãs de marcas brancas e recordo-me que os rotulos dos iogurtes da mimosa efectivamente tinham menos açúcar e estavam suplementados com mais vitaminas e minerais. Mas eu se fosse a si mama pedia confirmaçao ao pedi para avançar com a introdução de qualquer alimento na dieta do bebecas.

Sobre Kayapsa

pais de primeira viagem... A viajar pela segunda vez...

Di✨✨ -
Offline
Desde 08 Set 2016

Sim mamã Cannelle, concordo consigo e refiro-me a quem como eu não precisou de introduzir leite de transição até agora. Eu pessoalmente optei por introduzir o iogurte para bebé com leite de transição porque a minha bebé nunca esteve exposta ao leite de vaca pelo que a introdução do iogurte para adultos não se aconselha pelo menos antes dos 9 meses. O nosso pediatra é também da mesma opinião. Mas é sempre assunto de alguma controvérsia entre pediatras. Há outros que preferem o de adultos.
Quando falei dos cerelacs foi porque, infelizmente, conheço mães que dizem "nem pensar em iogurtes de bebés porque têm muito açucar" e depois é cerelac atrás de cerelac porque "coitadinho o bebé não engorda"...
Importante é procurar o melhor para eles e se possível evitar o açúcar claro, mas acima de tudo ser coerente.
Uma outra questão que uma das mamãs referiu foi o iogurte de soja... A soja é um alimento bastante alergenico e não deve ser introduzido tao cedo.
Acima de tudo aconselhem-se com um pediatra antes de introduzir qualquer alimento.