Interrupção de Gravidez - Anencefalia | De Mãe para Mãe

Interrupção de Gravidez - Anencefalia

Responda
31 mensagens
rita-k -
Offline
Desde 25 Nov 2013

Olá a todas, gostaria de partilhar a minha (triste) experiência por verificar que neste fórum há pouca ou nenhuma informação sobre este assunto. Por um lado ainda bem, porque trata-se de algo incomum e raro que pode acontecer 1 vez por cada 1000 casos. Por outro lado, quando passei pela situação gostava de ter lido algo mais sobre o assunto ou ler a experiência de alguém que tivesse passado pelo mesmo. E por isso resolvi partilhar a minha experiência (e espero sinceramente que não dê proveito a ninguém e que seja para mera informação).

Na ecografia do 1º trimestre (feita às 11 semanas) o médico não conseguiu fazer algumas medições importantes para concluir a eco e mandou-nos voltar dali a 2 semanas, ou seja, com 13 semanas.
Estranhámos a situação mas apenas pensei que o feto estaria pequeno e que precisaria de crescer mais.

Às 13 semanas dá-se um veredicto surreal e trágico: o feto sofria de anencefalia - uma anomalia rara causada por má formação do cérebro do feto e cuja condição impede a sobrevivência após o nascimento, isto se não nascer já morto.

A notícia caiu como uma bomba nas nossas vidas e entre os medos, as dúvidas e até a incredulidade, fomos para o hospital (Garcia da Orta) para a confirmação da notícia trágica.
O que fazer agora? "A interrupção de gravidez para estes casos é o mais indicado pois trata-se de um problema muito grave", diziam os médicos.

Próxima etapa após o choque: aceitar a ideia de que aquela gravidez não ia continuar. Entre a aceitação e o choque ficaram as dúvidas: "será que eu fiz alguma coisa? mas eu tomei tanto cuidado... porque é que isto aconteceu logo comigo?..."

Não havia tempo para lamentações. Quanto mais rápido fosse o processo, melhor, diziam os médicos mais uma vez.

Antes de ficar internada, fizeram uma biopsia, não para salvar o bebé (pois já não havia nada a fazer) mas para analisar a placenta de forma a tomar precauções em gestações futuras.
Para quem nunca fez uma biopsia é basicamente uma agulha grande que é espetada na barriga para tirar o líquido amniótico (com anestesia claro).

O processo a seguir foi muito rápido mas sentia que caminhava no desconhecido. Nestes casos, é feita uma interrupção de gravidez por medicamentos, ou seja, comprimidos vaginais para induzir o parto. Não é com anestesia nem com cirurgia. É da forma mais natural possível (e cruel também).

Fiquei internada num quarto só para mim e com casa de banho privativa (tomei isto como um luxo, porque primeiro, estava num hospital público e segundo, os outros quartos estavam lotados) e por isso pude chorar à vontade, pude ficar à janela a apreciar a vista, enfim...

Deram-me os comprimidos por volta da meia-noite para que durante as próximas 6 ou 7 horas começasse a ter contrações e entrasse em trabalho de parto.
Foi uma das noites mais longas da minha vida... Via as horas a passar, tinha contracções, tinha arrepios, tinha dores... Foi uma noite complicada. Por sorte ainda consegui ver o nascer do sol (visto do quinto piso do HGO é brutal). Apesar das enfermeiras me avisarem que o trabalho de parto poderia dar horas ou dias, eu desejei que tudo fosse muito rápido (como é óbvio). E foi o que aconteceu.

Às 8h rebentaram-me as águas e levaram-me de imediato para o bloco de partos. O parto em si não custou, foi mais a nível psicológico que custou mais. E para quem já teve um parto normal conhece a sensação de vazio e de alívio depois do bebé sair. Eu senti exatamente o mesmo, mas só mesmo a sensação de vazio. E é complicado porque o bebé tem coração e está a bater, tem tudo formado e até tem cérebro, mas não tem crânio, logo nunca iria sobreviver no futuro. Mas naquele momento ele estava vivo e teve que sair.
Foi muito complicado processar tudo isso.

