Hoje o meu mundo mudou... PARA MELHOR ESTOU GRÁVIDA!!!!!!. | De Mãe para Mãe

Hoje o meu mundo mudou... PARA MELHOR ESTOU GRÁVIDA!!!!!!.

Responda
111 mensagens
smapc -
Offline
Desde 19 Ago 2007

A vida prega-nos algumas partidas.. ando neste fórum desde Janeiro. Inicialmente não pensei em engravidar logo mas, um atraso de 15 dias fez-nos pensar e desejar antecipar. À medida que os meses foram passando o desespero e a tristeza foi.se apoderando de nós. Em simultâneo, fui tendo alguns problemas de saúde,
Ao longo desta caminhada o meu marido foi-me dizendo que o problema era dele.. que tinha a certeza. Eu dizia que ele era um tonto, que por vezes existem pessoas que demoram mais tempo para engravidar.
Mas ele continuou a insistir que o problema era dele e que gostava de fazer um espermograma. Os médicos diziam que era cedo, tive uma médica que me mandou ficar em casa trancada com o meu marido a fazer amor..A ideia pareceu-nos óptima, mas quem nos sustentava?? Depois de achar que a médica não nos estava a dar o acompanhamento devido decidi mudar. não acho a médica incompetente mas acho que nesta matéria é preciso ter sensibilidade para apoiar e compreender os nossos medos e incertezas. O novo médico chegou caído do céu.Ele ouviu-me até ao fim, compreendeu os meus medos e achou que se o meu marido estava com essa ideia devia fazer o exame pq, como ele referiu "não quero ninguém com macaquinhos na cabeça". Ontem fomos fazer o exame e à tarde fui buscar o resultado. O meu mundo mudou na última tarde de Setembro..não sou médica mas ao ver os resultados percebi que algo não estava bem. Enviei o resultado ao médico e ele disse-nos que o meu marido têm de facto um problema e que dificilmente engravidarei de forma natural..O meu mundo parou..embora eu saiba q a medicina evoluiu e que existe várias formas de o conseguir, naquele momento o mundo parou...chorei,chorei muito porque não sei o que me vai esperar nesta longa caminhada. Dia 9 vou à consulta mostrar os meus exames e saber qual o tratamento mais adequado. Hoje andamos feitos Zombies, como se uma pedra nos caísse na cabeça.
Vou começar uma luta que quero vencer...
Obrigada por me ouvirem.

*****************************************************************************************************

7/10/2009- Já completamos as nossas bodas de algodão, o meu Egas fez-me uma surpresa e passamos a noite num hotel fantástico.
Apesar dos momentos óptimos e da força que tentamos ter, o nervosismo da consulta de 6ªf paira no ar..
Como dizem os nossos irmãos brasileiros "vamos tocando a vida", um dia de cada vez, mas desejosos que chega 6.f, pq temos o coração apertado.
Hoje,ao final da tarde, fui ao Dolce vita com a minha prima e encontrei uma amiga que foi mãe de gémeas,,, são umas bonequinhas!!
O marido dela disse-me q devia mandar vir um bebe pois ser Pai era o melhor q a vida pode ter. Foi difícil conter-me...tive vontade de chorar e de gritar...Mas lá dei a resposta politicamente correcta. " Estamos a tratar disso".
Eu e o meu marido combinamos que não iríamos falar com mais familiares e amigos até termos a noção da nossa situação.
Como imaginam, está a ser difícil não ter com quem conversar...vcs são neste momento a minha companhia..
Obrigada pelas mng de apoio...vou precisar muito vcs e das vossas correntes positivas.
A minha fé continua em Grande...
Beijinho

*****************************************************************************************************

8/10- Amanhã vamos finalmente à consulta. Estamos ansiosos mas mais calmos. Amanhã vamos delinear estratégias para a vinda da nossa estrelinha. Peço-vos a vossa corrente positiva para que tudo corra pelo melhor.
Amanhã darei notícias.

*****************************************************************************************************

9/10- Já viemos da consulta. Estamos mais tranquilos e optimistas. O médico analisou tudo e disse-nos que queria, antes de partir já para algo mais invasivo, fazer um tratamento ao meu marido durante dois meses e voltar a repetir o espermograma.
Vamos fazer o tratamento até janeiro que é quando completamos um ano de treinos e dps, caso os resultados se mantenham, vamos partir para um método de procriação medicamente assistida ele pensa que será uma FIV, mas tudo dependerá dos exames que eu vou fazer e dos resultados do meu marido.
Estamos confiantes e como o Dr. disse "Muito optimismo".
O meu marido ficou tristonho pq vai ter de deixar de fumar, vai ter de emagrecer, fazer desporto e afastar-se o mais possível de situações de stress. Como ele disse: " Amorzinho, acabaram-se as desculpas, agora vamos fazer tudo certo e vais ver que em janeiro vimos cá mostrar ao Dr. que os meus soldados estão e forma e que já fizeram o trabalho deles". Desatei-me a rir. Tão querido..
Quando estávamos na consulta aconteceu uma situação caricata. bateram á porta uns doentes que tinham acabado de ser papás e queriam tirar uma foto com o dr, afinal ele tb era pai daquela criança. Nós sorrimos e eu sussurrei ao ouvido do Egas " Vês amor não somos os únicos". Ele sorriu...Sei que ele hoje já ficou melhor e isso deixou-me mais tranquila.
A luta continua e temos fé que 2010 é que vai ser.:)

Obrigada pelo apoio. Acreditem que tem sido muito bom contar com ele.

