Gatos e bebês recém nascidos | De Mãe para Mãe

Gatos e bebês recém nascidos

Responda
21 mensagens
Vera__D -
Offline
Desde 15 Set 2014

Meninas preciso da vossa ajuda.
Estou gravida de 16 semanas e tenho uma gatinha amorosa que faz parte da família.
Agora que a família vai crescer estou preocupada porque a gatinha dorme sempre connosco na cama e é super mimalha e apegada a nos.
Com o nascimento do bebê, será que ela pode estar tão perto do bebê? Ou seja dormir no mesmo quarto e se bem conheço a minha gata, ela dormir no berço com ele? Os bebês recém nascidos são tão indefesos será que podem conviver com gatos logo desde cedo?? Ou é suposto desabituar a gata de dormir connosco?

Alguém com experiências?
Obrigada

Sobre Vera__D

Vera

susanita31 -
Offline
Desde 11 Jun 2014

Eu por acaso estou a pensar adoptar um gatito pequenito qd o meu bebe nascer pq acho que faz bem as crianças crescerem com um animal de estimação, mas um agto adulto sinceramente nao sei depende do temperamento do gato provavelmente...
tente apresentar o bebe aos poucos e ir vendo a reaçao... bjinhs

dpp do meu baby : 12/01/2015 !!!
1ª eco dia 23/06/2014
2ª eco dia 08/09/2014-- é um menino!! dpp nesta eco 8/01/15
3ª eco dia 10//11/2014 dpp 31/12/14 !!!
nasceu apressado :19/12/2014 de 37 semaninhas <3
**** https://www.facebook.com/oquotidiano

NeneP -
Offline
Desde 03 Jun 2014

A minha opinião olha acho que têm muitos os benefícios psicológicos de se ter um animal de estimação, mas existem alguns riscos , especialmente em relação às crianças mais pequenas.
As alergias são o problema mais comum depois são as mordidelas, as lambidelas outros ferimentos e um grande número de doenças que podem ser transmitidas pelos gatos, um exemplo a toxoplasmose.
olha apresenta o gato ao bebé lentamente e apenas contigo presente.
O melhor conselho que te posso dar é nunca permitir que o gato se aproxime do bebé sem tu lá tares, e para evitares que ele vá para o berço e se já o tiveres montado melhor pra evitares que vá lá pra dentro é colocares lá prata que ele vai pra lá e ganha receio pelo barulho e deixa de ir pra lá, conheço várias pessoas que fizeram isso e resultou...

beijito

Vera__D -
Offline
Desde 15 Set 2014

Obrigada meninas;) sim sei que tem benefícios o bebê crescer com um animal mas nos primeiros meses estou receosa! Essa técnica da prata parece me mt bem, obrigada pela dica. Ou seja penso que posso manter mesmo a gata a dormir connosco na cama mas não deixar que vá para o berço nem que se aproxime demasiado! Será que é o suficiente! Pois sei que há riscos de infeções respiratórias e por isso a minha dúvida se devo deixar que a gata durma no nosso quarto, por mais que esteja afastada do berço.....

Sobre Vera__D

Vera

AAKV -
Offline
Desde 30 Abr 2014

susanita31 escreveu:
Eu por acaso estou a pensar adoptar um gatito pequenito qd o meu bebe nascer pq acho que faz bem as crianças crescerem com um animal de estimação, mas um agto adulto sinceramente nao sei depende do temperamento do gato provavelmente...
tente apresentar o bebe aos poucos e ir vendo a reaçao... bjinhs

Engraçado q tambem tenciono adotar uma ou duas gatinhas quando a minha filha tiver uns 3/4meses. Acho fundamental as crianças crescerem c animais!
Felicidades a todas as mamãs

Sobre AAKV

Não existe amor maior na vida...
Amo-te tanto filha ❤

Smfx -
Offline
Desde 16 Mar 2012

Mamã sem querer ser alarmista é extremamente perigoso continuar a deixar o gato dormir no seu quarto, não só pelas razões já referidas mas porque o gato pode sufocar o bebé.
Os gatos têm a tendência a procurar calor... imagine que se lembra de se ir deitar na alcofa/berço e se deita em cima do bebé. Um recém nascido não consegue avisar, nem retirar um gato adulto de cima.
A mamã faça o seguinte teste: Deite-se de costas e meta o gato em cima do seu peito. Pesam imenso... é dificil para um adulto conseguir respirar quanto mais um bebe. Não falando que pode-se deitar em cima da cabeça.
A mamã não se esqueça que não vai conseguir estar sempre atenta... também vai precisar de dormir... cozinhar... tomar banho etc
É só uma opinião.
Felicidades

