Incontinência urinária | De Mãe para Mãe

Incontinência urinária

Responda
7 mensagens
XanaCD -
Offline
Desde 13 Jan 2013

Boa tarde!
Neste fórum fala-se de tantos e variados temas e é raro alguém abordar o assunto da incontinência urinária no pós-parto.
Como já li em alguns sites na net deve ser tema tabu. Muitas mulheres sofrem com isto mas caladas. Só algumas é que recorrem a ajuda médica para solucionar o problema.
A seguir ao parto fiquei com alguma incontinência urinária, mais relacionada com o esforço, como espirrar e felizmente não é sempre.
Como já repararam o meu filho tem quase 2 anos e realmente só agora é q decidi procurar ajuda médica. O parto foi induzido e levei alguns medicamentos.
Estou a pensar ir pela via da fisioterapia. Acham que através do centro de saúde me receitam tratamento de fisioterapia, ou tenho de pagar inteiramente do meu bolso? É que li aqui no fórum alguém a queixar-se que o estado não comparticipa.

Patriciaa83 -
Offline
Desde 20 Jun 2017

Olá Xana,

Eu fiquei com esse problema. a minha filha nasceu há 10 anos e só este ano tive coragem de falar ao médico.

Tal como tu, também é de esforço e não é sempre. O medico de familia encaminhou-me para consulta de urologia. O médico explicou-me todas as opções e, como eu disse que pretendia ter mais filhos (entretanto engravidei) ele encaminhou-me para reabilitação (fisioterapia) porque a cirurgia não é definitiva. A médica de lá examinou-me disse que os musculos estão bons e que só precisava de algum exercício. explicou-me e ajudou-me a fazer lá algumas repetições e depois disse para fazer x vezes por dia.
Como entretanto engravidei não voltei a consulta, mas pelo menos já sei o que fazer.
Todas as consultas foram no Hospital e, como sou isenta, não paguei nada.

janew -
Offline
Desde 18 Jun 2016

Olá,
As sequelas que ficam dos partos são temas tabus. Na recuperação pós-parto só partilham a perda de peso, estrias,... Enfim, a parte estética, como se isso fosse o mais importante.
Depois de um parto de treta (meio-induzido) há exactamente 4 anos atrás , não fiquei com incontinência (por sorte!!) mas nunca voltei ao que era (funciona bem mas há ali qquer coisa diferente). Passei por um novo parto (esse sim, santo) e tive uma recuperação maravilhosa.
Fiz recuperação pós-parto (ESSENCIAL para prevenir estas situações) no privado, já que o público só tem preparação para o parto. Mas, caso tivesse tido problemas, teria ido diretamente ao hospital à parte da reabilitação (foi o combinado na preparação para o segundo parto).

Conheço uma familiar que ficou com o seu problema desde o parto do filho (há 35 anos) e só agora procurou ajuda! Está a fazer fisioterapia pelo público.
Procure ajuda médica, médica de família, obstetra, pois precisará de fazer fisioterapia.
Vá ao médico de família! Pedinche, chore,... há coisas que só se resolvem assim.
Entretanto faça os exercício de Kegel!
As melhoras e tudo de bom para si!

Ana Ruca -
Offline
Desde 28 Ago 2017

Procure ajuda,eu também tenho medo de ficar gravida devido à episiotomia e posterior cicatrizacao e também de ter possivel incontinencia..se me acontecer vou logo ao medico me queixar,é uma tolice sofrer as vezes com algo que pode ser resolvido facilmente e por constrangimento não o fazer...muita força e fale com o medico,vai ver que resolve o problema

casoem2011 -
Offline
Desde 08 Maio 2010

Olá,

Eu tenho incontinência urinária desde o primeiro parto há quase quatro anos, tendo-se agravado com o segundo há cerca de três meses. Neste momento, encontro-me a fazer fisioterapia passada pelo médico de família, embora a minha situação pareça que vai ter solução apenas através de cirurgia.
Nada impede a realização deste tipo de fisioterapia através do sistema nacional de saúde.
Boa sorte e que tudo corra pelo melhor.

mama_dica -
Offline
Desde 22 Nov 2015

Eu fiquei com alguma incontinência depois do 3o parto, principalmente com o exercício. Como ainda passou pouco tempo, para já limito-me a pôr penso quando treino e é suficiente. Noto que já estou bastante melhor, e acho que com o tempo é capaz de ir ao sítio, mas se daqui a uns tempos continuar, vou ter de tratar do assunto.

XanaCD -
Offline
Desde 13 Jan 2013

É muito difícil marcar consulta programada com a minha médica. Ontem o centro de saúde disse-me p tentar marcar pela net e realmente se eu soubesse já o tinha feito há mais tempo.
Vamos ver se a médica me passa a fisioterapia e não me 'impinge' primeiro os medicamentos.