Beijinho a todos

****************************************************************************************************

17/10- Hoje estou triste. estive a ler relatos de histórias de infertelidade e senti-me angustiada. O meu medo é que me mandem continuar a tentar e a adiar cada vez mais. Caramba! Eu quero tanto ser mãe..Vejo tantas grávidas e mulheres com os seus bebés..e eu nesta incerteza à mercê da sorte e da vontade da medicina. Tenho fé que deus vai ouvir as minha orações mas, ao mesmo tempo sou invadida por este desespero. Esta espera está a destruir-me por dentro..riu-me para todos com vontade de chorar.
Hoje estou triste, muito triste mesmo! Ninguém está preparado para viver estas situações..Eu tenho que ser forte mas sinto-me a esmorecer.
Beijo a todas

*************************************************************************************************
22/10- Hoje resolvi ir almoçar com duas amigas muito queridas...e pensei...vou contar-lhes. Ficar a viver isto sozinha é muito difícil..
Depois de contar-lhe vi que elas ficaram de lágrimas nos olhos. Uma delas deu-me o abraço mais sentido destes últimos tempos. As lágrimas ficaram envergonhadas e não saíram. Mas soube-me tão bem verbalizar os meus medos e ansiedades.
Temos por hábito ir almoçar ao Cacho Dourado perto da faculdade de Medicina Oriental, no Marquês.
Já tinha lido alguns relatos na net e uma das minhas amigas tinha feito lá sessões antes de engravidar. Pensei para mim " È hoje vais entrar e marcar a consulta". Assim fiz. È já na próxima 5ªf.
Quando cheguei a casa contei ao Egas, ele têm pânico de agulhas, mas a Senhora disse que ele deveria tb à consulta. Eu disse-lhe e para meu espanto ele nem pestanejou disse logo " Claro que vou amor, a luta é dos dois". Ai sim já chorei..
Meu Deus como desejamos este filho..hoje demos mais um pequeno passo rumo ao nosso sonho.

Obrigada ás meninas do tópico da infertelidade, sobretudo à Ritex, à Lua Cheia e Mónica. Este passo foi graças a vcs.

***************************************************************************************************
26/10

"Mãe deita filho para o lixo"

Esta foi a notícia que hoje li na machete do jornal. Era preciso ser muito insensível ou desumana para não me chocar com uma notícia destas mas, desta vez tocou-me muito e de uma outra forma. Sou católica, mas esta situação incomodou-me muito e fez-me pensar: " Meus Deus não andas atento?? Como podes deixar uma Mulher destas ter um filho quando tens tantas que querem ser mães e não o conseguem?"
Reparei que estou mais revoltada e menos compreensível..Nada justifica uma monstruosidade desta, muitp menos no Sec. XXI. Em que sociedade vivemos?????

************************************************************************************************

3/11

"Depois da consulta"

Na quinta feira passada fomos ao médico de medicina chinesa. a consulta correu bem. O médico disse-me que eu estava doente, que estava com as energias em baixo e que além de dificultar uma gravidez corria riscos de aborto espontâneo. O incrível nesta consulta é que o médico adivinhou todas as minhas maleitas..Fiquei Choque! .
O meu marido é mais céptico que eu e ficou mais convencido.
Já começamos o tratamento..As gotas são horríveis. O egas reclama o tempo inteiro..Vamos ver..
Eu disse ao médico que faria o tratamento até Janeiro e logo se via no espermograma se o tratamento está a resultar. Caso contrário desistia e ia avançar só com os outros tratamentos.
Sinceramente, eu só queria que isto acabasse. Sou do signo carneiro, sou muito impaciente e prática e, este tipo de doença é incompatível com o meu feitio..Tudo isto faz-me sofrer ainda mais..
Está a ser difícil levar este barco...o egas têm alturas em que desanima, reclama dos medicamentos...enfim..não está fácil.

A piorar tudo isto voltei a fumar mais...eu não queria mas tudo isto está a consumir-me.

O meu afilhado faz hoje 9 anos..está um homem. Hoje perguntou-me ele: "Madrinha então quando é que me dás um primo para brincar'?.." eu fiquei calada a olhar para ele e sorri..(o que hei-de fazer eu)..A sorte é que os miúdos tem uma capacidade fantástica de mudar o tema de conversa. "ah já me esquecia tenho uma namorada nova e hoje vou jantar ao Mac". Ok, pareceu-me bem...

Sábado fui a um aniversário da filha de uma amiga..tantos bebés e mulheres grávidas...sai mais cedo pq fiquei com uma dor de cabeça infernal..

Hoje estou cinzenta como o tempo...Será que amanhã melhora??????

*************************************************************************************************
12/11

" Oh papão vai-te embora de cima deste telhado..."

Hoje sinto-me como esta música...tenho uma nuvem cinzenta em cima da minha cabeça. Tenho andado com comportamentos depressivos..Resolvi ligar ao médico e achamos por bem antecipar os tratamentos. Assim, vamos voltar a fazer exames dia 4 de Dezembro.
Eu sei que devia estar feliz...mas não me sinto assim. SInto-me aliviada por antecipar tudo isto..Esta espera estava a dar cabo de mim,
Pensei que era forte...hoje vejo que sou fraca. E q por muito que saiba que não posso estar assim não consigo mudar..

beijos

****************************************************************************************************
22/11

O meu marido fez anos dia 17. Ele detesta festas. Mas sábado resolvi reunir uns casais amigos para fazermos um lanche de S. Martinho fora de época...Pois bem, a discussão estava naquilo que os homens não fazem e quando dei por mim já falavam de infertelidade e da amiga de uma delas que é irritante e que estava grávida.Fiquei Chorão Hipnotizado . Não sei até quando vou aguentar.
Sinto-me a ir abaixo e com uma vontade de desistir......

*************************************************************************************************
24/11

Hoje fui almoçar com a minha prima. Não tínhamos nada combinado..telefonei-lhe e combinamos aqueles almoços de 1h certinha pelo relógio de ponto..antes de desligar disse-me ela " tenho uma coisa para te contar...tu nem vais acreditar" ok.. Bom fui em pulgas para o almoço.
A notícia bombástica é que uma amiga nossa está grávida...alegria e muitas suposições. Conhecem aquela sensação que temos quando estamos num avião e ele antes de arrancar parece que vai abaixo. Foi exactamente o que senti....Fui totalmente abaixo...só não chorei para não parecer mal.. E a cereja no topo do bolo foi o empregado do café que perguntou quando é que mandava vir o meu bebé.
Pois é, neste momento além de chorar só me apetecia gritarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr.
Sinto que as forças estão a acabar e sinto-me a chegar ao fim da linha....
No outro dia lia um tópico de uma menina aqui do fórum que dizia que se sentia sozinha..ultimamente venho aqui e sinto-me assim. Vou desabafando sozinha. Não espero que venham aqui por pena, não me estou a queixar, passa por cá quem quer, lê quem sente vontade e comenta quem lhe apetecer..mas a realidade é que me sinto só..

