Iniciar a sopa - como melhorar a comunicação entre o piloto e a torre de controlo (e outras dúvidas diversas) | De Mãe para Mãe

Iniciar a sopa - como melhorar a comunicação entre o piloto e a torre de controlo (e outras dúvidas diversas)

Responda
31 mensagens
Isabel_77 -
Offline
Desde 18 Fev 2015

Olá mamãs!

Comecei ontem a dar sopa e fruta à minha princesa.

O 2º dia correu melhor (quer em quantidade comida quer em quantidade de badalhoquice à nossa volta) mas mesmo assim comeu pouquíssimo e demorou muuuuito tempo (ontem 2h e hoje quase 1h30).
Hoje, no início ainda abria a boca a pedir a sopa, mas muito de vez em quando, e passado uns minutos a torre de controlo fez greve e não autorizou mais aterragens (a não ser quando chorava e aí aproveitei para meter mais umas colheres, mas isso não é propriamente uma solução... coitada da miúda, comer não é suposto ser um tormento...)

Cá vão as minhas dúvidas:
- É normal demorar tanto no início? Ao fim de quanto tempo desistem?
- No fim, se não comeu quase nada, dão leite? Dão logo ou esperam um bocado para eles não se habituarem mal porque sabem que vem leitinho no fim se não comerem?
- Quanta água dão e quando? A certa altura quando ela chorou (durante a refeição) eu pensei que podia ser sede e dei-lhe água no biberão. Ela bebeu e parecia que queria beber muito, eu não deixei beber demais porque sempre ouvi que se deve dar mais é nos intervalos das refeições. Mas que ela queria... queria... será que pensava que era leite? Mas eles devem saber distinguir, não é? Será que devo deixar beber à vontade ou só uns goles?
- E quando eles não abrem a boca? Insistem? Como? Eu a certa altura com a pera, abri-lhe eu a boca (puxei o queixito para baixo) e enfiei umas colheres, ela comeu... Mas também não me parece grande solução... Ela como no início (na sopa) até abriu a boca várias vezes, é porque gostou do sabor... penso eu de que... mas quando não quis mais (aparentemente) não me parece que seja por estar satisfeita... foram só meia dúzia de colheres (na colher de café!!)...

E pronto, para já é isto que inquieta esta mãe de primeira viagem Sorriso

simoesf -
Offline
Desde 03 Mar 2011

O truque é: mta paciência Gargalhadas
Até se habituar eu fazia: dava-lhe o q conseguia dar....qdo ele começava a ficar mais impaciente n insistia mais. Se visse q realmente n comeu mto, qdo fosse dormir a sesta dava um biberão p ficar mais aconchegado.
P vezes tb resultava ter o pc ao pé e ir pondo umas musicas do agrado, no meu caso xana toc toc Sorriso

Tita84 -
Offline
Desde 11 Abr 2014

Olá mamã
A minha menina demorou quase 1 mês para comer sopa. Inicialmente deitava toda a sopa fora, toda a q entrava também saía, depois começou a aceitar 2 a 3 colheres e dps fechava muito bem a boca e começava a chorar muito e deitava toda a sopa fora. Agora qdo não quer mais cospe!! Mas a fruta ela até gosta. O meu menino foi bem diferente, desde o primeiro dia q come muito bem a sopa!! Estranhamente os meus bebés não aceitam a água... sabem muito bem a diferença entre a água e o leite. Já dei morna, fria, com biberon e com copo de bico, á colherada e nada funciona, fazem sempre cara feia. Falta experimentar a dar chá ou o sumo de qdo cozo a fruta, dicas q já me deram mas q ainda não pus em prática pq eles têm de saber qual o sabor da água, acho eu, se não ainda os confundo mais Triste Dou agua normalmente durante a refeição mas a Pediatra tinha aconselhado a dar só no fim para não ficarem com a barriga cheia de água e perderem o apetite, mas como os meus não bebem nada vou tentando assim a meio. Tens de ter muita paciência, há bebés q demoram muito tempo, outros q nunca vão gostar de sopa... Eu própria criei um tópico á uns dias atrás qdo a minha pequenita ainda não comia sopa... mas de um momento para outro passou a gostar da sopa de batata doce, cenoura e alface. Agora já estou na fase em q introduzi carne e tb está a correr bem... já vi é q eles não gostam nada qdo coloco feijão verde ou chuchu. Qdo é courgete e abóbora ainda comem Sorriso Dá numa colherzita de silicone que é mais macia e eles aceitam melhor Piscar o olho

