Gato e bebé Preciso de Ajuda!!!!!! | De Mãe para Mãe

Gato e bebé Preciso de Ajuda!!!!!!

Responda
19 mensagens
acmrl -
Offline
Desde 26 Mar 2014

Boa noite. Vou tentar resumir a situação para ver se me conseguem ajudar...
tenho um gato de três anos ainda não castrado a viver connosco. Foi um gato que recolhi da rua e trouxe para casa, um pouco contra o marido que só gosta de cães. Eu sem saber nada de gatos fiquei com ele e mm n gravidez contra tudo e todos o dia a dia foi igual só n mudava o areao. Quando o meu príncipe nasceu não correu nada como planeado e não fizemos se calhar a devida apresentação para além do que fiquei novamente internA passado pouco tempo. O gato agora nao só começou a marcar território muitoooo tbm e mais preocupante deixou de comer e mia muiitoooo. Nós estamos a fazer tudo para ele animar até as visitas peço p não o ignorarem mas nada está a resultar... Ir favor ajudem e partilhem as vossas experiências ou conhecimentos . Estou mm a desesperar com gato a miar e bebe a chorar ..., obg

anaritadias -
Offline
Desde 02 Ago 2010

Pois mamã.....faltou o essencial....a apresentação, o cheiro novo....
Ainda por cima não está castrado.
Bom...o que podes fazer é numa vez em que vires o gato afável, pega nele, dá-lhe festas e coloca-o opé do teu menino. Deixa-o sentir o cheiro do menino nas tuas mãos. vai perceber que o bebé não é uma ameaça aos teus carinhos e ao tempo que dispensas nele.

Eu tenho um casal de siameses, também recolhidos da rua, e a minha filhota nasceu prematura. Desde o inicio que eles ficavam os dois o dia inteiro sozinhos :(
assim que entravamos em casa era logo um reconhecer de cheiros e odores :D
passado a 1ª semana, decidimos trazer a roupinha dela para eles cheirarem, e 2 semanas depois conseguimos trazer a menina e eles os dois nem deram muito por ela. Foi mais o aparato do ovo e das coisas que fizeram o despertar de curiosidade.

Uma coisa que achei que foi drástica para o meu gato foi, logo na 1ª noite em que ela veio para casa, ele não dormiu no nosso quarto (estava assim habituado desde sempre, aos meus pés), mas olha que acatou muito bem a ordem, até fiquei orgulhosa dele :)

Tens de ver consoante a raça dele, como é que podes reagir com ele. por exemplo os siameses são muito inteligentes mas também são de extremos...como apanhou uma sova tão grande de chinelo por tentar morder-me quando ele era pequeno, a nós tem muito respeito, e conseguimos mostrar que cá em casa temos amor para dar a ele, à gata e a nossa filha (a intrusa).
Ainda por cima, o 1º contacto que ele teve com uma criança não foi dos muito bons (daqueles que até lhe arrancaram pelos na cauda) e sempre lhe mostrei que o chinelo estava bem pertinho se ele tentasse fazer mal à pipoquinha :)
O facto é que ele é muito distante dela, mas ela adora-o e quando o fila, ele mia com um miar tão agonizado....mas não se mexe 1 cm :)) :)) :))

Tenta mostra-lhe com actos que apesar de terem um "intruso" em casa, o lugar dele é sempre o lugar dele.
Mima-o, dá-lhes uma guloseimas de vez em quando...Ele gosta de dormir na tua cama? Deixa-o. Coloca uma peça tua no chão e mostra-lhe que alí pode dormir :D

O meu de tão ouriçado que é, apanhei-o já várias vezes a dormir a sua bela sesta na cama de grades da menina! E não se mostra muito afetuoso por ela, fará se fosse :)) :)) :?
Eles podem ser bichos mas também têm sentimentos ;)

12/04/12 - Positivo ** 06/06/12 - Aborto retido(g. não evolutiva)
12/10/12 - Positivo Sorriso Sorriso
08/11/12 - 1ª eco (8 semanas, com ameaça de aborto pelo meio) O meu pequeno milagre Sorriso Sorriso
10/12/12 - 2ª eco (13 semanas) será menina?? 15/01/13 - 3ª eco (18 semanas) é uma menina!!♥ 223gr 12/02/13 - 4ª eco (22 semanas) 461gr
4♥5♥6♥7♥8♥9♥10♥11♥12♥13♥14♥15♥16♥17♥18♥19♥20♥21♥22♥ 23♥24♥25♥26♥27♥28♥29♥30♥31♥32♥ 27/04 - uma nova vida começou http://demaeparamae.pt/vendo/loja/69583

Celitass -
Offline
Desde 06 Fev 2013

É normal ele secsentir assim. Foi recolhido da ru, tinha toda a atenção e agora sente-se abandonado de novo. Mesmo qd estás com o bebé, fala com ele, mencina varias vezes o nome dele durante o dia. Deixa-o cheirar o bebé de vez em quando. Ele tem de sentir que cont a fazer parte da familia, que n foi abandonao de novo.

