Futuras mamãs ou mamãs portuguesas, na França | De Mãe para Mãe

Futuras mamãs ou mamãs portuguesas, na França

Responda
11 mensagens
Phillp -
Offline
Desde 19 Dez 2016

Olá!

Há por aí grávidas ou mamãs portuguesas?

Estou na França há quase dois anos e espero a chegada de um bebé para o verão?
Que tal a vossa experiência, por terras gaulesas? Consultas, acompanhamento, parto?

ClaraMiguel -
Offline
Desde 03 Nov 2013

Olá

Não estou grávida mas já sou mamã. Tive uma filha em 2015. A minha experiência: há coisas que são semelhantes com Portugal, há outras diferentes. Sorriso
Achei sobretudo que aqui em França a burocracia é enorme e há vários papéis a tratar.
A nível de consultas, fui seguida por uma ginecologista e quando cheguei ao terceiro trimestre passei a ter seguimento no hospital. Tive sorte com a minha médica porque me foi explicando as coisas à medida que íamos tendo as consultas. Tinha uma consulta todos os meses e todos os meses fazia análises de sangue (por não ser imune à toxoplasmose) e urina. Nesta parte senti que aqui somos mais acompanhadas.
No hospital não há tanto o acompanhamento como em Portugal, com idas semanas fazer CTGs. Por acaso, eu fiz por risco de sofrimento fetal, mas sei que se não fosse isso, não haveria este controlo.
Parto... Aqui em França costumam esperar pelas 41s+3d para induzir a não ser que haja necessidade de ser mais cedo. Eu tive a minha filha às 40 semanas, com direito a epidural e não foi feita episotomia. Gostei muito do anestesista e da equipa que me fez o parto. Correu tudo bem e não tive quaisquer dores a seguir. Como temos mutuelle, pude optar por ficar num quarto sozinha e assim o meu marido pôde dormir lá num cadeirão.
Quando vimos para casa, temos direito gratuitamente a uma sage-femme que vem a casa fazer o teste do pezinho, pesar o bebé e ver se temos algumas dúvidas. Sem dúvida que é um óptimo serviço que Portugal não tem por exemplo. Por outro lado, em Portugal a grávida fica isenta desde cedo e em França se bem me lembro só o 3°trimestre é 100% isento.
Aos 2 meses recebi a "prime de naissance". Algumas mutuelles também podem dar uma pequena "prime de naissance", há que ver se temos direito.
Como disse, achei que eram vários os papéis a tratar e é preciso não esquecer que é preciso um papel do consulado para podermos escolher os apelidos a dar ao nosso filho (certas mairies não exigem este papel mas por lei ele é preciso).
Se puder ajudar nalguma coisa, é só perguntar aqui ou por mensagem privada. Sorriso

Phillp -
Offline
Desde 19 Dez 2016

Obrigada, pela resposta.

Nós também temos mutuelle, não sabia disso " sobre o quarto individual". Vou informar-me.

Já tenho uma filha nascida em Portugal e acho que, em Portugal, somos mais acompanhadas no primeiro trimestre de gravidez. Aqui, liguei para vários sítios e todos me marcavam a primeira consulta entre as 12 e as 13 semanas. O que me deixou um pouco preocupada. Fui falar com o meu médico particular que me explicou que aqui era assim, a mulher só é considerada grávida a partir das 12 semanas. Depois da primeira ecografia e consulta, passei a ser acompanhada mensalmente e também faço as análises de sangue (porque também não sou imune à toxoplasmose) e de urina.
Que documentos solicitaram para o registo na mairie? Na lista que me deram, só consta o livrete de família ( que irei solicitar brevemente ao consulado).