Sobre Tita84

Visitem a minha lojinha em http://demaeparamae.pt/vendo/loja/tita84 tem roupa de bebé linda nova e usada em excelente estado, para menino e para menina desde prematuro aos 6 meses. Também com roupa para a mamã (calções H&M, camisa de dormir e cintas de gravidez Chicco)

Panda2014 -
Offline
Desde 03 Jun 2014

Colada Sorriso também tenho muitas dúvidas e já não falta muito para arrancar com a sopa Sorriso

FaMena -
Offline
Desde 27 Dez 2014

Aqui correu bem mas comecei mais tarde, aos 5 e meio.

No inicio não me preocupei mesmo nada com quantidades. Se a recomendação actual é aleitamento exclusivo até aos 6 meses é porque antes disso o leite dá-lhes os nutrientes que eles precisam. Assim preocupei-me só que experimentasse os sabores e texturas, até à quantidade que lhe apetecesse.

Não forço nada, não faço aviões, dou até ela virar a cara. Quando era eu era bebé tanto me pressionaram para comer a comida toda que depois toda a vida tive dificuldade em saber parar.

Nas primeiras 2 semanas mais ou menos dei-lhe mama a seguir. Depois ela começou a comer mais e passou a ser só sopa.

Bem, eu digo sopa mas na verdade era e é mesmo é um puré bem consistente.

sandraalmeida1 -
Offline
Desde 03 Ago 2014

Mamã dê o que conseguir sem grandes choros e depois não insista senão eles ganham aversão e é pior Sorriso
Por aqui o que resultou foi mesmo deixá-la sujar-se à vontade. Deixava-a pôr as mãos na sopa e depois levar à boca, deixava-a pegar na fruta e lamber antes de a preparar, deixava-a pegar e brincar com a colher.
Nas primeiras duas semanas dava sempre leite +/- 1h/1h30 depois da refeição porque sabia que ela não estava satisfeita pois comia pouquinho e ela própria chorava com fome. Não dava logo a seguir porque ela ficava mal disposta com a mistura da sopa com o LA.
Boa sorte Sorriso

maedamadu -
Offline
Desde 25 Mar 2015

Mamã, também sou mãe de primeira viagem. No meu caso comecei com aos 4 meses, só comeu a papa toda depois de aprender a comer com a colher e quando acabava ainda ficava de boca aberta mas o medico disse para dar só 180 ml. 3 semanas depois começou a sopa e o meu tormento. Só comia 3 colheres (quando comia) e a fruta também não era com muita vontade. Quando foi à consulta dos seis meses contei isto ao enfermeiro que me disse para experimentar a dar da nossa sopa mas com menos sal. Aproveitei e tirei a abóbora. Desde ai os meus problemas acabaram. Como uma concha inteira e metade de um boião de fruta. Com a àgua tambèm não vai. Mas vou tentando todos os dias. Já agora, como colocam a barra com a idade dos vossos bebés aqui por baixo???

Sobre maedamadu

Faço sabonetes de glicerina, leite de cabra ou burra, para todos os tipos de pele. Sabonetes com 100 gr aprox. ou miniaturas ideais para lembranças como casamentos ou batizados. Todas as cores, aromas e formas.

dfol -
Offline
Desde 23 Jan 2011

Mama ja experimentou por colher e depois xuxa? É que assim ela começa a perceber que deve sugar a comidinha! Quanto a comer....bem a minha ainda é um tormento para certas coisas! Confesso que as técnicas que usei resultaram....um tempo! E depois tinha que inventar outra!!!