Eu tb tenho um gato, um persa. Sempre f oi mt mimado, recebia mt colo, mm durante a gravidez. Depois dela nascer, a atenção que recebe é mt menos. Eu sinto-o dif, mais triste. Cont a falar com ele, mas recebe menos ateção e quase n o pego ao colo por causa do pelo. Ele tb anda diferente e carente tadinho... eles n gostam de mudanças na rotina deles.

tfvs -
Offline
Desde 06 Jan 2014

Olá :)
Desde já parabéns pela atitude em regatares esse patudinho.
Castra o gato, vai acalmar bastante esse problema! A minha prima teve exactamente o mesmo problema: o gatinho não estava castrado e ao sentir um "intruso" no seu território, começou a marcar. Castrar resolveu em 80%. Os outros 20% foi à base de mimo (para ele perceber que não estava a ser trocado), sentir os cheiros da bebé, ver a bebé (é bom que eles consigam observar o movimento da bebé) e sobretudo, paciência.
Boa sorte!

Magnum -
Offline
Desde 24 Maio 2012

Eu tive o mesmo problema.. A solução foi castrar.. Continua a fazer as duas asneiras, mas agora reage logo quando ralho, e já não marca território. No meu caso, o meu destruía tudo que tivesse o cheiro da miúda.. Aos poucos vou-lhe dando mais miminho (não dou mais porque ele andou numa fase em que o pêlo caia só de passar vento, horrível mesmo, era uma chuva de pelo por todo o lado, agora que acalmou dou mais miminho e colo de vez em quando)
Damos-lhe também mais banhos. Há quem diga que não se deve dar banho aos gatos porque eles lavam-se.. Lavam-se sim senhora, mas um banhinho de vez em quando não lhes faz mal nenhum..

Sobre Magnum

Magnum
Aborto em 11/2012; princesa 22/12/2013 com 36 semanas, RCIU, 2.210kg e 43cm -> mulher da minha vida!!!
Fabianne e Samurai <3 família virtual
Lojinha (testes de gravidez/ovulaçao, sacos para LM) http://demaeparamae.pt/vendo/loja/magnum

P P -
Offline
Desde 05 Nov 2011

Olá!
A melhor solução é mesmo a castração em relação a marcação de território. Também ajuda a nivel comportamental o uso de Feliway difusor (liga-se á corrente e nós não sentimos o cheiro).
Espero ter ajudado. Atenção se ele começa a fazer xixi com dificuldade ´melhor ir com ele ao vet,pois devido ao stress eles podem desenvolver "cistite idiopática" (um tipo deinfecção urinaria).
Espero ter ajudado ;)
Bjs e muitas felicidades

Charlotte-s -
Offline
Desde 11 Abr 2014

Olá acmrl,
Falo-lhe enquanto dona de dois gatos, futura mamã e veterinária. :)

Antes de tudo, é preciso ver se come menos ou se está mesmo a deixar de comer. Se notarem que está a ficar com ar magro ou abatido, mais vale levá-lo a um veterinário para verificar se está tudo bem, porque a depressão e a má alimentação afectam a imunidade e por vezes podem surgir doenças. Mas não pense já nisso.

O comportamento de marcação de território é normal em machos não castrados com vida de interior, e até tiveram alguma sorte por só ter começado agora. Com a castração, que é um procedimento bastante simples e rápido, a maior parte desse problema desaparece e, mesmo que o faça, o odor da urina torna-se muito menos activo.
No entanto, enquanto ele não voltar a comer normalmentre é desaconselhado avançar para qualquer procedimento. Façam um esforço em casa para voltar a incluí-lo nas vossas rotinas, brinquem com ele e dêm-lhe um miminho que ele goste de comer. Não vale a pena impor-lhe o bebé porque ele não deve ter particular interesse, deve estar mais triste pela falta de atenção do que pela chegada do novo elemento da família.

Boa sorte e felicidades!

acmrl -
Offline
Desde 26 Mar 2014

Charlott-S
Obrigada Pela Informação. Nós Temos Feito Tudo O Que Pensamos Ajudar. Brincamos Com O Brinquedo Que Gosta, Compramos Comida Que Gosta,Mantivemos Acesso A Tudo Menos O Quarto Do Príncipe...... Mas Ele Parece Não Melhorar :-(
Como Disse O Marido Já Esta A Ficar Impaciente....E Eu Muito Triste E Nervosa.... :-(
Quanto Há Alimentação Ele Come Mas Muito Pouco.....E Arriscado Assim?
Mesmo A Nível Econômico E Um Esforço E Complicado.....
No Fundo O Que Quero E Qu Ele Melhore..... :-(
Obrigada

Mónica e rafael -
Offline
Desde 06 Jan 2010

Também tenho um gato, e ando com alguns problemas porque mudei de casa... Mas tudo se consegue...

