gato e bebé | De Mãe para Mãe

gato e bebé

Responda
16 mensagens
VVnessa -
Offline
Desde 10 Out 2010

Olá mamãs,
Tenho um persa há mais de dois anos.
Sempre foi super limpo, meigo e altamente mimado.
Um mês depois da minha pequena nascer acho que pirou de vez. Passou a fazer xixi fora do sítio, trepar moveis, enfim resolveu pôr a minha pacienpaciência à prova.
Continuamos a mimá-lo, damos lhe imensa atenção, designadamente deixamos que o bicho durma no nosso quarto (algo que não fazíamos antes) para que não se sinta excluído.
Parecia que andava melhorzito! Porém, dois dias seguidos vai fazer xixi ao tapete de actividades da bebé.

Eu gosto imenso do gato mas a minha filha e saúde dela estão primeiro. Acredito que quando ela crescer vão ser bons amigos. Mas como é que eu faço até lá?
Ponho o gato de castigo na varanda?

é que estou cansada de andar a viver em função dele e fico constantemente em pânico por pensar que fez xixi aqui ou ali...

Alguém tem uma sugestão?

Puppa -
Offline
Desde 17 Nov 2014

Olá mamã, não sei dar lhe uma solução concreta, até porque (ainda) não passei por isso, mas tb tenho um gatão de 5 anos que é super paxá, meigo, inteligente e amigo, mas vê me como mãe dele pois anda sempre ao pé de mim, amassa o pão em cima de mim, enfim não me larga Sorriso o meu receio é que ele sinta ciúmes do meu bebé e tenho algum receio de como ele irá reagir ao novo membro da família! Contudo, nunca foi habituado a dormir conosco (sempre dormiu na cozinha, à noite) e com certeza que quando o bebé estiver a dormir, a liberdade do gato será mais limitada, por motivos obvios... Pelo menos até se ambientar à situação. Diga me uma coisa, o seu gato é castrado? É que isso que ele faz é para marcar território..

Sobre Puppa

1+1=3 Sorriso ♥ Amor da nossa Vida♥
DUM- 17/07/2014 * Positivo- 20/08/2014 *
♥15/04/2015 às 38s+5d nasceu o meu Grande Amor com 3.510kgs 50.5cms ♥

FaMena -
Offline
Desde 27 Dez 2014

Isso é um comportamento de stress bastante comum nos gatos. Passe pelo seu veterinário e experimente o difusor de Feliway. O feliway são feromonas de apaziguamento, semelhantes às que o gato espalha por todo o lado quando esfrega o focinho nos objectos e pessoas. É perfeitamente inócuo para nós e bebés, o cheiro não é detectado por nós mas os gatos notam bem e ficam super zen.

Não é muito barato mas a embalagem dura um mês.

O ideal teria sido começar a usar pelo menos uns dias antes dessa grande mudança que houve em casa mas mesmo assim é uma solução com grande, grande probabilidade de eficácia.

http//:www.feliway.pt

VVnessa -
Offline
Desde 10 Out 2010

Puppa escreveu:
Olá mamã, não sei dar lhe uma solução concreta, até porque (ainda) não passei por isso, mas tb tenho um gatão de 5 anos que é super paxá, meigo, inteligente e amigo, mas vê me como mãe dele pois anda sempre ao pé de mim, amassa o pão em cima de mim, enfim não me larga o meu receio é que ele sinta ciúmes do meu bebé e tenho algum receio de como ele irá reagir ao novo membro da família! Contudo, nunca foi habituado a dormir conosco (sempre dormiu na cozinha, à noite) e com certeza que quando o bebé estiver a dormir, a liberdade do gato será mais limitada, por motivos obvios... Pelo menos até se ambientar à situação. Diga me uma coisa, o seu gato é castrado? É que isso que ele faz é para marcar território..

Olá mamã,
O meu gato também não ficava no nosso quarto. Mas até essa excepção abrimos para que não se sentisse excluído!
E a minha relação cocom ele é como a que descreve, não me largava!
Ele é castrado e nunca antes da menina nascer tinha tido estas atitudes! Acho que pirou.

Taniapalminha -
Offline
Desde 09 Jun 2012

Bem eu cá já tive cerca de 15 cães e nunca me passou pela cabeça limita los de nada, mas sim habituar antes de pensar em engravidar,também já tive gatos , a castração é uma possível solucao . De salientar que me disseram " blá blá tens de te desfazer deles" não me desfiz de nenhum porque são membros de família, alguns considero como filhos, e acontece que são os mais fracos que pagam sempre.
Mamã leve-os ao Veterinario , eu ca tenho bastante experiência mas não sou de facto a pessoa mais certa para dar opinião sobre felinos...