Depois do "parto", deu-se o processo de curetagem, e ao contrário do que o nome indica (quando é falado rapidamente), não se trata de nenhum corte ou nada do género. É apenas a limpeza da cavidade uterina e que é feita com anestesia local. Esse processo demorou mais ou menos 30 minutos e depois tive 2 horas de repouso até me poder levantar.

Tudo acabou por volta das 13h30, hora em que pude regressar para casa com o meu marido e a minha filha de 3 anos.
O sangramento continua durante uns dias e é perfeitamente normal (a não ser que haja dores fortes ou um sangramento abundante, aí deve-se ir imediamente ao hospital).

Já lá vai uma semana desde que aconteceu e a única coisa que posso dizer é que hoje sou uma mulher mais forte. Recuso-me a cair na depressão, na tristeza ou na condenação, porque não fui a culpada mas também não sou a vítima. Apenas tento ver o lado bom em tudo e sei que dias melhores virão!

Aproveito para deixar um agradecimento público a toda a equipa de médicos e enfermeiros do HGO e do Centro de Saúde de Corroios, porque também eles são humanos e também merecem o nosso respeito e carinho, tal como o demonstraram incansavelmente para comigo.

Espero que ajude alguém que tenha passado ou esteja a passar por uma situação idêntica (mas no fundo espero que não haja ninguém!).

Abraços e Força a Todas!

DiNascimento -
Offline
Desde 12 Fev 2008

Realmente nós mulheres vamos arranjar forças sabe-se lá onde! Sejam em situações felizes ou em outras menos felizes...OBRIGADA A TI mamã por este testemunho de coragem e força....em algumas situações menos boas da minha vida, gostaria de ter tido esta maneira de ver, de certeza que teria encarado com outros olhos e pensado que nem tudo é mau..mas sim uma experiência!
Provavelmente em situações que me possam atormentar futuramente, irei lembrar-me desta história e com certeza irei sorrir e pensar que sou capaz de enfrentar o que quer que seja!!!!

Obrigada mais uma vez, por nos teres aberto os olhos!!! ehehhehehehe*
Beijinho e muita força**

gatinha20 -
Offline
Desde 05 Mar 2013
Sobre gatinha20

Nunca imaginei que isso pudesse acontecer comigo, nunca imaginei que nosso tempo juntos seria tao curto, nunca imaginei que a dor permaneceria, que o vazio seria imenso, que teria forcas para continuar. Nao ha um dia sequer que nao acordo e vou pra cama pensando em ti. Mamae te AMA meu amor.

rita-k -
Offline
Desde 25 Nov 2013

Olá, agradeço a recomendação dos vídeos e vi-os, mas não me fez sentir bem nem mal.
Eu e o meu marido tomámos uma decisão, tal como esses casais também tomaram.
Já não posso voltar atrás, e mesmo que pudesse acho que tomaria a mesma decisão. Não sou insensível, apenas sei que não iria conseguir levar a gravidez até ao final, sem garantias nenhumas de que o bebé fosse sobreviver. Acho que o sofrimento aí é ainda maior, mas é apenas a minha opinião.

Mas agradeço na mesma, são histórias como estas que também nos fazem acreditar no amor incondicional dos pais!

Abraço

rita-k -
Offline
Desde 25 Nov 2013

Agradeço muito a força DiNascimento! Sorriso

beijinho

SaraFlor -
Offline
Desde 12 Ago 2011

Mamã coragem, obrigada pela partilha, fez-me sentir que nós mulheres somos muito mais fortes do que muitas vezes julgamos. Não deixando de parte os nossos companheiros que também merecem este reconhecimento
Um abraço apertado e um beijinho. Desejo-lhe do fundo do coração muita força e tranquilidade nesta fase.

Embora tenha pensado muitas vezes antes de fazer este comentário, cá vai, achei completamente inoportuno a partilha dessas histórias. Desculpem-me, desde já se intenção, da mamã, não era essa.

rita-k -
Offline
Desde 25 Nov 2013

Agradeço SaraFlor pela força e apoio!
Também achei inoportuno a partilha daquelas histórias, mas já deixei a minha opinião em relação a isso...

