Incompatibilidade de grupos sanguíneos | De Mãe para Mãe

Incompatibilidade de grupos sanguíneos

Responda
18 mensagens
SouaMar -
Offline
Desde 29 Maio 2017

Olá!

Queria saber se alguma menina tem esta experiência de incompatibilidade de grupos sanguíneos. Eu sou ORh- e o meu namorado ARh+, por isso somos incompatíveis em termos sanguíneos. A médica diz que não é grave, apenas terei de ter mais cuidado na gravidez e fazer mais uns testes. Fiquei grávida pela primeira vez em novembro de 2016, mas sofri um aborto em dezembro Triste Penso muitas vezes se terá tido algo a ver com esta incompatibilidade e isso assusta-me... Estamos a treinar novamente desde fevereiro e ainda nada.

Beijinhos *

Sobre SouaMar

6/12/2016: positivo (5 semanas)
15/12/2016: AE
Março 2017: de volta aos treinos!

KellyPT -
Offline
Desde 05 Abr 2011

Também tenho Rh negativo e o meu marido positivo. Não é problema nenhum, desde que a gravidez seja vigiada e leves as injeções de imunoglobulina anti-D às 28 semanas, depois do parto (ou aborto) e sempre que tiveres qualquer perda de sangue.

O teu aborto não teve de certeza nada a ver com isso: primeiro porque, nas primeiras semanas de gravidez, nem sequer há sangue do feto em circulação para que o sangue da mãe crie anti-corpos contra ele (que é o risco que está aqui em causa); depois, porque numa primeira gravidez, mesmo não vigiada, geralmente não há problema, porque a formação de anti-corpos não é suficientemente rápida para fazer de facto mal ao bebé. Os problemas a sério colocam-se na segunda gravidez e seguintes, no caso de a mãe ter formado esses anti-corpos na gravidez anterior e eles começarem imediatamente a "atacar" o filho.

A única preocupação que tens de ter é certificar-te de que levaste a injeção recomendada depois do aborto. Se assim foi, não há problema nenhum (mas, mesmo que não tenha sido, foi tão cedo que provavelmente não chegou a haver tempo para a formação de anti-corpos suscetíveis de prejudicar as gravidezes seguintes).

Boa sorte e que o próximo bebé chegue depressa

Bibi C -
Offline
Desde 08 Dez 2012

A incompatibilidade está no facto de o bebé herdar o factor positivo do pai, e no caso, o teu corpo poderá gerar anticorpos para combater esta proteína, que tu não tens, e poderá afectar também o bebé. Realmente não é grave, para quem está a ser acompanhada, pois há uma vacina Anti-D que terás de apanhar para eliminar estas protéinas, tão logo entrem na tua corrente sanguínea.

Sobre Bibi C

Treinante desde Novembro de 2012
Óleo de germén de trigo desde Janeiro de 2013
Positivo a 10 de Fevereiro de 2013
* * * * Eternamente Tua! * * * *
* * * * * *

SaraOliveTree86 -
Offline
Desde 27 Mar 2017

Olá!

Eu sou ORh- e o namarido BRh+, o Rh nós herdamos do pai, por isso no nosso caso vão ser sempre bebés com Rh+. Eu tive apenas de levar uma injecção quando a minha filha nasceu, mais nada.

SouaMar -
Offline
Desde 29 Maio 2017

Obrigada por todas as respostas! Eu não cheguei a levar a injecção porque estava de 6 semanas e consideraram que tinha deixado de evoluir às 4. Depois fiz inclusive exames para ver se não estava com esses anti-corpos e está tudo ok Sorriso Mas tinha visto algures que a incompatibilidade sanguínea poderia levar a abortos e fiquei a pensar nisso. Obrigada pelos esclarecimentos!

Que corra tudo bem com todas vocês! Beijinhos *

Sobre SouaMar

6/12/2016: positivo (5 semanas)
15/12/2016: AE
Março 2017: de volta aos treinos!

ritazza_nc -
Offline
Desde 15 Nov 2013

Eu sou 0- e o pai A+. O meu bebe nasceu com A+ mas com o coombs positivo. Eu levei a injecção na cuf, no dia a seguir ao parto. Ele não ficou amarelo (poderia ter acontecido), correu tudo bem.

A tentar desde Setembro 2014
Positivo a 05/04/2016 ao segundo ciclo de dufine+pregnyl!