ana be -
Offline
Desde 27 Jan 2011

Olá =) olha eu tenho um bebe de 9 meses e tenho 2 gatos que moram connosco um ha 3 anos e outro ha 2.
Os gatos fazem parte da familia, dormem no nosso quarto se quiserem, se nao quiserem tem a cama deles. Quando o meu filho nasceu os primeiros 2 dias em casa eu nao os deixei dormir no nosso quarto para eles durante o dia se habituarem primeiro a uma pessoa nova em casa. A partir dai passei a agir normalmente como sempre fazia. Na caminha do menino os gatos nao vao porque assim os habituei (sempre que os via lá mandava-os embora) mas de resto somos 5 cá em casa e muito felizes =)
O meu menino sempre qe os gatos passam ao lado dele ri-se e só quer mexer neles!!! Não tem alergias nenhumas e é super saudavel!

libertad1982 -
Offline
Desde 20 Mar 2014

ola, eu não tenho gatos, mas tenho duas serra da estrela, os meus filhos adoram os cães, e tambem tirando as contispações normais nunca pegaram nada, desde que os animais sejam vacinados e desparasitados , acho que todos ficam bem. as crianças são mais alegres com os animais. acho que até se recomenda.

flaviavieira -
Offline
Desde 15 Out 2014

Eu tenho uma gata lindona e um cão Boxer, eles fazem parte da familia!!
Tenho vindo a mostrar e dar a cheirar as coisinhas da nossa bebe para eles se familiarizarem-se. A minha gata também dorme conosco e é muito apegada a mim, inclusive encosta-se a minha barriga e dá turrinhas que eu adoro!! Não tenho qualquer receio dos meus animais, há que fazer as coisas com calma e deixa-los ir explorando lentamente para não se sentirem excluídos!! Afinal eles já estavam connosco!! Só vejo benefícios em ter animais, as crianças crescem a saber respeita-los e ama-los!! Espero que a minha princesa tenha a paixão pelos animais como os pais!!

Flávia Vieira

Vera__D -
Offline
Desde 15 Set 2014

R

Sobre Vera__D

Vera

Catarina e Marco -
Offline
Desde 21 Maio 2014

Tenho 2 gatas, são as nossas meninas e as nossas filhas... nem imaginamos a nossa vida e a nossa casa sem elas. Receios tenho, também tenho de quedas, de acidentes, se tivesse cães... enfim! É um amor sem fim!!!

Mateus - Deus não demora, Ele capricha.
02/12/2014 LM Exclusivo 6 MESES!!! EU AMOOOO AMAMENTAR!!
Parto Normal 41 semanas e 3 dias

anaibj -
Offline
Desde 24 Ago 2008

Olha, o meu gato tem medo do meu filho, nunca se aproxima nem vai para a cama dele. Aliás, eu tive um ginásio para o meu filho na sala, agora tenho uma manta com brinquedos e o gato nunca passa por cima daquilo, vai sempre dar a volta

Magnum -
Offline
Desde 24 Maio 2012

Nos primeiros tempos comprei uma cama pequena e acolhedora, deixei num canto da casa para o gato ir dormindo lá as sestas durante a gravidez. Quando a piolha nasceu passei a fechar a porta do quarto, para evitar que enquanto eu dormia ele se deitasse em cima dela e ela sufocasse. Durante o dia deixava andar à vontade e cheirar, e sim, é verdade que eles têm muito respeito, porque têm a noção que é frágil. Entretanto adoptamos outra gata bebé, comprei uma cama enorme e super fofinha para os dois caberem juntos (e mais gatos tivesse mais gatos cabiam e dormiam quentinhos) agora os dois traquinas dormem juntos, e o gato deixa a bebé fazer tudo e mais alguma coisa, e quando se chateia com tanta puxadela, vai-se embora, já a gata, tem um medo da bebé que se pela! Nenhum dos dois vai pro berço, nem quando não estamos no quarto.

Sobre Magnum

Magnum
Aborto em 11/2012; princesa 22/12/2013 com 36 semanas, RCIU, 2.210kg e 43cm -> mulher da minha vida!!!
Fabianne e Samurai <3 família virtual
Lojinha (testes de gravidez/ovulaçao, sacos para LM) http://demaeparamae.pt/vendo/loja/magnum

babita_78 -
Offline
Desde 17 Fev 2014

Cá em casa são 2 gatos muito mimados, sendo que um deles por vezes e um pouco agressivo (pensa que e cão ).
Até agora quase que não se aproximam do menino, talvez por não sentirem o cheiro dele, não sei.
De vez em guando qd estou com ele ao colo vem cheirar e dar marradinhas nos pezinhos.
De resto, o macho tornou-se o defensor do bebe (ele bem pensa que ê cão, lol), qd o menino está a chorar com fome e nós demoramos a preparar o biberon, o fato anda de roda das nossas pernas e se demoramos muito ainda levamos umas dentadas.