Acho que em primeiro lugar deves castra-lo, isso é muito importante, gasta-se algum dinheiro mas vale mesmo a pena...
Depois há uns difusores anti stress para gatos.
Brincar muito com ele e tentares com que ele se habitue ao cheiro do teu bebé.

Tudo de bom ;)
Beijinho

Cátia C. Godinho -
Offline
Desde 04 Jun 2012

Dá-lhe uma roupa do teu bebé com o cheirinho dele, põe na cama do gatinho ou assim, e vai fazendo a apresentação.
Pega no gatinho e leva-o ao pé do bebé, com muito cuidado.

Inicios dos treinos: Agosto/2012
POSITIVO: 20-04-2013 28-04-2013 - GE
De volta aos treinos: Outubro/2013
http://tdporumfilho.blogspot.pt/ Diagnóstico: Teratozoospermia 0% formas normais

Charlotte-s -
Offline
Desde 11 Abr 2014

A castração não é cara, depende dos locais mas geralmente anda à volta dos 50 euros. Alguns locais não se importam que pague em duas vezes, por exemplo. Ou também pode falar com uma associação de protecção de animais e explicar a situação, que há muitas que podem ajudar, nem que seja com acesso a preços mais acessíveis.
O gatinho vai de manhã e ao fim da tarde está de volta a casa, sem necessidade de tomar medicamentos ou fazer curativos.

Nós recentemente mudámos de casa para um local completamente diferente, com rotinas diferentes e os meus animais também se ressentiram. O mais novo começou a marcar -> castrei-o; e o mais velho também passou a comer pouquíssimo e perdeu algum peso, mas com paciência acabou por melhorar e ao fim de 2 meses e meio está perfeitamente adaptado. Deixo-os ver as coisas que vamos comprando para a bebé, adoraram o carro e o mais velho até já se escapou para dormir dentro da alcofa.

Tenham calma e paciência com o animal, especialmente o seu marido, já que você tem muito com que se ocupar actualmente! Mas pensem mesmo em castrar, senão essa parte do problema não vai passar.

IFAG -
Offline
Desde 13 Out 2010

Olá...
Peço desculpa, não li os comentários todos, por isso posso estar a repetir...

Sou médica veterinária e desde já dou os parabéns por ter resgatado um patudinho da rua!

Eu não estou a ver o gato, não te posso dizer que é o que se passa realmente com ele.

Os sinais que descreves podem de facto dever-se a alteração comportamental, no entanto preocupa-me o facto de dizeres que ele deixou de comer! Um gato nunca deve deixar de comer, pois a metabolização da gordura onde eles vão buscar as reservas de energia é assim "estranha", e por causa disso eles ficam com o fígado gordo (por incrível que pareça, os gatos se deixarem de comer, acumulam gordura no fígado...)
O meu conselho é que o leves ao veterinário antes de se instalar esta fase, pois se isto acontece o prognóstico piora bastante...

De facto pode haver uma alteração comportamental, que leve a um problema físico, mas também não deves colocar em causa que realmente tens aí um problema físico mesmo! Pode ainda dar-se o caso de haver aí nas redondezas alguma gata que esteja em cio, e o rapaz estar a manifestar a sua vontade de ir namorar...

A melhor coisa que podes fazer, em estando toda esta situação resolvida e o moço ter voltado ao "normal", é em castrar! Eles não sentem a necessidade de namorar da mesma forma que nós! Para eles é uma questão hormonal e de sobrevivência! É pior para eles ficarem inteiros (designamos assim os patudos que não estão castrados) e reagirem às hormonas, entrando em situações de stress por não poderem fazer aquilo que querem (ir acasalar e espalhar a sementinha...), do que estarem castrados e tudo isto lhe passa a lado!

Espero ter conseguido passar a mensagem!
Alguma dúvida, avisa!

Odpss -
Offline
Desde 27 Mar 2014

Olá mamã,

Subscrevo completamente o que disseram chalrote-s e IFAG, vá ao veterinario! É importante garantir que primeiro ele não fica doente! Pode até ter começado por um problema comportamental de stress, mas não quer dizer que não evolua ou tenha já evoluído para algo mais! A castracao é fundamental também para resolver o problema comportamental. Se se mantiver apenas e só um problema comportamental, então pode perguntar à médica veterinária que o segue sobre as fenomenais em difusor, ou mesmo sobre suplementos e rações especiais para períodos de stress, que também são opções complementares! Quanto a atitudes para melhorar o comportamento dele, porque não filma algum dos acessos dele e leva à consulta? Ninguém melhor que a veterinária que o segue para a aconselhar quanto ao comportamento que deve adoptar em casa para facilitar o comportamento que deseja por parte dele!
Nestes aspectos quem mais é melhor a pode ajudar são os médicos veterinários, fale francamente com eles na presença do seu menino e vai ver que tudo corre melhor :) eu não adiaria a consulta. Lembre-se que este fórum jamais substituirá o conselho profissional. Mesmo com profissionais a aconselhar, é muito difícil não haver incorrecções sem ver o animal! Daí as palavras sensatas das mamãs veterinárias alertarem para não substituir os conselhos pela consulta!

