gravidez e consumo de álcool | De Mãe para Mãe

gravidez e consumo de álcool

Responda
8 mensagens
Ana Maldivas -
Offline
Desde 19 Jun 2010

Minhas queridas,

A minha irmã é cientista e trabalha na investigação do efeito do consumo de alcóol em grávidas. Ela mostrou-me os resultados do último estudo e fiquei chocada. Há muita desinformação sobre isso, muito senso comum de que um copinho não faz mal... enfim! Pode fazer e pode não fazer, MAS os resultados da investigação dela - de anos, com uma equipa de neurocientistas no canadá - indicam que NUNCA, em NENHUMA FASE da gravidez é seguro beber seja o que for de álcool - mesmo um copinho que seja.

O pior mesmo é na fase inicial, até aos 3 meses, que é quando as células do rosto migram para fazer a carinha do bébé. O alcóol impede que elas migrem correctamente, e isso pode influenciar na cara dos bébés, que podem ficar com os olhinhos tortos ou assimétricos. Os estudos demonstram mesmo que há um tipo de face característico dos bébés cujas mães consumiram alcóol no dia em que a cara deles se formou. Ora, como não sabemos que dia é esse, mais vale não comsumir NUNCA!

Não quero alarmar ninguém - é certo que muita gente consumiu alcóol durante a gravidez, e tudo correu bem, mas isso foi SORTE, acreditem, pois basta o alcóol entrar na corrente sanguinea num dia fulcral para o desenvolvimento de determinados órgãos do bébé que pode prejudicá-lo...

O mesmo se diga para o consumo do tabaco - outra equipa está a investigar isso, mas nesse caso não sei tantos detalhes. Só sei que esses mitos de que não faz mal nenhum e que só durante a amamentação é que não se pode fumar, é tudo mentira, pois vai tudo ter ao bébé, e neste caso pode nascer com dependência.

Passem a palavra, aconselhem as vossas amigas... Anda por aí muita informação errada sobre isto...

Ana Maldivas
http://anamodernfamily.blogspot.pt/

O Miguel chegou dia 26/06/2011

Calinha -
Offline
Desde 29 Maio 2009

Olá Ana Sorriso

Queria só deixar aqui uma nunce relativamente ao que doisseste relativamente ao tabagismo (pois álcool nunca tomei).
No entanto fui uma grávida fumadora de 3/4 cigarros diários dos quais não me consegui libertarr
.

Ana Maldivas escreveu:
Só sei que esses mitos de que não faz mal nenhum e que só durante a amamentação é que não se pode fumar, é tudo mentira, pois vai tudo ter ao bébé, e neste caso pode nascer com dependência.

.
Em lado nenhum se diz que não faz mal fumar durante a gravidez! Onde ouviste isso?
O que se diz, é que a ansiedade e o stress da mamã deixar de fumar na sua totalidade acaba por ser tão prejudicial quanto o fumo de 2/3 cigarros diários!
Sendo diziam os estudos, que a ansiedade provocada na mãe passa para o bebé, podendo alterar a criança também, e o fumar tem todos as contradições físicas que já conhecemos!
Agora não conhecço NENHUM médico que seja apologista de uma grávida fumadora!!!
.
Aliás poderás ler por aqui no fórum testemunhos disso mesmo, basta que faças a pesquisa por tabaco!
.
Bijoca

Sobre Calinha

Blog: http://caixinhadacarolina.blogspot.com
------------------------------------------------------
Porque existem pessoas especiais no meu coração... As minhas madrinhas: Natacha Silva & Beta Duarte

Afilhadas... Para vocês e por vocês: Sofia Costa; Cristina Oliveira, Carla Coelho e AnaSousa81 (um xi MUUIIITTOO apertadinho)

Ana Maldivas -
Offline
Desde 19 Jun 2010

Olá calinha,

Tens razão. Ambos infelizmente fazem mal - fumar ou a ansiedade de deixar de fumar...

Mas estes mitos (um copinho não faz mal e fumar só é mal na amamentação) ouvi de vários conhecidos, não dos médicos, claro!

Uma amiga minha fumou a gravidez inteira e insistia que só na amamentação fazia mal, cheia de ciência,
Bom, de facto não estou tão por dentro dos efeitos do tabaco durante a gravidez, mas sei que podem provocar ansiedade ou dependência, e há uma equipa agora de neurocientistas que está a começar a estudar isso mais a fundo.

Ana Maldivas
http://anamodernfamily.blogspot.pt/

O Miguel chegou dia 26/06/2011

Calinha -
Offline
Desde 29 Maio 2009

Ana..
Acho que essa tua amiga das 2 1:
a)estava a tentar desculpabilizar-se a si mesma do que estava a fazer!
b) não tinha a mínima noção do que dizia!
(O que eu nao percebo, com tanta informação que existe)
.
Já existem bastantes estudos relativamente ao tabaco, e nenhum diz que não faz mal, bem pelo contrário!! Sorriso
.
De qualquer forma obrigada pela partilha!
.
Bijocas

Sobre Calinha

Blog: http://caixinhadacarolina.blogspot.com
------------------------------------------------------
Porque existem pessoas especiais no meu coração... As minhas madrinhas: Natacha Silva & Beta Duarte

Afilhadas... Para vocês e por vocês: Sofia Costa; Cristina Oliveira, Carla Coelho e AnaSousa81 (um xi MUUIIITTOO apertadinho)

katlik -
Offline
Desde 05 Maio 2009

vou deixar o meu exemplo.... eu descobri que estava gravida com 3 meses.... 14 semanas pra ser mais precisa, ate la veio-m a mestruaçao, tudo normal.... em março existe a feira das tasquinhas cá em rio maior, e aquilo é tipo de caixao á cova, nao sou consumidora de alccol, alias nao gosto (mt pena minha) de vinho, cervejas, e afins, mas gosto de licores e bebidas brancas...

