FIV/ICSI Setembro 2017 | De Mãe para Mãe

FIV/ICSI Setembro 2017

Responda
179 mensagens
Girassolinhos -
Offline
Desde 01 Ago 2014

Olá companheiras de luta!
Vou fazer FIV em Setembro e gostaria de criar um grupinho de meninas que também vão fazer, mais ou menos por Setembro. Talvez ajude se tivermos com quem desabafar e contar como está a ser todo o nosso processo, visto que não é fácil. É bom sentir o calor de quem entende perfeitamente o que estamos a sentir. Espero que se juntem aqui neste cantinho. Estou à vossa espera! Sorriso

Set 2014: Início dos treinos
Fev 2016: Início das consultas ap. à fertilidade
Jan 2017: Laparoscopia
Fev 2017: Consulta pós-operatório: Luz verde
Abr 2017: Reinício dos treinos
Ag 2017: Positivo

Oliveira@andrade -
Offline
Desde 09 Ago 2016

Olá! Também devo fazer fiv em setembro Nervoso

Su1983 -
Offline
Desde 12 Nov 2016

Olá linda tb me vou colar,fiz uma IIU e infelizmente tive negativo por isso vou fazer Fiv e como é no privado será para agosto ou setembro.beijinhos

Cts20 -
Offline
Desde 08 Ago 2016

Olá,
Em princípio também devo ser chamada em setembro, pois faz um ano que estou em lista de espera!

Cts20 -
Offline
Desde 08 Ago 2016

Olá,
Onde vais fazer a fiv?

Girassolinhos -
Offline
Desde 01 Ago 2014

Olá Oliveira@Andrade, Su e Cts! Bem-vindas!
Eu vou fazer em Sta. Maria. Já tenho o protocolo e datas. Vou fazer protocolo longo e começo a tomar a pílula na M de Agosto.
E vocês, onde vão fazer?
Que pena Su! Triste Eu hoje também estou triste. Tinha esperança de conseguir neste ciclo, pois na última consulta a médica fez-me eco e viu que tinha um folículo de 22mm prontinho a ovular. Mandou-nos treinar três dias seguidos e eu agarrei-me a essa esperança. Afinal não deu em nada. Triste
Se puderem, contem um pouquinho a vossa história do que vos levou a recorrer à FIV.
Beijinhos a todas e obrigada por se juntarem aqui. Esperemos que apareçam mais.

Set 2014: Início dos treinos
Fev 2016: Início das consultas ap. à fertilidade
Jan 2017: Laparoscopia
Fev 2017: Consulta pós-operatório: Luz verde
Abr 2017: Reinício dos treinos
Ag 2017: Positivo

cmss_88 -
Offline
Desde 29 Jun 2013

Vou me juntar a este cantinho. Também quero avançar em setembro para mais um tratamento.

Zusgam -
Offline
Desde 23 Jun 2017

ola!!

eu estou a espera dos resultados dos exames aos cariotipos e trombofilias. tenho o resultado dia 26.07.2017. Segundo o resultado e se nao houver nada em contrario devo fazer FIV/ICSI em setembro. mas ainda esta por decidir se faço aqui no pais onde resido (suiça) ou se vou a Portugal fazer na Ginemed.
Estou a tentar desde julho 2014. Aborto retido as 13semanas em abril 2015. a primeira vez engravidei em 6 meses mais ou menos de forma natural. Foi-me diagnosticado um utero septado mas apos hysteroscopia resolveram nada fazer.
apos 1 ano e meio de volta aos treinos, 3GQ e 3 Inseminaçoes, resolveram tirar o septo. Fui operada em fevereiro 2017, nao conseguiram remover tudo mas dizem q a cavidade ficou muito bonita! mes passado fiz um ciclo com induçao e coito programado. GQ. 5 dias de atraso. entao fizemos as analises e agora esperamos resultados para ver se fazemos entao a FIV.

