Funcionamento das creches | De Mãe para Mãe

Funcionamento das creches

Responda
13 mensagens
a.v. -
Offline
Desde 21 Mar 2014

Olá mamãs.

A minha coelhinha começou a creche esta semana, e embora seja ainda o período de adaptação há algumas coisas que me estão a pôr de pé atrás.

Por isso queria saber como funcionam as outras creches, para saber se é normal.

Num berçário quantas pessoas devem estar a tomar conta de quantos bebés? E isto tem de ser a todas as horas, ou pode haver horas em que está só uma pessoa por exemplo?

Os pais podem entrar no berçário quando querem ou têm de ir a certas horas buscar os bebés? Até que horas podem deixar os bebés lá?

Até que horas ficam abertas as creches? É normal fecharem em Agosto?

São os bebés e as famílias que se devem adaptar aos horários da creche ou a creche que se deve adaptar a cada bebé?

Obrigada mamãs

ANDPAT -
Offline
Desde 13 Jul 2013

É obrigatório 2 pessoas por cada 8 criancas.Educadora no berçário náo é obrigatório... Penso k logo k tenha as 8 são a todas as horas,é claro k ha horas calminhas que por momentos pudera uma ausentar se...Na que vi para o meu bebe posso leva lo e busca lo a klkr hora...avisando para o terem pronto!
Pode lá ficar das 7h30 as 19h...em agosto fecha 15 dias
Pago apenas os outros 15
Cada bebe tem os seus horários daí a creche ter de se habituar a eles
Disseram me k funcionava assim ate passar para a sala de1 ano...

Sobre ANDPAT

ANDPAT

filipa1986 -
Offline
Desde 28 Jul 2011

olá

o meu filho entrou com 8 meses para o berçário , na sala dele estavam 9 bébés com o meu 10 eram 3 auxiliares e a educadora
por norma a educadora costuma ser a primeira a ir embora algumas creches costumam ser por volta das 16 horas.
o horário de funcionamento é das 7.45 às18.30 com prolongamento até 19.30 em casos excepcionais. se for uma ou 2 vezes n pagamos nada se dor recorrente penso que se tenha de pagar mais alguma coisa.
a hora de entrada é até as 10h para que não exista perturbação nas actividades, claro que se for o caso de ir a uma consulta e vier ás 10.30 pode entrar, convém avisar antecipadamente por causa dos almoços.
por norma as creches e berçários tem os horários definidos para os almoços, sestas, lanche , e os bebés adaptam-se muito bem a isso, na altura do berçário regulavam as horas para o almoço pela hora a que o meu filho tinha bebido o leite da manha, axo k pelas 11 11.30 os almoços começam a ser servidos.
eles facilmente ganham as rotinas da creche, claro que se houver algum tipo cuidado extra que tenha de ir contra os horários ou rotinas da creche , estes devem ser comunicados.

o meu já ta na salinha dos 2anos , na creche come tudo , em casa anda esquesito, lá nao tem biberao e nem o pede , em casa ainda quer à noite ...
incentivaram ao desfralde e tem imenso cuidado com isso, quando apanhou a mania que xixi e coco eram na sanita da creche só para contrariar fui lá falei com a educadora porque lá numa semana deixou a fralda , e só foi ela dizer que também tinha de fazer em casa como lá , pronto ....

confio nelas a 100% inclusivé a medicaçao que o meu filho tem de tomar são elas que lhe dão à hora do almoço.

quanto à creche fechar em agosto,sim é normal na maior parte das creches
fechar , a do meu como é uma fundação arranjou maneira de contornar isso e todos os meses pago mais 5 euros em relaçao à mensalidade para pagar o mes de agosto em que nao podem passar recibos ...

editei porque claro que se o bébé quiser dormir às 10 da manha elas deixavam-no dormir o meu acordava às 8 e às 10 gostava de dormir mas depois com as actividades , vá n eram eles que as faziam né mas com todo o envolvimento deixou de de querer fazer isso ....

o berçário nao tem regras tao certinhas como é obvio

na altura do berçário até as 6 ficavam na sala depois disso iam p uma sala de prolongamento onde estavam mais crianças de outras salas mas ficava sempre com alguem da salinha dele.
nas horas em que existam menos crianças é normal nao estarem tantas pessoas na sala

anne heart -
Offline
Desde 14 Abr 2008

Eu só posso falar sobre a escolinha aonde andam os meus mas fica com uma ideia...

