Gastroenterite e recusa comer | De Mãe para Mãe

Está aqui

Gastroenterite e recusa comer

Responda
5 mensagens
Love_plus1 -
Offline
Desde 12 Jul 2016

Boa tarde mamãs!
Pois é, a minha filhota trouxe uma gastroenterite da creche... Tudo começou na segunda-feira, quando a fui buscar disseram-me que bolçou bastante após o lanche. Chegamos a casa e a bebé parecia normal, brincou e dormiu como sempre com birra de sono incluída!! Chegaram as 19h00 e era hora da sopa, birra, choro e empurrar a colher... com muito custo lá comeu 3 colheres até que desisti e tentei a pêra cozida que ela adora, mas nada, a mesma cena de antes... Estranhei mas achei que estava meio agoniada do lanche. Porém mal a tiro da cadeira da papa começa a vomitar em jorros, uma quantidade abismal de líquido, muito superior ao que havia comido... (peço desculpa pela descrição) Banho, deixar o estômago acalmar e leite, tudo fora novamente! Sempre que comia ou bebia, tudo fora. Escusado será dizer que passamos uma excelente noite no hospital... Medicação para parar os vómitos, despiste de outras coisa e diagnóstico de gastroenterite!!!
Tudo se manteve na mesma na terça-feira com direito a mais uma visita ao hospital!!! Desde ontem que não vomita mas apenas bebe 30ml de leite (sem lactose aconselhado no hospital) de cada vez e recusa tudo o que é mais sólido... Sopa (aquela primeira com cenoura e batata), papa ou fruta é nega na certa!!! Agora cada vez que vê a colher começa logo a choramingar!!?
Alguma ideia para que volte a aceitar a colher e volte a ter apetite???
Beijocas

Nasceu às 15h28 do dia 19 de Março de 2017 (dia do pai) com 50 cm e 3,300kg!!

Desde 13 Set 2012

Olá!

Mamã, você já teve alguma gastro-interite ou algo parecido? Se teve, decerto que sabe que a última coisa de que tem vontade é de ingerir seja o que for. A sua bebé é pequena mas sente o mesmo!

Se ela não quer comer, não lhe dê comer! Vá tentando, oferecendo de vez em quando para ver o que ela aceita, mas não se preocupe com o facto dela não comer. O que a deve realmente preocupar é a hidratação. Mesmo não comendo, tente que ela beba líquidos. O ideal é soro oral. Comprei o bi oral suero na farmácia. É caro, mas realmente faz milagres na hidratação de um bebé num quadro de gastrointerite. Para além de vomitar, ela também tem diarreia? Se sim, a hidratação é ainda mais importante. Observe bem a sua menina, tenha atenção ao aparecimento de olheiras fundas e, muito importante, vigie a quantidade de xixi. se perceber que ela deixa de fazer xixi, vá direto para o hospital.

Não interessa gora, mas tive uma má experiência com gastro-interite com o meu filhote aos 8 meses. Terminou bem, mas foi um susto grande.

Não entre em pânico nem dramatize, mas não desvalorize e observe atentamente. Ah, não corra para a urgência a toda a hora porque sabe como é, vai para lá com uma coisa, e sai de lá com não sei quantas.

As melhoras

Beijinhos e tudo de bom

ingira

Submetido por Sónia Maria Santos em Sex, 17/11/2017 - 18:02

SMSantos

BagaLaranja -
Offline
Desde 02 Abr 2014

A minha filha teve uma gastroenterite há umas semanas e também não queria comer. Nem bolachas queria, por isso estava mesmo doente. Uma vez consegui que ela comesse, e vomitou tudo. O melhor é deixa-los sossegados, se não querem comer o corpo deles lá sabe o motivo. A minha filha passou quase 1 semana sem comer quase nada. Depois voltou ao normal. Só me preocupei que fosse bebendo. Quem está doente não tem vontade de comer, é normal. 30ml de leite de cada vez até não é mau, come qualquer coisa e bebe.

Submetido por BagaLaranja em Sex, 17/11/2017 - 19:06
Love_plus1 -
Offline
Desde 12 Jul 2016

Sim, estou em cima da hidratação! Tenho-lhe dado esse soro às “seringadas” desde o primeiro dia!
Sei que ainda é cedo para voltar a comer normalmente e eu não insisto, mas faz-me mesmo impressão vê-la assim tão fraquinha... E perceber que perdeu peso... Tenho receio que ganhe sisma aos sólidos, talvez seja parvoíce minha...
Das vezes que fomos ao hospital foi aconselhado pela linha saúde 24, pois para bebés tão pequeninos só ali lhes dão a medicação para parar os vómitos!!
Obrigada pela sua resposta!!! E tem razão, quando estou doente nem quero ouvir falar em comer!!!

Submetido por Love_plus1 em Sex, 17/11/2017 - 19:08

Nasceu às 15h28 do dia 19 de Março de 2017 (dia do pai) com 50 cm e 3,300kg!!

Danb -
Offline
Desde 11 Nov 2015

não insista com a comida.. o meu há coisa de 1 mês esteve com vómitos e diarreia... ele teve uma semana e meia sem comer.. só aceitava o leitinho de manhã e já não comia nada o dia inteiro.. aceitava água e o que uma mamã já falou : o bi oral suero.. comprei com sabor a morango..

se ela tiver diarreia pode comprar as bivos saquetas para ajudar a regular.. tente lhe oferecer todos os dias um pouco da sopinha de cenoura mas se recusar não insista..

Submetido por Danb em Sex, 17/11/2017 - 22:17

Votação

Quanto gastou ou pretende gastar no carrinho de bebé?