Coragem a todas <3

Sobre Zusgam

07.14->Inicio treinos
02.15->Test++,Diag.Utero septado,gravidez de risco.
04.15->AR 13s
05.15-07.17->Hyster.4GQ,3 IA(-),hyster.para remoçao do septo,Cariotipos OK.Hipertireoidismo subclinico.
11.08.17-> FIV (--) 4 Blasto criopreservados.
Estabilizar tireoide e Suiga para TEC

Cts20 -
Offline
Desde 08 Ago 2016

Eu estou a ser acompanhada na Mac. O nosso problema é masculino, com baixo número de espermatozoides. Desta forma só poderei engravidar através de fiv.
O tempo passou rápido o problema é mesmo saber quanto tempo irá atrasar devido às obras.
Eu fui encaminhada para Santa Maria e inscrevi-me na mac. A 1º consulta na mac demorou três meses e em santa Maria um ano, por isso quando chegou a consulta no SM já tinha o diagnóstico feito e já estava á espera de fiv à 9 meses por isso optei pela MAC.
Não sei qual será melhor mas apenas preciso de fazer uma fiv o mais cedo que conseguir.
Boa sorte a todas!!!

Girassolinhos -
Offline
Desde 01 Ago 2014

Bem-vinda Cmss. Vais fazer aonde?

Set 2014: Início dos treinos
Fev 2016: Início das consultas ap. à fertilidade
Jan 2017: Laparoscopia
Fev 2017: Consulta pós-operatório: Luz verde
Abr 2017: Reinício dos treinos
Ag 2017: Positivo

Girassolinhos -
Offline
Desde 01 Ago 2014

Bem-vinda Zusgam! Eu tenho trombofilia e posso fazer FIV. Se é essa a questão da espera, podes ficar descansada, pois poderás fazer o tratamento, mediante a toma de medicamentos, sendo um deles uma pica (mais uma para juntar às da FIV). O que interessa é que corra tudo bem! Sorriso

Set 2014: Início dos treinos
Fev 2016: Início das consultas ap. à fertilidade
Jan 2017: Laparoscopia
Fev 2017: Consulta pós-operatório: Luz verde
Abr 2017: Reinício dos treinos
Ag 2017: Positivo

Girassolinhos -
Offline
Desde 01 Ago 2014

Cts20, o serviço da MAC está em obras?
Eu estou no SM e gosto muito da equipa médica. 5*
Espero que não demorem muito a chamar-te para a FIV. No SM a espera é de um ano e meio. Eu esperei menos, porque fui operada lá e passei a ter prioridade, senão, só lá para Dezembro/Janeiro é que me chamavam.

Set 2014: Início dos treinos
Fev 2016: Início das consultas ap. à fertilidade
Jan 2017: Laparoscopia
Fev 2017: Consulta pós-operatório: Luz verde
Abr 2017: Reinício dos treinos
Ag 2017: Positivo

acmsra -
Offline
Desde 20 Jan 2016

Olá a todas,

Eu também sou capaz de fazer FIV em Setembro ou Outubro.

Depois de duas IIU fracassadas nos Lusíadas, começámos agora a ser acompanhados na IVI. Para a semana tenho a segunda consulta e com base nos resultados das análises complementares que a médica pediu (tiróide e hormonais) vamos decidir o próximo passo, que provavelmente será a FIV.

Imagino que os laboratórios possam estar fechados em Agosto (acho que não é raro fecharem nesta altura para limpezas), pelo que o mais provável é começarmos em Setembro ou em Outubro.

O nosso diagnóstico é de infertilidade inexplicada; até à data não se conseguiu identificar nada que possa estar a impedir uma gravidez natural. A verdade é que já passaram dois anos e nada...

Boa sorte para todas. Que este ano seja o nosso ano! Espertalhão

Sobre acmsra

Lusíadas - Out 2016: 1.ª IIU (-)/ Jan 2017: 2.ª IIU (-)/ IVI Lisboa - Out 2017: FIV (7 embriões)/ Nov 2017: TEC 1D5 (+ 869)/ Jan 2018: AR às 9 semanas/ Mai 2018: TEC 1D5 (+ 114,5) AR às 7 semanas/ Out 2018: TEC 1D5 (cordicóides+aspirina+heparanina)

cmss_88 -
Offline
Desde 29 Jun 2013

Eu sou mais uma q depois de uma iiu uma icsi e uma tec deixei os Lusíadas e fomos para a ivi.
Nos lusiadas o diagnóstico era baixa morfologia normal e eu tive alterações nas trombofilias .
Na ivi detectaram prolactina alta, o marido foi operado ao varicocele e eu tive uma ahm baixa q repetida depois de contagem de foliculos deu normal
Boa sorte a tdas

Zusgam -
Offline
Desde 23 Jun 2017

Ola girassolinhos!