Sobre babita_78

17.09.2014 - O nosso mundo ficou completo

littlesi -
Offline
Desde 13 Set 2014

Eu sempre tive gatos, e quando o meu filho nasceu à 12 anos a única coisa que evitava era que eles fossem dormir para o berço. Mas eles também nunca demonstraram grande interesse. no entanto eram super protetores dele.. Sorriso Eles entendem que é frágil e que é nosso!
Agora nesta nova gravidez para alem de gatos tenho vários pinschers.. Vai ser uma nova aventura! Mas não estou minimamente receosa.. acho que deves deixar os gatos habituarem-se e fazer as apresentações com calma e tudo corre bem!!

felicidades!

Vera__D -
Offline
Desde 15 Set 2014

ja fico mais descansada.... acho que tenho de ter um pouco cuidado no inicio e ver como corre.... nao deixar ir para o berço e o resto vai correr bem... é bem provavel que a gata ate tenha medo dele, n sei.... Sorriso

é muito giro ver as vossas descrições de como os gatinhos reagem... sao um maximo os animais e sem duvida parte da familia Sorriso

Sobre Vera__D

Vera

Catarina e Marco -
Offline
Desde 21 Maio 2014

Eu também fico mais relaxada. Uma amiga minha tem 2 gatas e disse me que eles evitam o bebé, mas a questão dos pêlos essa é sempre um problema. Vamos ter de fechar a porta do nosso quarto...

Mateus - Deus não demora, Ele capricha.
02/12/2014 LM Exclusivo 6 MESES!!! EU AMOOOO AMAMENTAR!!
Parto Normal 41 semanas e 3 dias

Vera__D -
Offline
Desde 15 Set 2014

pois, os pelos esses andam por toda a casa, nao é so no quarto.....

vou falar com o medico acerca disso... porque ate podemos fechar a porta do quarto mas quando o bebe esta na sala por exemplo ha sempre pelos, por mais que se limpe... mas penso que nao deve haver problema, tantas meninas têm gatos e bebes Sorriso

Sobre Vera__D

Vera

Magnum -
Offline
Desde 24 Maio 2012

Quanto aos pêlos compramos um roomba (aspirador robot). Ele aspira enquanto eu dou a sopa e almoço

Sobre Magnum

Magnum
Aborto em 11/2012; princesa 22/12/2013 com 36 semanas, RCIU, 2.210kg e 43cm -> mulher da minha vida!!!
Fabianne e Samurai <3 família virtual
Lojinha (testes de gravidez/ovulaçao, sacos para LM) http://demaeparamae.pt/vendo/loja/magnum

amp -
Offline
Desde 29 Out 2014

Olá, também tou grávida apesar de menos tempo 6s etenho 1 gato com 3meses. Falei com a veterinária acerca disso (ela tem 1 bebé com 6 meses e 1 gato) o que ela me disse por norma os gatos não irão fazer mal, vão ser apenas curiosos em relação a tudo: choros, o bebé as roupas, e berço. O que pode ser mais "perigoso" são os pelos caso o bebé faça alguma alergia. De resto sempre que for para trocar a fralda por uma manta lavada, os pijamas e roupas do bebé serem lavados com mais frequência. De resto disse para relaxar e estar mais atenta quando o bebé estiver a dormir, não que o gato queira fazer mal mas pela curiosidade, pode saltar para o berço, se te sentires calma vais passar issso para o bebé e para o gato e o contrário também. Tenho os mesmos receios que tu mas vou tentar relaxar e ficar mais atenta. Bjinhos

Sobre amp

Amp

Catarina e Marco -
Offline
Desde 21 Maio 2014

Sim, aspirar só não resolve porque os pêlos não estão só no chão, isso era bom lol... tenha se um aspirador que aspira sozinho, a vapor ou outro qualquer. Os pêlos andam no ar, nas roupas, em todo o lado. Também vou tentar ter cuidado maximo, mas de facto é a coisa que mais me preocupa. Mas vou falar com a medica, vamos ter uma senhora que vem limpar a casa todas as semanas, isso deve ser suficiente para os cuidados normais para os primeiros tempos em que estão mais frágeis e eu cansada.

Mateus - Deus não demora, Ele capricha.
02/12/2014 LM Exclusivo 6 MESES!!! EU AMOOOO AMAMENTAR!!
Parto Normal 41 semanas e 3 dias