Gravidez com lesão de alto grau no colo do útero | De Mãe para Mãe

Gravidez com lesão de alto grau no colo do útero

Responda
25 mensagens
Omayra -
Offline
Desde 31 Mar 2015

Bom dia, venho partilhar convosco a minha história, pois tenho passeado pelo forum ainda não encontrei um caso como o meu...

Tudo começou em Outubro do ano passado (2014) quando eu e o meu namorado decidimos que estava na hora de tentarmos a nossa sorte...fui ao médico para fazer um desmame da pilula que tomava ha muitos anos, e fiz uma citologia, pois já estava na altura. Foram-me dadas 3 pilulas CERAZETE para que desse tempo de chegar o resultado da citologia, e assim fazia o desmame da pilula anterior. Disseram-me que se não fosse contactada pelo centro de saúde dentro dos próximos e meses, significaria que o exame estava OK e que poderia começar a tentar engravidar após terminar as 3 pilulas de amamentação.

Até aqui tudo bem. Mas, a verdade é que 4 meses depois...comunicaram-me que o resultado da citologia veio com "células perigosas", que tinha de ir ao Hospital ao serviço de ginecologia. Tentei não entrar em PÂNICO!!!!!!!!! Cara séria

Fiz uma colposcopia e uma biopsia áquilo que disseram ser uma ferida no colo do útero. O resultado chegou pouco depois e revelou uma ferida de alto grau "CIN 2".
Aí sim, entrei em PÂNICO!!!!!! Chorão

Dois dias depois da notícia....A 16 de Fevereiro, sinto-me diferente, vocês sabem...aquelas coisas que uma mulher sabe que sente, mas não consegue bem explicar...e fui fazer o teste.
BINGO!!! Não podia ser mais claro. Estava grávida...
Não sabia se havia de chorar de alegria ou de tristeza, pois toda aquela situação preocupava-me muito. Nunca uma notícia TÃO BOA foi tão agri-doce!

A minha médica de família aconselhou-me a ir ao Hospital para provavelmente fazer um aborto. Nem consigo por por palavras como me sentia nessa altura.
A única pessoa com quem podia contar era o meu namorado.

Conclusão da história...Não fiz aborto nenhum, pois disseram-me que teria apenas de ser vigiada a ferida de 3 em 3 meses durante a gravidez, MAS que por ser uma gravidez de alto risco para a mãe, se numa dessas "vigias" a ferida tiver passando para dentro do útero, tenho que pura e simplesmente desmanchar a gravidez!!!

Ou seja, estou de 21 semanas e vivemos (eu e o meu namorado) esta gravidez com o coração apertado, sem nos querermos afeiçoar muito à ideia de que vamos ter o nosso bebé em breve, pois de um mês para o outro, tudo o que até aqui não tem sido fácil, pode pura e simplesmente...acabar mal.

Há por aí alguma mamã que tenha passado por tal experiência?
Beijos para todas

LL16 -
Offline
Desde 16 Maio 2015

Olá mamã,

Não conheço nenhum caso desses, o que posso desejar é muita sorte e muita força. Pensamento positivo de que tudo vai correr pelo melhor.

Beijinhos

Omayra -
Offline
Desde 31 Mar 2015

Muito obrigada.
É, tem tem de haver mesmo muito espirito positivo para viver cada dia.
Aproxima-se o dia 29 de Junho que é quando vou fazer a 2ª revisão da ferida ao Hospital...ate lá nem durmo!! A minha vontade é nem lá ir só para não ter de ouvir alguma coisa má...

Sandrinerf -
Offline
Desde 02 Fev 2010

Olá mamã, não passei por situação semelhante mas queria apenas deixar uma palavra e desejar que corra tudo bem! Há que confiar que vai correr tudo bem...
Estás com praticamente 20 semanas mais algumas semanas e o bebé poderá nascer se necessário :). Beijinhos gdes e coragem

Sandrine
http://demaeparamae.pt/forum/26-semanas-laura-pouquinho-nossa-historia
http://demaeparamae.pt/vendo/loja/53834 quem sabe não há algo que vos interessa ;)! http://ribartes.blogspot.pt/ - artigos feitos à mão para si e para o seu bebé com todo o amor! Tudo é personalizável!

francisca trindade -
Offline
Desde 26 Mar 2015

Ola querida primeiramente muito prazer,estava à ler ô seu caso e extremamente delicado,parabens por vc ter optado à vida do seu bb vejo qui vc e uma mulher corajosa e forte..nao desanimes Deus provera ele velara por ti e sob suas asas té acolherar ele vai cuidar de ti.coragem eu vou orar por vc e pelo seu namorado e tudo ira dar certo...estou à torcer por vc..

