Início do desmame - ajuda | De Mãe para Mãe

Início do desmame - ajuda

Responda
11 mensagens
RoxyGirl -
Offline
Desde 27 Jan 2016

1 ano de amamentação, 6 meses exclusivos e em livre demanda... fantástico, mas agora chega.
Sem querer ferir susceptibilidades, mas já estou farta! Neste momento amamentar a minha filha, algo que foi sempre fantástico, é um frete, fico stressada e sem paciência. Já tem dentes e magoa-me, não sabe mamar quieta, tem de se pôr em pé, dar 30 voltas e agora deu-lhe para beliscar as minhas mamas, isto tudo sem nunca largar a mama!
O início da alimentação complementar foi muito bom, mas agora recusa-se a comer tudo o que eu lhe dou, pois se eu estou então só quer mama, com as outras pessoas come lindamente. E durante a noite acorda e fica pelo menos uma hora à luta com a mama, quer a direita, depois a esquerda! Depois quer as duas ao mesmo tempo, mas não consegue Cair ao chão de tanto rir

Posto isto, acho que está mais que na hora de acabar com a amamentação (o meu marido chora só de me ouvir falar Gargalhadas )

Depois de toda esta introdução aqui vão as minhas dúvidas:

- como se dá início ao desmame?
- o pediatra já deu a indicação de se fazer uma transição de dois meses de LA e depois leite normal.
- a miúda nunca aceitou biberão nem chucha (não faço ideia de como gerir esta parte)
- a miúda tem o metabolismo da sua rica mãe (está sempre com fome!) Faz sentido colocar uma ou duas medidas de papa no biberão da noite? (A minha mãe fez isto há 16 anos atrás)
- como é que a adormecemos?! (Adormece lindamente na creche, com os avós, etc. Com o pai e a mãe é que não, ou há mama ou então é berreiro até nós desistirmos... eu sei, o co-sleepping e dar a mama para dormir deu nisto)

Enquanto não vêm as vossas sugestões deixo aqui uma lista de tudo o que (acho) que irei fazer de diferente no próximo filho:

- esquecer a livre demanda depois do primeiro mês de vida, é uma ideia muito romântica mas a verdade é que as consequências só se vêem bem mais tarde;

- não ter medo de introduzir o LM em biberão logo no primeiro mês, com tanto receio da confusão de bicos deu nisto.

- começar a usar a bomba ao final de 15 dias e não esperar quase dois meses (resultado: não ter ganho o hábito de tirar um tempo para extrair leite)

- a mais importante de todas: NÃO ADORMECER o bebé na mama!

E vocês? O que acham que irão fazer de diferente?!

maria_mãe -
Offline
Desde 27 Jun 2017

Olá Roxy.

Infelizmente não tenho conselhos para te dar, pois ainda estou para passar por tudo isso. Mas vou-me colar ao tópico, porque acho que é muito importante que se fale destas coisas sem tabus e quero muito continuar a ler estas experiências na tentativa de ir aprendendo coisas com outras mamãs em vez de ter de dar tantas cabeçadas.

Olha uma coisa, ela não pega no biberão mesmo se for uma das avós a dar-lhe? Quer dizer... em algum momento há-de ter fome e ceder, não?

Sara.rs.90 -
Offline
Desde 21 Ago 2015

Percebo exactamente o que sentes. A minha filha por acaso só me mordeu 1x, amamentei-a até aos 14 meses mas houve um dia que tive que meter um basta. Já me irritava dar-lhe mama, comecei a ganhar sensibilidade nos mamilos e era para mim uma verdadeira tortura psicológica sentir a sucção. Ela só mamava de manhã quando acordava e à noite para adormecer. E mesmo sendo poucas vezes assim que ela pegava na mama só tinha vontade de a empurrar e tira-la. Até que houve um dia que disse chega. Ela acordou e como de costume a primeira coisa que me pediu foi mama. Agarrei, dei-lhe um iogurte e um bocado de pão, e ao longo do dia sempre que me ia pedindo dava lhe algo para a mão para se entreter a comer. à noite ela tinha um ritual que era, mamava de xuxa na mão e ia saltitando da mama para xuxa até adormecer e eu agarrei e espetei-lhe uma 2ªxuxa (actualmente já a largou também). Ao fim de 3 dias tive que lhe dar um pouco de mama porque já sentia muita dor no peito de tão cheias, mas só a deixei mamar até me sentir aliviada. Voltei a dar uma 2ª vez após uns dias e nunca mais dei. Ela também nunca pegou em biberões nem para beber água. E eu também não tenho vida para andar a consultar pediatras cada vez que me surge uma situação, por isso optei por esta solução. Comigo resultou e foi um alivio.

