Grávidas acompanhadas e com parto no Hospital Público de Braga | De Mãe para Mãe

Grávidas acompanhadas e com parto no Hospital Público de Braga

Responda
13 mensagens
ficarla -
Offline
Desde 19 Dez 2014

Olá mamãs,

abri este tópico para troca de experiências de grávidas que estão ou estiveram a ser seguidas no novo hospital público de Braga.

Como foram as consultas, exames, etc...
As aulas de preparação para o parto em que semana começaram, quando vos chamaram, como correu?
O parto como foi? (quem já teve claro)
Ouviram bocas no parto, deixaram-vos a sofrer, a epidural foi dada quando pedida, fez efeito?
Fizeram episiotomia por necessidade ou por habito? doeu?
Depois ajudaram-vos com os vossos bebes?
Todas as mães são obrigadas a amamentar ou têm opção se assim o entender? (agradecia que não houvesse criticas aqui, cada mamã é livre de escolher independentemente dos benefícios)
Falem de tudo que se lembrarem mamãs, sem medo, certamente este tópico ajudará muitas mamãs como eu, que não sabem com o que contar.

Sobre ficarla

A treinar desde 21 de dezembro de 2014.
Positivo 3 de abril de 2015

Anokas Gomez -
Offline
Desde 17 Nov 2014

Olá Ficarla, desde já Parabéns pela gravidez Sorriso
Olha, estou a ser seguida pelo centro de saude e pelo Hospital de Braga. Para já a minha experiencia é pouca, pois no Hospital apenas fiz as ecografias (ainda falta a ultima) e fui bem atendida, não tenho o que reclamar nesse sentido. Em relação às aulas de PPP é através do Centro de saúde que te encaminham, pelo menos quem tem médica de família, é assim que funciona. Eu comecei agora as minhas aulas de PPP (estou com 30 semanas). Chamaram-me há cerca de 2 semanas, costuma ser assim, um pouco em cima da hora, perto das 30 semanas apenas. Tb sei que a partir das 32 semanas podemos marcar a visita à maternidade do Hospital e que temos de ser nós a ligar para lá e fazer a marcação.
Em relação a dar de mamar e afins, não te posso ajudar nesse sentido, pois para mim será novidade também Sorriso

Beijinhos e uma boa gravidez Sorriso

martalili -
Offline
Desde 25 Set 2008

Olá
fiz as 3 ecografias no hospital e adorei sinceramente foi a melhor opção assim kd fui ter o bebê tinham todos os registos informatizados. Relativamente ao parto foi prematuro por rebentamento de águas e com ventosa. Fui bem atendida pela equipa médica. Não pudia estar mais satisfeita desde ao auxiliar infermeiras parteiras e médicas. Relativamente à amamentação eu amamentei por opção própria mas os profissionais ilucidao para k seja feita. Mas se virem k o leite materno não é suficiente eles próprios tomam a decisão de tb dar o suplemento foi o k fizeram cmg em quanto o meu não o alimentava bem.
Estou ao dispor para qualquer esclarecimento. Beijinhos