Taniapalminha -
Offline
Desde 09 Jun 2012

Tente ver com a veterinaria um calmante

uaninhas -
Offline
Desde 28 Ago 2014

Eu em casa tenho 2 gatos, um casal, a gata é do meu namorado, o gato é meu looooool o meu vive a vida na onda do ta-se bem... dorme come brinca.... um gato normal... nem muito pacha nem muito independente.... ja a do meu namorado é uma anti social! Tem a mania que e a rainha ca do sitio.... alias foi por causa do feitio dela que adotei o meu.... concluindo... o meu durante a gravidez e ate hoje, sempre foi o msm gato a viver a onda dele. A gata na gravidez deu-lhe a crise da ciumeira.... fazia xixi em todo o lado.... no tapete onde estao as gamelas da comida dela, na cozinha, na banheira, ate na nossa cama chegou a fazer... eu peguei nela e pu-la de castigo isolada na sala durante 1 semana.... dps abri a porta para o corredor e por fim 1 semana dps dei-lhe novamente acesso a casa.... nunca mais repetiu a gracinha.... e hj com a menina ca em casa, nunca fez asneiras... cheira as coisinhas da menina, gosta de dormir aos pes da cama dela (tive de por um resguardo aos oes da cama por causa dos pelos) mas é super tranquila com a menina... acho que aprendeu a lição durante a gravidez :p

Sobre uaninhas

Dia 18/01/2015 nasceste tu minha princesa para me alegrares e preencheres a minha vida! Eras pequenina mas linda e perfeita nos teus 2.640kg e 46cm!!!
♡♡♡Agora entendo o que é o amor incondicional de mãe! Obg princesa por me escolheres como tua mamã ♡♡♡

sandraalmeida1 -
Offline
Desde 03 Ago 2014

Calma mamã Sorriso
O meu gato nunca fez xixi fora do sítio mas o truque dele para nos irritar e chamar a atenção é miar e fazer imenso barulho quando estamos a adormecer a miúda, seja de dia ou de noite!!! Um gato que sempre foi super cuidadoso, que andava em cima dos móveis todos sem deitar nada ao chão... de repente lembra-se e as coisas caem à sua passagem lol
Além de lhe dar mimo, o que tem acalmado um pouco a situação é deixá-lo interagir com a bebé e com as coisas dela. Ele vai lá cheirá-la, cheira tudo o que é dela e até dorme no carrinho de passeio dela com uma toalhinha para facilitar a limpeza dos pêlos.

Taniapalminha -
Offline
Desde 09 Jun 2012

Adorei a sua atitude , já fiz o mesmo, cheguei a deixar uma peça de roupa nossa...
Sei de uma mae que isolou o gato o que o deixou irritado , o animal vingou-se e como são os mais fracos, foi abandonado

Videl86 -
Offline
Desde 18 Jul 2014

Mamã, entendo-a muito bem, estou com o mesmo problema. Às vezes acho que vou endoidecer com a gata. Eu não deixo nada do bebé (ginásio, brinquedos) ao alcance dela...noutro dia eu limpava a casa, limpava, e o cheiro a xixi não desaparecia...a gata fez xixi nas cortinas do meu quarto!! E o tempo que eu demorei para perceber isto? Olhe, também ando à nora...vou experimentar aquele feliway...

Sobre Videl86

08 de dezembro de 2014 <3 49,5 cm e 2,920 de amor e doçura <3
13 de dezembro de 2017 <3 47 cm e 2,815 de fofurice e amor <3

Puppa -
Offline
Desde 17 Nov 2014

Eu nunca na vida iria desfazer me do meu gato, pois tb o considero e muito como parte da família, mas tb sei de pessoas que despacharam os bichinhos assim que tiveram filhos... Triste
O meu é realmente bastante calmo (se calhar pesar 9kgs tb ajuda Espertalhão ), muito educado (não vai às plantas nem à terra dos vasos, não sobe para os móveis e só sobe para o sofá se nós o chamar mos, por exemplo!), o meu receio é que ele sinta ciúmes e mude este comportamento, pois a bem dizer a minha atenção e mimo sempre foram para ele (desde que estou em casa desde outubro é diário), e claro que quando o bebé nascer essa situação irá alterar se um bocado, é normal.
Tb já pensei em dizer ao papá para trazer uma peça de roupa do bebé da maternidade com o cheiro dele, pelo menos para o gato sentir "algo novo".
E esse produto Feliway foi uma boa dica Piscar o olho