Isabel_77 -
Offline
Desde 18 Fev 2015

Olá mamãs!
Obrigada pelas vossas dicas Sorriso

Hoje não vou insistir, acho que têm razão. Até porque ela no início foi comendo alguma coisa. Lentamente, mas comeu.
À noite estive com o pai a ver o vídeo de ela a comer e assim a ver de fora até fiquei com a ideia de que correu muito melhor do que me pareceu na altura Sorriso

Agora finalmente percebo porque é que muitas mães, mesmo com os filhos já grandalhões (tipo já na faculdade) por muito que os vejam a repetir a ida à travessa 2 e 3 vezes, chegam ao fim e dizem "não comeste nada... deves estar cheio de fome!" loooollll........ Espero não ficar assim!!! Sorriso

Vou continuar a saga, desta vez com mais calma.

Dfol, a ideia da xuxa parece muito boa. Espero que não se importe, dei a sua ideia a uma mãe noutro tópico (das mães que regressam ao trabalho em abril) pois a filha dela não engole nada mesmo. No meu caso até vai engolindo (às vezes), não abre muito é a boca... Mas pelo sim pelo não vou por a xuxa à mão para o caso de ser preciso Piscar o olho

Obrigada a todas! Beijinhos! Sorriso

Isabel_77 -
Offline
Desde 18 Fev 2015

maedamadu escreveu:
Já agora, como colocam a barra com a idade dos vossos bebés aqui por baixo???

Também demorei um bocado a dar com isso... Sorriso
Editar o perfil (canto superior esquerdo, em cima do nosso nome - "a minha conta" - depois em cima "editar"). Opção "contadores" (ao lado de "conta" e "newsletter").

Paty1724 -
Offline
Desde 01 Fev 2014

o meu menino come sopa desde os 4 meses pois tive que ir trabalhar sempre comeu bem e muito, nao sei se coicidencia ou nao mas desde que nasceu que lhe dava as vitaminas numa colher e ele adorava entao a habituação á colher foi facil. as refeições (pelo que a pediatra disse) nao devem ser demoradas, devem no max demorar uma meia hora se nao eles tambem se aborrecem e começam a ficar rabugentos e a nao querer, e forçar tambem nao se deve fazer pois podem ganhar pavor á comida.
ah nao sei como é que faz a sua sopa mas a minha fica um pore grosso tipo papa.
beijos a todas e boa sorte com a comidinha.

maedamadu -
Offline
Desde 25 Mar 2015

Obrigada mãe Isabel_77. Vou já tratar disso!!!!!

Sobre maedamadu

Faço sabonetes de glicerina, leite de cabra ou burra, para todos os tipos de pele. Sabonetes com 100 gr aprox. ou miniaturas ideais para lembranças como casamentos ou batizados. Todas as cores, aromas e formas.

Isabel_77 -
Offline
Desde 18 Fev 2015

Olá!!!

Hoje a sopa correu melhor. Ontem demorou para aí meia hora (insistências incluídas) para comer 23 gr de sopa. Hoje em 8 minutos comeu 20 gr, desta vez sem grandes insistências. Embora continue a ser pouco, parece-me um bom progresso, pelo menos está mais rápida Sorriso
A pediatra tinha dito 1 concha de sopa (que eu pesei e deu cerca de 100 gr, portanto 20 gr ainda é muito pouco, mas vamos indo devagar...).

A fruta a seguir, tentei mas ela não estava para aí virada. Tentei pera crua e cozida, ambas passadas com a varinha. Comeu só um bocadinho da cozida, ainda assim fez cara feia... Dei um bocadinho de água mas só depois da sopa e nos intervalos da fruta.
Depois tentei distraí-la um bocado para não dar leite logo logo a seguir. Mas passado um bocado lá dei, porque estava a ficar impaciente.

