Gravidez Heterotopica | De Mãe para Mãe

Gravidez Heterotopica

Responda
16 mensagens
claudiavilela2687 -
Offline
Desde 24 Dez 2014

Olá a todas. Já há algum tempo que queria partilhar a minha história mas ainda não tinha tido coragem.
Eu e o meu marido andávamos a tentar ter um bebé há cerca de um ano e meio... mas como não conseguíamos resolvemos procurar uma clínica privada para realmente sabermos se haveria algum problema connosco. Depois de várias consultas, exames e espermograma com bons resultados, a médica mandou me fazer a histerossalpingografia. Só posso dizer que apos 20 minutos do exame tive imensas dores, suores e adormeci a chorar no carro porque estava a ser insuportável. Mas como a médica disse que tinha as trompas viáveis, continuamos a tentar por mais 6 meses.
Após um mês do exame eu engravidei... ficamos super felizes, choramos os dois de alegria, uma alegria que apenas durou 3 dias. Ao terceiro dia da notícia comecei a perder sangue, uma coisa mínima, nada de especial, mas resolvi ir as urgências. O médico viu o saquinho de 2 cm no útero e fez beta hcg que estava normal. Fui para casa a pensar que seria normal. 3 dias depois voltei as urgências com sangramento, porque nós sabemos quando há alguma coisa de errado. Nesse dia o médico não viu o saquinho, tratou me mal e ainda disse que eu não estava grávida. Fiz novo beta hcg e lá estavam os valores a subir.
Como fui mal atendida, procurei outro hospital. Fui a esse hospital durante 3 semanas, sempre a perder sangue e o beta hcg a subir, saquinho no útero irregular. Nunca tentaram investigar mais a fundo para perceber o que se passava. Fiquei novamente em casa. Uma noite acordei com uma pressão intensa no recto, como ao fim de 20 minutos passou, adormeci e não pensei mais nisso. No fim de dois dias acordo novamente a meio da noite com dores intensas no recto. Aí não aguentei e tive que ir às urgências. O médico nem uma endovaginal me fez. Mandou me para casa com um xarope para defecar. Se eu tivesse pesquisado antes sobre essas dores saberia que eram sintomas de gravidez ectópica... mas quem não sabe, é como quem não vê.
No dia 22 de novembro comecei outra vez a ter as mesmas dores mas muuuuito mais intensas, já nem conseguia andar, comecei a transpirar, a querer desmaiar, a querer arrancar os meus cabelos. Cheguei ao hospital ao colo do meu marido porque já não conseguia andar. Quando cheguei a obstetrícia tive três horas numa cama a sofrer, com tensão de 54/45, sem conseguirem encontrar as minhas veias, desmaiei levei injeções para as minhas dores passarem... finalmente fizeram me uma ecografia e lá estava o sangue espalhado pelo meu abdomen, pois a minha trompa, segundo as palavras da médica,estava toda esfrangalhada. Fui operada de urgência, nessa altura já estava a entrar em choque. Mais uns minutos e não estava cá para contar a história. Foi o dia mais horrível da minha vida. Após a operação ainda nem estava em mim. A minha costura doía, tive que levar transfusões de sangue, fui picada imensas vezes. Ao terceiro dia da operação o médico fez me uma endovaginal para ver o saquinho que estava no útero, quando ele me disse que já não havia nada fiquei calada e sem reacção, fui para a enfermaria, deitei me a chorar, as enfermeiras levaram me um calmante e lá adormeci a chorar. Como é possível num só dia perdermos os nossos dois anjinhos e com eles levarem a minha trompa esquerda? Foi horrível, foi o pior dia da minha vida. Já passou mais de um mês e ainda choro todos os dias. Sinto raiva, revolta e uma impotência de não ter insistido com os médicos. Por isso aconselho as gestantes a estarem alerta a qualquer tipo de sintoma, porque nós no fundo sabemos quando alguma coisa não está bem e eu sabia isso, só não sabia que era tão grave.
Desculpem o alongamento da história, mas tinha que partilhar isto, pois já tenho receio de maçar os meus amigos de família com esta dor, este aperto no coração que não passa.

tania_fernandes -
Offline
Desde 17 Set 2014

Nem imagino a dor que pode estar a sentir!! Agora é não perder a esperança o ovário do lado direito irá fazer o trabalho pelos 2 e vai conseguir a sua maior alegria!! =D
Infelizmente com gravidezes ectopicas é o k mais acontece, negligência médica! Conheço 2 casos assim! Em que um deles só num OB é k o caso foi tratado devidamente!
Mas acho que deveria procurar ajuda! Essa clinica onde fez o tratamento não poderá arranjar-lhe apoio psicologico?
Seja forte e ACREDITE!