Obrigada mais uma vez!

FAlexandra -
Offline
Desde 02 Out 2009

gatinha20 escreveu:
Fazia-lhe bem ver isto:

http://pequelia.es/75975/facebook-censura-a-una-madre-que-subio-fotos-de...

http://amadavitoriadecristo.blogspot.com.br/[/quote]

Infelizmente, o desfecho era o mesmo. Apenas iria aumentar a dor, força para a mama que tomou uma decisão tão penosa, e espero que corra tudo pelo melhor da próxima vez.

luciafernandess -
Offline
Desde 28 Jun 2010

Às 8h rebentaram-me as águas e levaram-me de imediato para o bloco de partos. O parto em si não custou, foi mais a nível psicológico que custou mais.

Desculpa a ignorância mas parto ?? Com 13 semanas??

A minha princesa Mélanie nasceu no dia 5 julho 2012 pelas 20:40h com 2,385kg e 47,5 cm...Sou a mama mais feliz do mundo

gatinha20 -
Offline
Desde 05 Mar 2013

A intenção dos videos é porque acho estas mulheres que levaram a gravidez ao até ao fim muito corajosas porque as incertezas delas eras as mesmas que a mae que fez esta partilha no entanto preferiram levar a gravidez ate ao fim e ter um momento com o seu filho nao ter um parto as 13semanas para depois matarem o bebe acho isso uma crueldade se o bebe tinha de morrer que morre-se por ele eu sei muito bem da dor que falo porque perdi uma filha com 40semanas tive um parto de um filho morto foi horrivel mas ao mesmo tempo o ter visto a minha filha ver que ela realmente existiu como ela era e morreu nao por culpa minha nao tou a dizer que esta mae tem culpa da doença do filho mas acho horrivel ter um parto as 13 semanas e matarem-no sou livre de expreimir a minha opiniao que eu saiba vivo num pais livre e os videos foi para esta mãe ver que uma das mulheres teve 8horas com o seu filho vivo e a outra o bebe ja tinha 2anos e meio portanto é possivel eles sobreviverem podem viver pouco tempo mas é possivel.

Sobre gatinha20

Nunca imaginei que isso pudesse acontecer comigo, nunca imaginei que nosso tempo juntos seria tao curto, nunca imaginei que a dor permaneceria, que o vazio seria imenso, que teria forcas para continuar. Nao ha um dia sequer que nao acordo e vou pra cama pensando em ti. Mamae te AMA meu amor.

Sereiax -
Offline
Desde 18 Fev 2012

Quero apenas deixar aqui uma palavra de força e coragem!
Eu... ainda ando á procura da minha estrelinha, contudo, sem qualquer dúvida, tomaria a mesma decisão, acredito que deve ser a decisão mais dificil de tomar, mas deixemo-nos de demagogias!Cada um sabe de si e o que esta mãe procura neste momento, é tudo menos que lhe digam que podia ter tomado outras decisões.
Força mamã Sorriso

Sobre Sereiax

Em busca de ti estrelinha Sorriso

P. P. -
Offline
Desde 16 Jan 2008

Admiro-lhe a coragem mamã Rita-K.
Se por alguma razão me acontecesse o mesmo tomaria a mesma opção.
Não é decerto fácil tomar tal decisão quando é a primeira gravidez, mas muito menos o será quando já se tem o sabor de ser mãe.
Nesta situação não se trata de um "aborto sem sentido". Não estou a criticar a mamã que colocou os vídeos, mas as pessoas têm que entender que todas somos sensíveis de modo diferente.
Para a mamã Rita (tal como para mim o seria) levar esta gravidez em frente só contribuiria para o sofrimento quer da família, nomeadamente dos pais, quer para o bebé (caso chegasse vivo aos braços da mãe).
Outro ponte de vista..... como seria explicar tudo a uma menina de 3 anos (a mana) que de repente vê desaparecer aquela que seria a sua principal parceira de brincadeira. Questão de menos valor? Será? Não acho.....
Cada um deve tomar a decisão que melhor fôr para si e para sua família e não deve ser censurado por isso. Isto sim será uma atitude de país livre e democrata.
Mamã Rita, mais uma vez digo, admiro-lhe muito a sua coragem.
Força para si e para o seu marido e pense positivo. Da próxima vez correrá tudo bem..... Piscar o olho
Beijinhos.