**************************************************************************************************
3/12

O meu marido fez o espermograma..As notícias foram óptimas teve uma recuperação fantástica...mas eu fiquei de rastos. Estranho não é?? Mas eu já me tinha mentalizado e a ideia de voltarmos outra vez aquela ansiedade do mês deixou-me de rastos..chorei o dia todo..o meu marido saiu mais cedo do trabalho e veio para casa com um ramo de rosas e um postal lindíssimo...Eu amo este homem cada dia o amo mais um bocadinho parece mentira??!! Mas é a mais pura das verdades. Lá me animou..eu não queria ir ao médico tinha medo de ouvir o que já outros me disseram "Oh Susana fecha-se no quarto com o seu marido e vai ver que consegue" Certo é que à primeira tem a sua graça mas perante a nossa vida não tem nenhuma...Senti-me sem forças.

***************************************************************************************************

4/12

Consulta no Dr. Jorge Lima...Este senhor é um Santo.. Eu adoro-o e o meu marido tb...Ele achou que dado o meu estado e apesar das francas melhoras do Egas devíamos ir a uma consulta de fertilidade Deu-nos imensa força e animo..quase que saímos grávidos do consultório. Quando cheguei a casa marquei logo consulta. Dia 30 vamos ao Hospital dos Lusíadas..Fiquei aliviada.

***************************************************************************************************
14/12

O meu estado de espírito melhorou. Não me sinto 100%, talvez 50%, mas já me apeteceu sair de casa beber um copo e estar com os amigos. A minha madrinha ficou muito preocupada noto que o meu quadro depressivo se tem agravado mas chorar tb me tem feito muito bem e eu não queria fazer medicação pq assim era mais difícil se tiver q fazer tratamentos.
Está a ser difícil mas estamos a viver um dia de cada vez...
Um agradecimento à minha querida Maria João que me fez lembrar que ainda tenho este tópico.

Beijinho

***************************************************************************************************

30/12

Como já tinha anunciado hoje fomos à consulta de fertilidade. A Dra. Daniela é uma querida gostamos bastante . Ela viu o exame que já tínhamos feito e na sua opinião o Edgar neste momento apresenta umas melhoras muito significativas mas quanto a mim a Dra. suspeita que exista um descontrole da minha ovulação. Já fiz as análises e 2ªf já saberei o resultado. Caso se confirme irei começar com ciclos de Dufine. Como a Dra disse um passo de cada vez.
Caso as análises se encontrem normais iremos fazer uma análise ás trompas.
estamos optimistas. Sentimos que demos mais um passo para o nosso sonho.
Desejo a todas umas óptimas entradas. Um 2010 repleto de saúde, alegria e que vos traga a concretização de todos os vossos sonhos.

Beijinho

Susana

***************************************************************************************************

4/1/2010

Já estamos num novo ano e com ele chegaram novas esperanças.
O meu marido ofereceu-me uma viagem a Roma para passarmos o fim-de-ano. Adorámos!!! Foi muito bom sair da rotina e espairecer um pouco.
Entretanto já soubemos o resultado das análises e felizmente está tudo bem. já demos mais um passo. Este mês vou fazer o exame ás trompa. Estou um pouco receosa uma vez que já li que é um exame doloroso. Mas o que tem de ser tem muita força e eu quero cá o meu Vicente ou a minha Benedita..Neste momento sinto-me mais calma e conformada. Vamos ver!!´
Quero agradecer a todos a força e carinho sobretudo ás mamãs de Dezembro pelo carinho em especial à mamã AnaG. Muitas felicidades para a ti e para a tua Mariana.
****************************************************************************************************

11/01

Um ponto de Luz

E chegamos finalmente ao último exame o HSG, exame ás trompas. Fiz ontem no Hospital dos Lusíadas. Ia bastante receosa com aquilo que iria encontrar.
Tentei não ficar nervosa mas foi inevitável. Todavia, o exame é invasivo, incómodo e algo doloroso mas faz-se bem. De seguida fomos logo à consulta.
A Dra. disse-nos que estava tudo bem com o meu exame só tinha um problema. Tenho as trompas muito elevadas. A nível de saúde não me irá causar nenhum problema mas dado o seu formato pode ser um factor que impede uma gravidez uma vez que os soldadinhos do egas são preguiçosos.
Com a realização deste exame é comum existir uma elevada percentagem de mulheres que engravidam. Por isso, a Dra. disse-nos que se não engravidasse naturalmente até Março que teríamos de recorrer a um método de fertilização medicamente assistida.
Assim, estamos confiantes que tudo irá correr pelo melhor embora deva confessar que não tenho muito esperança de engravidar naturalmente. Mas a vida é cheia de surpresas e vamos ver o que ela nos reservou.
Estamos bastante tranquilos..agora só queremos que chegue Março. Ou já para termos boas notícias ou para começar a lutar por elas.
Neste momento temos apenas "um ponto de luz.. que nos conduz... aceso na alma.."( Sara Tavares)
Bjo e obrigada a todos os que por aqui passam..

******************************************************************

3/3/2010

PARA AS MENINAS QUE AINDA NÃO VIRAM O MEU´OUTRO TÓPICO MAS QUE ACOMPANHARAM ESTE APENAS VIM DIZER QUE VALE A PENA LUTAR. ESTOU GRÁVIDA DE 7 SEMANAS...ALGUNS ENJOOS, SONO MAS MUITO FELIZ. CONSEGUI O MEU FILHO, O MEU SONHO.
A MINHA FELICIDADE É TANTA QUE ÁS VEZES ATÉ TENHO MEDO. AMEI VER A ECO, AQUELE CORAÇAO GALUPANTE NUM FEIJÃO TÃO PEQUENINO QUE É MEU QUE CRESCE DIA PARA DIA DENTRO DE MIM.
ESTADO..APAIXONADA!!!

amarisa -
Offline
Desde 24 Mar 2007

olha linda, eu sei que para quem está de fora as coisas parecem mais simples, mas espera por ouvir o que o médico tem a dizer.

não comeces já a complicar, se calhar até tem resolução mais simples do que estão a pensar...

além disso, pensa no teu marido, imagina como ele se deve estar a sentir e não o faças sentir ainda pior... esperem para ouvir a palavra de um profissional, de saberem quais são as probabilidades de gerar um filho naturalmente e se tal não for possível, informem-se das alternativas que têm.

mas não faças disso um desespero de causas, vais ver que juntos vocês vão conseguir superar! muito amor, carinho e compreensão, ok?

beijinhos e que corra tudo bem!

veruska77 -
Offline
Desde 09 Ago 2009

e vais, aliás vão superar.