No berçario a lei diz que o maximo são 10 crianças e que devem existir duas auxiliares e uma educadora.
Nos berçário dos meus é assim e a educadora divide-se tbm com a sala de um ano.
Quando os vou levar só lá está uma das auxiliares e acho que é normal porque a outra fica até mais tarde.

Não tenho uma hora rigida para os ir levar e buscar mas convém n perturbar o sono e refeições dos outros bebés.

O horário da creche dos meus é das 7.30h às 19.00 mas sei que à creches que pedem o horário de trabalho dos pais e tem-se um x de tempo depois da hora de saída para ir buscar as crianças, n acho mal isso por causados abusos.

E sim é normal haver creches a fecharem, a dos meus n fecha porque tbm é ATL. Mas tenho colegas que a dos filhos um ano fecham em Julho e outro ano em Agosto.

Penso que é mais fácil o bebé e família adaptarem-se aos horários da creche...
Na dos meus eles até são flexíveis mas pedem aos pais para praticarem em casa um horário que se adeque aos deles, senão por ex. começam às 11h a dar almoços e só acabavam às 14h!

N sei o que desgosta, mas pense que pode estar a discordar de tudo porque lhe custa deixar a filhota.

Espero ter ajudado Sorriso

anaibj -
Offline
Desde 24 Ago 2008

Num berçário o máximo são 10 bebés, desde que haja um mínimo de 2 metros quadrados por criança. Tem de haver duas pessoas a tomar conta deles, mas não se especifica se pode estar só uma pessoa com os bebés durante algumas horas. Está aqui a portaria http://www.dre.pt/pdf1s/2011/08/16700/0433804343.pdf

Joanitaf -
Offline
Desde 27 Set 2011

Olá mamã..
Na creche da minha filha que será a do meu filho também em Novembro, no berçário têm 2 pessoas, são à volta de 8 bebés.. Cada ama está para 4 bebés, é assim que fazem as contas.. Sorriso
Para ir amamentar, por exemplo, temos de calçar aqueles pés descartáveis.. para não sujar, porque no berçário eles andam no chão.. Os bebés têm de dar entrada até às 9h:30 mas dão a tolerância até às 10h.. se não forem temos de avisar até essa hora porque têm de fazer o pedido dos almoços..
A creche abre às 7h:45 e fecha às 20h..
Normalmente a creche adapta-se a cada bebé e cada mãe à creche.. Sorriso
A nossa não fecha no mês de Agosto.. Sorriso
Beijinhos e qualquer dúvida é só perguntar.. Sorriso

Sobre Joanitaf

Sorriso

Teca -
Offline
Desde 20 Jan 2007
I Love DMPM

Sou educadora (precisamente numa sala parque/berçário) e posso partilhar contigo o funcionamento da minha sala.

A.v. escreveu:
Num berçário quantas pessoas devem estar a tomar conta de quantos bebés? E isto tem de ser a todas as horas, ou pode haver horas em que está só uma pessoa por exemplo?

A lei diz que são duas pessoas que sejam técnicos na área do desenvolvimento infantil ou ajudantes de ação educativa (auxiliares) para 10 crianças. Não é obrigatório haver uma educadora.
Quanto aos horários, a não ser que contratem pessoas extra, é impossível haver duas pessoas com o grupo desde a hora de abertura até à hora de fecho (assim fariam 11 ou 12 horas diárias). A lei não especifica esta situação. O que acontece é que há mudanças de turnos e há períodos do dia em que só uma das pessoas é que está na sala.

A.v. escreveu:
Os pais podem entrar no berçário quando querem ou têm de ir a certas horas buscar os bebés? Até que horas podem deixar os bebés lá?

Cada instituição tem o seu horário e podem exigir o seu cumprimento. Na creche onde eu trabalho, por exemplo, o horário de entrada é das 7h45m às 9h com tolerância até às 9h30m e o horário de saída é das 16h30m às 19h. No nosso caso, pedimos o cumprimento do horário na entrada, no entanto, nesta fase de adaptação somos flexíveis com o horário de saída. Eu tenho bebés que na primeira semana ficavam de manhã, almoçavam e os pais iam buscá-los logo a seguir à sesta.

A.v. escreveu:
É normal fecharem em Agosto?

Sim, é muito comum.