rita-k -
Offline
Desde 25 Nov 2013

luciafernandess escreveu:
Às 8h rebentaram-me as águas e levaram-me de imediato para o bloco de partos. O parto em si não custou, foi mais a nível psicológico que custou mais.

Desculpa a ignorância mas parto ?? Com 13 semanas??

Olá Lucia, em primeiro lugar a sua ignorância está desculpada!
Na realidade já estava de 14 semanas e 4 dias, mas isso também não faz diferença (para si) na explicação.

Um parto é a saída do feto do útero materno.
Logo, independentemente do número de semanas, quando se faz esse processo de forma natural (mesmo com comprimidos de indução de parto como foi o meu caso) encara-se o mesmo como um parto.
Como expliquei, tive contrações e tive o rompimento das águas, tal como um parto normal, e eu sei o que é um parto normal sem epidural ou qualquer tipo de analgésicos dentro dos parametros normais.

Os médicos referiam-se ao processo tanto como "parto" como "expulsão do feto", mas eu preferi chamar-lhe parto, embora não se tivesse dado nenhum nascimento...

Cumprimentos

luciafernandess -
Offline
Desde 28 Jun 2010

rita-k escreveu:
luciafernandess escreveu:
Às 8h rebentaram-me as águas e levaram-me de imediato para o bloco de partos. O parto em si não custou, foi mais a nível psicológico que custou mais.

Desculpa a ignorância mas parto ?? Com 13 semanas??

Olá Lucia, em primeiro lugar a sua ignorância está desculpada!
Na realidade já estava de 14 semanas e 4 dias, mas isso também não faz diferença (para si) na explicação.

Um parto é a saída do feto do útero materno.
Logo, independentemente do número de semanas, quando se faz esse processo de forma natural (mesmo com comprimidos de indução de parto como foi o meu caso) encara-se o mesmo como um parto.
Como expliquei, tive contrações e tive o rompimento das águas, tal como um parto normal, e eu sei o que é um parto normal sem epidural ou qualquer tipo de analgésicos dentro dos parametros normais.

Os médicos referiam-se ao processo tanto como "parto" como "expulsão do feto", mas eu preferi chamar-lhe parto, embora não se tivesse dado nenhum nascimento...

Cumprimentos

Desculoa mas parto não é o termo certo nesse caso, as 15 semanas é feita uma corretagem/raspagem para retirar o feto e a placenta do útero. Não imagino o que será passar por isso física e psicologicamente , muita força bj

A minha princesa Mélanie nasceu no dia 5 julho 2012 pelas 20:40h com 2,385kg e 47,5 cm...Sou a mama mais feliz do mundo

rita-k -
Offline
Desde 25 Nov 2013

Olá Lucia, realmente parto não é mesmo o termo correto... Peço desculpa pelo lapso, mas no momento não me ocorreu outro termo senão esse... Talvez pelo fato de ter tomado os comprimidos de indução do "parto", ter tido as contrações, etc. etc. levei aquilo como um "parto", obviamente fora do normal.
Mas sim, depois fiz uma curetagem para retirar os restos da placenta, uma vez que o feto saiu intato e foi levado para análise...

Obrigada pelo apoio! bjs

nesvale -
Offline
Desde 09 Jan 2009

Não pude deixar de comentar apenas para deixar uma palavra de força. Deve ser horrível passar por isso tudo, não imagino e ainda bem. A madrinha da minha filha passou por algo parecido. Não ligues aos comentários infelizes desta gente que não aceita que cada um tem a sua opinião e que preferem pisar quem já está mais que em baixo! (Que raiva que isto me mete!) Obrigada pela partilha e um beijinho muito grande.