eu estou mesmo desejosa de ter o resultado.. quem sabe com uma simples correcçao nao consigo engravidar naturalmente outra vez! mas estou cansada de esperar. 3 anos nesta luta é muito..psicologicamente é horrivel! por isso nao vou esperar mais 1 ano a ver se vem..nao posso! acho que me compreendem?!

que tratamento tiveste de fazer?

bj

Sobre Zusgam

07.14->Inicio treinos
02.15->Test++,Diag.Utero septado,gravidez de risco.
04.15->AR 13s
05.15-07.17->Hyster.4GQ,3 IA(-),hyster.para remoçao do septo,Cariotipos OK.Hipertireoidismo subclinico.
11.08.17-> FIV (--) 4 Blasto criopreservados.
Estabilizar tireoide e Suiga para TEC

Suikerspin -
Offline
Desde 11 Set 2012

Também estou na MAC, supostamente, iria fazer icsi em junho, mas devido às obras no bloco operatório e à minha idade (28 anos), disseram-me que seria chamada em setembro. O nosso problema também é masculino, por isso tem de ser icsi.
Estou a rezar para que as obras não atrasem muito...mas estou à espera de ser chamada em outubro, na melhor das hipóteses.
Boa sorte!! Piscar o olho

Girassolinhos -
Offline
Desde 01 Ago 2014

Zusgam escreveu:
Ola girassolinhos!
eu estou mesmo desejosa de ter o resultado.. quem sabe com uma simples correcçao nao consigo engravidar naturalmente outra vez! mas estou cansada de esperar. 3 anos nesta luta é muito..psicologicamente é horrivel! por isso nao vou esperar mais 1 ano a ver se vem..nao posso! acho que me compreendem?!
que tratamento tiveste de fazer?
bj

Zusgam, estamos na luta há mais ou menos o mesmo tempo. Eu iniciei os treinos em Setembro de 2014. Percebo bem o que sentes. Eu também já estou psicologicamente muito desgastada. É um caminho longo e frustrante, sem qualquer certeza de nos levar aonde queremos. Mas temos que continuar a caminhada e, se Deus quiser, já não nos irá faltar muito.

Olha, eu fiz uma laparoscopia em Janeiro. Tinha alguns focos de endometriose e aderências na trompa esquerda. Tiraram-me tudo e mandaram-nos tentar naturalmente, mas nada aconteceu... A minha reserva ovariana é boa, as trompas estão permeáveis, o útero engrossa bem, os espermatozóides do marido são bons, mas a gravidez não vem. Não entendo! Fizemos também dois ciclos vigiados e nada. Daqui a um mês estou a iniciar a pílula para largar no início do tratamento (protocolo longo).

Bjs

Set 2014: Início dos treinos
Fev 2016: Início das consultas ap. à fertilidade
Jan 2017: Laparoscopia
Fev 2017: Consulta pós-operatório: Luz verde
Abr 2017: Reinício dos treinos
Ag 2017: Positivo

Girassolinhos -
Offline
Desde 01 Ago 2014

cmss_88 escreveu:
Eu sou mais uma q depois de uma iiu uma icsi e uma tec deixei os Lusíadas e fomos para a ivi.
Nos lusiadas o diagnóstico era baixa morfologia normal e eu tive alterações nas trombofilias .
Na ivi detectaram prolactina alta, o marido foi operado ao varicocele e eu tive uma ahm baixa q repetida depois de contagem de foliculos deu normal
Boa sorte a tdas

Olá Cmss!
No privado espera-se algum tempo ou avança-se logo para os tratamentos? É muito estranho darem-vos diagnósticos diferentes nas duas clínicas. Afinal, fica-se sem perceber qual é o real problema, qual das duas é que tem razão. No público espera-se muito tempo (a lista de espera no HSM está de um ano e meio agora), e depois ainda se espera mais um pouco porque não há vagas imediatas para a marcação do ciclo (eu marquei o meu ciclo em Junho para Setembro). É preciso ter-se muita paciência. Mas há uma coisa boa (muito boa, por sinal), a equipa médica é espectacular (médicos, enfermeiros, auxiliares, internamento). Não tenho qualquer razão de queixa.