Beijinhos

Blacklily -
Offline
Desde 05 Jun 2014

Olá
Também tenho uma gata que não reagiu nada bem. A minha filha nasceu em Janeiro, ficou 4 dias em casa sozinha porque o meu namorado ficou comigo no hospital o tempo todo. Quando chegámos a casa reagiu muito mal e só bufava, rosnava e queria bater na minha filha. Mesmo connosco ficou sentida, mal nos deixava pegar nela e só podiamos fazer uma festa e depois mordia-nos. Quando vinham cá visitas também não podiam dar grande atenção e fazer festinhas, porque ela reagia mal e às vezes também bufava, ela não era nada assim antes. Foi um processo lento, e fizemos tudo com muita calma, dávamos atenção à gata e miminhos e fomos deixando-a cheirar a nossa filha, a roupa dela, mas sempre a vigiar e com muito cuidado. Passados 5 meses, ela já voltou ao normal, já nos deixa pegar e fazer festas como antigamente e já não reage mal a quem nos visita, já esta normal. Já aceitou a presença da minha filha e já não faz nada, mas estou sempre atenta, porque às vezes os animais são imprevisiveis.
Não se preocupe, que com o tempo o gato vai aceitar o bebe, tenha calma e tente integrar o gato na sua rotina com o bebe. A única coisa preocupante é o gato não comer, se vir que ele está a ficar muito magro, leve-o ao veterinário.
Boa sorte :)

acmrl -
Offline
Desde 26 Mar 2014

Mais Uma Vez Muito Obrigada A Todas.
Já Liguei Ao Veterinário E Marquei Consulta, Espero Que Melhore Porque Eu Adoro Este Gato, Faz Também Parte Da Família.... Sinto Me Até Responsável Porque, Como Referi, Não Pude Fazer A Apresentação Do Gato Ao Bebê....
Beijinhos A Todas

acmrl -
Offline
Desde 26 Mar 2014

OLÁ A TODAS.
O MEU GATINHO DEPOIS DE MUIIITTTTOOOO MIMO, UMAS COMIDAS QUE ADORA, UM ARRANHADOR NOVO JÁ ESTA A VOLTAR AO NORMAL. HOJE FOI AO VETERINÁRIO PARA VER SE ESTAVA TUDO BEM PARA AVANÇAR COM A CASTRAÇÃO E SERÁ PARA A SEMANA. APESAR DE EXISTIREM SÍTIOS MAIS EMCONTA VAÍ TER DE SER AO.PÉ DE CASA PORQUÊ SOFRE MUITO EM ESTA NÃO CAIXA..... VAI SER UM ESFORÇO MUITO GRANDEMAS TEM DE SER PARA O BEM DELE E EU N ANDAR SEMPRE DE ESFREGONA E A DEITAR OBJECTOS PARA O LIXO
BEIJINHOS A TODAS E OBG

Odpss -
Offline
Desde 27 Mar 2014

=D&gt;
:)

Charlotte-s -
Offline
Desde 11 Abr 2014

Parabéns pela decisão e, mais uma vez, felicidades. :)

roseflame -
Offline
Desde 20 Jul 2014

Eu tenho uma experiencia diferente. O meu gato foi também apanhado na rua e foi bastante amimado! Ele era o bebé da casa! Quando a mi nha bebé nasceu ele andou e anda um bocadinho mais triste mas ele puxa-lhe o rabo, arranca-lhe pelos e ele não lhe faz nada. Inclusive estiveram os dois a brincar com uma bola e ele mesmo a brincar tem todo o cuidado, encolhe as unhas para não a magoar. Ela desde a puxar-lhe o rabo, a meter-lhe os dedos na boca dele, a agarrar-lhe as patas faz-lhe tudo e ele nada! É um gato muito mansinho mas foi castrado antes! Quando se castram os gatos eles ficam mais mansos. Outra coisa que faço e por a mão da minha bebe a fazer-lhe festas sem lhe puxar o pelo e digo com ternura, faz festas com ternura e ela esta melhor, por ultimo dou-lhe muitos mimos1 Sempre que posso dou-lhe muitos beijinhos, faço-lhe muitas festas e digo-lhe que gosto muito dele e penso que ele percebe! Felizmente, ate agora não tenho problemas desses!