Gretas nos mamilos- O que fazer?? | De Mãe para Mãe

Gretas nos mamilos- O que fazer??

Responda
12 mensagens
Carina001 -
Offline
Desde 05 Fev 2017

O meu bebé tem apenas 1 mesinho, quero continuar a dar-lhe maminha mas as gretas que me apareceram nos mamilos dão dores insuportáveis.. Triste
Como posso tratar deste problema sem interromper a amamentação?

ClaraMiguel -
Offline
Desde 03 Nov 2013

Pode tentar mamilos em silicone para ver se suporta melhor as dores até cicatrizarem. Pode ficar o maior tempo possível com o peito exposto ao ar pois ajuda. E ajuda também colocar um pouco de leite materno nos mamilos no fim de cada mamada.

G.F.L.M -
Offline
Desde 26 Out 2016

Ola mamã.. Sei bem o que isso é.. Sofri muito a amamentar o meu filho.. O que deveria ser um momento feliz e tao intimo entre mae e filho tornou se num pesadelo.. Eu chorava de dor.. Ate que falei com a minha medica e ela receitou me uma pomada para colocar entre as amamentaçoes.. E que se ficasse algum vestígio quando o bebe fosse mamar não lhe faria mal algum.. E aconselhou me também o uso de mamilos de silicone durante a amamentaçao.. Foi remédio santo.. Nunca mais tive problemas.. Não me lembro do nome da pomada mas fala com a tua medica ela saberá aconselhar te.. Melhoras..

ClaraMiguel -
Offline
Desde 03 Nov 2013

Purelan, talvez? Sorriso

serounaoser -
Offline
Desde 03 Nov 2016

Depois de cada mamada, use uma gotinha de leite materno para tratar da pele nos mamilos e a volta. E saudavel, e nâo prejudica o bebe.

Depois, é crucial que coloque o seu bebe na posição correta para mamar. A posição errada é o maior risco para ferir os mamilos.

Procure uma consulta de apoio a amamentação na sua zona, para a aconselhar.
Assim por escrito é dificil eu poder aconselha-la. Mas caso não tenha a possibilidade de ir a uma consulta, eu posso tentar assim....

agomes25 -
Offline
Desde 29 Jul 2015

As gretas são realmente horríveis, a hora da mama custa mesmo muito. O que resultou comigo foi usar o purelan depois de todas as mamadas e colocar os discos de hidrogel (comprei da chicco) que tinha no frigorífico, aliviavam muito a dor. Passados 2, 3 dias melhorou muito.
Felicidades e as melhoras rápidas

amfr -
Offline
Desde 19 Fev 2012

Carina001, parabéns pelo seu tesouro. Mais do que todos os conselhos que já lhe deram acima, que são bons e que eu experimentei também quando foi a minha altura, convinha que alguém com experiência verificasse a pega do seu filho no peito.

Cremes e mamilos de silicone são apenas ajudas passageiras, convém ir ao cerne da questão, e esse é geralmente a pega. Se o seu bebé tem um mês, já deveria ter uma pega que lhe permitisse amamentar sem dores.

Aconselho-a a procurar a ajuda de uma CAM (conselheira de amamentação) para ela ver presencialmente como faz o seu filhote a pega e ajudar a corrigir alguma coisa que eventualmente não esteja a correr tão bem. A SOS Amamentação/Vamos dar de Mamar tem imensas voluntárias espalhadas por todo o país que a poderão ajudar. Deixo aqui os contactos:

http://www.vamosdardemamar.org/index.php?option=com_content&view=article...

Entretanto, veja também estes vídeos do youtube sobre a pega dos bebés ao peito e veja se se aplicam a si e ao seu bebecas:

https://www.youtube.com/results?search_query=sos+amamenta%C3%A7ao+pega+c...

Felicidades e depois diga-nos se melhorou. Beijinhos!

Cat-st -
Offline
Desde 31 Jul 2012

Já disseram tudo. Tente procurar ajuda de uma CAM porque isso é indicativo que o problema está na pega do bebé e convém isso ser resolvido senão não consegue dar de mamar durante muito mais tempo. A amamentação é dificil mas não tem de ser dolorosa.

Tente secar os mamilos ao ar livre e passe umas gotas de leite materno,

Sobre Cat-st

- Última pílula em Março 2014, SOP, Clomid + IIU
- Positivo a 6/4/2015 - AR 18/5/2015
- De volta aos treinos Julho 2015
- 1o FIV (+)
- Nasceu o meu piolho em 2016

Carina001 -
Offline
Desde 05 Fev 2017

Muito obrigada a todas,
O discos de silicone comigo não resultaram, nem as compressas refrescantes..
Fui à farmácia e já comprei os mamilos de silicone e o creme purelan, agora é esperar que me ajudem..
Muito obrigada novamente pelas dicas Sorriso

Carina001 -
Offline
Desde 05 Fev 2017

Amfr,
Obrigada pela sua ajuda,
No entanto fui vista a amamentar pela enfermeira que segue o meu bebé e pelo que me disse estava a fazer tudo direitinho.. não sei se com o cansaço deste ultimo mês acabei por fazer alguma coisa de errado.. mas seja como for vou ver os vídeos que me indicou e caso seja necessário procuro uma CAM.
Mais uma vez, muito obrigada Sorriso

Carina001 -
Offline
Desde 05 Fev 2017

Estou desolada..
Depois de tantas tentativas para sarar as malditas gretas, e sempre a dar maminha, criei uma mastite Triste
Estou a tomar antibiótico para a tratar, mas com todas estas complicações penso que estou a deixar de ter leitinho para o meu bebe.. pelo menos ele já não fica satisfeito só com maminha, tenho de recorrer sempre ao suplemento..
Existe alguma maneira de impedir que fique sem leitinho para ele??

amfr -
Offline
Desde 19 Fev 2012

Continuar a dar de mamar. Há técnicas de amamentação para quem está a sofrer de mastites que ajudam não só a sarar, mas também a manter a produção, aliviando a dor e o desconforto.

Mais uma vez reforço que solicitar a ajuda de uma CAM faz toda a diferença nestes casos: são especialistas em amamentação, recebem formação regular, têm bastante experiência e o serviço é gratuito. Uma Cam pode ajudá-la presencialmente ensinando técnicas de massagem e novas posições de amamentação para ajudar com a desobstrução dos ductos.

Na maior parte dos casos, por muito boa vontade que as enfermeiras e os médicos até possam ter um relação à amamentação, não são especialistas no assunto (deveriam sê-lo!) - acredite que na soma dos 3 anos e meio de amamentação que fiz a ambos os meus filhos, a ajuda mais preciosa que tive veio das CAMs e não do centro de saúde Triste

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?