Introdução de outros alimentos >4-6meses | De Mãe para Mãe

Introdução de outros alimentos >4-6meses

Responda
10 mensagens
Lili_pff -
Offline
Desde 20 Maio 2011

Olá!!!
A minha bebe ainda nao tem 3 meses mas estou com algumas duvidas/ curiosidade em relação a introdução de sólidos.
Penso que com o meu outro filhote foi a partir dos 4 meses com as sopinhas... ja nao me lembro em relação às papas e iogurtes.
Querem partilhar as vossas experiências/rotinas? E acerca dp wheening tambem?

jujunho -
Offline
Desde 18 Jan 2011

Agora aconselham apenas leite materno/artificial até aos 6 meses e depois introduzir primeiro o q nao é doce, (sopa) e só qd esta tiver bem aceite dar frutas. A papa só é recomendada hoje em dia em bebes de baixo peso.

Susana leao -
Offline
Desde 21 Abr 2017

A mim no centro de saúde recomendaram-me a partir dos 4 meses papa sem glúten, passamos 15 dias a sopa e passados mais 15 dias a fruta. Ora como a gordinha também é seguida na pediatra recomendou a ordem ao contrario. Ora fiquei dividida... Cada vez mais, fico convencida que cada medico sua sentença. A mama quando chegar a altura a sua medica deve recomendar um plano alimentar Sorriso eu também confesso estar ansiosa com a primeira comidinha da gordinha

Lili_pff -
Offline
Desde 20 Maio 2011

Eu agora não estou a morar em Portugal. Teve uma consulta as 8 semanas e agora só ao 1 ano. Claro que posso contactar para esclarecer dúvidas mas o seguimento é diferente do daí.
Eu penso que há 6 anos com o meu filho diz semelhante a que a mama Susana disse. Mas agora vejo mais a sugerir como a mana jujunho. Ha tantas versões que ficamos confusas...
Também se fala muito em dar para a mão do bebé alimentos sólidos/não passados como um pauzinho de abacate ou banana mas tenho algumas dúvidas e não vejo grande benefício...
Ainda estou a amamentar... estava na dúvida de quando começar as sopinhas... ?

Susana leao -
Offline
Desde 21 Abr 2017

Em dar em mão alimentos sólidos é uma coisa que tenho algum receio devido ao risco de engasgar. Já vi um bebe ficar engasgado assim e foi muito aflitivo para a mãe por isso só vou fazer isso quando ela for mais velhinha.

FilipaPBC -
Offline
Desde 17 Abr 2016

A Organização Mundial de Saúde recomenda a amamentação exclusiva até, pelo menos, aos 6 meses e a sua continuação, complementando com sólidos, até, pelo menos, aos 2 anos de idade. Deveria ser isto o aconselhado por qualquer pediatra ou centro de saúde e não a introdução precoce da alimentação complementar, sem causa aparente.
O Baby Led Weaning pode ser feito a partir dos 6 meses, que é quando o bebé tem maturidade suficiente para ingerir sólidos e para conseguir agarrá-los com as próprias mãos. O benefício do BLW é que, normalmente, é uma experiência mais satisfatória para o bebé e para os pais (menos birras, maior aceitação dos alimentos, etc) e promove a coordenação motora e o gosto pela hora da refeição. Já para não dizer que a maior parte das papas tem açúcares refinados que nenhuma falta fazem...
Se procurares no google, encontras imensa ajuda para o BLW. Também há grupos no facebook, etc.
Boa sorte, qualquer que seja a escolha Piscar o olho

Cookie2014 -
Offline
Desde 08 Out 2014

Desculpem a minha ignorância mas o que é o BLW?

Trombofilias hereditárias: F13A1; F2, FGB, MTHFR, PAI-1.
Abril-dezembro 2015: Ferticentro: 1 Fiv + 2 FivDo, 3 negativos.
Janeiro 2016: IVI, Lisboa.
Junho 2016: 1ª TEC Fiv DO;gravidez não evolutiva
Julho 2016: 2ª TEC 28/07. Beta 08/08: 373 (+); beta 10/08: 937 (+)

FilipaPBC -
Offline
Desde 17 Abr 2016

Baby Led Weaning. É o "desmame" (não é desmame total, mas apenas a passagem gradual do leite para os sólidos como alimento principal) conduzido pelo bebé, ou seja, normalmente até 1 ano o alimento principal continua a ser o leite, mas vamos disponibilizando ao bebé os sólidos como faríamos com a sopa ou a papa, mas de uma forma que é ele que agarra e ingere, até que os sólidos se tornam o alimento principal e o leite o complementar (o que pode acontecer antes de 1 ano, depende do bebé).
Tem uma grande vantagem que é permitir que pais e filhos tomem a refeição juntos, sem ter um dos pais de estar a dar à colher, nem distrair com vídeos no telemóvel para dar mais uma colherada...a própria refeição se torna numa actividade de exploração que o bebé gosta de fazer.

Amélie Santos -
Offline
Desde 15 Out 2016

Olá mamãs!!
Eu sou mãe de 1ª viagem de uma bebé de quase 5 meses (falta 3 dias!!) e na consulta dos 4 meses na pediatra, recomendaram começar por introduzir a sopinha com batata e cenoura, passados 3 a 5 dias, começar a introduzir outro legume verde claro (tal como chuchu ou alho francês) e só mais tarde os legumes verdes escuros tais como couve lombarda...Também pensava que no Centro de Saúde a médica de família teria uma opinião diferente (pois é sempre o que acontece..cada médico diz uma coisa diferente..) mas não, até foi o contrário, disse a mesma coisa que a pediatra..primeiro a sopinha e depois a papa, mas se puder evitar a papa, melhor ainda pois já é doce.
Vou começar a dar a sopinha à minha princesa esta semana, vamos ver como corre!!

Amélie Santos

FilipaPBC -
Offline
Desde 17 Abr 2016

O ideal para fazer BLW são alimentos que o bebé pegue com as mãos e coma sozinho (sopa e papa não dá), mas só a partir dos 6 meses, até lá é leitinho em exclusivo.

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?