Herpes na minha filha... de onde veio?!? | De Mãe para Mãe

Herpes na minha filha... de onde veio?!?

Responda
29 mensagens
Bisqui -
Offline
Desde 10 Jan 2013

Bons dias! Hoje estou em casa pois não aceitaram a minha filha no infantário... Vi ontem à noite 3 bolinhas pequeninas nos lábios dela e pareceu-me herpes... Coloquei betadine. Hoje de manhã reparei que as bolhas se tinham unido e liguei para a escola a ver se havia herpes lá para ver se poderia ser ou não herpes. Foi me dito que ninguém lá tinha herpes. Fiquei à nora, seria herpes ou não. Fui ao hospital com ela depois de ter ligado ao pediatra e de ele ter dito que era melhor ser consultada. Confirmou-se o herpes e agora de onde terá vindo...?!?! Ninguém cá em casa tem...
Andei a dar voltas à cabeça para tentar descobrir como ela ficou com isso e disseram-me que a primeira vez com herpes é muito violento e ela só tem uma bolinha pequenina. Também me perguntaram se ela teve febre aftosa, ou estomatite aftosa, ou doença pé, mão e boca (aquela doença em que eles se babam muito, não comem nada, e têm ulceras na boca). Ora bem teve. Em bébé quando andava noutro colégio.
Terá sido mesmo esse o foco inicial da doença?? E surgiu agora de novo quando ela tem 4 anos sem ela estar com febre nem doente...?!? Mais alguma mãmã teve o filho/a com a doença que falei e mais tarde surgiu o herpes?
Obrigada Rolar os olhos
Beijinhos***

Sobre Bisqui

Mãe de uma bébé linda
Com planos de engravidar de novo...

renatabeat -
Offline
Desde 15 Dez 2013

Boa tarde.

Felizmente não passámos por isso; contudo, li já uns artigos sobre a transmissão de Herpes em bebés e crianças. Há imensas situações que são aparentemente inofensivas… por exemplo, passamos com a menina na rua, algum conhecido aborda-nos ‘Ó estão tão grande, tão bonita… blá, blá…’ e toca de fazer uma festinha na cara ou agarrar a mãozinha… é o suficiente para, tendo essa pessoa Herpes, passar para a criança – mão, boca, pronto, já está.

É muito chato, mas temos de ter muito cuidado; espero que corra tudo bem.

Bisqui -
Offline
Desde 10 Jan 2013

Obrigada! Ela tem umas dorzinhas na boca mas o que me disseram é que a primeira vez que se tem herpes é muito violenta e não sei se é verdade ou não... ela realmente teve a tal estomatite aftosa (ou lá como se chama) em bebe mas na altura não me avisaram que ela podia estar infetada com herpes.
Não me adianta de nada tentar dar voltas à cabeça para perceber de onde isto veio mas se alguma mãe tiver passado pelo mesmo já ajuda! Eu não estava a contar ter de ficar em casa com ela... Julguei que com o Zovirax ela podia ir para a escola..

Sobre Bisqui

Mãe de uma bébé linda
Com planos de engravidar de novo...

severina -
Offline
Desde 26 Nov 2007

Olá.

A minha filha, hoje com seis anos, sempre teve herpes!
Ou pelo menos apartir do ano de idade.
Chegava a ter o boca cheinha.
Se tinhamos cá em casa? Não.
A mim aparece-me por vezes, mas curiosamente nunca lhe peguei.
Aparecia-lhe sim quando ficava doente, gripes, otites, amigdalites...era certinho!
Doi...e muito!!!
Curiosamente desde que foi operada aos ouvidos e garganta nunca mais teve.
Mas ganha por vezes aftas. (Já teve febre aftosa).
Um conselho? Halibut para cima, principalmente ao deitar.
Outra coisas...nunca em vez nenhuma o colégio da minha filha lhe barrou a entrada por teres herpes!!!
Isso é permitido?!

Beijinhos e calma que passa.
Mas segundo dizem...uma vez herpes...herpes sempre.

