Grávidas que dormem de barriga para cima | De Mãe para Mãe

Grávidas que dormem de barriga para cima

Responda
11 mensagens
Mokas_25 -
Offline
Desde 15 Set 2009

Olá mamãs!
Sei que a partir de um certo tempo de gestação não nos é aconselhado a dormirmos de barriga para cima.... No entanto, eu sempre dormi assim e não me sinto mesmo confortável de outra maneira.
Haverá por aí mais alguém como eu? Sorriso

Sobre Mokas_25

Mókita

teixeirinha -
Offline
Desde 14 Nov 2011

Eu dormi até ao final da gravidez de barriga para cima Sorriso

KellyPT -
Offline
Desde 05 Abr 2011

Julgo que é no terceiro trimestre que dormir de barriga para cima não é aconselhável. Confirma com a OB, porque é uma questão importante. Dormir de barriga para cima quando a barriga está muito grande é mesmo perigoso, porque a pressão do bebé sobre a veia cava pode privá-lo de oxigenação. Se calhar as mamãs que dormem assim assumem certas posições ao dormir que fazem com que este risco não se concretize, mas eu não arriscaria (nem poderia - nas 2 ecografias que fiz no último trimestre, tive de me levantar a meio, porque me senti com falta de ar; e esse era o meu maior receio para a cesariana: como é que vou aguentar de barriga para cima?)

a.dany -
Offline
Desde 04 Fev 2015

Eu tenho dormido quase toda a gravidez de barriga p cima, pois estando virada p lado esquerdo começava/ começa a doer-me a anca. A enfermeira no hospital disse p dormir como estiver mais confortável ou de lado ou de barriga p cima desde q não nos falte o ar com o peso do bebé. Já estou na fase final e a única posição em q me sinto bem é a dormir de barriga p cima Sorriso

ClaraMiguel -
Offline
Desde 03 Nov 2013

Eu tenho feito o esforço para dormir sempre para o lado esquerdo, mas dou muitas vezes por mim a dormir de barriga para cima. A verdade é que sinto-a a mexer na mesma (quer numa posição como na outra) e nunca senti falta de ar ou alguma pressão. E se o próprio corpo vira enquanto durmo, que posso eu fazer? Mais vale assumir que enquanto estou acordada faço o mais correcto e que o resto não controlo. Além de que acho que mais vale (para mim e para a bebé) dormir descansada (mesmo que acorde de barriga para cima e nem me lembre de ter virado) do que não dormir por estar preocupada com a posição. Sorriso

Mokas_25 -
Offline
Desde 15 Set 2009

Pois... já me disseram que não devemos a partir de uma certa altura deveremos dormir para o lado esquerdo... pode ser que mude até lá mas não me sinto mesmo confortável de lado, só mesmo para cima Piscar o olho
A minha OB disse para que dormisse da forma que eu achasse mais confortável pois se assim não fosse seria privada de uma boa noite de sono.
Enfim... Piscar o olho

Sobre Mokas_25

Mókita

mommydream -
Offline
Desde 09 Out 2014

Olá!

Sempre dormi de barriga para cima e foi um castigo para me habituar... mas comecei a treinar logo no início da gravidez. Mas ainda agora de vez em quando lá me viro a dormir.

Usei alguns truques:

- estou a dormir numa cama de solteiro que tenho no quartinho da minha filhota porque o marido não conseguia dormir comigo sempre a ir ao wc e mexer-me imenso. e então tenho mesmo atras de mim uma almofada e se eu me virar fico com o lado direito do corpo em cima dela.
no curso preparação para o parto ensinaram-me que se não conseguimos evitar dormir de barriga para cima devemos garantir que um dos lados do corpo (preferência direito) fica ligeiramente mais alto o que faz com que o peso da barriga se desloque mais para o lado esquerdo

- uso uma almofada para grávida gigante que me alinha a coluna e os joelhos para não doer a anca. é mesmo confortável e até dá para colocar junto da barriga para a amparar, o que ajuda imenso agora para o final pois já está bem pesada

- uso duas almofadas para a cabeça de forma a alinhar a coluna estando de lado e também para a cabeça ficar mais alta que o resto do corpo quando nos viramos de barriga para cima. isso ajuda a não sentir tanta pressão no tórax e a evitar a falta de ar (este truque já usava porque tenho asma e ajuda imenso durante crises).

- de vez em quando viro-me um pouco para o lado direito para aliviar o lado esquerdo (que acaba sempre por ficar mais dorido principalmente agora no fim da gravidez) mas depois volto logo à posição original

- de qualquer forma o vosso bebé também dá sinais de não estar confortável, basta estar atenta. A minha por exemplo resmunga logo quando me viro para o lado direito.
Ah! E ainda por cima não facilita porque adora que a mamã durma de barriga para cima hihi

Espero ter-vos ajudado.
Piscar o olho

Início dos treinos: setembro 2014
Positivo: 10 janeiro 2015
A princesa chegou mais cedo... felicidade pura Sorriso

Mokas_25 -
Offline
Desde 15 Set 2009

Obrigada pelos conselhos!
Também já comprei uma almofada própria mas parece que não me ajeito muito bem com ela e acabo sempre de papo para o ar Espertalhão

Sobre Mokas_25

Mókita

ClaraMiguel -
Offline
Desde 03 Nov 2013

Eu às vezes também me encosto a uma almofada (ou muitas vezes ao marido Espertalhão ) para ver se isso evita que me vire, mas sei lá como acordo umas horas depois de barriga para cima. =P Até já cheguei a acordar virada para o lado direito. Da primeira vez ainda me senti mal comigo mesma, mas depois....que fazer? Sentir culpa porque durante o sono me mexo? Ainda por cima porque com 6 meses de gravidez continuo a dormir optimamente, sem dores em lado nenhum, sem acordar durante a noite, etc.....Prefiro acreditar que estas noites de sono bom fazem bem à minha filha mesmo que de vez em quando lá acorde numa posição "menos correcta".

A única vez em que acordei com a sensação que algo na barriga não estava bem foi exactamente por causa da almofada ao meu lado. Devo ter tentado virar-me durante a noite e acabei numa posição muito torta devido a almofada e acordei com os músculos da barriga a queixarem-se da posição. Acabo por usar pouco a dica da almofada para não nos virarmos por causa disto, é um facto.

Nicky 79 -
Offline
Desde 05 Nov 2012

Eu então é ao contrário, adoro dormir de barriga para baixo.
Esqueci-me de falar com a médica sobre isto e agora não sei se fará mal. Pelo sim pelo não tenho tentado adormecer do lado esquerdo mas ainda esta noite quando acordei estava de barriga para baixo.

Sobre Nicky 79

Em busca do sonho desde novembro de 2012.
IIU - janeiro 2015 (cancelada)
1ª IIU -9 fevereiro 2015 (-)
2ª IIU -9 março 2015 (-)
1ª FIV maio 2015 ( ++++ o positivo chegou Sorriso )

hdepalma -
Offline
Desde 27 Set 2013

Eu sempre adorei dormir de barriga para cima ou para baixo Sorriso Agora às 28 semanas para baixo é difícil, mas apesar de tentar adormecer virada para o lado esquerdo com uma almofada, acabo por me virar muitas vezes de barriga para cima e sem qualquer desconforto!
Acho que se nos sentirmos confortáveis não deve valer muito a pena stressar...