Fifi.silva -
Offline
Desde 01 Nov 2013

Antes de mais quero agradecer a partilha, e deixar um abraço de muita força!!
Já tinha ouvido falar desta situação e a primeira vez que ouvi foi mesmo numa série televisiva (clinica privada) e na altura suscitou-me interesse por saber que é uma coisa que apesar de rara pode acontecer a qualquer uma de nós!!

Acho que no vosso caso tomaram a decisão mais acertada e seria impensável levar a gravidez para a frente, por isso nunca se arrependam, ganharam um anjinho que nunca iria ter vida fora do útero da mãe!!

Quanto ao processo é de facto um parto, seja a palavra correcta em termos científicos ou não!!

Também passei por uma perda, à menos de um mês, perdi os gémeos, com menos semanas, estava de 8 semanas e a interrupção também foi feita com recurso a comprimidos, a quando da expulsão e nos momentos seguintes é de facto um vazio muito grande... Mas como tu decidi não ficar a chorar eternamente a minha perda, sonhei muito com estes bebés e ainda sonho, mas a vida continua e agora tenho que seguir em frente e pensar o quanto quero ter um bebé por isso não posso ficar deprimida e decerto que os nossos bebés não iriam querer isso!!!

Manis uma vez Obrigada pela partilha, pela coragem de superar essa dor!!! Força e um abraço

Vamos voltar a tentar o nosso Sonho!!! os nossos 2 anjinhos partiram mas ficarão sempre connosco..
Positivo 14-11-2013
AE a 22-12-2013

Novo positivo,02-07-2014, nova esperança o nosso sonho está a caminho!!
16 semanas, 18/09/2014, vem aí um menino Espertalhão <3

Marta-lopes -
Offline
Desde 01 Jul 2014

Acho incrivel certas opiniões... claro q toda a gente tem a sua.. já agora vou explicar a minha: Numa gravidez a prioridade é o bebé e só em seguida a mãe certo?
O que será melhor? Deixar uma criança vir ao mundo e sofrer , agonizar e morrer ou talvez fazer o aborto? E se for um aborto como o meu em que o bebé morreu dentro de mim ( com uma injeção no coração) não será mais confortalvel para o bebé morrer num espaço que ele conhece e q n estranha invez de obrigar a criança a passar por um parto e vir p um mundo c barulhos, com luzes p morrer desconfortavelmente provavelmente asfixiado?!
Acho que a Rita teve uma boa decisão porque o seu filho concerteza não teria a minima qualidade de vida, n vale a pena prolongar sofrimento.
E conheço a dor de ter um filho com malformações.
Outra qestão: Dependendo d tempo da gestação a mãe pode ver o bebé e despedir-se dle mesmo morto n precisa de levar a gravidez até ao final.

rita-k -
Offline
Desde 25 Nov 2013

Olá a todas! Venho atualizar este tópico felizmente com boas notícias! Passado um ano e alguns meses, aqui me encontro grávida novamente já de 3 meses e com tudo perfeito e saudável!
A decisão de voltar a engravidar ocorreu exatamente à 3 meses atrás, sendo que posso dizer que fui uma sortuda em engravidar logo na primeira tentativa.
Passei por diferentes fases, inclusive a de não desejar de todo voltar a ter filhos, mas foi o meu marido quem me deu força para voltarmos a tentar, porque afinal de contas era e continua a ser um sonho em conjunto de termos mais um filho/a.

E aqui estou, feliz por esta dádiva e para dizer a quem possa precisar, que é possível voltar a sonhar e atingir os nossos objetivos.
O que passou fica lá atrás, para mim será uma estrelinha no céu e nunca a esquecerei, mas o caminho é para a frente.