Um bem-haja a todas as amigas dos animais Sorriso

Sobre Puppa

1+1=3 Sorriso ♥ Amor da nossa Vida♥
DUM- 17/07/2014 * Positivo- 20/08/2014 *
♥15/04/2015 às 38s+5d nasceu o meu Grande Amor com 3.510kgs 50.5cms ♥

VVnessa -
Offline
Desde 10 Out 2010

Olá a todas e muito obrigada pelas vossas respostas.
Eu quero antes de mais esclarecer que não é do todo o meu intuito desfazer-me do gato, gosto demasiado dele para isso. Aliás, durante toda a gravidez o bichinho sempre adorou estar encostado à minha barriga e a Laura parecia gostar. Sempre que ele se encostava ela dava pontapés e assim passávamos horas em interacção a três Sorriso

Quero é tentar resolver o problema porque fico triste de ele estar triste e porque é muito aborrecido estar sempre a esfregar e lavar os parques e tapetes de actividades da pequena.
Eu vou buscá-lo para ao pé de nós, coloco-o ao lado da pequena mas ele simplesmente vai-se embora, de rabo para baixo.... quando vou a ver, já está a fazer asneiras num sitio qualquer.
Vou tentar o difusor, mas a minha dúvida é: posso colocá-lo mesmo havendo janelas abertas pela casa? ou tenho de isolá-lo num sitio?
Será com com o meu regresso ao trabalho e com a casa vazia durante o dia o bicho se mentaliza que o território é dele e passa a fazer menos asneiras?

FaMena -
Offline
Desde 27 Dez 2014

Pode ter as janelas abertas como normalmente. O melhor é colocar ou num sítio central ou na divisão em que o gato passa mais tempo habitualmente.

Já agora, não sei se ir buscar o gato para pôr ao pé de vocês será o melhor. Os gatos precisam que as coisas aconteçam ao ritmo deles e se se sentem forçados ou encurralados só vai servir para aumentar o stress. Geralmente gostam de observar de longe e quando se sentem confortáveis lá se vão aproximando.

VVnessa -
Offline
Desde 10 Out 2010

FaMena escreveu:
Pode ter as janelas abertas como normalmente. O melhor é colocar ou num sítio central ou na divisão em que o gato passa mais tempo habitualmente.
Já agora, não sei se ir buscar o gato para pôr ao pé de vocês será o melhor. Os gatos precisam que as coisas aconteçam ao ritmo deles e se se sentem forçados ou encurralados só vai servir para aumentar o stress. Geralmente gostam de observar de longe e quando se sentem confortáveis lá se vão aproximando.

Muito obrigada Sorriso
Ele não tem pouso fixo! Anda sempre de um lado para o outro! Tanto faz sonecas na sala, como no quarto ou na cozinha! Vou ver onde é que ele pára mais.
Ontem zangamo-nos com ele e deixamo-lo 40 minutos no terraço de castigo - queria entrar e não deixamos. Quando fui lbuscá-lo parecia outro, calminho e meiguinho! Hoje até está mais sociável, nem para cima duma mesa trepou!
Será que percebeu? Ou é pura coincidência?

uaninhas -
Offline
Desde 28 Ago 2014

Eles sabem quando fazem asneiras e são castigados por isso! Eles são inteligentes vai ver que percebeu mesmo! A minha percebeu bem Sorriso

Sobre uaninhas

Dia 18/01/2015 nasceste tu minha princesa para me alegrares e preencheres a minha vida! Eras pequenina mas linda e perfeita nos teus 2.640kg e 46cm!!!
♡♡♡Agora entendo o que é o amor incondicional de mãe! Obg princesa por me escolheres como tua mamã ♡♡♡

mamae2 -
Offline
Desde 27 Jan 2013

Olá

Eu passei por uma situação parecida, tenho a minha gata c/ 10 anos passado 1 mês do G nascer ela começou a fazer xixi nas coisas do bebe ou em sítios em que estivesse estado algo do G, lembro me por ex no puff da sala, antes tinha la estado uma manta do G.
Já não sabíamos o que fazer, limitamos o acesso a casa, mas para nós não era solução, ate que um dia resolvi falar com uma amiga que lida com mts cães e gatos que me aconselhou a levar a gata ao veterinário o quanto antes, pois disse -me que era uma maneira de ela me comunicar que não estava bem. De facto foi ela estava doente.
Se calhar se fosse a si ligava ao veterinário.

Bjs