Sandrinerf -
Offline
Desde 02 Fev 2010

Mamã, por incrível que pareça ainda ontem andei aqui à procura de testemunhos sb herpes pk desconfiei q uma das minhas bebés pudesse ter pk apareceu de manha c o lábio inferior inchado e parecia q ia formar bolha...falei c a Pedi q disse ser mto pouco provável e até agora n desenvolveu! Deve ter-se magoado, n sei!
Há algumas coisas q devemos saber sb o herpes..é um vírus q uma vez no organismo fica para sempre, por isso se diz uma vez herpes para sempre herpes! Se por ex. alguém da família teve varicela, a qualquer momento da sua vida pode desenvolver herpes pk o vírus é o mesmo! Pode-se nunca ter tido herpes na vida, mas se tiver tido varicela é o suficiente para uma fase q tenha as defesas em baixo (doença, febre, cansaço, stress, apanhar mto sol, etc) lhe aparecer o herpes!
Qto ao contágio...é mto contagioso! Qr pessoa q contacte c o bebé/criança com um herpes deverá, a todo o custo, evitar beijar, beber e comer com os mesmos copos, pratos, talhares, nao usar as mesmas toalhas e sempre que mexer no herpes, para desinfectar por ex., deverá lavar as mãos e deinfeta-las! E mesmo assim, nunca se sabe se não contagiaremos os nossos filhos...
A 1ª vez q me apareceu um herpes foi na véspera de ir para a maternidade ter a minha mais velha...foi um desastre!! Não a puder beijar, custou-me horrores...desde aí tive mais umas 3/4 mas sp em alturas mais stressantes para mim...aí não dou beijos as miúdas! Enqto são bebés tenho mto medo que com o mexer na boca c a mão e mexer nos olhos possam passar o herpes p a vista e isso é mto perigoso!
Mamã agora tem de tratar da sua filhota para q essa crise passe rápido, as melhoras... Ja me estiquei, sorry!
Beijos

Sandrine
http://demaeparamae.pt/forum/26-semanas-laura-pouquinho-nossa-historia
http://demaeparamae.pt/vendo/loja/53834 quem sabe não há algo que vos interessa ;)! http://ribartes.blogspot.pt/ - artigos feitos à mão para si e para o seu bebé com todo o amor! Tudo é personalizável!

dfol -
Offline
Desde 23 Jan 2011

Eu apanhei herpes pk uma menina tinha um batom daqueles dos estojos de maquilhagem para miudas e eu pus. E alem disso as criancas na escola e outros sitios poe os brinquedos a boca, depois vai outro e poe tb.... é facil. É uma chatice mas felizmente nao é nada de especial em termos de saude

Bisqui -
Offline
Desde 10 Jan 2013

Pois... barraram. Eu percebo mas causou-me muito transtorno... Não tenho onde a deixar por isso foi chato. Aqui em casa não há mesmo ninguém com herpes, só houve mesmo a febre aftosa que ela teve em bébé. Ela não andou doente nem teve febre. Não percebo.

Sobre Bisqui

Mãe de uma bébé linda
Com planos de engravidar de novo...

ClaraMiguel -
Offline
Desde 03 Nov 2013

Eu não tenho uma bebé com herpes, mas apanhei eu mesma quando era ainda pequenina, embora ninguém na família tivesse. O contágio há-de ter sido feito por alguém que teve contacto com o vírus e que me tocou. Cresci com ele e tinha ataques constantes e agressivos de modo que cheguei a fazer um tratamento para acalmar o vírus (já que não há cura). Acho que só na adolescência percebi o que tinha, mas já era bastante raro ter. E pelo menos a mim, não preciso de ter febre ou ficar doente para ter herpes. Sorriso
Mais tarde, basta ensinar a pequenina a ter cuidados para não passar o herpes para mais lado nenhum do corpo nem contagiar outros. É muito chato, sei disso, e espero que um filho meu não tenha de aturar este vírus tão chato, mas também não é o fim do mundo e aprende-se a lidar com isso. Sorriso

Bisqui -
Offline
Desde 10 Jan 2013

É mesmo isso Clara, o que acarreta ter herpes. Fiquei aborrecida por ela ter e tão novinha. Na escola contactei com pessoas que o tinham e realmente é muito chato quando ele resolve dar ares da sua graça. Ela adora dar beijos e é muito meiguinha e já sabe que não o pode fazer enquanto tiver o doi doi no lábio. Isto é muito chato. Mas lá está, as crianças adaptam-se muito bem às circunstancias.

Sobre Bisqui

Mãe de uma bébé linda
Com planos de engravidar de novo...

ClaraMiguel -
Offline
Desde 03 Nov 2013

Sim, é chato. Sorriso Um truque que a idade me trouxe (não o aconselho agora, mas quando ela for mais velhita e se isso lhe mexer com a imagem): gelo. Herpes no lábio tem tendência a inchar (pelo menos a mim) e o gelo embrulhado num pano (para não queimar a pele) evita que isso aconteça e não ficamos então com tão mau aspecto. Sorriso De resto sempre usei zovirax, nunca experimentei aqueles pensinhos que se usam por isso não posso opinar. Uma amiga usava hallibut mas eu não gostava, admito. Sorriso
E pense que com sorte a sua pequenina terá poucas vezes. Sorriso

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

Uma das minhas filhas teve herpes no lábio (pelo menos acho que era) e foi um episódio isolado, não se repetiu, felizmente. A filha de uma amiga teve herpes...na mão! Nem sabia que era possível! Fez uma ferida e teve de andar com penso bastantes dias, com tratamentos diários.