Felicidades a todas!

carlone -
Offline
Desde 09 Jan 2015

Olá Rita Muitos PARABÉNSSSSSS!!!! Sorriso
OBRIGADA PELO TEU TESTEMUNHO!!!!!! Acho que dá sempre força sabermos que tudo se vai resolvendo e os positivos vão aparecendo!!!! Desejo te uma santa gravidez e tudo a correr bem!!!!! KISS KISS

Sobre carlone

carlone

AdrianaCristina -
Offline
Desde 17 Ago 2014

Ola, fez meio ano que eu passei pela mesma situacao a minha alem de anencefalia era acrania. E sempre um choque quando descubrimos e a nossas maior pergunta é o que fiz eu de errado? As minhas medicas explicaram que era um caso raro mas o meu medo é se volta a aontecer? Elas tentaram-me descansar pois ainda mais raro é acontecer uma 2 vez. Por isso ao ler o final do tópico (pois já o tinha lido no inicio, mas não tive coragem de falar) fiquei com mais esperancas que a vida pode voltar a sorrir para mim também. Por isso um muito obrigado do fundo do coração e que corra tudo pelo melhor

Estrelinha *31/07/2014

tixa_alexandra -
Offline
Desde 21 Set 2014

Ola Rita, muito parabéns, não imagina como fiquei feliz, e como a sua historia é importante para tantas mamas. Estou gravida tb de 3 meses e também moro em Corroios. Para quando sua DPP? Quem sabe ainda nos encontramos na maternidade Piscar o olho desta vez com um final feliz pois tb eu passei por uma dor.
bjinhos e dê noticias Sorriso

Silvysd -
Offline
Desde 11 Mar 2014

Olá a todas.
Este tópico ja tem algum tempo, mas como estes casos sao raros, resolvi escrever aqui.
Eu também tive de interromper a minha tao desejada gravidez por curretagem, pois o meu bebe tinha acrania, mas no meu caso foi diagnosticado com 10 semanas e no dia seguinte interrompemos a gravidez. O meu obstreta é excelente e ja estava desconfiado na eco das 8 semanas, mas como era muito cedo para garantir que realmente havia um problema resolver esperar mais um pouco para ter a certeza. Nesse dia estavam a ver a eco 3 médicos e a mim disseram me que era incompativel com a vida, e nao queria causar mais sofrimento ao meu bebe, pois o cerebro fica em contacto com o liquido amniotico e é corruido, só de pensar ate me arrepia, isso para mim é morrer lentamente. Posso dizer que me custou muito, pois ele estava vivo, mas tenho a certeza que fiz o melhor para o meu filho e que nunca o vou esquecer.
Gostava muito de trocar experiencias com alguem que tenha passado por isto, porque está a ser muito dificil lidar com esta perda.

Muito obrigada por me ouvirem.

Sobre Silvysd

Em treinos desde 11.02.2014
FIV - MAC Ago 2016 - Neg.
Trombofilias e ANA positivo Nov 2016
FIV - Lusíadas Jan 2017 - Pos. (IMG por má formação às 10 semanas)
FIV - Lusíadas Jul 2017 - Pos. (aborto retido às 7 semanas)

Joana S.S. -
Offline
Desde 16 Out 2010

Olá Silvys!
É sempre difícil perder os nossos bebés...ainda para mais quando temos de tomar decisões quando ainda têm vida!
Ás vezes a vida mostra-nos como somos bem "pequeninos" e nós, a bem ou a mal, aprendemos a ter força que não tínhamos, força vinda sei lá de onde!
Queria deixar um palavra de conforto para ti!
Muita coragem e força Silvys!

Sofia - bebé saudável - aborto às 36 semanas devido a uma circular (pescoco). Não genético.
Data do parto 30/04/2016 Triste minha estrelinha
Nova estrelinha menina - bébé 20 semanas + 4 dias.
Causa: má formação da placenta. Não genética. Causa rara.
Data do parto: 31/01/2017 Triste

domi-loira -
Offline
Desde 27 Jul 2016

A Rita ainda teve sorte de a terem levado ao bloco de partos! eu estava de 24semanas (a minha filha morreu às 22s) induziram-me o parto também com comprimidos vaginais, tive a noite toda em trabalho de parto num quarto sozinha, mas a mim deram-me uma aparadeira e disseram-me que não podia ter a minha filha nem na cama nem na sanita que se eu tivesse que fazer força que a tivesse ali dentro ... e assim foi a minha primeira gravidez, o meu primeiro parto e a minha primeira filha... tive-a numa casa de banho num hospital público dentro duma aparadeira SOZINHA!!! Triste