claudiavilela2687 -
Offline
Desde 24 Dez 2014

Ola Tania. sim ja pensei em ir novamente a essa clinica, mas fico a pensar se realmente, depois da histerossalpingografia, as minhas trompas estariam mesmo viáveis...
depois de ir a tantos médicos, antes e durante a gravidez, não consigo confiar nos médicos. Estou a pensar ir a outra clínica que me indicaram e tentar desta vez ganhar alguma confiança na Medicina. Depois de um grande susto, o medo continua a ser muito, mas para a semana já vou tratar disso. Tenho andado em baixo e sem vontade de lutar, mas temos que nos reerguer e seguir em frente. O meu medo é não conseguir engravidar ou que torne a acontecer o mesmo.
obrigado pelas suas palavras Tânia. Sabem tão bem Sorriso bjinhos

XanaCD -
Offline
Desde 13 Jan 2013

Que horror Cláudia. Que sofrimento. Choque! Sinto muito.
Eu tb tive uma ectópica em Setembro e tb fui operada de urgência e retiraram-me a trompa. Mas o teu caso ainda foi pior que o meu. Eu nunca tive dores nenhumas, não sentia nada. Estava quase a rebentar mas eu não tinha dores.
Mas em que raio de hospital é q foste atendida??? Eu foi numa maternidade.
Estavas quase a ir para o outro lado e largaram-te numa cama???
O teu caso foi muito raro pois tinhas um embrião viável no útero e isso confundiu os médicos.
Muita força para ti neste momento. Beijinho

galatea -
Offline
Desde 18 Out 2011

Força, muita força! Que consigas recuperar fisica e emocionalmente dessa história!

claudiavilela2687 -
Offline
Desde 24 Dez 2014

Ola Xana. Pois o que os médicos me diziam é que como é uma situação tão rara de acontecer que deram demasiada atenção ao saquinho que estava no útero e descartaram outras hipóteses. Eu sou de Castelo Branco... Depois de duas entradas de urgência nesse hospital mudei me para a Covilhã, mas no dia do desespero fui operada em Castelo Branco. Aquelas 3 horas pra mim foram terríveis mas eu só me lembro de alguns flashes, de medicos, cirurgiões e enfermeiros à minha volta. Lembro me de ouvir, depois da operação, qualquer coisa como "tem que ir para os cuidados intensivos". Graças a Deus a recuperação física está a ser boa. O pior agora é o psíquico. É parece que agora as pessoas que me rodeiam todas têm bebés pequenos ou estão grávidas... não tem sido fácil e foi por isso que vim aqui buscar um bocadinho de força! Obrigada de coração Sorriso

Desde 13 Set 2012

Bom dia mamã Cláudia...

passei para lhe dar um beijinho e uma palavra de força. Por vezes os médicos não veem o que não é imediatament óbvio. Tratam tudo como se fôssemos modelos uns dos outros e, se antes trataram uma gripe sem gravidade, a seguir partem do pressuposto de que seja lá o que for também não terá gravidade. Tudo corre bem até ao momento em que lhe entra alguém pelo consultório com algo realmente grave e que eles não estão formatados para ver naquele momento.

Entendo bem o que sente, o que sofre e por tudo o que passou; apesar de não ter vivido tal experiência na 1ª pessoa, quase perdi uma amiga à conta de uma gravidez ectópica não detetada. No caso dela a culpa não terá sido dos médicos, mas sim de ela própria jamais imaginar sequer que estivesse grávida. O filho mais novo dela já tinha 10 anos e, quando ele nasceu, ela havia feito uma laquiação das trompas. Portanto, nunca lhe passou sequer pela cabeça que o motivo de toda aquela dor e sangramento fosse uma gravidez.

Quando chegou ao hospital, desmaiada e de ambulância, foi ao marido que comunicaram que ela estaria grávida só que a gravidez desenvolvera-se numa trompa que, obviamente, entrou em colapso e rebentou. Foi operada de imediato, acabou por recuperar a saúde felizmente ao fim de algum tempo, mas ficou em choque quando soube que o motivo de tudo aquilo foi uma gravidez. Após a laquiação, obviamente que não tomava nada nem se protegia em termos de contraceção, mas a verdade é que a laquiação impediu a migração do embrião para o útero, mas não impediu que óvulo e espermatosoide se encontrassem e concebessem o bebé. A gestação progrediu até às 10 semanas, altura em que a trompa atingiu o seu limite de elasticidade e cedeu. Foi horrível e poderia ter sido fatal.

Mamã, sei que é doloroso física e emocionalmente, imagino que quem a rodeia até evite falar no tema com receio de a magoar ou de reavivar demasiado a sua memória, mas é importante isorsizar os seus fantasmas todos para poder prosseguir. Chore tudo o que tiver para chorar, destile a sua revolta e raiva contidas mas siga em frente. Perdeu uma trompa, mas há montes de gente que engravida assim mesmo. ortanto, cabeça erguida e acredite que dias melhores virão.

Beijinhos e tudo de bom para o próximo ano.