sara e monica -
Offline
Desde 27 Fev 2015

olá mama,
Sou de barcelos, so tive 2 consultas no hospital de braga, uma com a dra catarina e outra com a doutora olimpia, que adorei, é um amor de pessoa e não poupa recursos ao hospital, gostei muito do atendimento dela, tanto na consulta como nas urgencias.
A minha bebe nasceu no hospital de braga no dia 31 de março as 7h42 e gostei muito, entrei 2a feira, com 38 semanas e 5dias, as 8h com contrações de 5 em 5 mim mas nao fazia dilatação, nao me deram nada para provocar o parto, tal como tinha pedido, fiquei no quarto com o meu marido até as 22h (as enfermeiras disseram para tomar duche para aliviar as dores, andar pelo quarto e se quisesse podia levar uma injeção. eu levei, mas nao fez nada) c as 22h pedi a epidural, a 1ªa vez que me perguntaram se queriam levar, disse que ainda aguentava, assim que pedi a epidural, levaram.me para a sala de partos, estava muito nervosa e a tremer por todo o lado, o meu marido sempre ao meu lado, até mesmo quando estava a levar a epidural, aliviou-me bastante e pude descançar algumas horas, sempre que passava o efeito, tocava a campainha e vinha a enfermeira dar-me outra dose, sempre muito prestavel e simpatica, por volta das 4 da manha vomitei para o chao, mais uma vez toquei a campainha e la veio a enfermeira e uma auxiliar para limpar o chão, houve uma vez que as cintas sairam do sitio veio logo a enfermeira coloca-las novamente no sitio, as 5 da manha as aguas ainda nao tinham rebentado, e a enfermeira vinha com a agulha, mas acabou por esperar mais um pouco, as 7 da manha rebentaram-me as aguas sozinhas e chamei a enfermeira, ja tinha trocado de turno, ela fez o toque e disse que podia começar a fazer força, veio 2 enfermeiras e uma medica, o meu marido, que estava no cadeirão veio, para a minha cabeceira, pedi se podia por-me de cocoras (ia com a ideia que era mais facil xD) elas deixaram, gritei tanto que parecia uma sirene, ninguem me disse nada, nem me mandou calar, voltei a deitar-me, pedi para ficar de joelhos, a parteira pediu para me trazerem aquelas bolas de pilates para eu me segurar, fez-me massagens nas costas enquanto eu estava na bola, por ultimo tive que me deitar, levei 4 doses de epidural entre as 22h30 e as 7h, a ultima ja nao fez tanto enfeito, pelo contrario começou-me a prender a virilha e a perna do lado esquerdo, após muito esforço, estava quase, mas eu ja estava muito cansada, entao a parteira disse-me para lhe dar a minha mae e pode sentir a cabeça da minha princesa, estava mesmo quase, entao segurei-me aos ferros, fiz força, gritei e a minha princesa saiu. custou muito, mas valeu a pena, levei um pequeno corte para sair mais depressa, nao me doeu, e fui avisada que o iam fazer. o meu marido viu tudo, andava pela sala de partos a vontade, cortou o cordao da princesa, coisa que ele no inicio da gravidez disse que nao ia fazer xD
a parteira perguntou-nos se queriamos ver a bolsa onde estava o bebe, dissemos que sim, mostrou e explicou tudo, por fim cozeu-me 3 a 4 pontos, custou-me porque a epidural ja tinha passado e a anastesia local nao pegou, a bebe nunca saiu da sala de partos, o meu marido ajudou-o a vestir. antes de vestir o bebe perguntaram se queria amamentar disse que sim e pusera-na logo no meu peito, explicaram-me todinho, ela pegava so no mamilo e a enfermeira explicou-me que tinha que por o dedo miminho da boca dela para ela largar, e depois oferecer novamente a mama, apos 3 tentativas la aprendeu, foi um momento lindo. enquanto me vestiam, o meu marido andava com ela ao colo, no fim antes de sair do bloco veio novamente a parteira ter comigo, desejar-me felicidades. o meu marido pos o bebbe no meu peito e seguimos para o quarto, os 3, maravilhados da vida. O meu parto correu super bem, e gostei muito da equipa que me calhou.
no quarto temos a tal campainha para tocar, sempre que percisarmos, dera-me pensos higienicos, muito bons, a meu ver, as auxiliares são 5estrelas, a comida é boa no geral e adorava as bolachas por volta das 22h. quando o bebe nao acordava para comer a enfermeira ajudava-me a acorda-la e a dar-lhe de mamar, foram muito prestaveis. deram as vacinas a tarde, e banho na manha seguinte, podiamos dar banho ou so ouvir a explicação, no meu caso so vi e ouvi a explicação. como me custava a andar a senhora do registo veio ao quarto, porque tinha que estar os dois pais presentes. nunca ofereceram leite artificial ao meu bebe, nem chuchas, incentivaram sempre a amamentação (mas não é obrigatorio, cada mãe faz a sua escolha), ha e uma coisa que gostei muito o bebe esteve sempre no meu quarto so saiu para levar as vacinas O mais chato são os toques que fazem diversas vezes Tive alta na 5a feira de manha. Espero ter ajudado mamã! Vá sem medo e com calma. muitas felicidades e uma hora pequena Sorriso
deixo uma foto minha na sala de partos, antes da pequena nascer

Anokas Gomez -
Offline
Desde 17 Nov 2014

O parto é realmente uma coisa que me assusta, a mim e a todas as mulheres no geral, mas ao ouvir relatos assim, até nos tranquiliza Sorriso
Obrigada pela partilha, espero que seja assim comigo e com todas as mamãs Sorriso

ficarla -
Offline
Desde 19 Dez 2014

Que relatos lindos mamãs, tenho ouvido falar muito bem do hospital de braga, mas nada como experiências assim contadas, vamos la ver se continuam os relatos, é uma fase tão feliz, que não merece ter um parto traumático...

