Grávidas que estejam a ser seguidas pelo centro de saude(médica de familia), área de Almada e arredores | De Mãe para Mãe

Grávidas que estejam a ser seguidas pelo centro de saude(médica de familia), área de Almada e arredores

Responda
18 mensagens
Luz 2011 -
Offline
Desde 09 Nov 2011

Olá a todas as grávidas e desde já os meus parabéns!

Eu sou uma grávida principiante, é a minha primeira gravidez e estou como devem calcular muito expectante acerca desta maravilhosa etapa da vida.

Optei por ser seguida pela minha médica de familia e gostaria de partilhar opiniões, sugestões e experiências com quem estivesse na mesma situação; designdamente a nível de clinicas a realizar ecografias; resultados dos exames; tudo o que se prenda com esta espectacular fase da nossa vida.

A propósito, estou actualmente de 11 semanas e para a semana vou à 1.ª consulta de saúde materna...

Fico à espera de partilha de experiências!

A estrela que m... -
Offline
Desde 22 Out 2010

Eu vivo no Montijo e estou de 12 semanas.
Esta é a minha 4ª gravidez...Tive um aborto em 2004,em 2006 nasceu a Soraia,depois tive um aborto espontaneo em abril deste ano,e agora finalmente conseguimos!
Não tinha médico de familia aqui porque não sou de cá...juntei me com o meu namorido que é de cá há 1 ano e meio...
Arranjaram me uma médica,ja tive a primeira consulta com 7 semanas,ja fiz as análises,e fiz ontem a ecografia do 1º trimestre (está tudo bem com o bébé e já vimos os braçinhos,as perninhas...os dedinhos...foi lindo!)
Agora tenho consulta dia 14 para mostrar tudo á médica...está tudo bem ...sou imune á rubeola (porque ja tive em pequena) e não sou imune á toxoplasmose...já era de esperar..porque da Soraia também não era...lol.
Só tens consulta com 12 semanas? descobriste á pouco tempo?
Espero que te corra tudo bem!beijinhos!!<3

27/06/2006 Nasceu a Soraia 3.500kg e 51 cms.
02/02/2009 Faleceu a minha princesa Soraia ((http://videos.sapo.pt/uO1vWfDWDawDqeoLSVY7
24/04/2011 A.E.😢
20/09/2011 Positivo!!15/05/2012 Nasceu o Tiago 2610kgs e 45,5cm💖18/01/2018 Positivo!é um pilas!

Desde 17 Jul 2010

e desde ja os meus parabens Espertalhão
olha eu ou da zona de almada e digo te, saude materna na medica de familia é uma porcaria! Desculpa a sinceridade, mas para mim nao á nada melhor que um obstetra, da minha ultima gravidez fui seguida pelo dr Alcides (que dá conultas em almada) e acredita que a diferença foi MUITA!! fiquei expantada com a quantidade de coisas e exames que existem que na medica de familia nao se faz, por exemplo um eco no particular demora meia hora ou mais, no SNS demora doi minutos, e se és de almada concerteza vais fazer na padre cruz!! Esquece!! é a pior clinica que ja vi, paguei 30€ por uma gravaçao de 1.15seg!!!
Se puderes optar pelo particular opta, acredita que vale todos os centimos!
bjinhos

Patanisca e Patareca, duas filhotas lindas! Uma de termo e uma pre-termo (29semanas)
7 Abortos expontanios (um deles tardio ás 20 semanas)
Duas mortes neo-natais!
Em luta por um final feliz...