A.v. escreveu:
São os bebés e as famílias que se devem adaptar aos horários da creche ou a creche que se deve adaptar a cada bebé?

É uma adaptação recíproca, no entanto, gradualmente, para facilitar a adaptação dos bebés, os hábitos/rotinas de casa devem aproximar-se aos da creche.
Não sei a que situações te referes, mas se fores mais específica poderei ajudar-te melhor.

Sobre Teca

2 de Agosto de 2010 - O Afonso nasceu com 3,510 kg e 51 cm. A nossa felicidade ficou mais completa! Apaixonado

Teca -
Offline
Desde 20 Jan 2007
I Love DMPM

anne heart escreveu:
No berçario a lei diz que o maximo são 10 crianças e que devem existir duas auxiliares e uma educadora.
Nos berçário dos meus é assim e a educadora divide-se tbm com a sala de um ano.

Desculpa citar-te mas é só para esclarecer que a lei não fala de uma educadora no berçário, mas apenas duas auxiliares.
O que acontece na maioria das creches é que a educadora titular da sala de 1 ano ou da sala de 2 anos coordena também o berçário.

Sobre Teca

2 de Agosto de 2010 - O Afonso nasceu com 3,510 kg e 51 cm. A nossa felicidade ficou mais completa! Apaixonado

a.v. -
Offline
Desde 21 Mar 2014

Hoje por exemplo fui buscá-la às 15h. Não me deixaram subir até à sala, telefonaram para lá e a auxiliar desceu com ela.
Achei esta situação muito estranha. Porque não posso ir até à sala? Só me inspirou desconfiança..
É normal? É assim?

Pior, como a auxiliar desceu com ela, e pouco depois vi a outra auxiliar a sair da creche, dei-me conta que possivelmente nem estaria nenhuma na sala.

Acontece que ontem fiquei lá meia hora com ela, como era dia de adaptação podia ser, e durante essa meia hora só esteve uma auxiliar. Perguntei pela outra e ela disse-me que estava em repouso.
Mais tarde quando a vim buscar estava a mesma auxiliar e a directora da creche, que pelos vistos também é educadora, e perguntei outra vez onde estava a outra auxiliar. Já não me lembro da resposta mas foi evasiva.
Fiquei com a sensação que me estavam a mentir.

Hoje quando então a trouxeram para baixo ela estava muito séria e com os olhinhos muito vermelhos. Ora ela é sempre muito bem disposta e sorri para toda a gente, mas até demorou para esboçar um sorrisinho para a mamã.
Fiquei com a sensação que ela tinha chorado imenso.
Mas quando perguntei disseram que ela tinha sido óptima, tanto para comer como para dormir, muito tranquila, e só tinha chorado um bocadinho de nada.
Mais uma vez achei que estavam a mentir.

anaibj -
Offline
Desde 24 Ago 2008

Na creche do meu filho posso entrar a qualquer hora. No início da manhã também só está a educadora e a partir das 4 fica a auxiliar

Teca -
Offline
Desde 20 Jan 2007
I Love DMPM

a.v. escreveu:
Hoje por exemplo fui buscá-la às 15h. Não me deixaram subir até à sala, telefonaram para lá e a auxiliar desceu com ela.
Achei esta situação muito estranha. Porque não posso ir até à sala? Só me inspirou desconfiança..
É normal? É assim?

No nosso caso, a creche é só de um piso e no berçário, os pais podem ir até à sala (na sala de 1 ano e de 2 anos é que não).
Os pais ficam numa zona adjacente à sala parque, mas que tem um vidro enorme (ocupa quase a parede toda), por onde os pais conseguem ver o espaço total da sala.
Não querendo justificar o procedimento da creche da tua filha, mas pode haver uma justificação muito adequada para isso. Como te disse, na sala de 1 ano e de 2 anos da creche onde trabalho, os pais não vão às salas e não é porque temos algo a esconder, mas sim apenas para proteger as crianças por dois motivos. Primeiro, porque ao verem os pais dos outros meninos, há muitas crianças, mais ansiosas, que desatam a chorar. Segundo, porque ao irem à sala, os pais acabam sempre por dar uma palavrinha à educadora/auxiliar. E se há alguns que demoram 2 minutos, há outros que demoram 20. Durante esse tempo, a educadora/auxiliar está a dar atenção aos pais e não às crianças.
Na minha sala, por exemplo, eu peço sempre aos pais para não se mostrarem, para que os outros bebés não os vejam.

a.v. escreveu:
Acontece que ontem fiquei lá meia hora com ela, como era dia de adaptação podia ser, e durante essa meia hora só esteve uma auxiliar. Perguntei pela outra e ela disse-me que estava em repouso.
Mais tarde quando a vim buscar estava a mesma auxiliar e a directora da creche, que pelos vistos também é educadora, e perguntei outra vez onde estava a outra auxiliar. Já não me lembro da resposta mas foi evasiva.
Fiquei com a sensação que me estavam a mentir.