Paragem da pilula:fevereiro Concepção:março
Dpp:19 de Dezembro 2015
Primeira gravidez e é uma princesa linda.
Nasceu: 2:21h do dia 11/12/15 com 2.720gr e 46cm
Segunda gravidez é um principe guerreiro.
Dpp: 14 de Abril de 2018

Lucicris -
Offline
Desde 12 Jul 2016

Mamã RoxyGirl parece que está a descrever os meus filhos Que raivaaa!!! Que raivaaa!!! Que raivaaa!!!

carlabrito -
Offline
Desde 30 Maio 2017

Bom.... Não é mal nenhum estar farta!

Tens razão em muita coisa.
O Henrique logo no primeiro dia de vida começou a mamar em biberão.
Em cada mamada começava com 10ml de biberao e só depois ia para a mama. Há uma razão para isto, mas o mais importante é que se habituou desde cedo a vários tipos de bicos e NUNCA rejeitou nenhum!
Por dia ele mamava na mama e em 3 biberões diferentes. Nunca houve problema nenhum.

Quanto ao facto de ela não gostar de chucha nem biberão, na minha curta experiência, eu tive que comprar MUITAS chuchas até ele pegar numa.
Pegou numa da marca tommee tippee. Única! Mas foi uma grande ajuda.
Já conhece a marca? Têm chuchas e biberões.
Em PT não sei se há à venda (eu pelo menos nunca vi), mas pode encomendar na Amazon. Não sei se no site deles também dá. Eu estou em França e só vi há venda numa única loja de produtos de bebé.

Quanto aos biberões, existe uma marca, que eu também só conheço aqui de França e que é especializada em biberões, que se chama MAM.
As tetinas têm um formato retangular e diferente do habitual.
Já testou?
Eu estive agora no site, e no site português não têm biberões.
Mas no francês têm:

https://www.mambaby.com/shop/fr_fr/biberons-tasses/biberons/easy-start-a...

Se precisar eu posso comprar aqui e enviar-lhe pelo correio.

Quanto ao desmame em si, por aqui foi ele que deixou de pedir.
O meu leite começou a diminuir, quando ele mamava enervava-se porque tinha pouco e ele deixou de pedir.
Como eu ia começar a trabalhar aproveitei a deixa e deixei a amamentação.
4 meses foi muito bom, não estou nem aí!

Não posso ajudar mais, mas espero que alguma solução resulte em breve!

RoxyGirl -
Offline
Desde 27 Jan 2016

Maria_mae ela não "cede" porque quando está com os avós ou na escola ela adormece sem leite e é super pacífico. Só quando está comigo ou com o pai é que é o terror (porque sabe que o pai passa-ma logo para lhe dar mama...)

Vou aproveitar que estamos de férias e vou comprar uma lata de leite para ver...

shicat -
Offline
Desde 25 Set 2013

O melhor que fiz foi não ter ido pela livre demanda. Ainda comecei, mas rapidamente percebi que não respeitar um intervalo de 2 horas e meia ou 3 horas resultava em mega bolçadelas. E, como para mim, dar de mamar não era nada de transcendente, era simplesmente algo a fazer porque era o melhor alimento, foi assim que foi tratado. Mama era alimento. Para dar mimos e adormecer há milhentas outras hipóteses.
Resultado: ela adormecia comigo ou com o pai, acalmava também igualmente com ambos. O desmame foi quase aos 9 meses. Já só matava de manhã e simplesmente deixei de dar. Ela nunca pediu. Dava biberão e ela ficava satisfeita porque lhe tirava a fome e pronto.
Connosco funcionou assim muito bem.

