Gravidez vs Radiações | De Mãe para Mãe

Gravidez vs Radiações

Responda
6 mensagens
CatiaSilva2 -
Offline
Desde 20 Nov 2014

Olá!
Ando num dilema...
Trabalho num consultório médico e fazemos RX peripicais em quase todas as consultas.
Nos costumamos sair da sala e colocamos atrás da parede mas sei que as paredes não estão equipadas com chumbo.
Já falei com o meu GO e ele disse que tenho de usar o colete de chumbo mas para isso acontecer tenho de contar ao meu patrão que estou grávida e ainda acho muitooo cedo.
Não sei o que fazer Triste
Obrigada

Flor 1 -
Offline
Desde 14 Mar 2012

Olá!
Não devia usar apenas por estar grávida! Devia EXIGIR, por se tratar de colocar a sua saúde a médio/longo prazo em risco. Se a parede não é suficiente para a proteger na gravidez, não será efetivamente segura também para si. E se não tiver saúde, não poderá criar o seu filho como desejaria e como ele precisaria. Portanto, por si ou diretamente por ele, também o beneficiará, e é algo que me parece ter todo o direito de exigir e sem de ter de falar sequer em gravidez!
Felicidades

Sobre Flor 1

POSITIVO: 17/11/12 (a dois dias da falta e descobri por acaso! Sorriso )
Agarra-te bem nesta maravilhosa viagem e cresce com toda a calma, meu Amor!!! ♥
♡♡♡♡(5)♡♡♡♡(10)♡♡♡♡(15)♡♡♡♡(20)♡♡♡♡(25)♡♡♡♡(30)♡
♡♡♡(35)♡♡♡+5

FaMena -
Offline
Desde 27 Dez 2014

Eu tive de contar à minha patroa assim que tive os positivos por estar numa situação semelhante. Preferi jogar pelo seguro e aconselho-lhe o mesmo.

Assim como assim, acabamos por ter de contar na mesma mais tarde ou mais cedo.

CatiaSilva2 -
Offline
Desde 20 Nov 2014

Obrigada!
Eu estou a trabalhar lá a cerca de um ano e meio, e nunca fui alertada para esses perigos e por ser secalhar "ingénua" nunca exigi nada. A minha colega trabalha lá acerca de 5 anos e também nunca usou. Aliás, tenho uma médica que lá trabalha que nem sequer sai do consultório.
Nos temos um colete de chumbo para o paciente. Não para nos. Aliás, o Paciente só o usa em caso de gravidez ou outro problema de saúde.
O meu patrão não é o melhor patrão do mundo, ou melhor, é o melhor patrão do mundo quando estamos do lado dele ou fazemos o que ele quer.
Tenho receio de uma reacção negativa ou mesmo a recusa de me deixar usar o colete dizendo que a parede é suficiente...
Beijinhos...

FaMena -
Offline
Desde 27 Dez 2014

O raio x dentário é de fraca potência e é provável que realmente esteja a uma distância a que já não chegue nenhuma radiação. Mas principalmente estando grávida é sempre bom jogar pelo seguro. Mais não seja porque se houver algum problema, mesmo que não seja de todo consequência disso, nós ficamos sempre com esse peso na consciência.

Luisinha e Meggy -
Offline
Desde 30 Nov 2010

O melhor é tentar protecção. O meu dentista teve cancro na tiróide porque trabalhou anos sem usar protecção... A nós pode só ter efeitos anos mais tarde, mas num bebé em formação pode interferir com a organização dos cromossomas e dar problemas... Mais vale jogar pelo seguro. O receio de recusarem é o não que já tem, já trabalha sem protecção, por isso se não lhe derem o colete já nada vai mudar o melhor que pode conseguir é que lhe arranjem a protecção, ou então informe-se muito bem sobre se o tipo de radiação usado é seguro estar atrás de uma parede apenas.
Em último caso, tente arranjar nem que seja improvisado um adereço de chumbo que possa colocar na zona da barriga por baixo da roupa! Quem sabe...
Vai correr tudo bem!
Desejo tudo de bom!