nao te posso falar em experiencia pessoal, mas um caso muito proximo em que chegámos quase ao ponto que pensei em considerar "alugar" a minha barriga para a minha amiga puder chorar mas de alegria... Foi um ano de muito sufoco, digo-te que também teve de mudar de médicos várias vezes, porque precisavam de positivismo ao redor deles. Os médicos por onde passaram chegaram mesmo a sugerir suavemente "porque nao adoptar?", mas...dia 6 de Dezembro deste ano vamos celebrar o primeiro aniversário da Beatriz Sorriso

muita força, fechar os ouvidos e olhos para a "pena" e "negativismos", a cada trambolhão, levantar, sacudir o pó e seguir em frente. É nestas situações que me lembro o que a minha avó dizia-me muito:"as coisas certas para nós são aquelas que temos de lutar por elas, não aquelas que caem demasiado fácil no nosso colo..." Piscar o olho

Sobre veruska77

Ema 29/12/2010 "Um DiA dE cAdA VeZ..."
Madrinha da doce e camarada Piscar o olho Pipoca28 Tenho uma "madinha" 5* - MOliveira Piscar o olho

**** http://t1daema.blogspot.com/ ****
**** http://magicaverinha.blogspot.com/ ****

Llocas -
Offline
Desde 13 Abr 2009

Desejo-vos muita força nesta fase que se aproxima, porque realmente em Portugal é fundamental, já que as ajudas são parcas... Mas com amor tudo se vence e vais ver que não tarda. vens anunciar a boa nova.

Sobre Llocas

Madrinha da ALICE da minha querida amiga Bituxa, que é a princesinha mais linda do Norte e arredores!!! Piscar o olho

http://tim-pam-pum.blogspot.com

SEstriga -
Offline
Desde 09 Abr 2009

Olá linda! Desejo que tudo corra bem, como disseste a medicina está muito evoluida e vão conseguir Sorriso tens que ter força para lutar mas sinto que estás confiante e isso é o que importa, descobriram cedo o problema, o que já se torna uma grande ajuda. Tens que encarar o problema e como grande mulher que és vais apoiar o teu maridão que tb deve estar muito em baixo...vais conseguir, em busca do teu sonho Grande abraço

Beijinhos

***Madrinha confiante de ritinha_21, cristina mariano e yoko***

DPP 21 de fevereiro de 2010...Espero ansiosa por ti, filho/a Apaixonado

Vera-Lucia -
Offline
Desde 26 Mar 2008

entao é assim,nada de zombies nada de cabeça baixa k isso so faz mal e pior e engravidar ta quieto devido ao stress ok?
depois dificilmente engravidas, mas tens hipoteses ok?
depois embora seja dificil de entender , e perguntamos pk a nos,acontece mt fez linda nao se engravidar de forma natural, mas tens k meter na cabeça k voces vao ser pais e nao vao ser menos por isso, beijinhos e va la força depois dia 9 vem ca dizer o k disse o medico.
Beijinhos e boa sorte.

carinalaino -
Offline
Desde 16 Mar 2007

minha linda... força estaremos aki sempre para o q for preciso... vais ver q vcs seram vencedores nessa batalha... td dará certo...

Um grande beijinho no seu coração.

★ (¯`'•.¸(¯`'•. ¸*♥♥*¸. •'´¯)¸.•' ´¯) ★★** Beijinhos grandes.
Carina Laino - ADONAI FESTAS E ARTESANATO
Aguardamos a vossa visita **O nosso cantinho https://m.facebook.com/adonaiartesanato?ref=bookmark
★★ ´(_¸.•'´(_¸.•'´ *♥♥* `'•.¸_) `'•. ¸_) ★(_¸.•'´ (_¸.•'´* ★★*`'•.¸_)`'•.¸ _)★

miss-sissy -
Offline
Desde 13 Nov 2008

Vou contar-te uma coisa:
Casei em Março, e na preparação do casamento falavamos muitas vezes: " E se não pudermos ter filhos?", "Adoptamos?"," E se o problema for teu ou meu?", a resposta é estar sempre juntos, casamento é isso mesmo, na saude e na doença, na alegria e na tristeza.
Há 3 anos fui operada a descolamento de retina, em ambos os olhos, o meu mundo tambem desabou. Corro riscos sérios de perder cada vez mais e mais a minha visão, até mesmo chegar á cegueira.
Mas sabes o que me leva a caminhar e a lutar feliz?
È viver um dia de cada vez, sabendo que tenho a meu lado uma pessoa que me dá apoio e carinho, e que não estou só nesta caminhada, nem quero ficar.
O que te posso desejar, é força, coragem para esta nova luta, mas nunca queiras estar só, ambos sofrem com o problema, tem fé no vosso amor, e em Deus. A Ciencia efectivamente está muito avançada, e o mais importante é teres o teu bébé, no fundo não importa muito a forma como ele é gerado, porque sabemos que é sempre com amor e carinho acima de tudo.
Vive um dia de cada vez, uma luta de cada vez e vais ver que a vences...não desanimes. O mais importante na vida é não nos sentirmos sós e desamparados. Mantem-te calma, serena, com esperança.
è facil para todos falar, mas também será fácil para ti, se aceitares as coisas como são.

Um abraço grande.

T zero -
Offline
Desde 17 Jul 2009

Em primeiro lugar, é muito bom saberem qual é o vosso problema. A partir de agora, podem fazer algo de proactivo para encomendar a prendinha e será, apenas, uma questão de tempo.
Em segundo lugar, os meus pais tiveram dificuldades em ter filhos. A minha mãe sujeitou-se a tratamentos dolorosos para ver se conseguiam que a família aumentasse. Curiosamente, foi numas férias antes de iniciar mais um ciclo de tratamentos que eu fui concebida, à semelhança de tantos casos idênticos. Sorriso
... Isto foi há mais de 30 anos! Imagina o quanto a medicina evoluiu, desde então!
Ânimo para ambos!

Sobre T zero

Madrinha surpreendida e orgulhosa da Igraine e sua Fadinha Sorriso

AnaG -
Offline
Desde 15 Jun 2007

Concordo com a T zero qd diz q já é importante detectarem o problema. Obvio q seria melhor q o problema não existisse, mas uma vez detectado, é "arregaçar as mangas" e lutar e andar p a frente.

Eu tenho dois casos mto proximos de mim e sei que não é fácil. MAs tens uma coisa a teu favor... não estás só nesta luta.