LSL -
Offline
Desde 28 Out 2010

Para experimentar dar o leite como ela não aceita bicos porque não experimenta um copo de aprendizagem? Não é bem um bico e pode ser que ela ache piada ao facto de ser um copo.
Para dormir se ela não gosta de xuxas vai ter de arranjar outra rotina para a sossegar, seja música, um boneco, qualquer coisa. O mais importante vai ser ser intransigente, ou seja, não voltar atrás, não dar mama por mais que ela chore ou que vocês estejam cansados. Têm se arranjar métodos de a acalmar sem isso.

Em relação ao que fala para um segundo bebé eu fiz assim com a minha filha e resultou muito bem. Não fiz livre demanda, ela comia a horas certas e fora desse tempo se chorasse era chupeta. Se acordasse durante a noite a partir do segundo mês não lhe dava mama, quem ia era o pai e punha a Xuxa ou dava um golinho de água (há quem diga que não se deve dar mas a minha filha apanhoubo Verao super quente e sempre gostou de água, muitas vezes só acalmava quando lhe dávamos água). Comecei a dar-lhe a última mamada do dia pelo biberão (com LM na mesm) para ela se ir habituando por volta dos 2 meses. Começou a dormir no quarto dela na cama dela aos 2 meses também, antes disso dormia na alcofa, nunca promovemos o co-slepping (nada contra mas para nós não ia funcionar).
Nunca tive nenhum stress com ela e com as mamas. Ela usava-as só é exclusivamente para alimento e despachava a mamada em 7 minutos! A amamentação durou até aos 18 meses (já só de manhã e à noite) porque era uma coisa calma, natural e pacífica. Quando foi o desmame foi super natural. Ela começou a deixar de pedir o leitinho da noite (chega a uma altura em que não precisam disso) e eu deixei de oferecer. Depois foi só de manhã passar a tomar o leite normal e pronto.

Espero desta vez conseguir seguir tudo isto novamente. ?

Para si boa sorte e muita força...

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

Em relação ao desmame não posso ajudar, mas sobre o biberão, é prático mas não é necessário. Tenho uma amiga cujos filhos nunca beberam pelo biberão, passaram sempre da mama para a caneca (com um ano também). Experimente caneca, copo de aprendizagem ou mesmo palhinha.

Janis_ -
Offline
Desde 11 Mar 2016

Colada

Com muita pena minha, pois adoro amamentar, vou ter que o deixar de fazer em breve pois vou iniciar um tratamento hormonal, 3 meses de duração, incompatível com a amamentação.

O meu filho não gosta de chucha e é muito agarrado à mama, principalmente para adormecer. Ao meio da noite acorda e se lhe dou a chucha chora compulsivamente, só a mama lhe dá alento e depressa volta a adormecer. O desmame vai ser um processo complicado para os dois, mas pela minha saúde vou ter que o fazer.

Agradeço dicas de quem já teve que fazer o desmame a um bebé que não gosta de chucha.
Obrigada

BBBB -
Offline
Desde 24 Out 2012

Olá!

Este topico podia ter escrito por mim.
A mimha filha mais nova é igual em quase tudo..
A unica diferença é que, sendo a 2a filha, não caí na esparrela de não dar biberão porque depois confunde e bla bla bla..
Com 1 mês comecei a tirar leite e a pedir ao pai para dar.
A minha filha mais velha nao o aceitou aos 4 meses e foi um drama.
Desta vez tive alguma liberdade.
Agora...tudo o resto é igual..
Nao consegui que usasse chucha...alias nenhuma delas usou. Adormece na mama, mas com as outras pessoas é uma santa...bla bla bla..
Vou ficar colada para saber o desenvolvimento da situação. Adoro mesmo amamentar...e derreto-me toda quando adormece enroscada em mim...mas nao pretendo ir para lá doa 12 meses com isto..
So não faço ideia de como a vou aodrmecer..
E sendo a 2a filha ando completamente esgotada..so de pensar em berreiros para a 'educar' a dormir...desisto logo da ideia...
Espero que corra bem!!
Tambem vou ter de passar pelo mesmo...
Boa sorte!! Sorriso

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?