Amo ô senhor meu salvador

Omayra -
Offline
Desde 31 Mar 2015

Muito obrigada a todas. Eu estava ha semanas exitando contar cá no forum o meu caso, pois não queria parecer piegas, mas tem dias que parece que preciso falar sobre isto, para não ser tão pesado...
Não me arrependo agora que contei, obrigada! =D
Beijinho

severina -
Offline
Desde 26 Nov 2007

Olá.
Bem eu não estou grávida.
Mas tal como tu após uma citologia alterada é uma colposcopia com vários parasitas fiz uma conizacao.
O resultado foi idêntico ao teu....cin II e III com margens sãs.
Tal como tu caiu me tudo...e isto foi apenas a dois meses e Pico.
Porque nao aconselharam a conizacao? Por estares grávida ?
Eu fiz mesmo antes de saber o resultado...julgo que deverá ser o mais seguro,,,,digo eu.
O que o meu ginecologista me disse após foi que nada disto impede uma nova gravidez...apenas mais rigor e vigilância.
Tambem eu repito citologia este mês e tal como tu....tremo só de pensar.
Desejo.te a maior sorte e tenho a certeza que esse bebê irá nascer saudável é forte.

Beijinhos, qualquer coisa estou por ca.

Rafaela Góis -
Offline
Desde 31 Maio 2015

Boa tarde a todas
Vou tentar de forma resumida contar-vos a minha história (se é que tal será possível)
No final do ano de 2009 fui fazer uma citologia de rotina e quando chegou o resultado ligaram-me da clínica a pedir que lá fosse a pedido da médica pois tinha o resultado do exame que indicava alteração das células do epitélio. Fui encaminhada para o Hospital Público para a especialidade de Colposcopia, Seguiu-se a biopsia e a 1ª conização 15 dias após o resultado da Biopsia.
A conização foi feita sob anestesia geral em sistema de ambulatório.
Ao longo de 2010 continuo a ser seguida com regularidade até que em 2011 em mais uma consulta de rotina de colposcopia dá-se uma reacção no colo uterino assim que o doutor coloca o iodo, segue-se outra biopsia.
Quando voltei á consulta para saber o resultado da biopsia constata-se que a própria biopsia retirou a zona lesionada.
Continuei a ser seguida até ao final de 2011 e no inicio de 2012 recebo o resultado da ultima citologia onde se detecta metaplasia atípica de alto grau com grande quantidade de células anaplásicas, segue-se outra biopsia (desta vez em 3 locais do resto do colo do útero que restava após a 1ª conização).
Chega o resultado da biopsia onde se detecta e pelas palavras do Dr. que me acompanhou na 2ª fase deste problema, me diz que não é comum encontrar a lesão em maior extensão em profundidade.
15 dias depois estava a ser internada novamente no hospital. No dia seguinte fiz a conização (total do resto do colo de útero que tinha sobrado da 1ª conzação) fiz a conização novamente sob anestesia geral e tive alta no dia seguinte.
Nas 2 conizações em lugar de ter 5 dias de baixa acabei por ficar cerca de 30 em cada uma delas pois após a 1ª conização ao 4º dia e na 2ª conização ao 5º dia tive hemorragias tão fortes que foram estancadas no bloco de partos.
Entre estes acontecimentos acontecerem tantas outras coisas que nem vale a pena referir só vos posso dizer que foram baldes de água fria uns atrás dos outros.
Posto isto, não tenho colo do útero.
A melhor parte desta história é que engravidei de forma natural com relativa rapidez (cerca de 6 meses) descobrimos no sábado passado. Mas como uma notícia nunca vem só, descobri ou melhor confirmei os meus sintomas ás 8.30 da manhã e cerca das 16h estava a perder sangue.
Já fui a uma consulta sei que para já está tudo bem, ainda hoje falei com o médico que me acompanha no Publico na Especialidade de Colpo que já me pediu para ir ás urgências fazer outra eco e verificar a entrada do útero.
Tenho a plena consciência que é uma situação de risco, de forma estatística existem 50 % de hipóteses de não correr bem com grande probabilidade de parto prematuro. Provavelmente serei sujeita a partir dos 3 meses (definido como gravidez viável) ao procedimento que se chama cerclagem. Mas como o caminho faz-se caminhando aqui estamos nós, recém mamã, papá e feijãozinho com 4 semanas.