Obrigada Piscar o olho

ClaraMiguel -
Offline
Desde 03 Nov 2013

Eu tive uma consulta às 6 semanas, se não me engano, e fiz a primeira ecografia às 7 semanas, para datar a gravidez. Em comparação com uma amiga, grávida em Portugal ao mesmo tempo, não senti diferença.
Mas é verdade, só a partir das 12 semanas consideram que a mulher está grávida. É nessa altura que dão os papéis para enviar para a CAF e Assurance Maladie. Sorriso

A nossa mutuelle pagava o quarto individual, o que foi bom. Sorriso

No nosso caso, pediam o registo de nascimento, um papel por causa dos apelidos (um formulário presente neste site: https://www.service-public.fr/particuliers/vosdroits/F10505) e do consulado era preciso um "certicat de coutume". Como já tem um filho e se os apelidos forem os mesmos, eu aconselharia a enviar um e-mail para o consulado a perguntar se é preciso algum papel pois realmente estando no livret de famille os apelidos do irmão, devem conseguir dar os mesmos apelidos sem serem precisos papéis extra. Sorriso
Na altura encontrei este blogue que falava dos apelidos:
http://andolaporfora.blogspot.fr/search/label/Ter%20um%20filho%20em%20Fr...
Mas lá está, não sei se havendo já irmãos, o processo não é facilitado. Sorriso

CatiaS_S -
Offline
Desde 30 Set 2016

(ok, li este tópico só por curiosidade, pois nunca sequer fui a França, mas tenho a dizer ClaraMiguel que adorei esse blog que mostrou....bastante informativo, caricato e ... divertido Espertalhão )

Philip, muitos parabéns! Espertalhão

Phillp -
Offline
Desde 19 Dez 2016

Obrigada, mais uma vez.

Também descobri este blog:
http://asnossasvoltas.blogs.sapo.pt/estar-gravida-em-franca-e-159736

ClaraMiguel -
Offline
Desde 03 Nov 2013

Esse não conhecia. Tenho de espreitar. Espertalhão

sofymafy -
Offline
Desde 19 Dez 2008

Fui mama a 7 mexes aqui em Paris...
O que te posso dizer da minha experiência marca com antecedência as consultas com a sege-fame porque é obrigatório ir todos os meses para veres como estás e o bebé e se marcas com antecedência consegues ter sempre a mesma... eu como não sabia todos os meses tive uma diferente.
De resto não posso reclamar desde as consultas ao parto fantastico...
Já me ia esquecendo a mim eu fiz as 40 semanas depois esperas 2dias se tudo está bem esperas mais 2 dias e então aí a 3 e de vez para provocarem o parto esperam sempre mais uma semana se tudo vai bem claro.
Eu passei para uma cesariana de urgência ao fim de 14horas em trabalho de parto por o médico de serviço existir que tinha de ser parto normal quando a minha filhota tinha a cabeça dela em cima da minha bexiga só quando entrou o outro médico ao serviço e que as coisas avançaram por não perceber tão bem a língua foi umas horas horríveis mas tirando isso não tenho razão de queixa e o médico que me fez a cesariana foi fantástico não se nota nada da costura.
Se tiveres mais questões tas a vontade. Quanto ao quarto sozinha sim tens direito eu preferi ficar no quarto com outra pessoa e darem nos o dinheiro se tivesse ficado sozinha, todo depende de como te sentes.

Sobre sofymafy

Mafalda

kikas2009 -
Offline
Desde 18 Abr 2009

Para as mamãs portuguesas, em França, descobri este blog:
https://pelicanoscorderosa.wordpress.com/

Susana Resende1 -
Offline
Desde 15 Nov 2017

Olá. Preciso da solidariedade lusa para uma surpresa que quero fazer à minha pequena princesa n dia dos seus anos. É uma coisa muito simples mas está a ser muito difícil. Preciso de encontrar alguém que que possa viver perto do Aeroporto Charles de Gaule. Pode ajudar-me? As mães pelos filhos fazem mesmo tudo e adorava completar este sonho com um pequeno gesto....

Susana Resende1 -
Offline
Desde 15 Nov 2017

O meu email é [email protected]

Agradeço a ajuda que possam dar