pois bem, nas taskas, existe a ginga em copo de xocolate, e aquilo é bebes 2 pagas 1..... bemmmm, nem sei quantas bebi, mas sei que bebi muitas mesmo, é uma bebida k gosto muito e junto com os amigos, a sogra, a mae.... my god, ora pagava 1 ora pagava outro e relembro que é sempre a dobrar... pois bem, bebi que me fartei... pois bem.... agora imaginem quando descobri que tava gravida.... caiu-me tudo ao chão, chorei de desespero... pk alem da bebida, tomei antibioticos, algumas caixas deles, a pilula, e fumava tbm....

imaginam a angustia k passei ate a minha filha nascer... so pensava em coisas más... cada ecografia era um tormento... sempre á espera que me dissessem que tinha k abortar... pois bem, parece k ELE ate gosta de mim e mandou-me uma coisa mais perfeitinha e linda...... mas assim k nasceu, contei dedos dos pés e das maos, percorri a cara dela, as pernas, as orelhas... tudo. nem acreditava que tinha a minha princesa linda....

o meu caso foi feliz, mas deve de haver alguns infelizes por ai....

por isso mais vale previnir que remediar....

Sobre katlik

Piscar o olho take a look: http://oblogdalilia.blogspot.com/ Piscar o olho Lilia Raquel* teu olhar ilumina o meu... desde 17.09.09
Espertalhão madrinha da sofiatorres:D madrinha da steffi:D madrinha da Tatis e do prinxepe Noah Espertalhão madrinha da senorita sisi christal PATO... ;;):D madrinha da Ema da Veruska77:D madrinha da baby bb
Espertalhão Madrinha da baozuda da Cris1988 e das suas Kittyes:D madrinha do Leonardo (R.I.P) da Alison
ja tenho madrinha!! lol ... eunice88 e sou madrinha da princesa Iris da minha kerida madrinha!!!!

Ana Maldivas -
Offline
Desde 19 Jun 2010

katlik,

É verdade. Eu própria bebi que me fartei sangria antes de saber que estava grávida... E nessas circunstâncias, realmente não há nada a fazer e não nos podemos culpabilizar por isso.
E na maior parte das vezes até pode não dar em nada, se consumirmos álcool num dia "não importante" para a formação do bébé. Mas como não controlamos totalmente os dias não importantes, mais mesmo NUNCA beber.

O meu post é apenas para alertar contra alguns dizeres que a gente ouve e que não podiam estar mais errados! A partir do momento que sabemos, mais vale suspender qualquer consumo de álcool.

O pior é que já ouvi de médicos mais velhos que um copinho de vez em quando não faz mal!!! De acordo com os resultados do estudo dos neurocientistas - basta UM, no dia X, para o bébé ficar com o síndroma que tem um nome esquisito e que se traduz em características físicas da face (pelas fotos que vi, olhos assimétricos e meio fechados, boca fina), e depois mais lentos a nível de aprendizagem. Não é nada de muito muito grave, i.é., não nascem propriamente com má formações ou doenças, mas realmente influencia e prejudica.

Ana Maldivas
http://anamodernfamily.blogspot.pt/

O Miguel chegou dia 26/06/2011

MamaDeTiD -
Offline
Desde 26 Jul 2010

Não querendo contrariar qualquer opinião a minha médica disse-me que não tinha mal beber uma cerveja preta de vez em quando porque esta tem bastante ácido fólico, o que pode ser benéfico para o bebé.
Óbvio que não é para beber uma todos os dias e apanhar uma bebedeira mas eu "cumpri" o que ela disse e digo-vos que durante o verão então, soube muito muito bem!
Até agora as ecografias não revelaram nada de prejudicial na minha bebé e acho que a médica jamais me diria uma coisa que pusesse em causa a saude da minha filha....
Em relação ao tabaco o melhor seria não existir de todo durante a gravidez mas a inibição total por parte de uma mãe fumadora pode provocar grande ansiedade que é toda transportada para a criança e por isso os médicos preferem que a grávida fume 2/3 cigarros por dia do que ficarem em total abstinência....

Sobre MamaDeTiD

Mas há algum sentimento melhor do que o de ser mãe? Amo-te filha!!

Ana Maldivas -
Offline
Desde 19 Jun 2010

Também ouvi uma obstetra dizer a uma grávida, em casa dos meus sogros: "ah, não te faz mal nenhum beber um copinho". A própria médica da minha irmã lhe disse isso, ela teve uma enorme discussão com ela.

Acho inacreditável ainda termos médicos tão pouco a par da investigação científica

Mas sinceramente prefiro acreditar nos dados científicos do que em opiniões... De qualquer forma, isto pretende apenas ser um post informativo. O meu conselho é alcóol nunca.

Para mais informações sobre o síndroma do alcoolismo fetal, ver

http://www.educare.pt/educare/Opiniao.Artigo.aspx?contentid=1E0C73E7E491...

http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADndrome_do_alcoolismo_fetal

http://www.mac.min-saude.pt/clinica/tabacoalcooldrogas.html

Reparem que todos eles dizem que não existem níveis seguros para ingerir alcool, embora obviamente quanto mais, pior.

Ana Maldivas
http://anamodernfamily.blogspot.pt/

O Miguel chegou dia 26/06/2011