Gravidez ectópica | De Mãe para Mãe

Gravidez ectópica

Responda
10 mensagens
JoanaGCosta -
Offline
Desde 27 Ago 2017

Olá boa noite,
É a primeira vez que aqui venho, nunca fui muito de fóruns mas realmente desta vez sinto-me bastante perdida e assustada,achei que poderia aqui encontrar "vozes da experiência" para ficar mais enquadrada.
Eis a minha situação: fiquei radiante no dia 17 deste mês quando tive o meu primeiro e tão desejado positivo, mas durou muito pouco tempo, dois dias depois fui às urgências com perdas de sangue leves.
Estaria de 5 semanas e não deu para ver absolutamente nada, mandaram-me regressar se o fluxo aumentasse, 3 dias depois lá estava eu a perder bastante mais e vermelho vivo,nesse dia disseram-me tudo, que não estava grávida, que estava a abortar, que tinha ovário multicistico...enfim pediram um novo beta que deu 130,disseram que estava de duas semanas e para regressar se tivesse dores.
Cansada do pesadelo agarrei em tudo e fui a um particular...resumindo possívelmente será gravidez ectópica. Ainda não dá para ver nada mas estou atualmente,com 6 semanas nos 210 ...mandaram fazer beta de 48 em 48 horas...mas.só aos mil quando for visível me podem confirmar o diagnóstico.
Tudo o que vi na net deste assunto sinceramente é um pouco assutador. Preocupa-me muito o tempo que vou demorar a chegar aos mil. Não é arriscado esperar?ou será mesmo a única maneira? Alguém com experiência neste pesadelo me pode orientar? Obrigado e beijinho para todas

Cat-st -
Offline
Desde 31 Jul 2012

Ja sabes o que penso babe. Força Beijinho

Sobre Cat-st

- Última pílula em Março 2014, SOP, Clomid + IIU
- Positivo a 6/4/2015 - AR 18/5/2015
- De volta aos treinos Julho 2015
- 1o FIV (+)
- Nasceu o meu piolho em 2016

Sara12345 -
Offline
Desde 21 Maio 2014

Olá. Infelizmente já passei por uma ectopica. A primeira ida ao hospital resultou numa resposta de um médico assim: "pfff, 5 semanas? Isso nem é gravidez"
Insisti que tinha a certeza que estava grávida e que algo estava mal. Lá me fizeram o beta e viram que realmente estaria com uma gravidez eventualmente não evolutiva ou ectopica. Mandaram me repetir 48 horas depois. Subia mas pouco e desconfiaram ser mesmo uma ectopica. Cheia de medo e sem perceber a gravidade fui para a mac e só sai de lá quando me fizerem uma eco que confirmou o diagnóstico. Mandaram me fazer 100% de repouso e caso piorasse para ir de imediato para lá. Se não, em 3 dias para voltar para saber se estava resolvido (as vezes resolve sozinho).
Conclusão, acabei a ser operada de urgência porque de repente já tinha uma hemorragia interna. Correu tudo bem e passado 3 dias estava em casa. Mas a verdade é que me disseram inúmeras vezes que tive muita sorte. Uma gravidez ectopica pode ser super perigosa...!! A que hospital foste? Desejo te que corra tudo bem!

Sara12345 -
Offline
Desde 21 Maio 2014

Joana, já tens alguma novidade?

JoanaGCosta -
Offline
Desde 27 Ago 2017

Olá Sara estou internada desde terça, tenho feito análises e ecografia todos os dias mas ninguém sabe onde ele está! A evolução é muito lenta...disseram que em princípio hoje já me dizem se começo tratamento ou vou para o bloco.
Obrigado pela preocupação beijinho

Sara12345 -
Offline
Desde 21 Maio 2014

Oh que chatice teres de ficar internada!! Desejo que tudo passe o mais rápido possível!!