Patricia Caferra -
Offline
Desde 25 Dez 2009

Eu sou de setúbal e fui seguida smp no centro de saude e acredita muito me arrependi disso pois a atenção dispendida no centro de saude em nada tem a ver com a atenção que amigas minhas receberam no particular.Em termos de tudo,exames feitos,tudo!!!A eco tb que fiz no padre cruz detestei,fiz a morfologica lá que durou 5 minutos ou nem tanto e essa é a eco mais importante.Mas olha é uma questão de sorte.Se gostas da tua medica de familia e és seguida por ela ñ só agora e confias ,força mas se tens hipoteses de ir ao particular vai!!Mas tb te digo se escolheres particular vê um que faça parte da equipa no hospital onde vais ter o parto.

kukka -
Offline
Desde 25 Ago 2011

Estou a ser seguida no centro de saúde de Corroios nas consultas de saúde materna, é a minha 1ª gravidez. O apoio que facultam é o básico. Claro que no privado tens todas as mordomias e mais algumas, o que nesta altura nem todas tem possibilidade de pagar.
Quanto aos exames de sangue faço nos Laboratórios Joaquim Chaves e as ecografias faço na Clínica Oriental de Chelas em Lisboa com a Dra. Margarida Castro, que é uma medica 20* é magnifica. (Claro que estes locais tem acordo com o SNS).
No geral, para já considero positivo estar a ser seguida no centro de saúde.
Beijinhos

Luz 2011 -
Offline
Desde 09 Nov 2011

Muitos Parabéns pela tua gravidez e sinceramente espero que corra pelo melhor!

Eu sou da Charneca da Caparica e esta semana estou nas 11 semanas. Já fui à minha médica de familia que me mandou fazer em ecografia para ver o tempo de gestação, que fui fazer no dia 2 de Nov, tendo aí ficado a saber que estav de 10 semanas e foi sugerido uma nova eco às 12 semanas para estudo da translucência da nuca. Para a semana vou de novo à médica( mas para ser mais precisa vai ser a primeira consulta de saúde materna) e aí já estarei de 12 semanas.

Também não sou imune à toxoplasmose...

Fazes a ecos em clinicas com acordo SNS, ou em particular?

A eco que fizeste já deu para analisar a translucência da nuca? Que mais é analisado na mesma?

Beijinhos e até breve!

Luz 2011 -
Offline
Desde 09 Nov 2011

Olá, espero que esteja tudo bem!
Desde já muito obrigado pela tua opinião.

Pois é, nem vale a pena tecer considerações pelo sistema nacional de saúde - ele é o que todos nós sabemos.
Eu simplesmente optei assim, porque ainda não tenho um seguro de saúde, o que me fica muito dispendioso ser seguida por um médico particular. Quanto muito estou a pensar fazer as ecos pelo particular -(depende daquela que vou fazer agora com 12 semanas), pois fui fazer no dia 2 de Nov a 1.º eco, só para ver o tempo de gestação(10 semanas) e adivinha... na CLINICA PADRE DA CRUZ... confesso que achei aquilo rápido demais, mas como era a 1.ª vez e a inexperiência não liguei assim tanto. No entanto ainda estou a ponderar fazer lá a próxima, mas se vir que não levo nenhuma informação útil do médico, tenho que partir para outra.
A propósito, conheces alguma na margem sul com acordo com o SNS, ou então clinicas particulares com referência e já agora preços das eco, só para ter uma ideia.
Obrigada e até breve!

Luz 2011 -
Offline
Desde 09 Nov 2011

Muitos Parabéns pela gravidez e obrigado por dares a tua opinião!

Pois o sistema nacional de saúde, é o que todas nós sabemos...mas infelizmente torna-se muito dispendioso ser seguida por um particular, por isso optei pelo centro de saúde, vamos lá a ver como é que corre.

Acerca da Clinica Padre da Cruz não tenho ouvido nada de bom, eu própria quando lá fui fazer a 1.º eco para saber o tempo de gestação, achei que foi demasiado rápido, mas também não conheço outras mais...

Talvez me possas ajudar nesse sentido, dado que parece que vais mais avançada na gravidez.

Beijinhos e até breve

Luz 2011 -
Offline
Desde 09 Nov 2011

Olá, espero que esteja a correr tudo bem com a tua gravidez!

