Hospital de Braga - regras da Maternidade | De Mãe para Mãe

Hospital de Braga - regras da Maternidade

Responda
12 mensagens
sara_t -
Offline
Desde 25 Jan 2016

Olá mamãs,

Estou agora a chegar às 31 semanas e acabei de agendar a visita à maternidade. Calculo que, por lá, nos irão informar de todas as regras para os dias em que ficarei por lá, e uma das parteiras já me falou por alto de algumas dessas regras, mas entretanto gostaria de ir recolhendo testemunhos das mamãs recentes de Braga. A parteira falou-me de alguns exemplos como:
- Pai e mãe com telemóveis desligados (não é permitido ter os telemóveis ligados mesmo sem som); se o pai precisar de telefonar tem de tocar uma campainha e pedir para sair e depois pedir para entrar novamente;
- Pode-se levar câmara fotográfica mas só se pode fotografar mãe e bebé e nunca o pessoal do hospital;
- É sempre o pai a vestir a criança enquanto a mãe não puder, as enfermeiras não o fazem mas podem supervisionar, de modo a promover um vínculo pai-bebé. Esta explicação surgiu porque perguntei que tipo de roupinhas seriam mais práticas para as enfermeiras vestirem, para eu não estar a escolher roupas pouco práticas que fossem um "frete" para as enfermeiras.

Gostaria de pedir às mamãs recentes de Braga que listassem todas as regras que se lembrarem, para que as próximas mamãs (e papás) se possam ir preparando para colaborar da melhor forma nos dias que por lá passarem Piscar o olho

Beijinhos

Susana Goncalves1 -
Offline
Desde 29 Nov 2016

Colada:) Piscar o olho

Susana Goncalves1 -
Offline
Desde 29 Nov 2016

Olá mamã não se podem tirar fotografias de telemóvel?

aldaC -
Offline
Desde 21 Set 2015

Eu estive lá há quase um ano e tanto eu como o meu marido tínhamos os telemóveis sempre ligados (e em uso no quarto, tanto para chamadas como fotos). O meu esteve sempre à vista em cima da cama ou da mesinha, e nunca ninguém disse nada.

No tempo que estive internada não senti a imposição de nenhuma regra. Fiz tudo como quis (televisão, telemóveis, máquina fotográfica...tratamento da bebé). A regra que mais me interessava saber era a da presença do pai, e como funcionava as visitas. Mas pelo que vi é o comum em todos os hospitais.

A maioria das enfermeiras da maternidade não exercem a profissão com verdadeira vocação. Se nada mudou é ir preparada para alguma eventualidade (é uma questão de sorte, de apanhar as certas ou não precisar muito delas).

Cláudia Sobral -
Offline
Desde 12 Jan 2012

Tive o meu filho lá em 2012.
Para mim o pior foram mesmo as enfermeiras, adorei as auxiliares.
No quarto tive sempre o telemóvel comigo, contudo houve uma que me perguntou se queria matar o meu filho por causa do telemóvel.
Concordo plenamente quando dizem que as enfermeiras de lá não estão por vocação.
Uma, quando pedi leite de fórmula para o meu filho, perguntou se eu era alguma vaca, pois os bezerros é que tomavam leite de fórmula.
De resto, adorei o meu parto, tive uma equipa maravilhosa, o meu marido filmou tudo o que quis, nunca ninguém se opôs.
O quarto é porreiro, e ele pode lá ficar em permanência.
Achei péssimo darem banho aos bebés no lavatório com água corrente, sem sequer encher o lavatório...
Sem contar que na parte da higiene estava a seguir as recomendações do Ob na altura, e elas me disseram que eu cheirava mal para me lavar mais vezes...acontece que eu cheirava mal porque estava com uma infecção, mas que derivado ao facto de daí em diante me lavar com muita frequência deram-me alta do hospital sem darem conta que estava com uma infecção!