Paty, a sopa fiz com consistência de creme. No primeiro dia ficou mais grossa, acho que por isso ela não gostou tanto. No 2º e 3º juntei mais água e passei muuuito bem, acho que ajudou. Ficou cremosa, consistente mas não demaisiado grossa.

1alexs2 -
Offline
Desde 26 Out 2012

O meu demorou uma semana a habituar-se.
Eu não dei logo a sopa e fruta ao mesmo tempo. Primeiro iniciei a sopa e só mais de uma semana depois é que iniciei a fruta.
As primeiras vezes, da concha de sopa só comeu 4 colheritas. Mal sabia comer e não gostou muito. Aos poucos foi-se habituando, aprendendo a comer e agora, ao fim de 1 mês, já não tem qualquer resistência. Come bem e gosta.

Uma coisa que li que não se faz e eu não faço: comer é comer. Não há aviões de sopa, nem musicas na TV, nem palhaçadas.
É a hora de comer e dizem os especialistas que os devemos habituar a comer sem os habituar a distrações.
Assim fiz e correu bem.

Dê tempo ao tempo e insista. Se não comer não se deve insistir pois podem ficar com a sopa de esguelha.
Dê um tempo (mais de meia hora) e dê leitinho.

dfol -
Offline
Desde 23 Jan 2011

Mama pode usar a dica à vontade! Não é minha Sorriso é do pediatra! Não uso actualmente essa dica mas usei no inicio para ela perceber que tinha de puxar! Depois conte se ajudou!

gravidos_primei... -
Offline
Desde 03 Jan 2014

A reação de "fechar a pista para aterragens" é mais do que normal quando está a comer há mais de uma hora! Coloque-se no lugar da bebé...ficaria 1h30 de volta de uma sopa?

Numa fase inicial o mais importante é as refeições sejam momentos bons, independentemente de haver ou não brincadeira. Penso que será mais benéfico para a sua bebé que coma pouco, mas que goste da "atividade" refeição. Aos poucos vai aprendendo a gostar e a comer mais! Paciência e não force...

Eu fui aumentando um bocadinho cada dia, uma ou duas colherzinhas a mais cada dia e depois maminha! Ao fim de uma semana comia tudo, pedia mais sopa e claro a sobremesa (maminha)!

Outra estratégia que se deve adotar é que manter o contacto visual, dar-lhe a comida frente-a-frente, para que a bebé analise as suas reações e receba o seu feedback e reforço positivo como um enorme sorriso!

É ainda importante que a mamã esteja calma...o nosso estado emocional influencia e determina bastante!

Bom trabalho!

Isabel_77 -
Offline
Desde 18 Fev 2015

Olá mamãs! Sorriso

Ontem a minha menina comeu a sopa TODA!!! Fiquei tão contente!!

Segui os vossos conselhos e deixei de insistir demasiado. Quando começa a ficar mais lenta a abrir a boca, tento mais um bocadinho e depois se vejo que não quer mesmo, paro. Foi comendo cada dia mais um bocadinho e ao fim de uma semana tive que rapar o prato para satisfazer a freguesa de boca aberta à espera da colher!! :D:D:D:D

A fruta, parece que não gosta tanto como a sopa, mas talvez por já estar um bocado cheia. Outro dia deixei-a chuchar um bocadinho num gomo de maçã que eu estava a comer e ela adorou! Acho que vou comprar daquelas redes de chuchar fruta, sempre deve dar para ela comer a fruta crua sem oxidar.

O leite, foi mais difícil nos primeiros dias, porque ela ficava chatinha e eu tinha que a entreter para não dar leite logo logo a seguir, depois quando dava era uma choradeira... Ontem pela primeira vez não dei e ela adormeceu direitinho pouco depois de comer Sorriso Depois a refeição seguinte (de leite) teve que ser um bocado mais cedo que o costume, mas até acho que correu muito bem assim Sorriso

Dfol, a chucha não foi necessária no meu caso. Ela entretanto começou a colaborar mais e a abrir a boquita a pedir comida, e engole bem. No caso da outra mamã, diz que já tinha tentado mas quando faz isso a bebé puxa vómitos...