Sobre ficarla

A treinar desde 21 de dezembro de 2014.
Positivo 3 de abril de 2015

ficarla -
Offline
Desde 19 Dez 2014

Mais ninguém a ser seguida no hospital de Braga? ou que por lá já tenha passado na gravidez com relatos para contar?

Sobre ficarla

A treinar desde 21 de dezembro de 2014.
Positivo 3 de abril de 2015

baby2015 -
Offline
Desde 27 Out 2014

Olá. Tb sou mamã de Braga. Apenas fiz lá as ecos e o rastreio. As aulas de prep para o parto estou a fazer no cs infias. Confesso k o parto tb me assusta um pc, mas a minha cunhada teve lá o meu afilhado em fevereiro e foi espectacular...
foi para o bloco de partos com contraccoes mas nao dilatava e optaram por nao induzir pq tinha o colo do utero mt alto e a medica disse k so ia faze-la sofrer! Entao optaram por cesariana... logo apos o bebe nascer a enf do bloco veio ca fora buscar a maquina fotografica ao meu irmao para tirar as 1as fotos ao bebe ainda despido. Dp puseram-no ao peito para mamar. O meu irmao é k o vestiu!
eles adoraram a experiencia....

Vamos pensar k tb vamos ter assim uma exp positiva!
beijinhos

ficarla -
Offline
Desde 19 Dez 2014

Que lindo, até agora mesmo de conhecidos só tenho ouvido falar bem, vamos lá ver.
Ontem fui lá fazer a eco e adorei, a médica muito simpática e querida e naquela hora uma enfermeira veio avisar que uma mãe entrou em trabalho de parto, e ela toda feliz que ia nascer mais um bebé, que já viu tantos, mas parecia que era sempre o primeiro.
E disse-me para não me preocupar com o parto que agora não é nada do que era, que são raros os casos de mães que sofrem ou que já não vão a tempo da epidural...
Que custa um bocadinho claro, mas nada insuportável...
Adorei e vim mais descansada...

Sobre ficarla

A treinar desde 21 de dezembro de 2014.
Positivo 3 de abril de 2015

ficarla -
Offline
Desde 19 Dez 2014

Mais ninguém a ser seguida no hospital de braga e com acompanhamento lá?

Sobre ficarla

A treinar desde 21 de dezembro de 2014.
Positivo 3 de abril de 2015

S e B -
Offline
Desde 03 Ago 2012

Olá estou de 8 semanas, logo ainda estou á espera de ser chamada... Mas a minha cunhada teve o meu sobrinho la á um ano e meio e diz que foi tudo impecavel...

CatarinaSa -
Offline
Desde 06 Nov 2013

Olá,

Eu tenho sido acompanhada desde o inicio da gravidez no hospital de Braga. Tenho tido consultas de mês a mês e o único senão é o tempo de espera da consulta, ou seja, às vezes espero 1 ou duas horas depois da hora marcada, mas sempre fui compreensiva nesse aspeto porque sei que nesta altura têm mesmo muitas grávidas. Por isso leva sempre umas bolachinhas e água no saco. A minha médica é a Drª Blandina e é impecável, é muito prática e o que perguntares ela explica sem grandes rodeios.
As minhas aulas de PP são no centro de saúde de Barcelos e comecei com 27 semanas. Tenho gostado muito também, porque são muito elucidativas.
O meu parto vai ser no H de braga e espero que corra tudo bem. pelo menos em relação às condições sei que são excelentes.

Beijinhos e boa gravidez

ficarla -
Offline
Desde 19 Dez 2014

as aulas de preparação não sei como se faz para participar, foi a enfermeira do centro de saúde que te encaminhou? ainda ninguém me falou em nada, estou a ser seguida no centro de saúde de gualtar.
No hospital quem me fez a ecografia foi a dra Neusa Teixeira, gostei muito dela, também vai fazer a do segundo trimestre em agosto

Sobre ficarla

A treinar desde 21 de dezembro de 2014.
Positivo 3 de abril de 2015