SMSantos

claudiavilela2687 -
Offline
Desde 24 Dez 2014

Olá Sonia Sorriso eu já estava de 7 semanas. Dizem que por essa altura já se ouvem batimentos cardiacos, e é isso que me entristece mais, saber que o meu bebé se estava a desenvolver bem mas no sítio errado...
tenho pessoas espetaculares que me apoiam, mas tenho um marido que é o melhor do mundo. Graças a ele, que levanta e faz sorrir, que alguma coisa ainda faz sentido. Como disse, é verdade que tenho amigos que nem falam nisto para não me magoar, mas há outras pessoas que me contam novidades como ontem aconteceu, como "vou ser tia", e saltam felizes de alegria à minha frente. De certeza que é capaz de imaginar a minha reacção ao ouvir isto. Apesar dessas pessoas não terem culpa do que me aconteceu, até me revoltou aquela felicidade, e aquela insensibilidade quanto à minha pessoa. Acho que se esquecem rapidamente do que me aconteceu, ou não perceberam a gravidade da situação. Mas como também disse o caminho é seguir em frente. A vida continua e eu ainda estou viva
beijinhos Sónia Sorriso

káty12 -
Offline
Desde 19 Fev 2009

Cláudia, lamento tanto o q te aconteceu Triste

Eu tive um aborto retido de gémeos em Junho, e ainda dói tanto q neste momento encontro-me com uma depressão pós-aborto, daí achar que tu és uma super mulher, porque o teu sofrimento foi deveras superior ao meu, perder um bebé ou dois quase te colocou entre a vida e a morte, mas tu estás aqui para contar e fazes bem em fazê-lo porque ajuda mto, é como se exorciza-se o nosso sofrimento interno. Espero que a tua recuperação física e emocional seja rápida. De qualquer modo nós estamos por aqui, sempre que precisares. Bjnho enorme e mta força Beijinho

Sobre káty12

1º positivo da minha vida - Nasceu o Rodrigo Sorriso
2º positivo da minha vida - Aborto retido de gémeos Triste
3º positivo da minha vida - Data prevista de nascimento 25 Agosto 2018

claudiavilela2687 -
Offline
Desde 24 Dez 2014

Olá katy. Sabes também depende de como começamos a enfrentar a vida daqui pra frente. Eu decidi levantar me e enfrentar esta dor com novos objectivos de vida que só me vão fazer bem
Despedi me de um emprego que só me fazia infeliz e agora vou arriscar por fazer tudo aquilo que realmente gosto, pq se somos realizadas a outros níveis é meio caminho andado para ultrapassarmos esta dor. Não me permito cair num buraco sem fundo. A vida não é isso. E se nasci e estou cá foi com algum propósito muito maior. Por isso a ti também te envio muita força, pq acima de tudo a nossa força de vontade é o motor de arranque para tudo. Dói é verdade, mas vai amenizar e vamos ser muito felizes ainda Sorriso beijinhos

káty12 -
Offline
Desde 19 Fev 2009

Assim é q se fala claudia, é isso mesmo, e sim teremos dias ainda mto felizes, tudo passa, e depois da tempestade vem a bonança, chegaremos a essa etapa e olharemos para trás, com a certeza que somos pessoas mais fortes.

Bjnho grande e se quiseres e precisares aparece no clube de mamãs q perderam os bebés, temos lá uma boa equipa, temos criado boas amizades naquele cantinho.

Sobre káty12

1º positivo da minha vida - Nasceu o Rodrigo Sorriso
2º positivo da minha vida - Aborto retido de gémeos Triste
3º positivo da minha vida - Data prevista de nascimento 25 Agosto 2018

claudiavilela2687 -
Offline
Desde 24 Dez 2014

Galatea, que bom... ja vi a novidade Sorriso em breve vai ter o seu tesourinho nos braços. fico tão contente por saber destes sucessos... dá-nos muita esperança. um beijinho e toda a sorte do mundo Sorriso

XanaCD -
Offline
Desde 13 Jan 2013

Cláudia, estás a pensar tentar engravidar novamente ?

galatea -
Offline
Desde 18 Out 2011

Obrigada, cláudia! Estou muito feliz mas só depois de ver um coração a bater depois da eco das 8 semanas (os meus bebés pararam de se desenvolver às 7 semanas e 3 dias) é que começo a acreditar que esta é para valer! Mas vou sonhando... Sorriso
Muita sorte para ti e que em breve possas estar a dar uma notícia assim, como a minha!

carlone -
Offline
Desde 09 Jan 2015

Olá Claudia sinto muito! Triste que história.....
desejo que a recuperação fisica e psicológica seja rápida!!!!
Tudo correrá bem Galatea Sorriso pensamentos positivos!!!! Aproveitem bem estes vossos momentos de felicidade com esperança e fé e tudo correrá bem! Sorriso
bjocas a todas!

Sobre carlone

carlone

claudiavilela2687 -
Offline
Desde 24 Dez 2014

Olá xana CD... sim estou a pensar engravidar novamente, já se passaram 3 meses, espero que desta corra tudo pelo melhor.
Galatea, desta vez vai tudo correr bem, eu sei que sim..
obrigado carlone pelas suas palavras... aos poucos a dor vai amenizando mas nunca se esquece, mas para a frente é que é o caminho. beijinhos *

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?