Instituições de acolhimento | De Mãe para Mãe

Instituições de acolhimento

Responda
6 mensagens
mmello -
Offline
Desde 27 Dez 2014

Olá a todas, procuro alguém que tenha estado numa casa de acolhimento de mães e bebes, como a ajuda de mãe por exemplo... tenho uma menina de 15 meses e estou a ser seguida pela CPCJ, fizeram-me a proposta de ir para uma casa de mães ou perco a minha filha... alguém que me possa dar um testemunho de como é viver la?
Obrigada a todas!

Desde 13 Set 2012

Olá...

Não te posso ajudar em termos de testemunhos; naõ sei porque estás nessa situação mas, se queres manter a filhota, aceita a proposta. Se consideras que não há motivos para te retirarem a menina, pede apoio ´jurídico na seg-social; se por outro lado, estás mesmo a precisar de ajuda e a tua menina também, aceita a proposta. pelo que sei, ninguém lá fica para sempre. A filhota deve ser a tua prioridade.

Desejo-te tudo de bom e que consigas um bom futuro para a filhota e para ti também.

SMSantos

mmello -
Offline
Desde 27 Dez 2014

Fizeram uma queixa anónima, mas eu tenho condições para a ter, so que elas como foi por denuncia tomaram essa decisão. obviamente eu aceito, mas gostava de ter uma noção do q se passa nessas casas, como é e como não é... não queria ir as escuras. Muito obrigada

Videl86 -
Offline
Desde 18 Jul 2014

Mamã, mas que tipo de denúncia? Para tomarem essa decisão têm de ter visto mais algumas coisas ou pelo menos têm de ter tido motivos para ficarem preocupadas. Ninguém pode determinar a retirada de uma criança apenas porque houve uma denúncia, nem faria sentido! O que alegam as assistentes sociais? Eu concordo com a Sónia, neste momento só pode mesmo aceitar porque tudo é melhor do que perder a menina. Peça-lhes diretivas, uma lista de coisas que deve fazer para poder voltar à sua vida normal com a sua filha sem risco de a perder. Boa sorte com tudo.

Sobre Videl86

08 de dezembro de 2014 <3 49,5 cm e 2,920 de amor e doçura <3
13 de dezembro de 2017 <3 47 cm e 2,815 de fofurice e amor <3

AnaIndia -
Offline
Desde 10 Nov 2015

Olá. Eu acho que deve aceitar, sem qualquer dúvida. Não sei o que levou a tal denúncia nem qual o motivo da sinalização, mas se quer mesmo ficar com a sua filhota deve aceitar. Se acha que tem todas as condicoes fisicas, emocionais e economicas para a manter... e se tem vontade disso, é altura de lutar por tal. Se nao quiser, ja sera outra historia, mas pelo que percebo está interessada na sua filha. Pelo que sei, há casas de acolhimento que tratam muito bem mães e bebes. E pense que é temporário (não sei como funciona em termos de tempo, mas não será para sempre...).

Sobre AnaIndia

www.omundodaindia.blogspot.com

A minha filha é a minha vida.

DMRS -
Offline
Desde 24 Ago 2009

Tenho sérias dúvidas que lhe tenham proposto isso só pela denúncia anónima até porque se assim fosse as instituições estariam ainda mais cheias.
No entanto, se lhe deram a possibilidade de ir com a sua filha é porque consideram importante para a sua filha ser retirada do meio onde está e foi considerado que a presença da Mmello é importante.

Quanto à instituição em si depende de várias coisas e também da motivação para ser encaminhada para uma.
Eu já fui voluntária numa instituição onde o objectivo da mesma era ajudar mães adolescentes com os seus bebés (como/quando alimentar, quando trocar fraldas, como pegar, vestir, cuidar, etc) assim como orientá-las para a gestão da própria vida e ajudar a traçar planos de vida.
No entanto, se estiver na CPCJ por, por exemplo, violência doméstica o objetivo da instituição e a forma de intervir será outro, se os indícios forem de maus tratos ou negligência da sua parte a orientação será diferente.

Em suma, o objectivo da instituição no seu caso irá depender dos motivos e o tipo de situação no qual se encontra. No entanto, se lhe dão essa possibilidade é porque acham que é importante para si e para a sua filha irem. Se a recusar estará a recusar a ajuda para lidar com o seu problema e, dependendo da situação, esse elemento poderá ser um dado utilizado na avaliação do caso.