Hoje fiz eco mas o médico é daqueles que não falam... | De Mãe para Mãe

Hoje fiz eco mas o médico é daqueles que não falam...

Responda
6 mensagens
Kat-Kat -
Offline
Desde 08 Abr 2013

Olá mamãs, hoje fiz eco das 12s+4d, e deu 1,8mm para translucência da nuca, ossos do nariz presentes e o risco de T21 de 1:558; risco de T18 1:943 e risco de T13 1:15227.

Estou ansiosa por saber os valores combinados com o rastreio bioquímico, mas para já digam-me a vossa opinião: estes valores são os desejáveis? Digo isto por o da T21 ser o mais baixo...

O médico disse-me que do que observava estava tudo bem, mas foi tão vago que me lembrei de vos perguntar o que acham...

E já agora, as quase quarentonas como eu vão fazer amniocentese?

Beijinhos e felicidades a todas Sorriso

Desde 13 Set 2012

Olá mamã!

Os valores estão bem. o da T21 é o mais baixo mas isso tem a ver com a insidência desta trissomia relativamente ás outras duas; ou seja, a t21 é mais frequente do que qualquer uma das outras duas.

Quanto ao rastreio bioquímico, em fim, vale o que vale, como qualquer rastreio baseado em probabilidades; eu, pessoalmente, detesto este rastreio, pois são demasiado frequentes os falsos positivos.

O meu 2º filho tem agora 23 mesinhos; quando ele nasceu eu ja´tinha 41 anos feitos; desde o início da gravidez que fiz questão de realizar a amniosentese, de tal forma convicta que nem quis fazer o rastreio bioquímico. Portanto, aconselho vivamente a amniosentese. em 2 ou 3 dias tem a resposta para as 3 principais trissomias.

Espero ter ajudado.

Beijinhos e tudo de bom

SMSantos

Kat-Kat -
Offline
Desde 08 Abr 2013

Olá Sónia, e obrigada Sorriso

Eu também estou inclinada para fazer a amnio, mas a minha médica diz que se os resultados destes exames prévios estiverem normais, não se justifica dado ser um exame invasivo e com riscos...só que estes resultados só dão probabilidades, não me sinto completamente teranquila.

Diz-me, como correu a tua? Qual as precauções que tomaste para diminuir os riscos associados?

Obrigada e beijinhos

BrunaRafaela -
Offline
Desde 26 Abr 2010

Não é obrigatório fazer sempre depois dos 36 anos? Tinha na ideia de que era...

♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
♥ 20/06/2008 ♥ ♥ 22:05 h ♥ ♥ 3,510 kg ♥ ♥ 50 cm ♥
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
♥ 12/09/2015 ♥ ♥ 08:43 h ♥ ♥ 3,200 kg ♥ ♥ 49 cm ♥
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

Kat-Kat -
Offline
Desde 08 Abr 2013

Não, não é obrigatório...temos direito a fazê-la, legalmente, se tivermos mais de 35 anos. Isso quer dizer que não nos podem recusar a amnio, mas ninguém nos manda fazer se os resultados prévios estiverem normais.

Segundo a minha médica, hoje em dia a minha idade (38) só por si, não faz uma gravidez de risco, porque cada vez há mais mulheres a terem o primeiro para os 35 e mais...e se ainda considerassem todas de risco, não havia gravidezes de baixo risco.

O meu único medo são as complicações, risco de aborto e infeção, porque se não fosse isso, nem hesitava...fazia e pronto.

Desde 13 Set 2012

Olá!

Nem a amniosentese nem qualquer exame, por mais simples ou complexo que seja, tem caráter obrigatório. Só fazemos o que queremos e a mais não somos obrigados; aliás, nem sequer é obrigatório seguir uma gravidez num médico. Pode perfeitamente estar grávida e nunca ir ao médico; é tudo opção da mulher.

A minha amniosentese foi realizada às 16 semanas; fi-la no hospital da luz com a Dra. Cláudia Appleton, que considerei maravilhosa a todos os níveis. Antes do exame não há nenhuma recomendação especial, o protocolo prevê uma baixa de 2 dias em repouso. Eu fiz o exame numa quarta-feira, e optei por prolongar a baixa por mais um dia, que, juntando ao fim de semana, me deram 5 dias em casa. Só fiz repouso no dia do exame e no dia seguinte. Durante a sexta-feira e o fim de semana já andei por casa, obviamente que n peguei em pesos nem fiz esforços, mas já fiz a minha vidita. na segunda-feira voltei ao trabalho feliz da vida. alguns dias depois, n me lembro quantos ao certo mas foi ainda naquela semana, ligaram-me do hospital a confirmar que eu esperava um menino e que a amniosentese revelava que o bebé estava livre das 3 principais trissomias. Não me arrependo nem um pouco.

aliás, acho mesmo que a amniosentese deveria estar disponível para todas as mamãs que a quisessem fazer, pois isso evitaria que muitas mulheres jovens e sem risco aparente dessem à luz bebés com trissomias, como acontece atualmente.

Tudo de bom para todas

SMSantos