vaniusca -
Offline
Desde 14 Maio 2008

A minha cunhada teve lá o bebe vai fazer 2 anos e o meu irmão esteve sempre em contacto comigo e tirou as fotos que quis. No dia do parto quem vestiu o bebe foi o pessoal de lá e não o pai da criança. E o suplemento foram elas que deram ao bebe, porque ele passava demasiadas horas sem mamar. Quanto ao resto não sei.
Sobre o banho não é só aí, onde moro o banho dos meus filhos também foi com água corrente.
Como em tudo acho que é uma questão de sorte com a equipa que se apanha e também estamos mais frágeis e às vezes levamos as coisas demasiado a serio

Cannelle -
Offline
Desde 27 Fev 2017

Cláudia Sobral escreveu:

ive o meu filho lá em 2012.

(...)
Achei péssimo darem banho aos bebés no lavatório com água corrente, sem sequer encher o lavatório...

Que estranho... Estive lá no ano passado e o banho da minha filha foi numa banheira de bebé. Tomou duas vezes banho, e foram dados na banheira.

Também não tenho a melhor das impressões das enfermeiras... Acho que a maioria delas estavam melhor a varrer ruas. Recebi várias, apenas senti vocação numa, que até tinha um problema qualquer nas articulações de uma mão, e custava-lhe a fazer as coisas (e fazia sem se queixar, sem mau humor, preguiça ou bocas foleiras).
Não é uma questão de estarmos mais sensíveis, até porque acho que todas as mamăs que se queixam das enfermeiras têm boa impressão das auxiliares, e eu sou mais uma. Pode é ser uma questão de ter sorte de as apanhar de bom humor, ou numa altura que estejam menos ocupadas (com menos internamentos).
Há profissões em que as pessoas têm que ter vocação e cumprir vários requisitos, e enfermagem é uma delas. Se não têm paciência, sensibilidade, e amor pelo próximo procurem outra coisa para fazer.
A mim parece-me é que muitas enfermeiras não passam de pessoas frustradas que não tiveram nota suficiente para entrar em medicina, para um dia serem médicos, não para ajudar pessoas, mas puderem ganhar 70 euros numa consulta de 15/20 minutos.
Enfim... Não vale a pena ir com medo, é só estar preparado... E uma questão de sorte.

Cláudia Sobral -
Offline
Desde 12 Jan 2012

Concordo consigo Cannelle. Bem, eu tive lá em 2012, portanto passaram-se algumas anos, se algo mudou no que toca ao banho dos bebés já é algo positivo e fico feliz!
Mas no que toca ao trato, realmente lhe digo, as auxiliares foram incansáveis!

catisdi -
Offline
Desde 22 Jan 2013

Também tive o meu em 2012, e não foi possível ter o telemóvel ligado na altura do parto.
No quarto só não gostei de uma enfermeira, a sorte é que só a apanhei numa noite, parecia que estava contrariada, de resto foi tudo óptimo, também deram banho ao meu filho no lavatório, mas ao contrário da Cláudia Sobral no meu encheram o lavatório.
A única coisa que detestei mesmo foi a comida, um horror, ainda por cima fiquei na noite de S.João, nunca comi sardinhas tão más, aliás nem comi, para quem precisa de se alimentar, certamente não é com o tipo de comida que servem.

Cláudia Sobral -
Offline
Desde 12 Jan 2012

Bem, eu não tinha o meu telemóvel comigo quando estava na bloco de partos, mas o meu marido tinha o dele e ia dando notícias à família,
Não me recordo se era do conhecimento da equipa que nos acompanhou, mas sei que ligou para os meus pais e sogros..

catisdi -
Offline
Desde 22 Jan 2013

Ao meu marido foi solicitado que desligasse o telemóvel, só o ligou depois do parto, e só aí é que avisou a família que já tinha nascido.

Cannelle -
Offline
Desde 27 Fev 2017

A parte da comida (até ao ano passado) não melhorou nada... Também me pareceu horrível, então os pratos de peixe não os conseguia mesmo comer, só o cheiro já me deixava mal disposta.