Eu também estou na tua situação- também é a minha 1.ª gravidez, e optei por ser seguida no centro de saúde porque torna-se muito dispendioso ser seguida por particular.

Estás de quanto tempo?

Onde é que ficam os Laboratórios Joaquim Chaves? Foi lá que fizeste o rastreio bioquimico ?

As ecos na Clinica de Chelas com a Dr.ªa Margarida Castro demoram em média quanto tempo? Ela explica tudo ao pormenor? Estou a perguntar isto, porque disseste que tinha acordo com o SNS e na prática parece que é tudo a despachar... pelo menos parece ser assim na Clinica Padre da Cruz(Almada), onde já fui lá fazer para saber o tempo de gestação(10 semanas) sendo que para a semana estou nas 12 semanas.

Beijinhos e até breve

Luz 2011 -
Offline
Desde 09 Nov 2011

Andei por aqui pelo forum e constatei que dizem muito bem dessa clinica de chelas.

Estou a pensar seriamente em marcar para a semana fazer a eco das 12 semanas.

Diz-me só uma coisa, podemos marcar por telefone e escolher a médica com que se quer fazer a eco? Demora muito para obter vaga?

Já fizeste a eco do 1.º trimestre e o rastreio bioquimico? Tem que se fazer ao mesmo tempo? Ou seja, por ex. quando vais fazer a eco das 12 semanas já tens que ter o resultado das análises ao rastreio?

Podias me explicar como é que vais para a Clinica de cHELAS, já que és da margem sul(corroios) e eu sou da Charneca da Caparica, dá para ir de metro- descendo em chelas fica perto?

E para o laboratório Joaquim Chaves, como se vai?

Presumo que não se pague nada na clinica pelas ecos, se levar credencial da médica,pois tem acordo com o SNS certo?

E pelo rastreio bioquimico, paga-se alguma coisa?

Obrigado e até breve
Beijinhos

titinha_29 -
Offline
Desde 15 Jun 2011

Olá, sou da Charneca da Caparica e sou seguida pela minha médica de família, por opção! E melhor ainda tive um óptimo termo de comparação, já que a minha irmã foi seguida no particular (teve o bebé há dois meses). Posso dizer-vos que ela não fez absolutamente nada de diferente do que a minha médica me faz. Todos os meses faço análise à urina, sou pesada, medem-me a tensão, medem a alura uterina, medem os batimentos cardíacos do meu bebé, as análises pedidas são exactamente as mesmas. Qualquer dúvida que tenho ligo para o centro e peço para falar com a médica o que vai dar ao mesmo que ter um OB a quem ligar. Claro que não faço ecos todos os meses, pois as ecos optei por fazer no privado (na médica OB que a minha médica de família recomendou), e como não tenho seguro não posso andar sempre a pagar ecos. De resto, não sinto qualquer diferença, a não ser no bolso claro. Nas situações de emergência tenho me dirigido ao Hospital Garcia de Orta onde sou sempre atendida cinco estrelas, e até para um problema de estômago que tive fizeram-me eco, CTG e toque. Penso que não devemos criticar tanto o SNS, porque o problema não é o sistema em si mas certos médicos que por lá andam. E no privado também há maus médicos, não é?
Da minha parte outra gravidez que tenha farei como agora, médica de família e as 3 ecos mais importantes faz se o sacrificio e faz-se no privado.

beijinhos,
Titi

Desde 17 Jul 2010

(eu tambem sou da charneca hehehe)
olha acho que tem uma qualquer em vale milhaços, mas é um medico estupido que nem uma porta, um obstetra grandalhao com ar de ogre que trabalha no garcia de horta. pelo menos tinha, alem da padre cruz e essa nao ha mais nenhuma. pelo menos que eu saiba, pelo particular tens a gravidus na cova da piedade ou ginecentro, que é do dr Alcides.
o valor das ecos variam, e na gravidus fazem pelo sns ate as 11semanas, depois disso é pago, mas é excelente Piscar o olho ronda entre os 75 e 90!!
espero ter ajudado... Palhaço
beijocas grandes