Tanto quanto sei é possível e relativamente comum a mulher grávida ser operada á lesão sem qualquer consequência para a mãe e bebé. O importante é estar a ser bem acompanhada e sentir-se tranquila. Eu sei que não é fácil mas para seu bem tem de se manter focada em algo positivo.
Eu estive bem lá no fundo, onde ninguém imagina nem quer estar. pois é um processo que longo, solitário e muito penoso mas estive sempre focada no objectivo.

Bjs a todas e se precisarem estarei sempre disponível para vos esclarecer algo mais especifico pois como vos disse havia tantas outras coisas para vos contar.

Depois de 6 meses a tentar Positivo 30/05/2015

Omayra -
Offline
Desde 31 Mar 2015

Ola Severina.
No final do 1º trimestre da gravidez o obstetra que me tem seguido disse que como era um CIN 2, uma lesão localizada, queria tratar já! Mas disse-me também que correria o risco de aborto se o fizesse!
Como é obvio eu recusei o tratamento (e disse que estava disposta a fazer a conização no periodo pós-parto), pois se eu ate ali tinha escolhido não abortar, e tentar levar a gravidez o mais longe possivel, eu não ía por NADA por em risco o meu bebé que naquela altura já era um feijãozinho.
Fazer estas escolhas não é nada fácil...

Omayra -
Offline
Desde 31 Mar 2015

Rafaela Gois
Olá querida e muitos parabéns pela gravidez tão merecida.
O seu testemunho é impressionante. E assustador devo confessar.
Eu não fazia ideia do quanto era comum este tipo de problemas nas mulheres, mas nunca pensei passar por isto estando grávida.
De facto a intervenção que o obstetra queria que eu fizesse, não tinha riscos para o bebé em si...a não ser o risco abortivo!
A Rafaela está em repouso em casa, certo?
Felizmente os médicos envolvidos no meu caso acharam muito razoavel que eu ficasse de baixa desde as 6 semanas de gravidez. Tenho evitado esforços tanto quanto possível e até aqui nenhuma perda de sangue, graças a Deus.
Mas no seu caso, se já não tem colo, se ao que parece está tudo bem com a gravidez, de onde vem o sangue?? É o primeiro filhote?
Não resisti a fazer estas perguntas todas, estou a torcer muito por si (e por mim!) para que tudo corra bem, e vejo que a Rafaela é uma mulher que já passou por tanta coisa que a fortaleceu muito, tenho a certeza que vai ultrapassar este turbilhão e ser uma referencia para muitas mulheres!!
Força mamã

DreamX -
Offline
Desde 27 Ago 2014

mamã
No meu caso quando engravidei estava com uma pequena lesao , minúscula. Ao qual o meu médico disse não haver problema. A citologia tinha dado células atípicas e só seria necessário repetir dali a 6 meses para ver se regrediu ou aumentou e fazer colposcopia mas fiz logo a colposcopia
Disse q nao havia problema em estar grávida e q até depois do parto poderia desaparecer. No entanto até ao fim da gravidez quero ver como está a lesão.
Ha-de correr tudo bem, força mamã!

Kat-Kat -
Offline
Desde 08 Abr 2013

Mamã, muita força para todas vós que estão a ser guerreiras ainda maiores do que todas nós...bem basta todos os sustos e problemas que passamos durante uma gravidez até chegar a bom porto, para dar valor à vossa luta, e compreender a vossa aflição.

