Freio da língua curto | De Mãe para Mãe

Freio da língua curto

Responda
18 mensagens
Diego5 -
Offline
Desde 14 Mar 2016

Ola mamães Sorriso
Algum filhote de vocês ja teve o freio da língua curto !
O meu bebe tem 2 meses e tem freio curto, custa a mamar por causa disso. Já fomos a uma pediatra mas ela diz que não vale a pena cortar já, para esperar e ver se afeta em alguma coisa. Mas toda agente diz que é melhor cortar porque mais tarde foi, e nao afeta na fala. Mas a pediatea também falou que se fizesse a cirurgia tinha que levar anestesia geral Triste
Alguma mae que ja passou por isso que me possa dar o seu testemunho.

Kat-Kat -
Offline
Desde 08 Abr 2013

Olá mamã, depende muito do tamanho do freio e daquilo que possa impedir...se afeta a amamentação, é possível que tenha de retirar cedo...

O meu bebé tem o freio curto, mas, segundo pediatras e dentista, não vai ser intervencionado, a não ser que venha a revelar dificuldades de fala, pois é um freio que, apesar de curto, não causa língua ancorada, nem bífida, e, principalmente, não lhe afeta a amamentação.

Dada a importância do aleitamento materno, convém mesmo ver se ele consegue mamar bem, já que muitos bebés de freio curto acabam por não mamar muito tempo precisamente por causa de os profissionais de saúde darem pouca atenção ao assunto.

Agora...atenção, que hoje em dia a posição, felizmente, é o de não cortar a não ser que seja mesmo necessário...e ainda bem, pois antigamente era logo cortado a sangue frio...

danielassribeiro -
Offline
Desde 24 Jul 2014

A minha filha também tinha o freio da língua curto e o pediatra cortou-o com apenas 15 dias. Pôs apenas um gel anestésico no local e fez o procedimento na hora. Ela nem sequer chorou. Depois do procedimento o pediatra mandou dar-lhe a mama, para ajudar a estancar o sangue.
Sinceramente não percebo o porquê da necessidade de anestesia geral para uma coisa tão simples.
E o freio curto pode realmente condicionar a forma como o bebé mama, por isso acho que devia procurar uma segunda opinião.

Anjaf -
Offline
Desde 28 Mar 2012

Olá
Quando minha filhota tinha mais ou menos um mês ou dois, a médica que a viu também disse que ela tinha o freio curto e que iria afetar a fala e que necessitava de uma intervenção até passou logo um carta para o hospital. Só que eu preferi pedir outra opinião pois como era tão pequenina e não me estava agradar muito essa ideia, quis confirmar essa situação. Posto isto a avaliação de outro pediatra foi totalmente contrária à da médica que avaliou a minha filha. Pois ele disse que era muito precoce e não achava que fosse esse o caso. Acabei por desistir da cirurgia a minha filha mamou sempre bem apesar do primeiro mês ter sido difícil. Agora com dois anos, mesmo estando ainda um pouco preguiçosa na fala não me parece que tenha a ver com o freio da língua. Não entanto pode haver situações que seja necessário a intervenção por vezes quando são mais crescidos podem ter tendência para falar tipo "sopinha de massa". Se está com duvidas acho que deveria procurar uma segunda opinião.

Cpfs -
Offline
Desde 07 Jan 2016

O pediatra cortou o freio ao meu filho com cerca de dois meses e ele praticamente nem sangrou nem chorou. Acho que mais tarde deve ser mais traumático...

Sobre Cpfs

Cláudia

Santiago DPP 12.11.2010 nasceu a 24.10.2010 * 2865gr. 46cm
A procura do mano/mana 09.2014
Carminho DPP 28.08.2016 nasceu a 26.08.2016* 3230gr. 47,5cm

Diego5 -
Offline
Desde 14 Mar 2016

Pois, a pediatra que fui falou isso ! Mas no caso do meu bebe afeta muito na amamentação, praticamente nao dou mama porque ele não consegue abocanhar bem ! Vou seguir o concelho e ir perguntar outra opinião .

AnaIndia -
Offline
Desde 10 Nov 2015

Com a minha bebe foi exactamente igual à da Danielassribeiro
Cortou com uns 8 dias. Mal chorou. Não foi preciso anestesia geral nenhuma... Ela chorou 5 segundos e parou. Deitou uma gatinha de sangue. A seguir mamou e ficou bem...

Sobre AnaIndia

www.omundodaindia.blogspot.com

A minha filha é a minha vida.

FaMena -
Offline
Desde 27 Dez 2014

Se o freio afecta a amamentação e especialmente se tiver interesse em amamentar, deve ser tratado, claro. Então se afecta o funcionamento básico do bebé e se pode ser resolvido com um procedimento simples.

Mesmo que não quisesse amamentar, por vezes até o aleitamento a biberão afecta e eles acabam por ingerir mais ar e ter mais cólica.

Procure uma segunda opinião.