Skillerific -
Offline
Desde 20 Out 2015

Só quero acrescentar umas coisas ao que já foi dito :

* 3 meses a tentar engravidar não é um tempo significativo de tentativas. A maioria dos casais sem qualquer tipo de problema demora até 12 meses a conseguir uma gravidez.

* nunca existe "mistura" entre o sangue do bebé e o da mãe se tudo correr dentro da normalidade (e não apenas nas primeiras semanas de gravidez). Às 7 semanas o embrião já tem sangue e o seu próprio tipo sanguíneo pelo que acho que, se não levou nenhuma injecção aquando o aborto, devia pedir análises ao seu médico de maneira a saber se tem anticorpos anti-D presentes no seu sangue. Ficará mais descansada assim.

* A existência de diferentes factores rhesus não vai tornar mais difícil a concepção. A existir algum problema será após existir uma gravidez.

Beijinhos e boa sorte. Em princípio não tem nada com que se preocupar.

Raquel2811 -
Offline
Desde 27 Dez 2016

os meus cunhados não tem o mesmo tipo e olha, vem aí um menino que chega em agosto Sorriso
pelo que sei tens de tomar uma vacina, mas não é problemático.

Cannelle -
Offline
Desde 27 Fev 2017

SaraOliveTree86 escreveu:
Olá!
Eu sou ORh- e o namarido BRh+, o Rh nós herdamos do pai, por isso no nosso caso vão ser sempre bebés com Rh+. Eu tive apenas de levar uma injecção quando a minha filha nasceu, mais nada.

Não, o Rh herdámos do pai ou da mãe. Eu sou ORh- e o meu marido ARh+ e a minha filha é ARh-
O meu pai é Rh- e a minha mãe Rh+ e os meus dois irmãos são +, só eu saí com o factor negativo.
O Rh+ é dominante sobre o RH-, por isso há sempre maior probabilidade dos bebés saírem positivos.
Felizmente a minha bebé saiu Rh-, porque durante a gravidez tive várias perdas de sangue e por incompetência não me derem injecção nenhuma. Só perto do final quando andei a pesquisar por causa dos atrasos para me darem a vacina às 28 semanas (só levei às 33) é que fiquei a saber que devia ter levado a quando das perdas (e a obstetra que me atendeu no hospital no final da gravidez também ficou espantada com a irresponsabilidade).
A incompatibilidade é também perigosa para o primeiro bebé (se ele for positivo), sobretudo se houver perdas de sangue no início da gravidez. O que acontece é que o risco de haver contacto do sangue do bebé com o sangue da mãe só acontece no final da gravidez (se não houver perdas de sangue nem nada de anormal), ou maior ainda no dia do parto, logo os anticorpos que a mãe desenvolve não têm tempo de atacar o primeiro bebé, mas terão nos seguintes. A vacina previne isso.
Também tem de ser levada no dia do parto, caso o bebé seja Rh+

SouaMar -
Offline
Desde 29 Maio 2017

No meu caso ambos os meus pais são ORh+, a minha irmã também, mas eu saí com ORh-. A médica que me seguiu já depois do aborto ficou surpreendida por eu não ter levado nenhuma vacina, por isso mandou repetir o teste do tipo de sangue e também fazer um teste para ver se eu não tinha ficado com anti-corpos. Confirmou-se que sou mesmo ORh- e não fiquei com anti-corpos nenhuns. Por isso tive luz verde para voltar a engravidar Sorriso

Eu sei que três meses não é muito tempo, mas é muito difícil controlar a ansiedade. De qualquer forma tenho tentado fazer a minha vida normal e não pensar muito nisso, mas não é mesmo nada fácil.

Sobre SouaMar

6/12/2016: positivo (5 semanas)
15/12/2016: AE
Março 2017: de volta aos treinos!

KellyPT -
Offline
Desde 05 Abr 2011

SaraOliveTree86 escreveu:
Olá!
Eu sou ORh- e o namarido BRh+, o Rh nós herdamos do pai, por isso no nosso caso vão ser sempre bebés com Rh+. Eu tive apenas de levar uma injecção quando a minha filha nasceu, mais nada.