Desde 14 Set 2017

Olá, vim contar a minha história, sei que pode acalmar alguns corações, assim como tantas outras acalmaram o meu.
Tudo começou a 12de agosto, teste positivo, eu e o meu marido felizes da vida, queriamos tanto, estavamos a tentar há 8 meses e somos ambos saudáveis...
Desde que descobri o positivo com uma semana de atraso, sentia um peso na barriga, algo estranho, mas não liguei, 1° filho, deve ser normal, pensei eu! No dia seguinte fui logo ao médico de familia, para ser acompanhada pela saúde materna do Centro de saúde, pelas contas do meu médico estava de 5semanas.
Estava tão feliz, já a fazer planos do quartinho e uma lista enorme de tudo o que precisaria...cheguei até a comprar uma mantinha, não resisti...
Nunca imaginaria o pesadelo em que toda esta alegria se iria tornar...
Passados 3 dias começou uma pequena perda de sangue... fiquei com medo,mas era tão pouco e toda a gente me dizia que era normal, o organismo estava a limpar... mas tive tanto medo que fui ao hospital de cascais, ver se estava tudo bem.
Fiz a eco vaginal, e a dra Catarina não viu embrião, tinha apenas o saquinho no útero, mas disse q era normal pois 5 semanas era muito pouco, e ainda disse que se o sangramento aumentasse não valia a pena voltar lá, a não ser que tivesse hemorragias enormes e dores insuportáveis, caso contrário eles nada poderiam fazer...
Voltei para casa em repouso absoluto, continuei a perder pouco sangue, depois mais, e quinta feira parecia o fluxo menstrual...já sabia o que tinha acontecido...liguei a minha Ginecologista dra Isabel Grilo, um amor, e marquei de ir lá ver se estava tudo bem na quarta feira.
Continuei a sangrar até lá, algumas cólicas, dores nos rins... nada que o buscopan não ajudasse.
Até que chegou o dia de ir à GO, o saquinho já não estava lá, como eu já esperava, mas a Dra achou que poderia haver uma "massa" numa das trompas, e suspeitou de ectópica, e mandou-me ao hospital com uma carta, para me fazerem um beta hcg, para conferir, e descartar essa hipótese.
Também disse que lá no hospital a ecografia era muito mais clara, e se perceberia melhor o que se passava.
Lá fui eu e o meu marido...
Mal cheguei uma médica que não me lembro do nome, disse logo que não teria nada ectópica, se tinha um saquinho, ele saiu e foi um aborto espontâneo, isto antes da eco!
Lá fiz a eco, a dra não viu nada, só que tinha algum sangue no útero ainda para sair, e que não tinha nenhuma gravidez ectópica.
Até chamou outra médica, a dra. Patricia, para vir ver também, confirmaram que nao tinha nada, só um ovário maior que o outro!!
Eu perguntei, se não seria mesmo melhor fazer o beta hcg, porque a minha médica achou que era melhor, elas disseram que não porque era claro que não havia nenhuma gravidez.
E lá fui eu mais descansada, para casa, repousar e tentar me recuperar psicologicamente, estava farta desta situação, so queria que acabasse!

Desde 14 Set 2017

Passado uma semana, tive umas dores terríveis, nada parecidas com as anteriores, e fui para o hospital, fiz a análise beta hcg, e o valor foi de 2600, resumindo, ainda estava grávida, mas não estava no útero, era gravidez ectópica, ou no meu caso, heterotopica, porque também tinha tido no útero e perdi... é algo raríssimo de acontecer! Mas aconteceu comigo... afinal a minha médica tinha razão!! fiquei internada nessa noite, para resolver com a equipa médica o que iriamos fazer...
Acabei por fazer a injeção de metotrexato, e fiquei mais duas noites no hospital...foi o meu pior pesadelo, estava muito anciosa, não me conseguia acalmar...
A minha mãe foi o meu grande pilar nesta situação, como sempre foi durante toda a minha vida, não há ninguém que saiba cuidar melhor de mim...
Passados dois dias voltei para casa e de dois em dois dias ia ao hospital ver os valores de beta hcg...
Infelizmente acabaram por subir, e o desconforto e algumas dores continuavam, então a dra que me atendeu nesse dia resolveu que iriamos operar, e tentar salvar a trompa direita.
Desespero total, tive um ataque de pânico no corredor da UO, uma auxiliar, tão querida, é que me deu a mão e me acalmou, eu estava sozinha, na urgência não podem entrar acompanhantes, acho um atentado psicológico para quem passa por coisas destes género.
Mas agradeci tanto aquela senhora...
O meu marido e a minha mãe esperavam lá fora, a enfermeira colocou-me o cateter e lá fui eu ter com eles...

Desde 14 Set 2017

Fui operada nessa mesma noite, tive muito medo, o beta estava a 5250, e tinha crescido meio centímetro, tinha mesmo de ser...
Tive que tirar o meu bebé para sobreviver, é muito complicado...
Então foi feita a laparoscopia, correu tudo bem, a trompa ficou, os dias mais chegados foram difíceis, fiquei mais 3 noites internada, tive muitas dores...
Tinha 3 pensos, o umbigo doeu muito, só quando fui tirar os pontos percebi porquê, a Dra Sandra que foi quem me operou, fez uma operação "plástica" ao meu umbigo, encortou o dito cujo, que era muito fundo... e eu lá sofri mais um bocadinho por causa disso.
Agora estou em casa, ainda a recuperar, tirei ontem os pontos, fez 8 dias da operação, ainda tenho dores e não consigo dormir de lado...
Tenho chorado muito, as dores físicas estam a melhorar e as da alma estam a começar em força... espero que acalme rapidamente, porque estou muito desanimada...
Um dia espero ter coragem para voltar a tentar.
Mas antes tenho que fazer um exame, com contraste, que não me lembro do nome, para ver se as trompas estão desobstruidas, mas cada coisa a seu tempo...

