Infertilidade masculina e banco de semen | De Mãe para Mãe

Infertilidade masculina e banco de semen

Responda
18 mensagens
AnaPaula10203040 -
Offline
Desde 02 Out 2014

Olá a todas!
Sou nova nisto mas preciso muito da vossa ajuda. Ando a tentar engravidar já há algum tempo, infelizmente, sem esperarmos, deparámo-nos com a infertilidade do meu marido Triste
Como devem calcular a minha cabeça ficou a mil e desde aí que a minha vida parece ter ficado de pernas para o ar, tudo o que sonhava fazer, realizar me parece um sonho muito longínquo e difícil de acontecer.
Entre o desespero surgem agora muitas dúvidas e questões, entre elas "O que fazer a seguir? Desistir? Adoptar? Recorrer a um dador de sémen????".
Gostaria de saber se alguma de vós já passou pela experiência de recorrer a um banco de sémen, não tanto em casos de mulher solteira que deseja ter um filho, mas como num caso semelhante ao meu: a infertilidade do marido e o sonho de gerar um filho?
Caso alguma de vós tenha uma história para contar, adoraria ouvi-la... saber como o marido reagiu com o facto de saber que aquele filho não é efectivamente do seu sangue...

Estou muito perdida. Help!!

Obrigada a todas.
Ana Paula

Lisandra Graça -
Offline
Desde 08 Dez 2009

Ola querida...
A infertilidade do teu marido e mesmo sem espermatozóides?
Porque o meu marido tem Oligospermia, tem muitos poucos zoides pelo " método normal" e impossível mas fizemos ICSI e conseguimos 6 embriões nossos mesmos, com os meus óvulos e com os zoides do meu marido, transferi 2 e congelei 4...
Mas tinham.me dito que se o meu marido na ejaculação não tivesse zoides is para o bloco operatório e tiravam um tecido testicular que por vezes ainda tem zoides...
Eu não sei se já sabes que ele não pode mesmo recurrer a este tipo de tratamentos, mas as vezes estamos apenas mal informadas...
Eu entendo a tua angustia mas só te posso dizer calma e muita forca Piscar o olho
Muitos beijinhos Piscar o olho

A treinar desde abril de 2011
Icsi - Setembro de 2014
Bebé lindo: 24/6/15 Piscar o olho
1tec (nov 18) - negativa
2tec (fev 19) - positivo - aborto espontâneo as 6sem.
Icsi- Outubro de 2019- negativo

Smfx -
Offline
Desde 16 Mar 2012

Tenho uma amiga minha que vive na Holanda e cujo pai biológico dos 3 filhotes é o cunhado (irmão do irmão).
O marido ficou estéril após ter tido um cancro e ela queria adoptar. Ele nunca aceitou essa opção e sugeriu a doação de esperma ... opção que ela não aceitou porque fazia-lhe confusão gerar um bebé e desconhecer o dador.
Num jantar de natal ela estava a brincar com o sobrinho mais novo e a cunhada dela vira-se para o marido e diz: Amor o que achas de ajudares o teu irmão a ter bebés?... A minha amigo diz que inicialmente ficou chocada mas quando viu o entusiasmo de todos (pais... sogros etc) e a alegria do marido acabou por concordar (muito a medo)... No final da primeira gravidez ainda me telefonava a perguntar o que lhe tinha passado pela cabeça para concordar com aquilo... hoje tem 3 filhotes lindos Sorriso

AnaPaula10203040 -
Offline
Desde 02 Out 2014

Obrigada pelo teu comentário Lisandra.
Sim, nós estamos informados sobre essa situação mas neste caso parece difícil que isso possa acontecer....
Já agora estás a ser acompanhada onde?
Muito boa sorte para ti Piscar o olho

AnaPaula10203040 -
Offline
Desde 02 Out 2014

Que história tão bonita!
A mim faz-me muita confusão não saber conhecer o dador, mas também não me vejo com a coragem da tua amiga Apaixonado
Fica sempre a questão do pai biológico um dia levantar problemas, etc.. Que bom que ela conseguiu levar as coisas para a frente... 3 vezes!!! Piscar o olho
Vamos ver o que o futuro me reserva.

Obrigada!!!

CelticMoon -
Offline
Desde 17 Out 2012

Que história linda mesmo, e que cunhada fantástica! Bem, quanto à pergunta inicial, não cheguei a precisar disso, mas quando soubemos dos problemas do meu marido eu disse-lhe que não conseguia abdicar de ser mãe e sugeri recorrer a um banco de esperma se não houvesse outra possibilidade. Ele reagiu mal e recusou sequer considerar a possibilidade... eu não achei justo e, honestamente, não sei se ficaria com ele. Entretanto tivemos a nossa filha, mas já lhe voltei a falar no assunto (para o caso de um próximo filho), expliquei que não achei justa a reacção dele, que o dador é anónimo, com características semelhantes ao pai, que não há qualquer contacto físico, e que pai é quem cria. Ele já não rejeita a ideia. Há homens que reagem mal porque se sentem diminuídos, mas devemos combater essas ideias da cabeça deles.

