fruta crua ou cozida - o que aconselham para começar? | De Mãe para Mãe

fruta crua ou cozida - o que aconselham para começar?

Responda
25 mensagens
Isabel_77 -
Offline
Desde 18 Fev 2015

Olá mamãs

Vou começar hoje a primeira sopa + fruta.
O que é que os vossos filhos aceitaram melhor? Fruta crua ou cozida?

Estive há pouco a experimentar fazer - para mim primeiro - maçã crua e ralar com a varinha mágica. Ficou um bocado ácida, acho que por causa da oxidação.
Se calhar maçã fica melhor cozida... Eu vou começar pela pera, será que não oxida tanto? Ou será melhor cozer também?

E quando tiver que levar para dar fora de casa, já ouvi dizer que aí é melhor os boiões de fruta que se compram. E se for cozida? Se calhar evito os boiões...

Ah a banana quero evitar para já porque ela até há uns tempos atrás tinha o intestino preso. Já tem estado melhor, mas nunca fiando...

SEPOL -
Offline
Desde 06 Jul 2007

Olha por causa da oxidação eu comecei com ela cozida, quando saia levava cozida dentro de uns potes pequeninos, e aproveitava todos os frascos de boião para a guardar, cozida de uma refeição para a outra.

Belarmina.Nunes -
Offline
Desde 30 Set 2014

Eu sempre fiz cozida, apesar do pediatra dizer que deveria ser crua. Experimentei das duas formas, não gostei da crua. É verdade que conservas mais as vitaminas quando é crua, mas na creche dão-lha cozida, e assim é que continuei a dar. Tanto cozo pera com maçã, como banana com maçã. A minha também era presa dos intestinos, mas desde que começou os sólidos, melhorou. Cheguei a fazer só de banana, e sempre gostou. Eu cozo-a, ralo com a varinha, e acrescento um pouco de açúcar.
Quando saio, faço exactamente o mesmo, mas dou-lha fria. Faço-a sempre no próprio dia! Agora que tem 8 meses, já lhe acrescento uma bolacha Maria.
Tens é de ter cuidado de descascar bem a fruta, e tirar as partes que não se consomem, e ralar muito bem.

PATPINBRAZ -
Offline
Desde 13 Maio 2008

olá,

A pediatra da minha filha desaconselhou fruta cozida, pq diz que perde propriedades. Portanto, a Maria come fruta crua e ralada, é mais batida tipo puré que ralada. Mas só a ralo mesmo na altura dela comer para não oxidar
Mas em situações de aflição já usei boiões e ela comeu.. aliás prefere os da nutriben aos da nestlé pois nos da nestlé a fruta é mais liquida e nos outros mais purézinho.

Editei para dizer que ainda nunca juntei açúcar à comida dela

Pat

Ana Pimenta -
Offline
Desde 26 Maio 2010
I Love DMPM

eu dei sempre crua

Gabriel Domingos - 14/11/2007 - o dia mais feliz da minha vida!
Meu campeão - És uma benção de Deus!
Já tenho loja vistem: http://demaeparamae.pt/vendo/loja/63279

Ana Pimenta -
Offline
Desde 26 Maio 2010
I Love DMPM

Eu nunca ralei, optei por utilizar a maquina de fazer batidos (nunca sei o nome) ficava super bem passada, tb era ai que eu passava a sopa e era muito mais rapido e facil.

Como a maçã é mais dura, misturava sempre com banana, pera ou outra fruta mais mole que assim fazia logo sumo e depois passava melhor.

Gabriel Domingos - 14/11/2007 - o dia mais feliz da minha vida!
Meu campeão - És uma benção de Deus!
Já tenho loja vistem: http://demaeparamae.pt/vendo/loja/63279

renatabeat -
Offline
Desde 15 Dez 2013

Para começar, demos sempre cozida. Ainda agora, leva cozida (para a ama) à hora de almoço e ao jantar, dou crua (passo com a varinha mágica).

ritam1980 -
Offline
Desde 13 Mar 2014

Crua! A Madalens nunca comeu fruta cozida.

Andrucas -
Offline
Desde 18 Nov 2013

Opto mais por dar crua, exactamente para não perder propriedades. Mas a maçã, só estando muito madurinha é que conseguia da-la crua senão ficava com muitos granulos. Por vezes dou de boiões. O ideal é privilegiar a fruta ao natural, mas para uma eventual saída parece-me mais pratico os boiões.

anaibj -
Offline
Desde 24 Ago 2008

Eu dei sempre crua. A pediatra disse que podia ser crua, cozida ou assada.
Cozida pode ser a vapor, para não perder as vitaminas. E sem adicionar açúcar.

butterfly_lisgom -
Offline
Desde 31 Out 2012

Quando a Yara iniciou a fruta dei-lhe cozida, pera e maça, e depois passava a varinha! Para levar para comer fora de casa, levava cozida e passada num frasquinho, Nunca adicionei açucar pois acho que a fruta já é doce.
Agora come crua aos pedaços ou cozida, vou variando. Boiões de fruta a minha filha adora, mas só dou em casos exepcionais, evito ao máximo.

z0ra -
Offline
Desde 11 Jul 2011

Dei sempre crua À minha. Foi assim que a pediatra recomendou, eu concordei e às vezes até fazia assim tb para mim! Misturava tipo maçã com 2 gomos e tangerina. Uiui! É mesmo bom! Sorriso

Sobre z0ra

Nutricionista
- Especialização em Nutrição e Fertilidade e Saúde da Mulher
- Pós Graduada em Nutrição e Metabolismo em Pediatria

www.tanialopes.com

zdejota -
Offline
Desde 22 Out 2014

Sempre crua, passar na liquidificadora na hora de servir
Boioes para quando sair apenas

rita_duende -
Offline
Desde 19 Jan 2012

Eu dava banana ou pera crua. A pera bem madura desfaz-se bem com um garfo. Maçã nunca consegui ralar bem dava cozida. A futa já tem açucar, não há necessidade de acrescentar mais. Tb lhe dava manga e papaia cruas (no brasil é das primeiras frutas que comem e o pai nasceu lá).

