Grávida e Desempregada tenho direito á alguma ajuda? | De Mãe para Mãe

Grávida e Desempregada tenho direito á alguma ajuda?

Responda
4 mensagens
Als2017 -
Offline
Desde 06 Jan 2017

Olá meninas, eu pedi demissão do meu trabalho e umas duas semanas depois descobri que estava grávida, será que tenho direito a receber alguma ajuda da segurança social? Alguém já passou por isso?

Desde 13 Set 2012

Olá boa tarde;

Parabéns pela gravidez.

Claro que tem direito. Se estava a trabalhar, terá descontos nos últimos 6 meses. Portanto, tem direito a tudo o que uma mulher grávida costuma ter direito. subsídio pré-nnatal e consequente abono para a criança, subsídio social de maternidade. O subsídio pré-natal pode solicitar a partir da 13ª semana de gestação e para isso precisa que o médico lhe dê um modelo específico devidamente preenchido. Com este documento e a declaração de IRS do ano anterior, pode dar entrada no pedido. Se for aprovado, ser-lhe-á atribuído um escalão e um valor mensal. Este valor receberá até ao bebé nascer e depois manter-se-á o mesmo mas passará a chamar-se abono. Até o bebé completar um ano, o valor será o mesmo. Depois desce para o correspondente escalão de abono.

É o seu primeiro bebé? Precisa ver qual o valor global da sua declaração de IRS.

Tudo de bom
Se precisar de mais alguma coisa, disponha.

SMSantos

Als2017 -
Offline
Desde 06 Jan 2017

Olá Sónia Maria Santos, obrigada pelas informações, tenho sim descontos no último trabalho tive mais de 2 anos, eu não descontava para o IRS porque meu ordenado era o mínimo, por isso não pagava e nem recebia nada. Tenho um filho de 5 anos que tem o 2º escalão.

Susana Urbano -
Offline
Desde 12 Fev 2016

A Sónia já disse tudo Sorriso

Vendo testes de gravidez e ovulação (0,30€). Qualquer questão por mensagem privada.