AnaPaula10203040 -
Offline
Desde 02 Out 2014

Obrigada pelo teu comentário CelticMoon.
Mas e tu, achas que conseguirias lidar bem com a situação de ter um filho que não é do sangue do teu marido???
Eu até compreendo a posição dos homens em relação a esta situação, já que eu própria me questiono se o faria... Por outro lado o desejo de ser mãe é tão forte...
Enfim... neste momento estou mesmo muito perdida com este diagnóstico e esta mudança de rumo.
Já agora foste acompanhada onde e por quem para teres a tua estrelinha? Sorriso

Beijinho grande e obrigada.

Lisandra Graça -
Offline
Desde 08 Dez 2009

Ola Ana Paula Piscar o olho
Eu estou a ser seguida no Hospital São Joao , e um hospital público Piscar o olho
Se já sabes que não ha hipótese, deves pensar bem e estar bem ciente do que queres, mas em cima falas em adoptar, se conseguidas amar uma criança que não e tua, não achas que Amavas mais rápido uma criança que cresce dentro de ti, que tenho muito de ti?
Eu entendo o teu marido,mas tenta falar com ele e vejam o que e melhor para vocês Piscar o olho
Beijinhos

A treinar desde abril de 2011
Icsi - Setembro de 2014
Bebé lindo: 24/6/15 Piscar o olho
1tec (nov 18) - negativa
2tec (fev 19) - positivo - aborto espontâneo as 6sem.
Icsi- Outubro de 2019- negativo

CLCG -
Offline
Desde 18 Abr 2014

Ola AnaPaula venho aqui deixar o meu testemunho, o meu marido tambem nao esprametozoides, fizemos biopsia e tudo e nao encontraram nada.

Depois desta noticia so tinhamos 4 hipoteses adoptar uma criança, utilizar um embriao congelado de um casal, nao teremos filhos ou entao ir a um banco para esperma de um dador.

Depois de conversar muito com o meu marido resolvemos partir para o esperma dador.

Depois da decisao tomada so faltava escolher a onde se faria o tratamento pelo publico so na MJD pois e o unico banco que existe em portugal numa clinica privada ja todas realizao os tratamentos.

Como ja tinhamos andado 2 anos na MAC e depois deste diagonostico "levamos um pontape no cu" decidimos ir para a IVI.

Ao fim de 2 meses depois de ter feito uns exames fiz a minha primeira iiu com esperma de dador, tive o meu positivo so que infelizmente foi uma gravidez ectopica.

Agora estou a espera de fazer um novo tratamento e novamente com esperma de dador.

E verdade que existe sempre aquele medo de o bebe ser muito diferente do pai, de a familia vir a descobrir, pois ninguem sabe deste problema so eu e o meu marido.

Mas os genes nao e garantia de se ser um bom pai quantos pais biologicos que tratam mal os filhos e babaridades que se ouvem falar nas noticias.

Nao vou dizer que foi um decisao facil para mim e para o meu marido, muito mais para ele, mas a vontadade e o amor que temos para dar a uma criança vale todos os sacrificios.

Sim e verdade podiamos adoptar, opacao que nao esta fora de hipoteses, mas o meu marido disse que gostava de ver um bebe crescer na minha barriga e passar por todas as etapas que se passa numa gravidez.

Beijos

Lisandra Graça -
Offline
Desde 08 Dez 2009

Ola CLCG...
Muito obrigado pelo teu testemunho e muitos parabéns a vocês como casal pela coragem...
Beijinhos

A treinar desde abril de 2011
Icsi - Setembro de 2014
Bebé lindo: 24/6/15 Piscar o olho
1tec (nov 18) - negativa
2tec (fev 19) - positivo - aborto espontâneo as 6sem.
Icsi- Outubro de 2019- negativo

CelticMoon -
Offline
Desde 17 Out 2012

Eu acho que preferiria recorrer ao banco de esperma sim, se fosse a única hipótese de ser mãe. Claro que ponderaria adoptar, mas em Portugal é um processo muito longo e complicado. Recorrendo ao dador eu geraria a criança. Não têm de temer ser muito diferente. O dador é seleccionado tendo em conta as características físicas daquele que será o pai do bebé (quem cria) e, por norma, a família nunca chega a saber (a menos que vocês contem).

Eu felizmente não precisei de tratamentos. O meu marido tomou spermox (ele não se lembra do nome, mas deve ter sido esse medicamento) depois de anos a tentarmos, vários exames e de eu ter sofrido um aborto retido e curetagem. Os bichinhos eram de má qualidade e os poucos normais eram muito lentos, para além disso ele sofre de impotência de origem psicológica, o que dificulta os treinos. Tem sido uma vida complicada. Depois de irmos a vários médicos foi o urologista Dionísio Duarte que lhe receitou a medicação para os bichinhos.