Cpfs -
Offline
Desde 07 Jan 2016

Nunca me falaram de anestesia geral para um procedimento de segundos... Claro que se me tivessem dado esse panorama também tinha pensado duas vezes. Procura outra opinião pois é tão simples, não é para fazer um bicho de sete cabeças.

Sobre Cpfs

Cláudia

Santiago DPP 12.11.2010 nasceu a 24.10.2010 * 2865gr. 46cm
A procura do mano/mana 09.2014
Carminho DPP 28.08.2016 nasceu a 26.08.2016* 3230gr. 47,5cm

Diego5 -
Offline
Desde 14 Mar 2016

Hoje tive com a minha enfermeira que me acompanhou com as aulas pré parto e comentei com ela, e ela disse para falar com o médico de família que ele escreve uma carta para o hospital e vou à pediatria que cortam lá ! Quando contei o que a pediatra tinha dito da anestesia geral ficou de boca aberta !
Assim fiquei mais descansada Sorriso

Kat-Kat -
Offline
Desde 08 Abr 2013

Mamã, a hesitação do seu pediatra em cortar o freio ao bebé tem a ver com o facto dele querer avaliar bem se será necessário intervencionar, mas se a criança não consegue mamar, é óbvio que algo tem de ser feito.

No entanto, ainda bem que hoje não se parte de imediato para a cirurgia, ao contrário do que acontecia há alguns anos atrás, em que se cortava logo ali, no gabinete do médico, a sangue frio e tudo. Depois, aconteciam alguns casos graves, como crianças que sangravam brutalmente por terem sido atingidos vasos importantes que passam naquela área, daí a posição atual de precaução em avançar para a cirurgia.

Outro fator a considerar, é que o freio é uma membrana com tendência a regenerar-se, pelo que, em muitos casos, volta a aparecer, e pode levar a nova intervenção.

Por cá, a amamentação foi sempre bem conseguida, se assim não fosse, teria, de certeza, avançado para a retirada. O meu mais velho teve de retirar o freio labial, por causa dos dentes, mas a dentista diz que o freio lingual é uma intervenção mais delicada...por isso, também não quer fazê-lo sem ter a certeza de que afete a fala.

Procure novas opiniões, hoje há intervenção a laser, por exemplo, que é menos traumática, aparentemente.

Confesso que tenho algum receio, no caso do meu bebé, de que a fala possa ser afetada, e, principalmente, que, se tal acontecer, venha a desenvolver vícios de fala que nem a retirada venha a corrigir por si só, mas as opiniões dos profissionais de saúde que nos acompanham são no sentido de que não será assim...vamos ver...

Por enquanto ainda só faz os sons labiais e oclusivos (pa, ba , ma) e dorso palatais (quando o corpo da língua toca o palato, como nos sons ta, na), pelo que só quando ele produzir sons ápico-alveolares (ponta da língua atrás dos dentes como no som la) e as sibilantes (como sha) é que me vou poder aperceber se há ou não dificuldades.

Diego5 -
Offline
Desde 14 Mar 2016

Ola, hoje fui a outra pediatra e ela aconselhou em cortar também ! E mandou em ir à um amigo cirurgião pediatra dela ! Amanha graças a deus vai ficar tudo resolvido Sorriso

Cpfs -
Offline
Desde 07 Jan 2016

Diego5 escreveu:
Ola, hoje fui a outra pediatra e ela aconselhou em cortar também ! E mandou em ir à um amigo cirurgião pediatra dela ! Amanha graças a deus vai ficar tudo resolvido

Vais ver que é muito rápido. Custa nos sempre vê los assim, mas o meu chorava mais nas vacinas.
Bjs

Sobre Cpfs

Cláudia

Santiago DPP 12.11.2010 nasceu a 24.10.2010 * 2865gr. 46cm
A procura do mano/mana 09.2014
Carminho DPP 28.08.2016 nasceu a 26.08.2016* 3230gr. 47,5cm

AnaIndia -
Offline
Desde 10 Nov 2015

Boa! Ainda bem que procurou uma segunda opinião.

Sobre AnaIndia

www.omundodaindia.blogspot.com

A minha filha é a minha vida.

Diego5 -
Offline
Desde 14 Mar 2016

Ola mães Sorriso o problema do freio da língua já esta resolvido, sempre fomos na terça! Foi uma questão de minutos, foi chegar, fazer a ficha entrar e cortar.. chorou um pouco mas passou logo. Agora sim ja consegue mamar Espertalhão

MAPINTO -
Offline
Desde 10 Jun 2013

Olá,

Esse médico fica no Porto? Se sim, diz-me o nome por favor? A minha filha tem o mesmo problema. Obrigada.

FaMena -
Offline
Desde 27 Dez 2014

Que bom. Sorriso

lipinha85 -
Offline
Desde 10 Jan 2016

Boa noite, pode dizer-me o nome do cirurgião ao qual foi cortar o freio do seu filhote. Obrigado

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?