Para as mamãs que vieram ver este tópico à procura de ajuda, deixo um resumo do que resultou comigo (grande parte são dicas das outras mamãs):

- Passar muito bem a sopa
- Reclinar a cadeira da papa para trás (ajuda a "escorregar" melhor a comida)
- Ela desde os 2 meses tomava umas gotas de colher por isso não foi completamente estranho (é precisamente a mesma colher - de café - que uso agora para dar de comer)
- Não insistir tanto (meu Deus, acho que nos primeiros dias perdi a noção do tempo a passar!!!) ela agora despacha sopa e fruta em 20 minutos Sorriso
- Ofereço água depois da sopa (às vezes não quer) e pelo meio da fruta e o fim (porque é doce e puxa mais)
- Entrete-la para não dar leite logo a seguir, mas só nos primeiros dias que ela não comeu tudo, agora já não precisa (tentei esperar pelo menos meia hora como uma mãe diz acima)
- Muita paciência e dar tempo ao tempo Sorriso
- Ah e evitar as palhaçadas. Neste tópico o pai teve que ser disciplinado (ainda está em fase de aprendizagem mas já percebeu que quando faz palhaçadas ela distrai-se Sorriso )
- Elogiar quando ela abre a boca e não manda a comida fora (os mesmos "muito beeeemmmm" entusiasmados que faço quando ela faz uma proeza noutras ocasiões)

Muito obrigada a todas Sorriso

Tita84 -
Offline
Desde 11 Abr 2014

Olá Isabel
Ainda bem que esta a correr melhor Sorriso
Falas-te numa daquelas redes de chuchar fruta... nunca tinha ouvido falar! Fiquei curiosa Sorriso até porque queria lhe dar fruta crua, já experimentei com a pera e se largo ela puxa o bocado para dentro da boca sujeita a engasgar-se Triste Onde se pode comprar essas redes?

Sobre Tita84

Visitem a minha lojinha em http://demaeparamae.pt/vendo/loja/tita84 tem roupa de bebé linda nova e usada em excelente estado, para menino e para menina desde prematuro aos 6 meses. Também com roupa para a mamã (calções H&M, camisa de dormir e cintas de gravidez Chicco)

Isabel_77 -
Offline
Desde 18 Fev 2015

Tita, eu ouvi falar das redes para chuchar fruta aqui no fórum, já não sei bem em que tópico. Acho que faz é um bocado de badalhoquice, eles lambuzam-se todos Espertalhão Mas realmente parece ser uma forma segura de dar a fruta sem eles se engasgarem. Falei ontem com a pediatra que disse que posso usar Sorriso

Acho que vi isso uma vez na zippy mas como ainda só estava a dar leite não prestei muita atenção. Vou pedir ao pai que passe no shoping e depois digo onde consegui arranjar. Mas deve ter em lojas de artigos para bebé... Sorriso

Tita84 -
Offline
Desde 11 Abr 2014

Ok, agradeço-lhe Piscar o olho se entretanto eu tb encontrar tb lhe digo Sorriso

Sobre Tita84

Visitem a minha lojinha em http://demaeparamae.pt/vendo/loja/tita84 tem roupa de bebé linda nova e usada em excelente estado, para menino e para menina desde prematuro aos 6 meses. Também com roupa para a mamã (calções H&M, camisa de dormir e cintas de gravidez Chicco)

Panda2014 -
Offline
Desde 03 Jun 2014
sandraalmeida1 -
Offline
Desde 03 Ago 2014

Vende-se na wells e na pré natal que já vi. Também pensei em comprar mas desisti porque lhe tenho dado sempre a fruta crua passada no ralador ou esmagada com um garfo e ela come bem assim.
Agora que ela já pode comer outras frutas é que talvez volte a pensar em comprar pois uvas, por exemplo, não sei bem como as preparar para lhe dar e a rede pode ser uma opção Sorriso

Isabel_77 -
Offline
Desde 18 Fev 2015

Olá mamãs Sorriso

Já comprei a rede de chuchar fruta, encontrei na zippy (mas deve ter noutras lojas como outras mamãs disseram). É parecida com a do 1º link da mamã Panda.