AnaPaula10203040 -
Offline
Desde 02 Out 2014

Muito muito obrigada pelos vossos testemunhos!! Não imaginam como é importante para mim saber que há mais gente a passar pelo mesmo que eu.

Neste momento para mim, ainda considero que o mais difícil será mesmo ter que recorrer a um dador de esperma para conseguir gerar um filho. Amo o meu marido mais que tudo, e não consigo ainda imaginar-nos a ter um filho que não seja efectivamente dos dois... Ainda custa muito acreditar que estamos a passar por isto. Encarar a vida a partir daqui parece-me um processo muito complicado, é como repensar em tudo de uma só vez.

CLCG c teu marido parece ter reagido muito bem a essa vossa escolha de seguir para um dador anónimo. Ele encara a tua gravidez como sendo dele, exactamente do mesmo modo como se tivessem engravidado pelas vias normais? (Desculpa a pergunta, mas fico sempre com receio de, caso optemos por essa solução, o meu marido nunca me veja como a mãe do seu "filho").

Obrigada mais uma vez. Fiquem bem!!

CLCG -
Offline
Desde 18 Abr 2014

Ola AnaPaula eu infelizmente da minha primeira gravidez nao correu bem, mas o meu marido ficou muito contente quando tivemos o positivo e sofreu como eu quando veio o diagonostico da gravidez ectopica e esteve sempre ao meu lado a encorajar que para a proxima corre bem.

Ja voltei a tentar uma nova IIU so que a medica nao quer arriscar para o lado esquerdo entao infelizmente tivemos que cancelar ja duas vezes porque o ovario direito nao reage a medicaçao, entao agora para novembro/dezembro vamos fazer uma FIV e foi ideia do meu marido porque ele diz que ja nao vai para novo e que muito ser pai 8}.

É verdade que foi complicado no inicio tanto para mim como para ele mas depois de muito falar entre os dois vimos que nao e nenhum bicho de sete cabeças.

Como ele diz quem cria e dar amor e o pai, nao e um espermatozoide que vai fazer de pai de uma criança.

Por isso e uma questao de conversar entre voces os dois.

AnaPaula10203040 -
Offline
Desde 02 Out 2014

Mais uma vez obrigada CLCG pelo teu testemunho.

E a tua família a amigos sabem desta vossa decisão? Essa é uma questão que também me mete medo: olharem para nós, e principalmente para o meu marido como não sendo o pai da criança... Receio que a notícia se vá espalhando e um dia a criança venha a saber por meios que não são os ideais.

Enfim...

CLCG -
Offline
Desde 18 Abr 2014

Nos nao contamos a ninguem so eu e ele e que sabemos da situaçao.

Mas tu e o teu marido ja tem certeza absoluta do problema? Para nos so ficou mesmo esclarecido quando se fez a biopsia, pois as analises hormonais estavam bem e os exames aos cariotipos tambem ,ninguem sabe o porque do meu marido nao ter espermatozoides.

Ninguem te pode dizer o que fazer so tu e o teu marido tem o poder de decidir, nos enquanto casal ficamos mais unidos com este problema, mas nao foi facil principalmente para ele, mas com amor e muito dialogo sempre se chega ao melhor caminho para ambos.

Nos tivemos 2 anos para assimilar isto, logo apos o primeiro espremograma começamos logo a ver as hipoteses que esixtiam para o caso do pior cenario viesse acontecer.

A quanto tempo sabem do vosso problema?

AnaPaula10203040 -
Offline
Desde 02 Out 2014

Nós ainda estamos a assimilar tudo. Tivemos o resultado do primeiro espermograma há poucas semanas. Neste momento aguardamos os resultados dos outros exames que o marido está a fazer.
Na verdade ainda não temos a certeza quais os caminhos que temos em aberto... nem para onde vamos seguir, só com todos os resultados nas mãos. No entanto, a questão do dador anónimo, mesmo sendo em último caso, é uma situação sobre a qual já falámos, até porque não estamos na casa dos 20. O tic-tac anda muito rápido!!

Obrigada por tudo. É importante ter alguém do outro lado com uma história de vida parecida à nossa. Eu entendo que seja muito difícil 'dar a cara' e admitir que recorreu a um banco de esperma, e os testemunhos que tenho encontrado são poucos ou quase nenhuns.

Beijinhos!

CLCG -
Offline
Desde 18 Abr 2014

Entao vais ver que vai correr tudo bem, mas e sempre importante ter um plano B. Ja agora andas a ser seguida na em algum hospital publico? Ou no privado?

Beijos

AnaPaula10203040 -
Offline
Desde 02 Out 2014

Olha como isto ainda é uma novidade, ainda só fomos à AVAClinic uma vez. Agora o meu marido está a fazer os exames que o médico recomendou. Quem nos consultou foi o Dr. Paulo Vasco.
Alguém tem referências?

Obrigada.