Set 2014: Início dos treinos
Fev 2016: Início das consultas ap. à fertilidade
Jan 2017: Laparoscopia
Fev 2017: Consulta pós-operatório: Luz verde
Abr 2017: Reinício dos treinos
Ag 2017: Positivo

Girassolinhos -
Offline
Desde 01 Ago 2014

acmsra escreveu:
Olá a todas,
Eu também sou capaz de fazer FIV em Setembro ou Outubro.
Depois de duas IIU fracassadas nos Lusíadas, começámos agora a ser acompanhados na IVI. Para a semana tenho a segunda consulta e com base nos resultados das análises complementares que a médica pediu (tiróide e hormonais) vamos decidir o próximo passo, que provavelmente será a FIV.
Imagino que os laboratórios possam estar fechados em Agosto (acho que não é raro fecharem nesta altura para limpezas), pelo que o mais provável é começarmos em Setembro ou em Outubro.
O nosso diagnóstico é de infertilidade inexplicada; até à data não se conseguiu identificar nada que possa estar a impedir uma gravidez natural. A verdade é que já passaram dois anos e nada...
Boa sorte para todas. Que este ano seja o nosso ano!

Olá Acmsra. Bem-vinda a este espacinho!
Olha, o meu diagnóstico é de infertilidade secundária, visto que já engravidei por duas vezes, e também não se encontra uma explicação. É certo que tinha alguns focos de endometriose e aderências, mas segundo a médica que me operou, não eram impeditivos para a gravidez. Enfim, há razões que a própria razão desconhece.
Não sei se os laboratórios privados fecham em Agosto, mas o público não. Por pouco o meu ciclo não era marcado para Agosto.

Bjs

Set 2014: Início dos treinos
Fev 2016: Início das consultas ap. à fertilidade
Jan 2017: Laparoscopia
Fev 2017: Consulta pós-operatório: Luz verde
Abr 2017: Reinício dos treinos
Ag 2017: Positivo

cmss_88 -
Offline
Desde 29 Jun 2013

Girasolzinhos pois agora nao sei mas apartida o unico problema era os espermatozóides pouca morfologia normal.
Olha nos Lusíadas andou td rapido na ivi o dr sergio tem feito primeirotds os exames.
Em Novembro faz um ano q estou na lidta de espera para fiv no santa maria. Eles chamam logo?

Girassolinhos -
Offline
Desde 01 Ago 2014

cmss_88 escreveu:
Girasolzinhos pois agora nao sei mas apartida o unico problema era os espermatozóides pouca morfologia normal.
Olha nos Lusíadas andou td rapido na ivi o dr sergio tem feito primeirotds os exames.
Em Novembro faz um ano q estou na lidta de espera para fiv no santa maria. Eles chamam logo?

Desde que entraste para a lista de espera no HSM, foste lá fazer mais alguma consulta? Se fores lá regularmente, em princípio vão-te dizer quando é que podes marcar o ciclo, mas só depois de fazeres um ano. Se nunca mais lá foste, então aconselho-te a marcares uma consulta após teres feito um ano de lista de espera, para saberes como estão as coisas. Eu sei que após um ano, eles têm estado a dizer às pessoas que a lista está atrasada e que se deve aguardar mais seis meses, mas após um ano de espera, temos direito a ir fazer ao privado e é o hospital que paga, portanto, nem precisamos de esperar mais 6 meses. Lembrei-me agora disso. Vou fazer um post sobre isso para todas verem. Sorriso

Set 2014: Início dos treinos
Fev 2016: Início das consultas ap. à fertilidade
Jan 2017: Laparoscopia
Fev 2017: Consulta pós-operatório: Luz verde
Abr 2017: Reinício dos treinos
Ag 2017: Positivo

Girassolinhos -
Offline
Desde 01 Ago 2014

Olá a todas!!

Lembrei-me de uma informação importante. Para as meninas inscritas na lista de espera para FIV no público, é IMPORTANTE SABEREM que APÓS UM ANO DE ESPERA, temos DIREITO A FAZER FIV NO PRIVADO PAGO PELO HOSPITAL!
Existe uma lei que diz que passado um ano o hospital tem que dar resposta ao caso e, se não puder dar resposta interna, tem que passar o casal para o privado e pagar o tratamento. Para tal, só precisamos de ir à consulta no hospital onde estamos inscritas quando fizermos um ano de lista de espera e se nos disserem que temos que aguardar mais 6 meses, pedir o papel para requerer tratamento no privado à administração do hospital. Normalmente os médicos informam logo disso, mas no caso de não dizerem nada, digam que sabem que têm esse direito. Cada hospital tem protocolos com algumas clínicas privadas. Eu tenho a lista das clínicas privadas que têm protocolo com o HSM, pois esse papel foi-me dado e foi o próprio médico que me disse que poderia usufruir desse direito. Se quiserem, posso procurar e postar aqui esse documento.
Procedimento:
1- Fazer o pedido à administração do hospital (o médico dirá como se faz)
2- Esperar um mês pela autorização
3- Escolher uma das clínicas com protocolo e marcar.
Eu preferi manter-me no HSM, pois marcaram-me logo o ciclo, visto que fui operada e passei a prioritária, mas se tivesse que esperar mais 6 meses, teria optado pelo privado e ainda por cima sem ter que pagar!