1ª Gravidez, menina, morreu às 22 semanas no útero e fiz o parto às 24 semanas no dia 17 de Fevereiro 2017

Silvysd -
Offline
Desde 11 Mar 2014

Nem tenho palavras para vos dizer, só sei que tenho uma grande admiração por quem passa por tudo o que contaram.
Agradeço pelas palavras, e quero acrescentar que somos guerreiras e que perdemos está batalha, mas a guerra não acabou e temos de lutar. Agora lutaremos com mais força, porque estamos mais fortes.
Um beijinho enorme, vão dando notícias.

Sobre Silvysd

Em treinos desde 11.02.2014
FIV - MAC Ago 2016 - Neg.
Trombofilias e ANA positivo Nov 2016
FIV - Lusíadas Jan 2017 - Pos. (IMG por má formação às 10 semanas)
FIV - Lusíadas Jul 2017 - Pos. (aborto retido às 7 semanas)

Joana S.S. -
Offline
Desde 16 Out 2010

Muita força para todas nós Sorriso

Sofia - bebé saudável - aborto às 36 semanas devido a uma circular (pescoco). Não genético.
Data do parto 30/04/2016 Triste minha estrelinha
Nova estrelinha menina - bébé 20 semanas + 4 dias.
Causa: má formação da placenta. Não genética. Causa rara.
Data do parto: 31/01/2017 Triste

marciaerafael -
Offline
Desde 10 Set 2008

Olá. Eu também tive de fazer uma interrupção da gravidez...
Fui fazer a eco das 12 semanas e o medico disse-me que o feto tinha uma malformação, "não tinha ossos no craneo"... Que o melhor era interromper a gravidez.
Fiquei de rastos...pior dia da minha vida...
O feto foi para análise e disseram-me para aguardar pelos resultados antes de tentar novamente. Mas também já me disseram que os resultados podem demorar muito, e que eles só dizem pra esperar por "descargo de consciência"...
Alguém passou por isso?

Joana S.S. -
Offline
Desde 16 Out 2010

marciaerafael escreveu:
Olá. Eu também tive de fazer uma interrupção da gravidez...
Fui fazer a eco das 12 semanas e o medico disse-me que o feto tinha uma malformação, "não tinha ossos no craneo"... Que o melhor era interromper a gravidez.
Fiquei de rastos...pior dia da minha vida...
O feto foi para análise e disseram-me para aguardar pelos resultados antes de tentar novamente. Mas também já me disseram que os resultados podem demorar muito, e que eles só dizem pra esperar por "descargo de consciência"...
Alguém passou por isso?

Bem, antes demais, lamento o que te aconteceu Marcia. É terrivel passar por isso.
Eu perdi a minha bebe em janeiro, ás 19 semanas, tinha TN aumentada e fui a uma eco e já não tinha o coração a bater...foi pedido por nós autópsia (isto a 31 de janeiro) e até agora nada de resultados.
Estou a ser seguida em Coimbra e sei que o laboratório publico está atolhado de casos e poucas tecnicas para conseguirem dar conta do recado. Até me disseram q abriram concurso ao qual ninguém concorre...está complicado por alguém está de baixa e outra a reformar-se...enfim, e somos nós q temos de lidar com a dor do desconhecido, do que aconteceu...o que fazer num futuro próximo....no meio disto tudo, voltei a engravidar...e olha, não sei o que pensar....estão a fazer de tudo para ter os resultados urgentemente.
Mas a espera...sinceramente não há palavras para descrever como nos sentimos com esta angustiosa espera....
Espero que consigas aguardar e seguir, minimamente, com a tua vida.
Tudo de bom e força!