Acreditem sempre, não se deixem ir abaixo, e em breve cá terão os vossos bebés e a vossa saúde recuperada, acreditem sempre. Cada dia é um triunfo para cada mamã e cada um dos vossos bebés.

Muita força e correntinha de boa sorte ++++++++++++++++++++++++++

Rafaela Góis -
Offline
Desde 31 Maio 2015

Minhas queridas
Se vocês soubessem como me senti sozinha...
Chega a determinada altura que ligamos o piloto automático e o nosso único objectivo é a próxima consulta e o que vamos fazer depois, se é tratamento se é operação, enfim concluímos que é o que tiver que ser para ficar tudo bem porque a vida é tão preciosa e tão volátil que assusta.

Ainda não estou de baixa e trabalho na construção civil, mas tenho quase a certeza que quando for fazer a eco com o médico que se segue na colposcopia é o que ele vai fazer, ou seja passar a carta com a recomendação que vou levar ao médico de família na 1a consulta dia 11 de Junho.

Uma notinha : 75% da população está sujeita ou exposta ao Hpv que muitas vezes está na origem das lesões no colo do útero. Dessas 75% uma pequena percentagem não tem capacidade de combater o vírus e desenvolve- se o problema a partir daí,
Bjs minhas queridas e mantenham-se sempre focadas nas coisas boas da vida e na felicidade que é estarmos vivos

Depois de 6 meses a tentar Positivo 30/05/2015

Rafaela Góis -
Offline
Desde 31 Maio 2015

Omayra querida desculpe não lhe respondi ás suas respostas.

Acrescento uns pormenores ás mesmas
Fiz a 1a cotização aos 26, a 2a aos 28 agora estou com 31.
Sim, felizmente ou infelizmente hoje sou outra pessoa, aprendi sobretudo a relativizar os problemas e apreciar a vida com outro sentido.
É a primeira gravidez e aparentemente e por grande felicidade nossa o sangue tem a ver com a implantação do óvulo no útero. De acordo com a médica está muito bem implantado, portanto foi o feijãozinho a agarrar-se literalmente com unhas e dentes á barriga da mãozinha.

Muitas felicidades para todas e boa sorte para o vosso percurso

Depois de 6 meses a tentar Positivo 30/05/2015

severina -
Offline
Desde 26 Nov 2007

Rafaela entendo a bem.
E não passei nem por metade!
Vivo assustada tambem. Irei agora fazer a primeira citologia após comizacao e já tremo só de pensar.
Acusou.lhe infecção por HPV?

Omayra -
Offline
Desde 31 Mar 2015

Puxa... Agora que conheço alguns dos vossos casos, parece que tenho outra força, outra compreensão pelo menos.
Porque também sinto aquilo que a Rafaela Gois referiu, sinto-me sozinha contra isto tudo, pois apesar de poder sempre contar com o meu namorado, ele é homem e estas questões não são sentidas por eles da mesma maneira.
Severina, essa é uma boa questão, pois ate aqui já me recomendaram vacinar-me contra o HPV, mas ainda não foi analisada a citologia que fiz, e os 6 bocados que me foram biopsiados do colo do útero, nenhum deles referiu o HPV.
Quero agora saber se tenho o virus de facto, se a ferida se deve a isso e o que é que isso implica no parto...
Alguma de vos sabe alguma coisa sobre isso?
Beijocas

Bisqui -
Offline
Desde 10 Jan 2013

Muita força a vocês as duas!!! Vim só dizer que há bébés que nascem mais cedo e que não é por isso que não ficam umas crianças normais! Uma cliente minha teve o bébé há 2 semanas com 26 semanas e uma prima teve a filha há 10 anos com 25 semanas. Essa menina é super normal e muito desenvolvida e o menino está já com 1,2kg!!!!
Vão conseguir <3
Beijocas***

Sobre Bisqui

Mãe de uma bébé linda
Com planos de engravidar de novo...

severina -
Offline
Desde 26 Nov 2007

Pois...o meu resultado na conizacao veio tb com sinais de HPV . E apesar de eu não saber que tipos de vírus tenho o ginecologista aconselhou me a vacina.
Já tomei a primeira, este mês tomo a segunda.
Estou tb a ser seguida em medicina alternativa....