Um bjinho mto grd

Sobre AnaG

** Madrinha da Lia/Afonso (Pumpkin) Piscar o olho **
** o meu blog - www.miminhodamammy.blogspot.com **
** O dia "C" de AnaG ** http://onossocasamento.pt/forum/a-descricao-algo-indescritivel-o-dia-c-a...

ana lopo -
Offline
Desde 20 Jul 2009

só passei para te dar um beijo e darte mt força..
quero deixarte aki oum testemunho para q possa ver q nem sempre é como dizem ser..
a minha mae engravidou (isto em 1982 s nao tou em erro) e teve um aborto espontaneo ora naquela altura não existia nem metade do q existe agora so foi detectato o aborto ja ela tava de kuase 7 meses...teve o feto morto preçopoe-se q cerca de 2 meses dentro dela.

foi lhe dito nc mais vai ter filhos, p causa dos tratamentos q fex tds os medico lhe disseram k ela tinha fica infertil..
a verdade é q sem mais nem menos ela engravidou de mim passados 4 anos.. e obvio q teve uma gravidez mt complica... e td mais mas eu tou bem.. e passado mais 4 nasceu o meu manito.. lindo e perfeito...
p isso meu anjo nao desesperes... a sempre uma solução para tudo...
ainda mais nos tempo k korrem..
ha que ter smp esperança..
vais ver q td vai correr bem..

Sobre ana lopo

madrinha de:Carolina
minha linda princesinha gosto muito de ti Carolina
afilhada virtual de: anita89, lpangel e betaramos...
ai madrinhas voces nem sabem a melga q sou hehe

anokas_2007 -
Offline
Desde 01 Mar 2007

pode parecer fácil falar, mas de facto 1 espermograma não representa um resultado definitivo. Ou seja, o teu marido pode repetir daqui a algum tempo e ter melhorado, os espermatozóides que estão a ser analisados formaram-se cerca de 74 dias antes, basta uma constipação ou stress para que o resultado desse mau.

Falo por experiência própria, demorei 20 longos meses em engravidar e no 1º espermograma, apenas 2% tinham formas normais. Tb ficámos de rastos, além do meu ciclo ser irregular... o médico não nos deu a atenção devida, desvalorizou o problema e consultámos um especialista em infertilidade que nos mandou repatir exames e no novo espermograma já dava 8% de formas normais (ainda era um valor abaixo dos 14-15% considerados normais pela OMS, mas o nº de bichinhos tb tinha aumentado muito pelo q a médica nos deu esperança e uma ajudinha para que a ovulação ocorresse em determinado dia e tivessemos relações nesse dia. Resultado: tenho na minha barriguinha um bebé com 10 semanas...

Sei q nem sempre as coisas resultam bem, mas se não resultassem, teríamos sempre tratamentos mais difíceis e dispendiosos para fazer. É ´difícil aceitar que temos um problema, mas os conselhos que te dou são: 1) Não andar de médico em médico sem consultar mesmo um especialista; 2) Não tomes este resultado como definitivo, continua a acreditar que, mesmo com poucos bichinhos, basta um para conseguirem o vosso objectivo.

Desejo-te muita sorte e q rapidamente consigam a vossa estrelinha!
Jinhos

Anokas_2007
Já sou mamã, da minha pequenina Daniela!!!
O dia em que a minha vida ganhou sentido 27/04/2010, és o meu mundo filhota, obrigada pela luz que trouxeste às nossas vidas!!!
Que grande surpresa, novo bebecas a caminho . DUM: 15-11-2011 DPP: 22-08-2012.DPP pela eco: 18-08-2012. Vem aí outra princesa... a nossa Joaninha!!!

morena38 -
Offline
Desde 30 Jun 2009

eu ja ando a tentar engravidar ha 1 ano e tal. meu marido soube que tinha varicoçelo bilaterale tinha 6 milhoes de espermatozoides, quando fez exames. ele tambem diz k o problema é dele. ele em janeiro deste ano foi operado ao testiculo esquerdo. em maio fez novo espermograma e o valor aumentou pra 15 milhoes, embora nao seja muito, andamos a tentar, eu como sou uma pessoa nervosa, tambem nao ajuda muito, e j por 3 vezes que o periodo me atrasa, e fiz tratamento 2 vezes para o periodo vir e fazer ovulaçao, embora meu periodo nao seja muito regular, eu deixei a pilula ha 13 meses. o medico do meu marido disse k fez tudo k tinha a fazer, se caso fosse preciso passava uma carta para meu go, para eu iniciar inseminaçao. nós ja andamos a pensar nisso, mas sao mt caros os tratamentos, por isso eu vou continuar a fazer tratamento caso o periodo nao venha, ele as vezes atrasa uns dias.

por isso tem calma, pk nao ajuda nada e dá todo o teu apoio ao teu marido, se caso o problema fosse teu, ele tambem daria o apoio dele.

desejo que tudo corra bem pra vcs, nao sei kaul o problema k ele tem. o meu amrido era o varicoçelo, isso tem operação.

bjs e boa sorte

Sobre morena38

marido operado a varicocelo bilateral ao testiculo esquerdo e poucos combatentes e agora tem Oligoastenoteratozoospermia grave
meu tt cancelado na (clifer 2010) seguida agora na IVI LISBOA
Eu com falência ovárica, devido á idade
GRAVIDA DE 1 MENINA.
morena39

mae_grande -
Offline
Desde 11 Fev 2009

Li a tua história e fiquei impressionada com a coragem que está a ser necessária a vocês dois para encarar estes dias.
O teu marido deve estar feito num oito!
Eu acho incontornável que te sintas muito triste, muito desorientada com medo e sem muita esperança. Não acredito que consigas suprimir estes sentimentos para encorajar o teu marido, porque ele ia perceber que estavas a fingir.
A verdade é que se abateu um grande desgosto sobre os vossos corações e esse desgosto é real.

Neste momento o que existe é sobretudo medo.
Porém vejo algumas positivas e objectivamente importantes no que sucedeu.

Horrorisa-me pensar que andaram este tempo todo a tentar engravidar, mas alivia-me pensar que finalmente estão conscientes do que realmente se passa.
Só sabendo o que se passa podem agir sobre a realidade, sem fantasias. E isso aproxima-vos do vosso sonho.