Espero que esta informação ajude e venha a dar mais esperança a quem está à espera! Sorriso

Bjs

Set 2014: Início dos treinos
Fev 2016: Início das consultas ap. à fertilidade
Jan 2017: Laparoscopia
Fev 2017: Consulta pós-operatório: Luz verde
Abr 2017: Reinício dos treinos
Ag 2017: Positivo

Zusgam -
Offline
Desde 23 Jun 2017

Girassolinhos, como é o procedimento do protocolo longo?
pois a minha gravidez tb nao vem. este ultimo ciclo tive atraso de 5 dias. mais uma Gravidez bioquimica. nao entendo.. talvez seja o corpo cansado sei la... voltei a fazer uma hysteroscopia de observaçao no consultorio e sem anestesia...AIIIII mulher sofre!! doeu tanto..mas la esta..digo-me sempre que é por uma boa causa!

Sobre Zusgam

07.14->Inicio treinos
02.15->Test++,Diag.Utero septado,gravidez de risco.
04.15->AR 13s
05.15-07.17->Hyster.4GQ,3 IA(-),hyster.para remoçao do septo,Cariotipos OK.Hipertireoidismo subclinico.
11.08.17-> FIV (--) 4 Blasto criopreservados.
Estabilizar tireoide e Suiga para TEC

Cts20 -
Offline
Desde 08 Ago 2016

Girassolinhos quando liguei a última vez disseram que talvez me chamassem em setembro.
Eu não fui para o SM porque na Mac foi mais rápido. Até agora fui sempre bem atendida. O Dr Gervásio foi impecável e a restante equipa também.
Só espero que corra tudo bem.

Boa sorte!
Vai dando notícias.

Girassolinhos -
Offline
Desde 01 Ago 2014

Zusgam escreveu:
Girassolinhos, como é o procedimento do protocolo longo?
pois a minha gravidez tb nao vem. este ultimo ciclo tive atraso de 5 dias. mais uma Gravidez bioquimica. nao entendo.. talvez seja o corpo cansado sei la... voltei a fazer uma hysteroscopia de observaçao no consultorio e sem anestesia...AIIIII mulher sofre!! doeu tanto..mas la esta..digo-me sempre que é por uma boa causa!

O protocolo longo começa pela toma da pílula um mês antes, para controlarem o início do ciclo. Temos uma data para parar de tomar a pílula e depois começamos a fazer uma medicação que serve para fazer um resetn aos ovários (é tipo uma limpeza, pelo que percebi). Depois é que se começa a estimulação. Pelo que li, leva-se mais picas do que no protocolo curto, mas são retirados mais óvulos e se não hiper-estimularmos, podemos fazer a transferência no mesmo ciclo. No protocolo curto, a maior parte das vezes a transferência é feita no ciclo anterior. Embora se chame curto, leva mais tempo até se engravidar. O nome vem do facto de se levar mais picas e fazer-se o tal reset.

Set 2014: Início dos treinos
Fev 2016: Início das consultas ap. à fertilidade
Jan 2017: Laparoscopia
Fev 2017: Consulta pós-operatório: Luz verde
Abr 2017: Reinício dos treinos
Ag 2017: Positivo

Girassolinhos -
Offline
Desde 01 Ago 2014

Cts20 escreveu:
Girassolinhos quando liguei a última vez disseram que talvez me chamassem em setembro.
Eu não fui para o SM porque na Mac foi mais rápido. Até agora fui sempre bem atendida. O Dr Gervásio foi impecável e a restante equipa também.
Só espero que corra tudo bem.
Boa sorte!
Vai dando notícias.