Rafaela Góis -
Offline
Desde 31 Maio 2015

Queria deixar um grande obrigada ás mamãs e restantes amigas pelas palavras carinhosas que me dirigiram. Recebam com carinho o meu muito obrigada a cada uma de vocês e desejo que as vossas gravidezes sejam felizes e saudáveis e ás restantes amigas que logo consigam o vosso sonho.

Omayara e Severina é necessário fazer um exame específico para detectar ou rastrear o Hpv, chama-se tipificaçao do Hpv. O procedimento é exactamente como uma citologia, o meu detectou Uma combinação de 2 tipos de Hpv de alto risco oncológico o 16 e o 56.
Foi um longo e triste caminho pois esta doença para além do resto que me trouxe, mostrou-me que a pessoa com quem estava na altura não era a pessoa para mim e fez-me sentir que vivia lá atrás das pedras onde o sol não brilha, hoje estou num casamento pleno de amor, felicidade, harmonia, paz e muita compreensão, hoje sim estou onde devia estar e tudo é diferente.

Queridas mamãs que carregam os vossos tesouros e se deparam com estas terríveis notícias que só trazem o desconhecido á vossa vida e não vos permite desfrutar de forma plena e tranquila do estado de graça que atravessam,.. Os meus pensamentos estão convosco. Se o meu trajecto foi penoso e não quero imaginar o que vossos sentem e o meu coração aperta-se por vocês guerreiras.
Vou-vos ajudar da melhor forma que conseguir com algumas dicas preciosas. Não conheço os vossos hábitos alimentares mas estão todas proibidas de comer o que quer que seja Light ou tenha açúcares pois são produtos carregados de espartame uma combinação de 2 aminoácidos extremamente perigosos para a saúde. Tentem ler e perceber a diferença entra a comida ácida e alcalina ( pesquisem é super interessante os doces e alimentos que são considerados ácidos alteram o pH do nosso sangue - que idealmente está no 5.5- podendo dar origem e sérios problemas) existe no mercado uma água engarrafada super alcalina tem um pH de 9.2 no entanto aconselhem-se com os vossos médicos pois parece-me que li algures que não é indicada na amamentação. Tentem reforçar o vosso sistema imunitário na altura um médico receitou-me um medicamento natural comprado em farmácia á base de cogumelo versis color ( mais uma vez alerto que se devem aconselhar com os vossos médicos antes de iniciarem qlq medicamento, eu tomei mas não estava grávida). E querem saber outro grande truque ??? Pensamento positivo !!!! Pois é este só depende de vocês.

Torço por cada uma de vocês que encontrem paz no vosso coraçaozinho,
Muitos beijinhos para todas vocês

Depois de 6 meses a tentar Positivo 30/05/2015

severina -
Offline
Desde 26 Nov 2007

Rafaela parecia a minha medica de medicina alternativa a falar!!! Sorriso
Tb estou a tomar um cogumelo (mas por vezes esqueco-me....sabe a palha Triste )
Estou a fazer um enorme esforço para reduzir o açucar...docinhos só ao fds.
Agua bebo tb a do Monchique com o Ph de 9,7. Tb a médica me disse o mesmo neste aspeto.
Eu não fiz o teste para saber qual o tipo de HPV, mas na conização acusou indicios de...e o ginec acho que não valia a pena analisar mais.
Por isso estou a fazer a vacina..
É muito complicado pois tal como dizes muita coisa se pensa....
Enfim...tento não pensar no assunto e levar a vida para a frente.
Um beijinho e um bem haja pela tua coragem.

Rafaela Góis -
Offline
Desde 31 Maio 2015

Bom dia Severina querida

Estas informações que vos dei são o resultado de muitas pesquisas e sim a Água é a de Monchique.

Acho estranho que não tenham feito a tipificação do vírus para saber se devia fazer a vacina contra o HPV. Já leu acerca da vacina que está a tomar?
Eu não sei qual será cervarix, talvez?
Estas vacinas actuam em muito poucos tipos de HPV (são mais de 300 entre os de alto e baixo risco oncogénico) e não servem para tratar doenças relacionadas com o HPV, mas quem sou eu para duvidar do acompanhamento médico que lhe estão a dar, no entanto não custa perguntar á sua médica até porque as vacinas são caras. Eu não sei se está a pensar em engravidar mas se sim sabe que está condicionada por alguns meses.