Não é verdade que o Rh se herde do pai. Herda-se do pai e da mãe. Duas pessoas Rh negativo não podem gerar uma criança Rh positivo, mas se um dos pais for Rh negativo e o outro positivo, é possível que a criança seja Rh negativo. Neste caso, não há problema, nem durante a primeira gravidez, nem na seguinte

SaraOliveTree86 -
Offline
Desde 27 Mar 2017

Foi o que me explicaram, na altura. Que o + ou - vem sempre do pai. Não faço ideia porque nunca me debrucei sobre o assunto. Mas se as meninas dizem, é porque é verdade e agradeço a correcção. Sorriso

KellyPT -
Offline
Desde 05 Abr 2011

SaraOliveTree86 escreveu:
Foi o que me explicaram, na altura. Que o + ou - vem sempre do pai. Não faço ideia porque nunca me debrucei sobre o assunto. Mas se as meninas dizem, é porque é verdade e agradeço a correcção.

O Rh é determinado exatamente como qualquer outra caraterística genética - cor dos olhos, do cabelo, altura, grupo sanguíneo, etc. Tanto o pai como a mãe têm os genes respetivos e transmitem-nos aos filhos. O Rh destes será determinado em resultado da combinação dos genes transmitidos por ambos os pais, tendo em conta que o Rh positivo é dominante (manifesta-se sempre) e o Rh negativo é recessivo (só se manifesta se o outro gene não estiver presente).

Logo:
Rhpositivo (pai) + Rhpositivo (mãe) = Rhpositivo (filho)
Rhpositivo (pai) + Rhnegativo (mãe) = Rhpositivo (filho)
Rhnegativo (pai) + Rhpositivo (mãe) = Rhpositivo (filho)
Rhnegativo (pai) + Rhnegativo (mãe) = Rhnegativo (filho)

De referir que, mesmo que ambos os pais sejam Rhpositivo, é possível que o filho seja Rhnegativo, porque os pais podem ter "escondido" o gene recessivo para Rhnegativo no seu ADN. Já o contrário não é possível: sendo o gene recessivo, duas pessoas Rhnegativo não possuem informação genética para Rhpositivo, pelo que os seus filhos serão todos, necessariamente, Rhnegativo.

Espero ter ajudado

Andry25o -
Offline
Desde 19 Maio 2013

Olá minha querida por aqui tambem estamos assim
eu sou negativo ele positivo e já temos um menino lindo com 4 anos

a nica coisa que me aconteceu foi levar uma injecção ainda gravida e outra depois de ele nascer Sorriso

de resto tudo se passou nos conformes e entretanto estou gravida de novo so descobri hoje mas amanha já vou marcar a consulta

Sobre Andry25o

Remoção de implamte - 15 Março 2017
inicio de folicil - 16 Dezembro 2016
Positivo - 30 Maio de 2017

SouaMar -
Offline
Desde 29 Maio 2017

Que bom! Muitos parabéns Espertalhão Ainda bem que correu sempre tudo bem contigo, espero do fundo do coração que tudo continue a correr lindamente!

Sobre SouaMar

6/12/2016: positivo (5 semanas)
15/12/2016: AE
Março 2017: de volta aos treinos!

ova-estrelada -
Offline
Desde 31 Ago 2016

Vou me colar ao tópico porque tenho uma duvida. Estou, ou estava, com gravidez bioquímica (acho q já não estou pq as perdas d sangue vivo começaram hj). Eu sou A rh- e o meu marido é O Rh +. Tenho de levar alguma injeção nesta fase?
A conceção tinha sido no dia 14 d maio...ou seja, tava d muito pouco tempo.

SouaMar -
Offline
Desde 29 Maio 2017

Ova-Estrelada: Primeiro que tudo, lamento imenso pela tua situação Triste É muito difícil mesmo, eu sei.

Quanto à pergunta, em princípio só terias de levar injeção se tivesses mais de 6 semanas. Eu cheguei a ultrapassar essa fase, mas na verdade o bebé tinha parado de evoluir às 5 semanas, mais ou menos, por isso não levei nenhuma injecção. Cerca de 2 meses do aborto ainda fiz análises para ver se não tinha ficado com anti-corpos e estava tudo ok Sorriso

Sobre SouaMar

6/12/2016: positivo (5 semanas)
15/12/2016: AE
Março 2017: de volta aos treinos!

ova-estrelada -
Offline
Desde 31 Ago 2016

SouaMar: obrigada pela resposta.
Sim, é difícil, mas como e o primeiro positivo num ano inteiro de tratamentos, já fiquei um bocadinho feliz. Como é uma gravidez bioquímica e não propriamente aborto, acho q posso começar a treinar já neste próximo ciclo...
Amanha vou falar c a minha medica e ponho-lhe a questão da injeção.
Boa sorte para todas nós.