Além disso tens a oportunidade de fazer sentir ao teu marido que gostas dele para lá de tudo isso, que ele é um homem completo para ti, que não falta nada; porque admito que ele ponha isso em causa.
Ao fazeres isto, ao conseguires que ele se sinta amado, e querido e incondicionalmente ligado a ti, isso estreita o vosso laço para sempre.

Também me parece que não tens ainda um projecto com a lista das dificuldades e a lista das possibilidades. Tens apenas uma tabuleta que te diz:
- Vai ser preciso fazer algo mais.
Mas ninguém te disse que existe uma impossibilidade, nem a natureza dessa "ajuda" nem nada de muito concreto. Isto significa que sentes sobretudo medo, que é um sentimento que decorre sempre da falta de informação e de certezas.
Então agora vai ser preciso encontrar quem vos dê um plano, um projecto sério, uma coisa com pés e cabeça que não vos deixe entregues aos vossos fantasmas de impotência e fim de um sonho, porque isso não existe.
Tem de haver um médico ou uma equipa que agarre no teu marido e lhe mostre a viabilidade e como; e que agarre em ti e te mostre o que fazer, as dificuldades e as potencialidades.

O teu mundo mudou hoje. Porque uma parte tua sonhadora e iludida, deixou de sonhar e de se iludir.
"Des-iludiste-te" livraste-te da fantasia que te andava a adiar os melhores momentos.
Com isto ganhaste a realidade.

E eu honestamente sinto mais esperança assim.

maktub -
Offline
Desde 05 Jan 2009

Linda sei bem o que estás a passar, o meu Mundo já desabou dessa forma... no nosso caso os dois temos problemas, imagina!!! Estavamos a tentar ter um bebé e nada... a minha médica desvalorizava e resolvemos procurar outra opinião! Descobrimos que ambos tinhamos um problema que se era impossivel engravidar de forma natural, ou melhor as probabilidades eram menos de 10% imagina Triste
Encontrei uma clinica com médicos fantásticos... sai de lá com uma nova esperança! Fiz uma inseminação artificial depois de tratamentos e fecundação in vitro!! Hoje tenho o meu tesouro, o meu Diogo Sorriso
Não desesperes... vai correr tudo bem!
Apoiem-se muito um ao outro e encontrem no vosso amor a força que precisam Sorriso
Bjinhos e boa sorte, força Sorriso

Sobre maktub

----------------------------------------------------------------
O meu príncipe Diogo nasceu, no dia 16/06/2009 às 23:07
Mama de mais um príncipe o Vasco, nasceu no dia 21/02/2011
A minha afilhada Mariana é uma princesa Sorriso
Noivinha2008 madrinha do Diogo

Naillil -
Offline
Desde 07 Nov 2008

Faço minhas as palavras das meninas que já cá deixaram a sua mensagem de apoio.
Pensa que já foi dado um grande passo com a detecção do problema. Se acompanhas este fórum sabes das muitas histórias de sucesso que por cá andam.
Daqui a algum tempo vais estar aqui a contar a tua vitória. É isso que desejo do fundo do coração.
Muita força!
E já agora... parabéns pelo 1.º aniversário de casada! (eu sei porque fui tua "gémea").

Sobre Naillil

23.11.2009 - Nasceu o meu Gonçalo!
16.06.2012 - A minha prenda de aniversário: Margarida!

Baby2010 -
Offline
Desde 23 Abr 2009

Acredito que hoje o teu,aliás o vosso mundo tenha mudado.Como já aqui referiram acho muito importante não "sofrerem" por antecipação isto é quando forem a consulta é que vão ter mesmo a noção do que se está a passar.
Depois vê que já é um grande passo saberem onde está o problema pois assim sabem em que direcção estão a "lutar"!
Desejo-vos muita força para conseguirem lidar com esta realidade e para juntos vencerem o problema Sorriso

Força e esperança +++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ Beijinho

Sobre Baby2010

20 De Julho 2011 conheci o meu bem mais precioso NASCEU o meu Rodrigo*
01 De Fevereiro 2014 conheci a princesa dos meus sonhos NASCEU a minha Diana*

smapc -
Offline
Desde 19 Ago 2007

Li os vossos comentários e só posso agrader a vossa força. Como eu disse o meu mundo mudou não parou.. a luta essa vai começar dia 9. O que me custa é lidar com os olhares tristes do meu marido. Perguntou-me ele ainda hoje " Dps disto ainda me amas". E eu disse-lhe " Não sejas tolinho ainda te amo mais".
Na vida nunca sonhei em ter um vestido de noiva xpto, ou casar em tal sítio...mas sempre sonhei em ser mãe. E como já muitos disseram eu sei que vou ser mãe!! só não sei se biológica ou adoptiva.
Mas custa ver as minhas amigas todas a ter bébé, os amigos dele a serem pais. Lutamos para lidar com isso...não é fácil. Não vou mentir..
Identifiquei-me muito com o que a mãe- grande disse pq é a verdade, o mundo não acaba mas muda. Combinamos que não vamos fazer de conta que estamos bem quando não estamos... o chorar abraçados tb faz bem...limpa a alma e sentimos que o aperto do peito desaparece..
Sempre fui uma pessoa prática vou-me abaixo..tenho o meu tempo de adaptação à mudança mas depois vou à luta. Amei o meu médico..ele disse e nós concordamos..dia 9 vamos ver tudo e discutir estratégias. A minha mente comanda muito o meu corpo e só quando eu sober ao certo o que podemos fazer, como e quando é que vou descansar.
Eu tenho um problema de sáude que a gravidez viria ajudar..eu tirei 3 tumores benignos do peito à 8 anos. Nasceram-me agora vários fibrodenomas..não é grave mas tenho dois que se estão a desenvolver muito e estou a chegar aos 30.
Este fds vamos festejar um ano de casados...resolvemos juntar a família e adiar a ideia de estarmos sós... isso fica só para o jantar e para a noite..
Uma vez mais obrigada por me ouvirem.. vou fazer deste canto o diário para a minha luta.

Felicidades a todas as mamãs e futuras mamãs e boa sorte ás treinantes.