A rede foi um sucesso Sorriso ela simplesmente ADOROU!!!
Não sei se aproveita grande coisa... pelo menos o sumo sim... foram várias experiências, desde o gomo inteiro, aos bocados e ralado. E agora opto por ralar primeiro porque assim ela consegue tirar mais sumo (ainda não tem dentes, por isso não ia longe de outra forma, mas assim pelo menos não oxida tão depressa como se fosse passado com a varinha).
Tentei dar a fruta ralada com a colher mas ela não foi na onda...

Agora ando a experimentar novos legumes na sopa. Tem sido uma luta... ora come muito (só cenoura, batata e cebola gostou muito, com feijão verde também) ora come menos (a couve coração já passou a comer menos) e hoje estou a tentar a alface e nada Triste Se calhar tenho que por mais cenoura do que o resto....

Não sei se é de não ter fome (ela baralha os horários todos durante o dia com o leite...) não sei se é de estar mais aguada (ainda estou a tentar acertar com a quantidade de água) ou se é mesmo do sabor... Bem, por agora voltou para os bonecos a ver se ganha um bocadinho mais de apetite e quando começar a reclamar tento de novo Confuso

Panda2014 -
Offline
Desde 03 Jun 2014

Isabel,
A rede lava-se bem à mão?
Pela que vi com os meus sobrinhos aquilo só ficava bem lavado na máquina. No meu caso não tenho máquina Confuso

Isabel_77 -
Offline
Desde 18 Fev 2015

Panda, eu lavo à mão. Na máquina não experimentei. Tem que se tirar bem os resíduos, lavar com detergente e no fim passar muito bem por água.

A minha filha agora parece que deixou de gostar de sopa :(:(:(
Até voltei a fazer a que ela gostava, que é só a base (batata, cenoura e cebola) mas nem assim :(:(:(:(

Isabel_77 -
Offline
Desde 18 Fev 2015

Cada vez percebo menos esta miúda...

Na cadeira não quis comer nada. Nem sopa nem fruta (hoje não usei a rede).
Sabem como é que comeu? Mas assim comer e sempre a pedir mais?

Deitei-a no berço, deixei-a estar um bocado, depois pus a maçã cozida num biberão, estranhou mas começou a gostar e a comer. Tirei o biberão e comecei a dar à colher. Olhos arregalados, boca aberta como se estivesse esfomeada! Comeu até rapar o prato!
Depois experimentei o mesmo com a sopa. E o resultado foi o mesmo! Só parou quando me lembrei de ir para a cadeira outra vez porque as minhas costas já estavam a reclamar de estar debruçada no berço (e comer ali não tem jeito nenhum!). Na cadeira já não quis mais!
Ah e tudo isto com a sopa fria! Deve sair à mãe que come a sopa de qualquer maneira. Já o pai só consegue comer a sopa quase a ferver! hehehe!

Acham isto normal??? Confuso

Panda2014 -
Offline
Desde 03 Jun 2014

Oh meu Deus, nem quero pensar quando chegar a minha vez!!!! A minha filha fecha a boca com força e cerra as gengivas quando não quer a chupeta (seja sem nada, seja com a gotinha da vitamina)! Imagino quando for com a colher!! Ui... que medo!

sandraalmeida1 -
Offline
Desde 03 Ago 2014

Ahah é preciso mesmo muita paciência para alimentar estas criancinhas Espertalhão
A Francisca hoje também fez grande birra ao almoço. Tenho andado a experimentar alimentos diferentes (iogurte, meloa, papas com sabores diferentes) e ela não tem gostado das experiências, logo já vai para a refeição com o pé atrás a pensar no que lhe vou dar lolol
Hoje como foi sopa de peixe pela primeira vez, foi mesmo um castigo. Teve que comer ao colo, alternando colheres de sopa com colheres de banana (que ela adora)!