Bisqui -
Offline
Desde 10 Jan 2013

Quanto tempo dura a bolha?! Ela tem a bolha desde ontem e hj já coloquei 2 vezes o zovirax. Amanhã já terá com a crosta?

Sobre Bisqui

Mãe de uma bébé linda
Com planos de engravidar de novo...

Tania Titi -
Offline
Desde 14 Nov 2014

A minha filha com 2 anos teve estomatite aftosa, a qual necessitou de internamento, e quando os médicos lhe deram alta disseram-me que a partir daquele momento a minha filha era portadora do vírus do herpes que depois tinha que controlar. Normalmente tem duas vezes por ano, primavera e outono, mas assim que vejo a bolha começo logo a tratar com violeta de genciana, um liquido roxo que se compra na farmácia e é milagroso... Nunca me barraram a entrada dela na escola... As melhoras!

Bisqui -
Offline
Desde 10 Jan 2013

Pois a tal estomatite aftosa/ febre aftosa/ doença pé mão e boca que a minha filha teve há uns anos... O que é violeta de genciana? É melhor que zovirax?

Sobre Bisqui

Mãe de uma bébé linda
Com planos de engravidar de novo...

Magaliida -
Offline
Desde 04 Set 2006

Boa tarde!

Uma das minhas gémeas sempre teve herpes labial! É dela. Não se transmite a ninguém!Porém, quando está activo ela tem de ter certos cuidados para não passar para outras zonas!O Herpes não tem cura. Antigamente davam uma vacina que foi erradicada (Varíola) que ajudava bastante nestas situações!
A minha filha assim que vê o herpes a ficar empolado, já sabe. Coloca logo os pensos Compeed e melhora 2 dois dias!A violeta de genciana é um preparado da fármacia para aplicar localmente,e que tem um cor arroxeada!Ajuda, mas custa um bocadinho e arde!
Em situações em que as crianças estão mais debilitadas, o herpes volta!É fazer com que tenham umas boas defesas!

As irmãs, a gémea e a mais pequena nunca tiveram!

Beijos e as melhoras!

Sobre Magaliida

Mamã de gémeas (nascidas em 2004), mamã de uma princesa mais pequena (nascida em 2010)

ClaraMiguel -
Offline
Desde 03 Nov 2013

Magaliida,

Mas olhe que o herpes transmite-se a outras pessoas sim. Não se ela não estiver a ter uma ferida naquele momento, mas se estiver a ter da mesma forma que tem de lavar as mãos, etc, para não passar o vírus para outro lado corpo, também tem de ter esses cuidados para ao tocar noutras pessoas não o transmitir. É um vírus e é contagioso sim (mas não pelo ar, como já uma vez uma pessoa se lembrou de me dizer.....).

Eu não me lembro que tratamento fiz para o herpes mas eram uns comprimidos (e ajudou a acalmar, mas eu tinha praticamente herpes constante, nunca chegava a sarar).

Confesso que nunca tinha ouvido falar da violeta de genciana. Sorriso

Tania Titi -
Offline
Desde 14 Nov 2014

A violeta de genciana foi-me recomendado por uma enfermeira quando a Matilde estava com a estomatite, é verdade que arde um pouco, mas seca muito mais rápido que o Zovirax, no caso dela...
Piscar o olho

ClaraMiguel -
Offline
Desde 03 Nov 2013

Ah, sim, eu imagino que haja produtos que sequem mais rápido que o Zovirax. Não acho este produto milagroso, sobretudo quando já há habituação. Sorriso

Bisqui -
Offline
Desde 10 Jan 2013

Fui comprar Compeed e acredito que amanhã ela já possa ir para o infantário. O que acham desses pensos? Funcionam?

Sobre Bisqui

Mãe de uma bébé linda
Com planos de engravidar de novo...

dfol -
Offline
Desde 23 Jan 2011

Eu nao gosto muito dos pensos pk se o herpes está na fase de bolha quando o pomos e depois se não temos cuidado ao arrancar pode rebentar a bolha e espalhar. Por isso tire no banho por exemplo. Diga a sua filha para não mexer lá. O grande problema é não só passar aos outros mas ela própria por a mao na boca e depois esfregar os olhinhos por exemplo

Bisqui -
Offline
Desde 10 Jan 2013

Ok.
Estou de novo com ela hoje pois não a deixaram entrar na escola :\/
Não percebo como um simples herpes que tanta gente tem seja impedimento de ela ir para o infantário ainda para mais deve ter sido lá que foi infetada e está hj com os pensos compeed... Dizem que só a aceitam com declaração médica...