Isabel_77 -
Offline
Desde 18 Fev 2015

Obrigada mamãs! Sorriso
Eu hoje optei por dar a pera cozida porque não sabia o tempo que ela ia demorar a comer e assim não oxidava. Foi uma aventura... demorou muuuuito a comer, comeu pouquita sopa, depois começou a choradeira e não quis fruta. Passado um bocado tentei de novo e lá comeu umas colherezinhas da pera. Sorriso Escusado será dizer que foi uma grande badalhoquice... Espertalhão
Se calhar vou optar por cozer só até ela se habituar, e depois passar a dar crua, se ela comer bem realmente é melhor, para não perder as vitaminas.
Hoje quando cozi pus pouca água, quase nada, e depois passei a varinha assim com água e tudo (que entretanto já tinha evaporado quase toda), e também não pus açúcar porque a fruta já é doce Sorriso

Ana Pimenta -
Offline
Desde 26 Maio 2010
I Love DMPM

Tb pode ser que não tenha gostado do sabor por ser cozida, eu pessoalmente gosto muito de pera crua, mas cozida nem pensar.

Gabriel Domingos - 14/11/2007 - o dia mais feliz da minha vida!
Meu campeão - És uma benção de Deus!
Já tenho loja vistem: http://demaeparamae.pt/vendo/loja/63279

Tânia Andrade -
Offline
Desde 30 Abr 2012

ola querida;
eu quando comecei a dar fruta para a minha princesa dei cozida, até mesmo quando saia, lhe dei assim (claro que por vezes o boião também ajudou) Piscar o olho
só lhe comecei a dar crua já ela tinha perto de 1 ano (altura em que ela também deixou de mamar). Felicidades para as duas

Tânia Martins

Silvia2014 -
Offline
Desde 20 Out 2013

Eu dou cozida embora preferia dar crua. Todas as semanas tento dar fruta crua, ela não gosta mesmo. Pêra crua é para esquecer mesmo. A única maneira de dar pêra ou maçã crua é acrescentar um pouco de banana e sumo de laranja, assim já vai. Maça ou pêra só não consigo dar-lhe, faço sempre ao vapor.

adriana92 -
Offline
Desde 14 Fev 2014

os vossos bebés de 4 / 5 meses comem a sopa e a fruta toda ?

O meu bebé já iniciou as sopas á duas semanas e tem corrido bem, claro que come mais nuns dias que outros, mas nunca lhe consigo dar a fruta, ou porque já comeu sopa e já não tem fome, já tentei dar ao lanche no fim da sesta mas está rabujento e só quer mama Triste

Como vocês fazem para que coma os dois ?

Sobre adriana92

Adriana gomes

Silvia2014 -
Offline
Desde 20 Out 2013

Adriana, no início eles comem pouco, até se habituarem demora um bocado. A minha bebê começou a comer a sopa e fruta aos 5,5 meses, pouco comia e só queria a mama. Passado um mês já comia melhor e passados dois virou uma devoradora de sopas e frutas Piscar o olho por isso vá com calma, se comer só uma colher ou outra não tem mal, ainda é muito pequenino.

anacat30 -
Offline
Desde 21 Abr 2014

A minha tem agora 9 meses e sempre dei tudo cozido... também a pensar que seria menos pesado a nível de digestão. Várias de vocês disseram que cozendo a fruta ela perde propriedades. Mas se triturarmos a fruta junto com a água de cozedura penso que isso não acontece, certo?
Já experimentei dar alguma fruta crua, mas sinceramente nem eu comia aquilo, oxidou num instante e não ficou com grande textura, se calhar só quando a fruta está mesmo muito madura é que não fica assim. Além do mais ela ainda não tem dente nenhum (nunca mais aparecem!) e comer a fruta crua deve ser mais difícil para ela. O que costumo fazer é dar-lhe a fruta cozida menos passada, para se ir habituando às texturas e pedaços. Ela tem aceitado bem.
Açúcar nunca ponho, a fruta já é tão doce, eles têm tempo de se viciar no açúcar Sorriso

sandraalmeida1 -
Offline
Desde 03 Ago 2014

Só cozi maçã uma vez e a piolhita não gostou muito.
Dou sempre fruta crua mas tenho o cuidado de comprar com antecedência para ficar bem madura pois é difícil encontrar fruta madura à venda.
Maçã e pêra passo só no ralador, banana esmago com um garfo. Sendo bem madura, a fruta desfaz-se bem sem precisar de varinha. Preparo a fruta imediatamente antes de a dar para não oxidar.
Até agora nunca tive que dar fora de casa mas aí sim terá que ser cozida ou os boiões.

Sonhadora22 -
Offline
Desde 18 Set 2011

mães, cozem a fruta com casca ou sem casca?
A minha ainda não começou a comer, mas a minha ideia era cozer a vapor na bimby... mas fiquei de repente com a duvidas se se faz com ou sem casca...

Andrucas -
Offline
Desde 18 Nov 2013

Penso que até ter dentitos para roer a fruta o ideal é dar sem casca até porque a casca tem muita fibra e penso que pode ser forte demais para eles, principalmente até 1 ano.

zdejota -
Offline
Desde 22 Out 2014

Mama adriana tente dar menos sopa a ver se assim come a frutinha
Acho que pra comecar sem casca porque parece ser de dificil digestao pra eles