Hospital São João (HSJ), Porto, 2015 | De Mãe para Mãe

Hospital São João (HSJ), Porto, 2015

Responda
3 mensagens
Sparks -
Offline
Desde 18 Fev 2011

Olá a todas!

Estou prestes a ter o meu 2º bebé e há uma dúvida que me tem assaltado constantemente o pensamento (apesar de estar praticamente decidida).
O 1º filho tive-o no HSJ. Desta vez, apesar de estar na mesma a fazer o acompanhamento lá, tenho pensado na possibilidade de ter o parto no Centro Materno Infantil do Norte (CMIN), antiga Maternidade Júlio Dinis.

Qual é a minha dúvida? Bom, é o seguinte. A minha 1ª experiência correu bem. Não tenho nada a apontar à forma como decorreu o pré e o parto em si. Nada mesmo. E mesmo o pós-parto, já no internamento, não posso dizer que tenha corrido mal. Mas houve uma situação da qual não gostei, que foi, na última noite que lá estive (estive 3 noites), haver várias mulheres e os seus bebés em camas no corredor, porque não havia lugar nas enfermarias Preocupado Achei tão mau! Para além disso, o quarto onde eu estava era um dos dois quartos que elas podiam usar para ir à casa-de-banho e a minha cama era a que ficava em frente à casa-de-banho, por isso passei a noite toda com um corropio de gente a entrar e sair da casa-de-banho Preocupado Esse facto de colocarem os utentes no corredor quando não há lugares, mais o facto de as enfermarias serem de 3 lugares, faz-me ponderar ir desta vez para o CMIN, onde, pelo que sei, metade dos quartos são individuais e os restantes de 2 camas. Em termos de condições "pessoais" parece-me bem melhor.

Agora, o meu único "problema" é que tendo tido uma experiência tão boa no HSJ no meu 1º parto, e sendo esse de facto o fator que mais valorizo, parece-me "idiota" ir experimentar um sítio diferente apenas pelo conforto e privacidade de algumas noites... Assim, é quase certo que irei na mesma para o HSJ.

O que gostaria de saber da vossa parte, de quem foi mamã recentemente este ano (2015!), é qual é o vosso feedback do pré, parto, pós-parto e internamento. Tive o meu filhote lá há 3 anos e não sei se alguma coisa terá mudado.
Outra questão é se alguém sabe se já lá existem quartos individuais pelos quais as utentes possam optar mesmo que seja mediante um pagamento. Lembro-me que na altura da inauguração das novas instalações foi dito que no futuro iriam existir quartos individuais, mas não sei se isso sempre foi para a frente e se sim se já é uma realidade (não acredito muito, mas pronto).

Obrigada a todas pelas informações que me puderem dar.

Sobre Sparks

03/04/2012 Sorriso
Afilhada de Sheera, madrinha de SH, madrinha das ★★ da Silvy e da Ana Sofia

Luegi -
Offline
Desde 10 Jul 2012

Olá,
Olha eu tenho uma conhecida que teve o bebé no S. João e disse-me um dia que optou por um quarto particular. Mas que foi mediante reserva (e disponibilidade do mesmo, claro) e acho que pagas não sei se são 50€ por noite. Como isto não se passou comigo não te dou garantias que seja mesmo assim, mas a ideia que tenho é que sim! é possível ter um quarto individual, mas olha... nada como ligares para lá ou até mesmo perguntares às enfermeiras que te seguem no pré parto. Piscar o olho

MarleneWZ -
Offline
Desde 04 Jun 2008

Olá, eu estou a ser acompanhada no CMIN (centro materno infantil do norte - antiga maternidade júlio dinis) e até à data não tenho nada a apontar. Estou a ter aulas de preparação para o parto e uma delas é uma visita ao bloco de partos e enfermarias. Pelo que já li aqui nos tópicos existem quartos individuais mas não é possível reservar, são entregues aleatoriamente. Sei que as enfermarias são apenas de 2 utentes com WC privativo, o que não acontecia nas instalações antigas. O que podes fazer é ir lá ver as instalações. Eles recebem muitos casais que não estão a ser seguidos lá mas que querem conhecer as instalações para depois decidirem onde querem fazer o parto. Em relação ao S. João não te sei ajudar.
Que tudo te corra pelo melhor!

Sobre MarleneWZ

21/07/2015 - o dia mais feliz das nossas vidas!