Sofia - bebé saudável - aborto às 36 semanas devido a uma circular (pescoco). Não genético.
Data do parto 30/04/2016 Triste minha estrelinha
Nova estrelinha menina - bébé 20 semanas + 4 dias.
Causa: má formação da placenta. Não genética. Causa rara.
Data do parto: 31/01/2017 Triste

marciaerafael -
Offline
Desde 10 Set 2008

A espera ainda se torna mais difícil por ter a minha pequena de 5 anos a perguntar quando é que vai ter uma mano pra brincar... Eu já lhe tinha dito k tava grávida (não sei se fiz mal ou bem, mas tá feito). Isto mexeu muito com ela, ficou mais birrenta e choraminga, mais agarrada a nós.
Esta espera mexe muito connosco porque não podemos "andar com a vida pra frente".
Não sei o que faça, se espere pela resposta ou se tente engravidar...
Dizem que este problema é raro de acontecer, e mais difícil ainda acontecer duas vezes, mas nunca sabemos né...

Joana S.S. -
Offline
Desde 16 Out 2010

Marcia, aconteceu me isso, tal e qual. Agora a Lara tem 6 anos agora mas quando perdi a minha bebé ás 36 semanas a Lara tinha 5, sabia que ía ter uma mana....mas depois aconteceu o impensável, o cordão umbilical era comprido e enrolou-se...nao vale a pena falar do resto.
Ela tinha visto a mamã com uma barrigona e passado uma semana já tinha perdido 11kg, pelo stress, por tudo e mais alguma coisa. Ficou revoltada, onde tinhamos levado a mana...foi horrível. Horrivel por estarmos a passar pela dor da perda e ainda mais terrivel porque estava uma criança que não conseguia perceber o que realmente aconteceu para a mana não estar perto dela.
A maternidade deu me apoio psicológico até hoje e o que me disseram foi que, sempre que a minha filha me perguntasse sobre a mana, eu teria de responder usando palavras que ela pudesse perceber. Para ela encaixar as peças desta situação e deixar de perguntar. Assim foi, ela perguntava me e eu respondia que aconteceu algo na barriga da mamã e a mana transformou-se num anjo, brilhante que foi para o céu e que de lá de cima iria estar a olhar por ela e a protegê-la.
Mas houve um dia que eu tive que ser mais "dura", digamos assim, pois ela vinha da escola...onde se portava muito bem e chegava a casa, birrenta, a gritar, danada com tudo...eu andava de rastos e já não aguentava....virei-me para ela e disse " Lara, se continuares assim, a gritar, chateada com a mama e com o papá, a mama fica muito triste e não consegue ter mais bebés na barriga porque essas coisas não são boas para a mamã. Estares bem e feliz, isso sim....assim, um dia, a mamã volta a ter um bebé". Olha, foi da noite para o dia, ela mudou completamente.
Até hoje fala da mana mas de uma forma natural, com saudade, tal como nós.
Desta ultima vez que engravidei, nem contei e sinceramente fiz bem porque voltei a perder.
Os médicos dizem que tem sido azar a mais porque nas analises que tenho feito, não encontram nada de anormal...mas aguardo ainda testes genéticos e a autopsia...mas, felizmente, já me ligaram para ir falar com a especialista em genética já na proxima 4º feira, dia 19. Quero encerrar este assunto na minha cabeça, tentar chegar a uma paz interior que não a tenho.
Eu não tentei logo engravidar...fiquei uns meses sem tentar....desde fevereiro a maio mas em junho engravidei. Confesso que não pensei que fosse tão rapido e aconteceu. Vamos ver se desta vez tenho sorte para a familia crescer e ser ainda mais feliz do que já é!
Tudo de bom para ti e estás sempre a vontade para falarmos!
beijinho grande

Joana

Sofia - bebé saudável - aborto às 36 semanas devido a uma circular (pescoco). Não genético.
Data do parto 30/04/2016 Triste minha estrelinha
Nova estrelinha menina - bébé 20 semanas + 4 dias.
Causa: má formação da placenta. Não genética. Causa rara.
Data do parto: 31/01/2017 Triste