Grávidas Vegetarianas | De Mãe para Mãe

Grávidas Vegetarianas

Responda
8 mensagens
Maria Vareta -
Offline
Desde 12 Ago 2011

Há por aqui alguém grávida que seja vegetariana? Gostaria de saber muito bem sobre as quantidades e os alimentos certos para me manter, e ao bebé, saudável.

Sofiadobosque -
Offline
Desde 08 Jul 2013

Já eras vegetariana antes de engravidar certo? Basicamente é manteres a mesma alimentação que tinhas até agora.
Algumas coisas com as quais deves ter preocupação:
- vitamina D (só no Inverno) o unico aliemento onde a encontras é nos cogumelos (frescos) de preferencia cantarellus ou portobello
- ferro: vais fazer na mesma o suplemento como todas as outras grávidas, mas podes tentar suplementar com a dieta. Basta garantires uma porção de leguminosas por dia (sobretudo lentilhas), acompanhada de vegetais folhosos verdes.
- Zinco: precisamos de mais zinco quando estamos grávidas e a melhor fonte são as sementes, sobretudo as de Sésamo. Para suplementar basta uma colher de sopa (+/-) por dia
- Magnésio: n é uma necessidade basica, mas algumas mamãs começam a ter caimbras por alta de magnesio. O bebé nunca vai ter défice de magnesio, tu é que pdoes ter. Alimentos com magnesio: vegetais folhosos (sobretudo espinafre), abacate, leguminosas (sobretudo feijao frade/miudo) e banana (embora a banana nao tenha assim tanto quanto isso, quando comparado com os alimentos anteriores)
- vitamina B12: (so se fores vegan) fazer análise e dar suplemento de acordo com o nível

basicamente acho que é isso

Sofiadobosque -
Offline
Desde 08 Jul 2013

Se não eras vegetariana antes de engravidar, não mudes agora!!

mia_ak -
Offline
Desde 14 Jul 2012

Também tenho a mesma dúvida! Também sou vegetariana e ouvimos tantas opiniões em como agora temos de comer carne. Estou à espera de consulta com o meu médico, mas até lá vou manter-me assim: com uma dieta vegetariana variada e saudável, acho que não há como falhar. Se tiver novidades do médico digo.

Sobre mia_ak

E assim, sem planear, a vida muda para sempre! <3 ML

Mais uma vez sem planear, vem aí bebé! <3

Tyta.B -
Offline
Desde 31 Jul 2015

Não acreditem que precisam de comer carne só porque estão grávidas. Têm facebook? Fazem parte dos grupos de veggies? Se fazem já devem ter ouvido falar da Zlati Dencheva, ela é "vegan" e praticamente crudívora, a sua gravidez foi seguida pelos profissionais do Centro de Saúde que passaram gravidez toda a dar-lhe os parabéns pelo belíssimo desenvolvimento da gravidez, pelas análises sempre impecáveis, etc etc. Curiosidade: ela nunca lhes disse qual era o seu "regime alimentar".

Sofiadobosque -
Offline
Desde 08 Jul 2013

eu fiz a minha dissertação de mestrado sobre alimentação vegetariana na gravidez e amamentação. NÃO É PRECISO COMER CARNE! é preciso sim ter uma verdadeira alimentação vegetariana. Há pessoas que querem ser vegetarianas mas depois só comem arroz, batata e hamburguer de soja. Isso não é ser um vegetariano. O verdadeiro vegetariano come legumes a sério, crus, cozidos em quantidades generosas e variados. Come leguminosas diariamente, come oleaginosas diariamente, come fruta diariamente (n falo de 2 ou 3 peças de fruta, falo de 5-8 peças de fruta). Se for assim, então a alimentação é nutritiva e equilibrada.

Agora se for pra coemr arroz e hamburguer, entao sim, mais vale comer um peixinho cozido ou peito de peru.

Marlene Pires A... -
Offline
Desde 23 Set 2016

Há tempos contaram-me de uma mãe, não era vegetariana, mas não consumia carne de vaca há anos. No parto foi muito difícil de a coser, os pontos desfaziam-se... Era falta da proteína da carne vermelha... Informa-te primeiro.

Ariel Ab

Tyta.B -
Offline
Desde 31 Jul 2015

Marlene Pires Abrantes escreveu:
Há tempos contaram-me de uma mãe, não era vegetariana, mas não consumia carne de vaca há anos. No parto foi muito difícil de a coser, os pontos desfaziam-se... Era falta da proteína da carne vermelha... Informa-te primeiro.

Tem toda a lógica, toda a gente sabe que os hindus (para quem as vacas são sagradas e não comem carne vermelha) morrem se fizerem um corte profundo num dedo Sorriso

Realmente toda a gente devia informar-se antes de dizer coisas destas. Andam a assustar grávidas só porque sim.