Eu fiz a vacinação depois da 2ª conização, citologia e repetição da tipificação que indicou já não haver vestígios dos tipos de alto risco, no entanto dado o meu percurso clínico o Dr.º achou por bem que eu me vacinasse para desenvolver anticorpos principalmente ao tipo HPV 16 que é de grande risco e havia sido detectado numa fase anterior á conização.

Beijinho querida Severina e muita força para continuares concentrada em te curares. Faz tudo certinho e vais ver que o teu sistema imunitário começa a responder com a ajuda do que estás a fazer.

Depois de 6 meses a tentar Positivo 30/05/2015

Omayra -
Offline
Desde 31 Mar 2015

wow eu estou fascinada com as vossas historias, cada post para mim é uma inspiração e um empurrão de força nesta fase!!
Hoje fui á medica de familia e perguntei-lhe quando é que poderia fazer a análise ao HPV para saber se afinal tenho ou não e de que tipo se trata...
Ela respondeu-me que esse pedido deve ser feito no hospital com a ginecologista que está a vigiar o colo durante a gravidez, apesar da citologia ter sido feita no centro de saúde...
Estou muito reticente em perguntar todas as dúvidas que tenho sobre este assunto do HPV e consequente vacinação á tal ginecologista do hospital, porque DETESTEI a consulta com ela...uma mulher intragável!!
Ter uma boa relação com o médico que nos acompanha ajuda muito...mas eu nesse aspecto não tive sorte nenhuma! Rolar os olhos

Omayra -
Offline
Desde 31 Mar 2015

Mamãs, trouxe de volta este tópico porque precisei desabafar.
É amanhã...a consulta com a mal-fadada ginecologista no Hospital do Barreiro.
Estes 6 meses têm sido uma autentica montanha russa...e agora que chegou mesmo a data da consulta para vigiar a lesão do colo do útero, não tenho vontade nenhuma de lá aparecer, nem coragem sequer de entrar e encarar a médica...
Antes sentia-me mais assustada, mas por outro lado achava que não lhe devia nada e que se mais alguma vez ela fosse mal educada pra mim que saia porta fora e procurava um outro profissional, mesmo que fosse particular!
Hoje esse conforto económico já não se mantém, e por isso, apesar de os meses mais perigosos já terem passado e ter visto que está tudo bem com o meu Leonardo, e que até tenho um colo do útero "bom".... sinto que tenho de ir, comer e calar....
Estou tão ansiosa que já não tenho unhas!!

Bisqui -
Offline
Desde 10 Jan 2013

Leva tampões nos ouvidos Piscar o olho
Olha agora fora de brincadeiras, a médica deve ter um problema qq por isso n stresses mesmo... qdo ela estiver a espingardar pensa que o problema dela se deve à falta de "peso" e está cheia de inveja tua que ris-te e sais de lá na maior! Há médicos que são mesmo umas bestas quadradas e temos de arranjar qq coisa para que o que nos dizem entrar a 100 e sair a 1000! Mais umas semanas e o teu bébé já pode nascer com o mínimo de segurança se tiver de ser. Nesta altura tens de pensar em estar bem que o teu bebecas está tb bem! E o teu problema no colo vai se resolver!
Força! Beijocas***

Sobre Bisqui

Mãe de uma bébé linda
Com planos de engravidar de novo...

daniluna -
Offline
Desde 17 Jan 2014

ola eu tive uma lesão de alto grau CIN III, andava a tentar engravidar a 2 anos e nada, ate que foi detectado a lesão, fiz cirurgia engravidei 3 meses depois mas tive aborto espontâneo, passado mais 3 meses engravidei de novo,e tudo correu bem tenho o meu menino com 2 meses.o meu caso foi diferente do teu pois eu quando engravidei já não tinha a lesão...agora tenho de vigiar todos os anos cumprimentos

Sobre daniluna

daniluna

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?