Patanisca e Patareca, duas filhotas lindas! Uma de termo e uma pre-termo (29semanas)
7 Abortos expontanios (um deles tardio ás 20 semanas)
Duas mortes neo-natais!
Em luta por um final feliz...

claudititazinha -
Offline
Desde 07 Nov 2011

Eu moro no Monte da Caparica e sou seguida na unidade de saude da mesma localidade pela drª Ana Margarida Pestana! Foi ela que me acompanhou nas duas gravidezes e se na primeira me queixo por alguma falta de acompanhamento (quando abortei, ela estava de férias e não havia quem a substituisse. Tive de aguardar que ela voltasse para lá ir e pedir a baixa do tempo que estive em casa), nesta não tenho nada a dizer.
Acompanha-me mensalmente e passa-me exames de cada vez que lá vou... Já perdi a conta às análise de urina que já fiz, tudo porque foi esse um dos principais motivos por ter abortado na primeira gravidez. É muito atenciosa, um pouco despachada é verdade, mas é boa médica. Não sei se é por peso na consciencia da outra gravidez, mas eu e o meu namorado até achamos que temos um tratamento especial, pois se eu lá chegar e já não houver consulta do dia, mal ela me veja abre logo uma excepção. Nunca me recusou nada! Eu fui para ela porque o meu namorado era doente dela, e como fui associada à ficha dele também fiquei com ela. Pôs-me de baixa às 28 semanas mas por ela vinha mais cedo para casa. Por acaso amanhã é dia de consulta, e vai ficar decidido se vou encamnhada para o garcia da horta ou se continuo com ela, pois a Mafalda está acima da média quer em peso quer em altura e a médica prefere que eu passe para lá. Mas muito sinceramente, eu preferia ficar com ela, pois não tenho uma unica queixa a dar! Apenas aponto algumas criticas ao pessoal do secretariado, mas isso é outro assunto. No que respeita à Padre Cruz, também é lá que fiz todos os exames, e das eco´s só me queixo da primeira, dado que paguei 15€ por uma gravação de 3 min. Mas na 2ª e 3ª, e tudo bem que paguei os 50€ por ser a 3D, o médico teve comigo 10min na 2ª e 8min na 3ª! Não fala muito, mas respondeu sempre a todas as minhas perguntas com atenção. A unica queixa que tenho da clinica é o tempo de espera para as eco´s, em que elas dizem uma hora mas nunca é certo. Então na 2ª eco foi demais, tivemos 45min à espera da nossa vez... Também me queixo das assistentes que estão ao blcão, pois há lá duas que nossa senhora, falam de uma vontade de dar dó. Mas isso são promenores ultrapassáveis.
Sem duvida que particular tem as suas mais valias, mas financeiramente também é complicado. Já basta todos os custos que temos para receber os nossos bébés em boas condições. quando engravidei da Mafalda ainda pensei recorrer a um seguro de saude, mas tinha de ter um periodo de carencia de 3 meses, e ai já não faria sentido pois a médica de familia já teria começado o acompanhamento.
Resumindo, eu sou seguida pela minha médica de familia e não tenho qualquer razão de queixa!
Beijinho

O momento mais maravilhoso da minha vida... 13.01.2012 às 11h51

A minha Mafalda nasceu com 4340kg e 54cm... És a minha vida! Espertalhão Amo-te filhota!

Luz 2011 -
Offline
Desde 09 Nov 2011

Tudo bem contigo?

Olha, esta é a minha primeira gravidez e estou muito ansiosa com as minhas 11 semanas de gravidez, pois isto tudo para mim é novidade e ando à procura de opiniões e experiências de outras mamãs...