C89 -
Offline
Desde 29 Abr 2018

Olá.
É a primeira vez que publico alguma coisa em fóruns, mas tenho acompanhado este desde sempre, para todas as minhas dúvidas, dias de coração apertado, noites mal dormidas. Decidi finalmente avançar para a publicação porque este assunto, a gravidez ectópica ainda me causa muita dor.
Bem... Segue o meu testemunho.
Comecei a tentar engravidar em 2015. Parei a pílula e passado um mês, em Maio de 2015 estava grávida! Nunca tinha, até então, pensado ser mãe, não sabia se isso era para mim, se a maternidade me ia assentar, mas há pessoas que fazem com que tudo de repente faça sentido, e o meu homem, recém conhecido nessa altura também fez com que me revisse nesse papel. Ele é o tal e decidimos ser pais.
Ficamos delirantes com a notícia! Íamos ser pais! E nada mais nos preocupava para além de irmos ter um bebé pequenino nos nossos braços e nenhum de nós saber mudar fraldas 😀
Passadas algumas semanas, sem absolutamente sintoma algum, nem enjoos, nem mal estar, achando eu ter sido brindada com a gravidez perfeita, deparo me com uma dor fortíssima na barriga (já não me recordo o lado). Eu e o meu homem fomos às urgências, disseram nos que o óvulo não estava no útero mas tendo em conta a precocidade, para não nos preocuparmos. Fomo-nos embora.
No dia 9 de Julho de 2015, após um dia perfeitamente normal, senti uma dor enorme no baixo ventre durante o banho, já só tive tempo de conseguir tirar a espuma do cabelo, gritar por ajuda, e sair da banheira. Dor... Perda de sentidos constante... A minha mãe chamou o INEM, referiu que estava grávida. Perguntaram se tinha alguma hemorragia... Não tinha.
Observaram-me, suspeitaram de uma quebra de tensão (tenho as de facto com frequência), disseram me que era muito magra e que estava mais propensa a isso.
Em momento algum na ida para o hospital eu ou o meu homem nos lembramos que pudesse ser algo relacionado com a ida inicial ao hospital.
Bem, quando me viram no hospital, declaram no imediato a gravidez ectópica. A tromba rompida, uma grande hemorragia interna, eu em risco de vida... A troca de olhares com o meu homem e percebermos que nada havia a fazer para salvar aquele que também ia ser o nosso filho...
Fiquei internada pela primeira vez na minha vida, fui operada de urgência sem qualquer garantia se por laparoscopia ou se barriga aberta. Aquilo nem me parecia realidade.
A operação correu muito bem. Foi por laparoscopia. 3 transfusões de sangue.
Quando acordo da anestesia geral, queria chorar, mas a dor era tanta que nem isso conseguia. O meu homem passou a noite toda no hospital. A dada altura diz me que as médicas até lhe arranjaram uma mantinha. Ouviu com grande desgosto, dada a circunstância e o sítio onde estava, outras mulheres a preparar se para ter os seus bebés. E já só desejava que eu ficasse bem...
Fiquei até 11 de Julho no hospital, queria a todo o custo sair de lá, e até comia o dobro (que nem é nada comum a mim) para ganhar força e me pôr dali para fora.
Ao meu lado na enfermaria tinha duas senhoras com complicações na gravidez e só consegui pensar com grande egoísmo que ao menos elas tinham os seus bebés e que eu já nada estava ali à fazer.
Senti me tão diminuída, incompetente naquela altura... É impossível pensar de forma diferente depois de aquilo tudo.
O pós operatório correu muito bem, fui me embora e disseram nos que após 3 meses podíamos voltar a tentar.
Tinha uma vontade ainda maior depois de aquilo tudo em ser mãe, mas com menos uma trompa tinha muito receio em não o conseguir.
Em Setembro o período aparece me pela primeira vez, e em Outubro decidimos voltar a tentar.
Em Dezembro de 2015 voltamos a ter a notícia que estava grávida. 23 de Dezembro - presente de Natal 😀
Muito receio e desta vez quisemos descartar a gravidez ectópica e marcamos uma ecografia mal soubemos. 27 de Dezembro. O senhor que me fez a ecografia, só podia não saber o que fazia e disse nos que o óvulo já estava no sitio, mas sem embrião.
Viemos derrotados para casa.
Vim a este fórum, e confesso, alguns testemunhos deram me alento, diziam que se tinha passado o mesmo e que noutra ecografia já tinham confirmado o embrião.
Mas caramba... Como nos sentimos pequeninos nessas alturas... O meu homem pedia para ter calma, e que o bebé estava lá mas eu já nem queria pensar no embrião como bebé...
A 1 de Janeiro 2016 tive uma hemorragia levezinha, junto com uma gripe e alguma tosse, e fui às urgências (as mesmas do episodio anterior) e... Vi a minha menina pela primeira vez! Era pequenininha! Perfeitinha! No mundinho dela dentro de mim! Estava tudo bem com ela, comigo, e a partir daí, santa gravidez.
Tive a minha menina parto normal pouco mais de um ano após a gravidez ectópica, a 11.08.2016, justamente no dia em que fazia também 27 anos.
E agora tenho a aqui, ao meu lado a fazer uma soneca, a caminho dos 2 anos, e recordo ainda que com pesar o episódio da gravidez ectópica, mas vejo que no fim, e com tempo tudo se resolve.
Por isso, para todas as futuras mães que estão a passar alguma dificuldade, desejo sorte e garanto, no fim tudo se resolve e o tempo a tudo ajuda!
Beijinhos