Baby2010 -
Offline
Desde 23 Abr 2009

Smap diz:"Na vida nunca sonhei em ter um vestido de noiva xpto, ou casar em tal sítio...mas sempre sonhei em ser mãe. E como já muitos disseram eu sei que vou ser mãe!! só não sei se biológica ou adoptiva."
Depois de ler o teu coment tinha que trancrever este exerto,pois aqui tu dizes tudo Palmas! Palmas! Palmas! .É notavel a tua tristesa como é compreensivel mas tb transparece por as palavras que escreves uma mulher de força e vais ver que será esta força que te ajudará a vencer!
Tal como disses-te isto não é o fim de nada,simplesmente é o começo de uma "caminhada" que pode ser um pouco mais conturbada mas que voçês iram vencer Sorriso
Irei acompanhar este cantinho pois estarei aqui a torcer muito por voçês ++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Já agora aproveito para dar os Parabens "antecipados" por o 1º aninho de casados.

Beijinho grd Beijinho

Sobre Baby2010

20 De Julho 2011 conheci o meu bem mais precioso NASCEU o meu Rodrigo*
01 De Fevereiro 2014 conheci a princesa dos meus sonhos NASCEU a minha Diana*

Caramelo36 -
Offline
Desde 30 Set 2009

Sou o esposo da morena38 e posso entender mais ou menos aquilo pelo que seu marido está a passar.

tenho lutado muito contra os pensamentos negativos que nos atormentam quando nos homens somos tambem o problema muita coisa nos passa pela cabeça.

no meu caso tenho poucos girinos por causa do meu problema de varicocelo. posso ser homem mas tambem muitas vezes dou por mim a me sentir em baixo.

a minha morena38 e eu queremos ser pais. mas muitas vezes quando o periodo dela atrasa, e pensamos , será desta? e quando vem a nega e a vejo a dizer que o problema é dela, que por vezes a ansiedade dela prejudica, que e os nervos dela, e muitas mais coisas que eu imagino lhe passar pela cabeça.

posso dizer que me sugeitei a operação de varicocelo no inicio deste ano porque sempre quis ser pai. luto com todas as minhas forças.

mas muitas vezes sofro de uma maneira que penso que nao será igual a de uma mulher que tenha algum problema mas sofro. porque sei que meus girinos sao poucos.

mas tenho aqueles medos... tenho aqueles pensamentos que minha princesa morena nao me deija ter. mas muitas vezes choro com ela. choro porque eu sei que o problema esta em mim e nao na minha morena.

eu bem sei ou imagino aquilo pelo qual o seu marido esta a pensar. mas um abraço de força e uma corrente positiva de um marido que sabe o que e ser ele o problema e nao a mulher

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Esposo da morena38
Es a luz da minha vida, e junto contigo conseguimos nosso sonho meu amor.
AFILHADO DA CRISAMASANTI Sorriso

smapc -
Offline
Desde 19 Ago 2007

Obrigada minha querida pelas tuas palavras mais uma vez. Tens razão sabes? A minha tristeza não me afastou as forças..Agora até tenho mais.. Mas o confronto com esta realidade abanou-nos. Obrigada uma vez mais pelo teu apoio.Eu só quero que chegue 6ªf para saber o q o médico nos vai dizer. Mas eu tenho a certeza que a minha estrelinha vai brilhar e vai ser muito amada.
Obrigadapelos votos, espero que domingo nos consigamos abstrair o mais possível.
beijinho

smapc -
Offline
Desde 19 Ago 2007

Parabens por este teu testemunho. Não é nada fácil falarmos dos nossos medos e angustias.

Eu sei por aquilo que estas a passar. Já demonstras ser um excelente pai e es sem dúvida um optimo marido. Tenho fé por vcs a mesma que tenho para nós. Vamos lutar!!

Não vai ser fácil, mas com amor, carinho e muito entendimento havemos de alcançar o nosso sonho.
Aquilo que te posso dizer é que deves sempre exprimir os teus sentimentos, não os reprimas pq só te farão mal.

Não desanimes e continua a lutar.

Um abraço nosso para vcs, que tudo corra por melhor e que deus nos acompanhe nesta caminhada.

Vera-Lucia -
Offline
Desde 26 Mar 2008

k tudo te corra bem minha linda quer com o bebe k nao tarda vem ai, quer pr a tua saude, bem tadinho do teu marido esta com peso de consciencia, mas tens k o tranquilizar pr ele nao ficar mal.
Tem k se apoiar mt, e ja agora desejo k tenham um dia mt feliz na comemoraçao do primeiro aninho de casados he he.
Beijinhos

princesa_ -
Offline
Desde 13 Abr 2008

Querida, Vai tudo correr bem, vais ver!

Vais ter a tua estrelinha, não percas a força e a esperança porque vai tudo correr bem... Sorriso Beijinho grande e estamos aqui todas para ti e para o caminho que irás percorrer.

mae_grande -
Offline
Desde 11 Fev 2009

"O marido dela disse-me q devia mandar vir um bebe pois ser Pai era o melhor q a vida pode ter. Foi dificil conter-me...tive vontade de chorar e de gritar...Mas lá dei a resposta políticamente correcta. " Estamos a tratar disso"."

É preciso ter cá um estômago!...
E um coração...
E.. sei lá que mais.

Achei do mais atilado essa ideia de se pouparem um bocado a conversas até terem ideias mais definidas dos vossos próximos passos e do que esses passos envolvem.
Acho atilado para não haver pressão desnecessária e porque às vezes acontece da família passar a fazer parte do problema e não da solução. Cada caso é um caso.

De qualquer forma é muito importante haver alguém que fale com vocês, que vos acolha, que oiça, perceba e dê algo em troca... nem que seja apenas um par de ouvidos.

Tu ainda contas com este fórum. Mas o teu marido tem alguém com quem possa falar sobre o que sente sem constrangimentos?
Ficar em circuito fechado costuma ser mau.
Imagino que possas responder que ele fala contigo, mas como podes imaginar não é a mesma coisa.

Fala nisto com o médico porque os médicos têm obrigação de compreender que estas coisas têm uma componente emocional e psicológica gigante. Não descures disto, não?
Curar feridas e ultrapassar situações químicas nem sempre passa apenas por exames e fármacos.

Há um luto nisto tudo. Um luto de um sonho de facilidade que não se cumpriu. E esse luto tem de ser assumido, vivido e depois então ultrapassado.
Que me dizes? Faz sentido?