Eu também resolvi ser seguida pela minha médica de familia, no centro de saúde do Laranjeiro(apesar de ser da Charneca da Caparica), vamos lá ver como as coisas vão correr, pois como não tenho seguro de saúde, ser seguida por um particular é muito dispendioso.

Já agora só uma questãozinha, quando se aproximar o final da gravidez somos encaminhadas para o Garcia da Horta? Desculpa a minha ignorância e curiosidade, mas gostava de saber todos os passinhos da gravidez e pelo vistos já tem alguma experiência nesta fase maravilhosa da nossa vida para me poder elucidar.

Beijinhos

Luz 2011 -
Offline
Desde 09 Nov 2011

É a tua primeira gravidez? De quanto tempo estás?

Esta é a minha primeira gravidez e estou de 11 semanas, e optei por ser seguida pela minha médica de familia, pois também não tenho seguro de saúde, o que se torna muito dispendioso ser seguida por um particular. Quanto às ecos, para a semana vou fazer as das 12 semanas... e tu quantas ecos já fizeste? E o rastreio pré- natal(análises) costumas fazer onde?

Beijinhos

Luz 2011 -
Offline
Desde 09 Nov 2011

E obrigada pelas informações...

Sabes, aqui no forum constatei que falam muito bem de uma clinica em Chelas para fazer as ecos e tem acordo com o SNS, para a semana vou lá fazer as das 12 semanas, vamos ver... depois partilho aqui a experiência.

Beijinhos

sandrinha gomes -
Offline
Desde 23 Maio 2011

ola a todas e parabens.uda pelo centro de saude
eu sou de corroios e estou a ser seguida pelo centro de saude de corroios . estou de 22 semanas a 1º eco fiz na clidiral e nao gostei nada foi muito rapido e o medico nao dizia nada por isso optei fazer a 2º eco noutro sitio entao fiz na padre cruz e gostei foi muito bem atenciosa e vou la fazer a ultima eco tb esta fiz com a 3 D o medico falou-nos como a bebe estava disse o sexo ouvimos varias vezes os batimentos gostei imenso e foi pelo sns menos a 3D pois essa nao e comparticipada pelo estado .
so nao fiz esse rastreiro pre-natal .
gostava de saber onde e k voces fizeram o curso para o parto na margem sul pelo estado

claudititazinha -
Offline
Desde 07 Nov 2011

Luz 2011 escreveu:
Já agora só uma questãozinha, quando se aproximar o final da gravidez somos encaminhadas para o Garcia da Horta? Desculpa a minha ignorância e curiosidade, mas gostava de saber todos os passinhos da gravidez e pelo vistos já tem alguma experiência nesta fase maravilhosa da nossa vida para me poder elucidar. Beijinhos

Bem, no meu caso a médica não me quis ainda mandar para o Garcia da Horta. As coisas têm estado estáveis e eu também prefiro ser seguida por ela.

Quando fiz as 28 semanas o centro de saude mandou o pedido de CTG para o Garcia da Horta, de onde até agora não recebi qualquer carta, mas na ultima consulta disseram-me que era normal ainda não me terem dito nada porque ainda falta um pouco... Só lá para Dezembro é que me devem marcar o exame... Eles só marcam o CTG mesmo quando estiveres perto do parto...

Desde as 32 semanas que sou seguida pela médica quinzenalmente. E a enfermeira disse-me que quando chegar às 36 semanas passará a ser semanalmente. O acompanhamento é o mesmo, a unica diferença que noto é que a médica agora passa mais tempo a auscultar o coração dela...

Em caso de SOS para ir imediamente para o hospital...

E pronto, cá vamos indo até ao grande momento... Espertalhão

Beijinho e espero ter ajudado

O momento mais maravilhoso da minha vida... 13.01.2012 às 11h51

A minha Mafalda nasceu com 4340kg e 54cm... És a minha vida! Espertalhão Amo-te filhota!