Pode tratar-se da tal situação dos turnos por causa dos horários das funcionárias, mas, à partida os horários do pessoal devem estar expostos. Se for uma IPSS (o único sistema que conheço melhor) é mesmo obrigatório.

a.v. escreveu:
Hoje quando então a trouxeram para baixo ela estava muito séria e com os olhinhos muito vermelhos. Ora ela é sempre muito bem disposta e sorri para toda a gente, mas até demorou para esboçar um sorrisinho para a mamã.
Fiquei com a sensação que ela tinha chorado imenso.
Mas quando perguntei disseram que ela tinha sido óptima, tanto para comer como para dormir, muito tranquila, e só tinha chorado um bocadinho de nada.
Mais uma vez achei que estavam a mentir.

Não esperes que a tua bebé na creche seja igual ao que é em casa. Dou-te um exemplo, tenho uma bebé que enquanto a mãe está lá é super risonha, simpática para toda a gente que se mete com ela e assim que a mãe sai, chora quase até à hora de saída.
Os bebés passam a estar num ambiente que não conhecem, com pessoas que não conhecem, ouvem bebés a chorar e choram também, na hora de dormir não conseguem porque há bebés a chorar e já não falo em alguns hábitos que têm em casa e que na creche é impossível implementá-los.
No entanto, o que eu sempre fiz foi dizer a verdade aos pais. Se chorou, chorou e porque chorou. Se esteve bem, esteve bem e o que fez.
Fica alerta e se amanhã sentires algo estranho, fala abertamente. Diz mesmo que preferes saber o que se passa na realidade do que estarem a fazer um filme cor-de-rosa acerca de um período difícil para a tua bebé.

Sobre Teca

2 de Agosto de 2010 - O Afonso nasceu com 3,510 kg e 51 cm. A nossa felicidade ficou mais completa! Apaixonado

anne heart -
Offline
Desde 14 Abr 2008

Teca escreveu:

anne heart escreveu:No berçario a lei diz que o maximo são 10 crianças e que devem existir duas auxiliares e uma educadora.
Nos berçário dos meus é assim e a educadora divide-se tbm com a sala de um ano.

Desculpa citar-te mas é só para esclarecer que a lei não fala de uma educadora no berçário, mas apenas duas auxiliares.
O que acontece na maioria das creches é que a educadora titular da sala de 1 ano ou da sala de 2 anos coordena também o berçário.

Não à problema algum Sorriso
Eu sei disso, eu é que n esclareci como deve ser a A.V..
Na creche dos meus filhos o berçario e a sala de um ano são ligadas, a parede é em vidro e tem uma cancela e a educadora tanto está no berçario como na sala de um ano embora efectivamente quem tome conta deles sejam as auxiliares.

A.V. às 15h normalmente estão a começar a dar os lanches, não desculpando, não seria por causa disso que te impediram de ir buscar a pequena?
Quando fizeram a adaptação n estiveste lá na altura das refeições?

a.v. -
Offline
Desde 21 Mar 2014

Pois o que dizem faz sentido... tranquiliza-me um pouco.

Na altura da adaptação disseram-me que ou eu dava a sopa para mostrar como fazia ou então era melhor não estar lá. Eu queria ter ficado a ver como lhe davam a sopa mas não me deixaram. Acho que faria mais lógica eu ver como as auxiliares se comportam na altura da refeição, mas enfim. Não serve de muito mostrar como eu faço porque ela comigo é sempre mais exigente. Se for a avó ou a tia ou o papá a dar a comida ela já é diferente..

Na creche dela também há uma espécie de entrada com um vidro que dá para a sala dos bebés maiores, que já andam. Mas não dá para ver o berçário pois é preciso passar por essa sala para lá ir.