Gastroenterite há mais de 1 semana - desespero | De Mãe para Mãe

Gastroenterite há mais de 1 semana - desespero

Responda
6 mensagens
Ana Cruzz -
Offline
Desde 23 Jul 2015

Bom dia!

O meu filhote de 2 anos está há mais de 1 semana com gastroenterite e já estou a desesperar pois sei que não é normal que dure tanto tempo.

No total só vomitou 2 vezes mas, faz diariamente 2 a 3 diarreias líquidas!
No 3º dia (quando realmente percebemos o que era) fomos à pediatra e ela receitou Bivos Gotas (9 gotas - 1 vez por dia). Caso não mostrasse melhoras ao fim de 3 dias, deveria começar a dar Tiorfan Infantil (saquetas - 12/12h).
Como ele se recusa a tomar as saquetas diluidas em água, tenho dado o equivalente repartido, diluido na sopa, papa e leite.
Desde os primeiros sintomas que iniciei dieta para ele, incluindo papa de arroz, leite sem lactose e muita água.

Acontece que ainda não verifiquei qualquer melhora e ele continua a fazer várias diarreiras líquidas por dia.

Haverá algo mais adequado que ele possa tomar?
Deverei ir novamente à pediatra?
Estou a desesperar.

Anaircastro -
Offline
Desde 17 Jan 2013

Olá! Ele tem febre ou mais algum sintoma para além da diarreia? Brinca e está "normal" ou está mais sonolento? Se for só a diarreia não é preocupante, desde que vá bebendo água. É normal nas gastroenterites a flora intestinal ficar afectada e demorar a ir ao sítio, às vezes mais de 15 dias...

Ana Cruzz -
Offline
Desde 23 Jul 2015

Olá!
Muito obrigada pela resposta!
Ele está completamente normal (brinca, anda bem disposto) só que a diarreira teima em persistir.
Aparte disso tem andado com pouca fome mas, presumo que seja normal.

Não fazia ideia.
Foi a primeira vez que ele teve e, toda a gente me tem dito que costuma durar entre 3 a 5 dias... e já lá vão uns 10 ou 11.

Diana Isabel Silva -
Offline
Desde 28 Set 2014

Olá mamã!

Infelizmente sei bem o que isso é. A minha bebé, na altura com 13 meses, esteve internada 4 dias devido a uma desidratação provocada por gastroenterite.
Começou com diarreia e passado 2 dias surgiram os vómitos. Deixou imediatamente de comer e passou a beber muito pouca água, foi nesta altura que decidi leva-la ao hospital. Ainda a caminho do hospital bebeu um biberão com solução de hidratação oral (soro), mas durante o período de espera pelos resultados das análises na urgência foi o suficiente para ficar extremamente desidratada, acabando por ser internada. Foram dias horríveis! Lembro-me que a diarreia não parava, apesar de estar a tomar comprimidos para controlar esse efeito. Até que os médicos decidiram suspender a medicação.
Só teve alta quando começou a comer melhor e as fezes ficaram um pouco mais sólidas.
Já em casa, a diarreia continuou por mais 1 semana, embora muito menos frequente e mais sólida.
Resumindo, é normal o seu filhote ainda estar com diarreia. A flora intestinal demora cerca de 15 dias até se recompor da agressão provocada pelo vírus/bactéria.
Se já não tem febre, vómitos e está bem disposto, não precisa de se preocupar. O importante é reforçar a hidratação e verificar se não há presença de sangue nas fezes. Caso ainda não o faça, aconselho-a a dar-lhe leite sem lactose.

As melhoras!

cissa_1983 -
Offline
Desde 23 Abr 2014

Olá mama
Tb tenho uma menina com 2 anos e quando ela está assim a medica mandou dar UL-250, existe em saquetas e em cápsulas, costumo deitar o pó por cima dum iogurte e dar-lhe, e costuma resultar com 1 ou 2 tomas.
Mas claro cada caso é um caso, tente falar com o medico dele, ou Saude 24, ou na falta de melhor pergunte na farmácia.
Beijinhos e as melhoras

Vanda

Ana Cruzz -
Offline
Desde 23 Jul 2015

Muito obrigada pelas respostas caras mamãs!

Felizmente o meu pequenote já se encontra recuperado - demorou um total de 19 ou 20 dias.
A Pediatra disse-me entretanto que estava a tratar mais bebés e crianças pequenas com o mesmo vírus, e que a diarreia estava a arrastar-se até cerca de 4 semanas.

Foi difícil porque ele está na fase dos "terríveis 2 anos" e nem o UL-250 ele tomava. Bastava sentir um sabor estranho ao normal (fosse papa, iogurte, sopa, leite)... era o suficiente para não lhe conseguir dar a medicação.

Persisti com o Bivos gotas (semelhante ao UL-250), leite sem lactose, papa de arroz e uma dieta adequada - além de muita, muita água - porque nem as soluções orais ele queria tomar.

Demorou mas passou! Sorriso

Agradeço novamente o vosso feedback e partilha de opiniões!
Beijinhos