Hidroginástica - exercícios a evitar | De Mãe para Mãe

Hidroginástica - exercícios a evitar

Responda
6 mensagens
Navel -
Offline
Desde 10 Ago 2010

Olá a todas,

Gostaria de pedir ajuda a todas as grávidas que praticam/praticaram hidroginástica "normal" (sem ser para grávidas) durante a gravidez. Eu sempre fiz desporto e decidi continuar na gravidez, por conselho do médico.

Como a piscina só tem uma aula de hidroginástica para grávidas por semana, resolvi inscrever-me na hidroginástica normal. O prof disse-me para eu não fazer exercícios que impliquem rotação do tronco, saltos, e evitar encolher as pernas junto ao tronco (posso fazê-lo mas com as pernas abertas). Mesmo assim gostava de saber a vossa opinião.

Que exercícios os vossos profs vos disseram para NÃO fazer? Pode trabalhar-se os abdominais (não estou a falar de fazer abdominais, mas sim de exercicios que fortaleçam os abdominais) na hidoginastica durante a gravidez?

obrigada desde já pela vossa ajuda.

Navel

Mermaid_MM -
Offline
Desde 20 Maio 2009

Olá!!

Eu também sempre pratiquei desporto, mais propriamente musculação, cardio e piscina. Desde as 30 semanas + ou - passei do cardiofitness para a natação (não é a hidroginástica que falas, mas faço os meus exercícios). Dentro da piscina costumo fazer a bicicleta, durante uns momentos, ou seja, encosto-me a 1 canto, levanto as pernas e toca a pedalar no "vazio" Espertalhão Os exercícios que o Prof. disse para NÃO fazeres, acho que deves mesmo NÃO fazer... Faz outros, por exemplo, andar com alguma velocidade dentro de água, mexe os braços debaixo de água, para dar resistência, etc.

Sofia Guerreiro -
Offline
Desde 08 Maio 2009

Segue as instruções do teu treinador, exercícios com abdominais penso não deves trabalhar essa zona, braços e pernas sim. hidroginastica é um dos melhores exercícios que uma gravidez deve fazer, fortalece bastante músculos do pélvis , permite a gravida manter a forma.
beijinhos
SfGuerreiro

MarSofia -
Offline
Desde 16 Jun 2008

Ola mama,olha eu nao faco hidroginastica, vou sim a piscina de quando em quando,mas pratico yoga,ja praticava mas na gravidez tem sido para mim essencial.
No yoga ha um trabalho diverso de relaxamento,respiracao e trabalho/alongamento do corpo, sem problema algum trabalhams todas as zonas do corpo,desde alongamentos das pernas, elevacao das mesmas,
quer trabalho de tronco/ombros,inversao de gravidade,inclusive ha mamas que fazem o pino.
Enquanto gravida o teu corpo torna se mais fragil a partida mas muito flexivel,dinamico se o trabalhares,nao falo de ginastica porque yoga e muito mais que isso,mas de bem estar.
Na agua o teu corpo torna se mais leve, ha posicoes que se tornam muito mais faceis de realizar e te dao um prazer enorme a ti e mesmo ao bebe. Agora e assim, sempre defendi enquando praticante de yoga que em todas as fases da gravidez so devemos fazer as posicoes em que nos sentimos confortaveis,o objectivo nao e ter dor/desconforto mas sim sentir relaxe. Quero com isto dizer que tudo varia de mama para mama,inclusivamente o teu orientador dizer te que x posicao e optima e tu sentires desconforto.Ou entao sentires um prazer enorme em outras nao recomendadas. Por exemplo em yoga ha posicoes para o 1,2,3 trimestre,eu continuo a executar varias de todos os trimestres,mas ha algumas do 3 que o pequenote nao gosta muito.Como ves e relativo,depreende se tudo com o teu conforto. Ha medida que descontrais o teu corpo o teu relaxamento e tambem maior e dentro de agua a inversao da gravidade leva a que te tornes leve e logo apta a fazer imensa coisa.
Podes e deves fortalecer a zona pelvica,ancas,zona lombar,tronco e mesmo a musculatura da barriga e utero,agora nao e necessario faze lo atraves de abdominais,existiram concerteza outras posicoes em hidroginastica com o mesmo fim.
E lembra te,a chave e fazeres os exercicios calmamente e
todos aqueles que te deem a ti bem estar.

Navel -
Offline
Desde 10 Ago 2010

Muito obrigada pelo vosso feedback.

assim fico mais descansada. Dou por mim a questionar tudo e mais alguma coisa, especialmente coisas que para mim sempre foram "naturais"... mas depois lembro-me que a natureza já faz "isto" há milhares de anos e com muito menos condições... Sorriso

MAP78 -
Offline
Desde 07 Out 2009

Eu faço hidroginastica normal há 3 anos +/-. Parei qd soube que estava de bebé (por "ignorância das médicas) e retomei aos 3 meses.

As minhas duas profs não me disseram nada de concreto, apenas para fazer com calma e mais devagar, para não forçar e quando não me sentisse bem para parar.

Eu contudo evito tudo o que é esforço abdominal, salto um bocadinho quando estamos a "dar chutos", mas mais devagar que antes e paro quando vejo que estou a esforçar.

Tento fazer mais exercício de braços e os de pernas mais devagar. Tento fazer a respiração direitinha e vou fazendo, claro que não é uma maratona pra ficar em forma, mas uma forma de me ir mexendo Piscar o olho

Espero que corra tudo bem.

beijinhos Grande abraço

Sobre MAP78

******************
MAP78
DPP 22-01-2011
É um menino...

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?