Casais como vocês deviam ser abraçados com tanta energia, encorajamento e aceitação total do que sentem e do que são capazes de fazer com o que sentem...!!!! Deviam ser abraçados até estarem fartos de tanto abraçamento Espertalhão

Junto a minha fé à tua.
Força

NSilva -
Offline
Desde 08 Ago 2007

Não é fácil mesmo, ouvir certas coisas, pior que ouvir de amigos e familiares é ouvirem dos medicos as barreiras que tem de ultrapassar...
Com o coraçao, com a vontade de viverem esse sonho e com muito AMOR voces terao um caminho menos bom pela frente sem duvida, mas chegam la e esse LA , COMPENSA demais qq percurso agora...
Eu desejo que voces nao desistam, que sejam positivos em cada etapa e que acreditem que o vosso dia tb chega Sorriso

Caminhando juntos na mesma direcçao voces chegaram mais cedo que julgam a vossa felicidade a 3 Sorriso ou 4 nesses casos eehe

beijos e muita dorte
Natacha

Sobre NSilva

Natacha e Ines ( nascida a 10 de Maio )...

Caramelo36 -
Offline
Desde 30 Set 2009

Penso que voce e seu marido sao a prova VIVA de verdadeiro amor Sorriso

Posso dizer que eu e morena compreendemos aquilo pelo que estão a passar. Posso nao fazer ideia de qual o resultado do espermograma de seu marido ou se ele ja fez , mas posso falar um pouco do que eu senti.

No meu primeiro espermograma estava bastante nervoso e suponho eu que o seu marido esteja na mesma.

Tem que ver que hoje em dia a medicina faz milagres. ha todo o tipo de tratamento hoje em dia para ajudar tanto o homem como a mulher.

So espero que seu marido se mantenha com a cabeça sem pensamentos negativos, pois não e so a voces que por vezes o nervosismo , negativismo afecta a vossa autoestima.

não e facil mas temos que pensar que vamos conseguir ter a sorte de um dos nossos girinos chegar ao santo grall :p

tem que ver que nestas situacoes e tentarem afastar o negativismo o que nao e nada facil.

no meu caso e sabendo eu que e muito dificil lidar com certos pensamentos que me assolam a cabeça na altura do dito cujo do red da minha moreninha estar para chegar.

eu e morena andamos em treinos a quase 2 anos e pronto...

Ainda me lembro em finais do ano 2008 quando as dores que sentia nos testiculos comeca a ser incomoda, urinar era por vezes complicado mas escondia de minha morena para que os nervos da minha querida paixao nao virem ao de cima...

Depois de muita conversa ela la me convenceu a fazer o dito espermograma....

O resultado me deijou completamente de rastos...

Pensei o pior, que era esteril... que nao iria realisar meu sonho e de morena. que e a nossa divina estrelinha.

la para dezembro marquei a minha consulta para o urologista e posso dizer que fiquei apavorado, nervoso. Tinha Varicocelo Bilateral grave nos dois testiculos... Para que possa imaginar o varicocelo faz com que nossos testiculos fiquem mais pesados por vezes, quando se apalpa se nota as veias todas... O medico me disse que tinha vaga para ser operado no hospital dos lusiadas logo na primeira semana de janeiro...

Sei que passei as passinhas do algarve depois da operacao mas agora rezo para que deus ilumine a mim e a minha esposa e por isso dgo ao que nao se deijem ir abaixo. se apoiem , chorem, briquem, mas acima de tudo SE AMEM MUITO, so voces os dois com vosso amor e fe superarão isto Espertalhão

Esposo da morena38
Es a luz da minha vida, e junto contigo conseguimos nosso sonho meu amor.
AFILHADO DA CRISAMASANTI Sorriso

smapc -
Offline
Desde 19 Ago 2007

Obrigada pelas tuas palavras tão sensatas. Por vezes pareces que me lês os pensamentos.
Nós optamos por nesta fase inicial contar a poucas pessoas para nos reservar e evitar situações e perguntas constrangedoras. Neste momento acho que essa pressão só iria atrapalhar.

Eu tento diariamente falar um pouco com o meu marido..mas tens razão ele não tem ninguém com quem falar sobre isso. Amanhã vamos os dois ao médico e, felizmente parece-me que o médico conta muito com o estado psicológico do pai. Mas vou estar atenta á evolução dele.

Neste momento estamos a fazer o nosso luto..amanhã depois da consulta do médico logo veremos..Vamos ter um fds complicado, mas o sol há-de brilhar na 2ªf. Como diz o meu pai " Não pode estar sempre a chover".

Obrigada pela força e vai passando pelo meu cantinho.

beijinho

smapc -
Offline
Desde 19 Ago 2007

Antes de mais parabéns pelo teu trabalho e pela tua menina. È uma princesinha.

Eu nunca irei desistir porque ser mãe é um desejo e um sonho que quero muito. Eu sei que que não vai ser fácil mas estaremos cá para a luta. Foi um impacto muito grande ouvir aquilo do médico, mas tenho muita fé e, essa fé não me deixa desistir.

Obrigada pela força e pelas palavras de conforto e apoio.

beijinhos para ti e para a tua Inês

smapc -
Offline
Desde 19 Ago 2007

Aquilo que sentiu no espermograma foi o que o meu marido sentiu. Esse sofoco e nervosismo.

Vejo que sofreu muito e que continua a sofrer A sua Morena ama-o muito e têm de acreditar que juntos vão superar essa batalha.

Esta situação pode levar ao desespero mas, temos que ser fortes e não nos deixarmos vencer por ele.

O importante aqui é não nos sentirmos culpados, termos muita força, amor, carinho, fé e compreensão que vamos vencer esta batalha.

Não devemos desistir de um sonho sobretudo, dos sonhos que mais desejamos e que nos farão pessoas realizadas.

Muita força para vcs.

Alexandra Vale -
Offline
Desde 20 Jul 2008

Minha linda, nada é impossivel nesta vida, tudo se consegue hoje em dia, pois a ciência evoluiu muito, respondendo de forma muito ositiva ás mais variadas situações de infertilidade, sei que o impacto foi grande e só mesmo o tempo é que se pode encarregar de minimizar toda essa informação que não estaveis á espera, mas acredita que vais ultrapassar esta fase tão delicada, falo por experiência própria e agora estou grávida, sou um exemplo, entendes? Para te dizer que se não for pelo método natural, será por um método também muito belo, pois o imporante, é o grande amor que une o casal e gerares dentro de ti, um bebé lindo Anjinho
Estou grávida e já com 15 semaninhas e cada vez mais apaixonada, cada eco, é uma surpresa e em breve serás tu, acredita que sim. Deixo-te o meu mail e podermos falar melhor: [email protected] Grande abraço

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?