Tita84 -
Offline
Desde 11 Abr 2014

Bem, os bebés são mesmo difíceis de perceber! Hoje o meu bebé tb fez uma birra enorme a meio da refeição da pápa!! Começou a gritar tanto, até ficava vermelho de tanto gritar e chorar... já fez isto mais 3 vezes mas das outras vezes era fome a mais e pouca paciência para comer á colherada, tive de desistir e dar mesmo biberon. Hoje respirei fundo, dei colinho e após uns 5 ou 10 minutos de gritaria acalmou-se de repente e começou a comer como se nada se tivesse passado!! E ele para alem de comer muito bem adora a papa. Não percebo o que se passou destas 3 vezes!

Sobre Tita84

Visitem a minha lojinha em http://demaeparamae.pt/vendo/loja/tita84 tem roupa de bebé linda nova e usada em excelente estado, para menino e para menina desde prematuro aos 6 meses. Também com roupa para a mamã (calções H&M, camisa de dormir e cintas de gravidez Chicco)

Lua_csme -
Offline
Desde 10 Fev 2010

Mamãs...dar a sopa ou papa ou fruta no biberão não é solução... Nesta fase o leite continua a ser o alimento principal! A ideia não é que eles comam logo tudo, é que se comecem a habituar gradualmente à colher, a novos sabores e texturas até fazerem 1 ano.

é desesperante...há dias que não comem nada...mas acabei por aprender a descontrair.. Lembrem-se sempre que eles são pessoas... às vezes não comem simplesmente porque não têm fome ou podem estar com tanta fome que comer à colher demora tampo demais para se sentirem saciados depressa, ou porque aquele sabor não lhes agrada naquele momento!

Não forçar e voltar a tentar noutro dia/hora... deitei tanta comida fora... Preocupado A fase de introdução do 2º prato ainda foi pior...
Forçar a comer até chorarem também não é boa ideia porque o que se pretende é que encarem a refeição como um bom momento e não como uma tortura!

E pelo que me disse uma pediatra, é preciso experimentar um alimento mais de 12 vezes para perceber se o bebé não gosta mesmo! Sorriso Pode simplesmente rejeitar as primeiras vezes por estar a estranhar o alimento novo...

Sobre Lua_csme

Início dos treinos: Maio de 2010 - SOP (Vários ciclos de Parlodel, Dufine e/ou ovusitol); Positivo: 24 Dez 2011; Gravidez anembrionária
De volta aos treinos: Abril de 2012; POSITIVO: 16-05-2013 DN - 18-1-2014 <3
Novos treinos: Agosto 2015; Dufine em Abril e Maio de 2016; POSITIVO: 2-7-2016

Isabel_77 -
Offline
Desde 18 Fev 2015

Olá mamãs!

Lua_csme, eu tentei o biberão para experimentar, queria ver se era por não gostar do sabor. Só dei um bocadinho e foi o suficiente para desbloquear a situação. Parece que fez um click e pensou "ah! isto é para comer! já sei, tenho que abrir a boca!". Hoje já não precisei Sorriso
E desde aquele primeiro dia não voltei a insistir para comer.

Hoje correu bem, comeu 140 g de sopa!!! Depois 3 colherezinhas de fruta, e pensei eu "ok não quer mais, depois de comer aquela sopa toda deve estar cheia". E comecei eu a comer o que sobrou. Ela vê-me a comer a comida dela, arregala os olhos, abre a boca e começa a pedir mais... Comeu como se não houvesse amanhã... lol... Espertalhão

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?