Tiveste um ano à espera de consulta para SM? Bolas! Aquilo está mesmo mau. Eu esperei 4 meses para a primeira consulta. Devem ter aumentado drasticamente os pedidos. Não tarda chamam-te! Sorriso

Set 2014: Início dos treinos
Fev 2016: Início das consultas ap. à fertilidade
Jan 2017: Laparoscopia
Fev 2017: Consulta pós-operatório: Luz verde
Abr 2017: Reinício dos treinos
Ag 2017: Positivo

Su1983 -
Offline
Desde 12 Nov 2016

Olá meninas venho deixar o meu testemunho :recentemente fiz uma IIU pelo k o dia de fazer o teste de confirmação era hoje infelizmente deu negativo nd prévia este desfecho até à médica k me acompanha n acreditava mas a natureza é mesmo assim. O meu problema é k tenho uma trompa obstruída de resto tanto cmg como o marido felizmente está td bem. Em setembro irei fazer a Fiv alguma menina sabe como se processa?beijinhos a todas e mta força k a nossa estrelinha irá xegar

Girassolinhos -
Offline
Desde 01 Ago 2014

Su1983 escreveu:
Olá meninas venho deixar o meu testemunho :recentemente fiz uma IIU pelo k o dia de fazer o teste de confirmação era hoje infelizmente deu negativo nd prévia este desfecho até à médica k me acompanha n acreditava mas a natureza é mesmo assim. O meu problema é k tenho uma trompa obstruída de resto tanto cmg como o marido felizmente está td bem. Em setembro irei fazer a Fiv alguma menina sabe como se processa?beijinhos a todas e mta força k a nossa estrelinha irá xegar

Olá Su, bem-vinda!
Eu sei que custa o negativo, mas não fiques muito triste, pois a taxa de sucesso das IIU não costuma ser muito elevada, do que tenho sabido. Às vezes lá calha alguém se dar bem, mas a maior parte das vezes é negativo. Para Setembro já não falta muito e vai correr tudo bem.

Olha, já tens protocolo e data de início definida? Onde vais fazer? Para te explicar como se processa, do pouco que sei, é importante saber se vais fazer protocolo longo ou curto.

Bjs

Set 2014: Início dos treinos
Fev 2016: Início das consultas ap. à fertilidade
Jan 2017: Laparoscopia
Fev 2017: Consulta pós-operatório: Luz verde
Abr 2017: Reinício dos treinos
Ag 2017: Positivo

Su1983 -
Offline
Desde 12 Nov 2016

Protocolo isso é o k?eu vou fazer no privado. Já tenho consulta marcada com a doutora Joana mesquita Guimarães k me está a seguir desde início para o dia 4 de setembro e nessa altura estarei menstruada. Este processo é novo para mim n entendo nd lol eu apenas fiz uma IIU. Beijinhos

Su1983 -
Offline
Desde 12 Nov 2016

Irei fazer na SEIE onde fiz tb a minha IIU

Girassolinhos -
Offline
Desde 01 Ago 2014

Su1983 escreveu:
Protocolo isso é o k?eu vou fazer no privado. Já tenho consulta marcada com a doutora Joana mesquita Guimarães k me está a seguir desde início para o dia 4 de setembro e nessa altura estarei menstruada. Este processo é novo para mim n entendo nd lol eu apenas fiz uma IIU. Beijinhos

Então, em traços gerais, é assim: Existem dois tipos de protocolo: o longo e o curto. A tua médica irá escolher qual o mais adequado para ti. Se fizeres o longo, terás de tomar a pílula e vais deixar no dia que eles escolherem. Desta forma eles podem controlar todo o ciclo. O protocolo curto, penso que não tem toma da pílula e começa-se a fazer o tratamento dois ou três dias após o início da M. O longo tem mais picas que o curto e tiram-se mais óvulos, pode-se fazer a transferência dos embriões no mesmo ciclo do tratamento, enquanto que no curto, o mais certo é só se fazer no ciclo seguinte. Vendo bem, o curto torna-se mais demorado que o longo, por ironia de termos. Sorriso Contudo, no curto leva-se menos picas. Os médicos é que vão escolher, consoante o teu organismo e o que se adapta melhor a ti para garantir a maior taxa de sucesso possível. Se tiveres mais alguma dúvida, pergunta. Não percebo muito também, mas já tenho mais informação do que tinha e tenho o meu protocolo comigo (o protocolo é o guia de tratamento, praticamente).

Bjs

Set 2014: Início dos treinos
Fev 2016: Início das consultas ap. à fertilidade
Jan 2017: Laparoscopia
Fev 2017: Consulta pós-operatório: Luz verde
Abr 2017: Reinício dos treinos
Ag 2017: Positivo