Sobre Bisqui

Mãe de uma bébé linda
Com planos de engravidar de novo...

ClaraMiguel -
Offline
Desde 03 Nov 2013

Bisqui

Há muita gente com ideias erradas sobre o herpes (a mim já me disseram que não falavam com pessoas com herpes para não apanharem....). É verdade que é contagioso mas se forem tidos cuidados, o risco é mínimo. Mas se calhar as educadoras não estão bem informadas e têm medo de elas próprias apanharem, ou de não saberem os cuidados a ter para que não apanhem ou para que os outros miúdos não apanhem.

Pode sempre pedir para falar com a direcção da escola de forma a esclarecer as coisas para que no futuro isto não volte a acontecer.

Bisqui -
Offline
Desde 10 Jan 2013

Fui ao hospital de novo e a médica ficou a olhar para mim quando eu disse que não deixam a minha filha ir para a escola... Ela disse que ela própria tinha herpes e que se fosse deixar de trabalhar sempre que tivesse passaria muitos dias em casa... Disse que não podia passar uma declaração em como não era uma doença infectocontagiosa e chamou outra médica para contar a situação. A médica disse que ao abrigo do Decreto lei 229/94 de 13 de setembro o herpes não era uma doença de evicção escolar obrigatória e por isso não podiam barrar a entrada da minha filha na escola. Contou que assistiu à morte de um bébé 5 dias após o nascimento por a mãe ter sido contagiada com herpes numa toalha quando foi a casa de uma pessoa com herpes ativa. Disse que o herpes não é um bicho de 7 cabeças mas que tinha os seus riscos. Para eu ver o regulamento interno da escola para ver se o herpes estava como doença impeditiva de frequentar o estabelecimento. Verifiquei e não está lá nada, nem fala em doenças impeditivas.
Imaginemos que uma criança era infetada com sida... não podia ir para a escola?! Isso não é discriminação? Estou seriamente a pensar escrever no livro amarelo...

Sobre Bisqui

Mãe de uma bébé linda
Com planos de engravidar de novo...

severina -
Offline
Desde 26 Nov 2007

Eu já tinha dito isto da primeira vez que comentei, mas reforço.
A minha filha sempre teve herpes e em momento algum o colégio a impediu de lá entrar!
Aliás quando os proprios docentes os têm como fazem?
Metem baixa?!?!
Eu averiguava essaa história mamã, pois a mim isso parece-me descabido!
Sinceramente.

Beijinhos

dfol -
Offline
Desde 23 Jan 2011

Faz bem em escrever! Desde com todos os cuidados nao percebo tal coisa.

Bisqui -
Offline
Desde 10 Jan 2013

Pois dizem que na escola não há ninguém com herpes. Vou estar atenta. A médica disse mesmo para estar atenta e se vir alguém lá com lesão de herpes para exigir o mesmo tratamento da minha filha...
Posso perceber mas não entendo. A isto pode-se chamar de discriminação. Não quero que a minha filha contagie ninguém mas é como a médica disse: não é uma doença que faça parte das doenças que obrigam as crianças a ausentarem-se da escola.
Amanhã vou ter uma conversa séria com a diretora.

Sobre Bisqui

Mãe de uma bébé linda
Com planos de engravidar de novo...

severina -
Offline
Desde 26 Nov 2007

Isso para mim é da maior estupidez que já vi!
Um herpe?!
Bisqui eu terei uma conversa muito séria com a direção dessa escola e reclamava por escrito.
Não sei se é uma escola publica ou privada ou se paga mensalidade...mas caso pague com jeito ainda lhe cobram os dias que não deixaram a menia frequentar.
É com cada uma!!!

Bisqui -
Offline
Desde 10 Jan 2013

É privada. Não tem cabimento, com cuidados não há problema e com a idade que ela está já percebe as coisas e tem cuidados. Ela a atirar beijos nem sequer coloca a mão na boca pois sabe que não pode mexer com as mãos na boca.
Eu na escola sempre convivi com pessoas com herpes. Nunca tive nem o meu marido mas achava isto algo normal. Desconhecia a gravidade mas foi como a médica disse hj, casos graves acontecem mas são raros.
Vou falar com o meu marido hj à noite. Amanhã levo a declaração da médica e vou ver o que a diretora me tem a dizer.

Sobre Bisqui

Mãe de uma bébé linda
Com planos de engravidar de novo...

Bisqui -
Offline
Desde 10 Jan 2013

Falaram-me do Herpatch para uso nas lesões do herpes. Alguém conhece ou já usou?

Sobre Bisqui

Mãe de uma bébé linda
Com planos de engravidar de novo...