ficou com sequelas de episiotomia? | De Mãe para Mãe

ficou com sequelas de episiotomia?

Responda
86 mensagens
Tricen -
Offline
Desde 24 Abr 2016

sequelas da episiotomia...

dfol -
Offline
Desde 23 Jan 2011

Nenhumas! Faco depilação total e nem se nota e ja fiz duas vezes a ultima ha apenas 3 meses e ja nem se nota. Da primeira vez custou me um pouco ate sairem os pontos pk estavam um.pouco apertados. Desta foi tranquilo. O meu medico que me fez este ultimo parto é maravilhoso. Como da primeira custou um pouco ate ao cair dos pontos perguntei lhe se era mesmo necessario e ele disse que dependia. Eu disse que estava obviamente a vontade e ele (porque tem confianca comigo) disse me que tb n me ia pedir opiniao! Ao que respondi que achava muito bem pois n sou eu que sei avaliar!a verdade é que o corte n faz mal nenhum mas claro que é incomodo no inicio. Nao o fazer quando é necessario tem consequencias gravissimas como uma amiga minha que rasgou ate ao rabo e teve graves consequências (nao foi em portugal). Tenho uma amiga ginecologista obstetra que me explicou que a maioria das pessoas que chegam aos 40 e tal ao consultorio ja com incontinência sao resultados que aparecem mais tarde devido a isso mesmo. No meu segundo parto, a meio, ele disse me : pode ser que n seja preciso....' mas de repente diz 'nao... nao da.' E teve mesmo que fazer. Obviamente que ha margem de erro. Se calhar nem todas eram absolutamente necessarias mas ao minimo risco cortam tendo em conta os riscos de n o fazer.

Tricen -
Offline
Desde 24 Abr 2016

ainda bem que consigo correu tudo bem! Sorriso
mas olha, eu não consigo perceber qual é o fundamento de fazer um corte de 2 grau para prevenir uma laceração que pode até nem acontecer e se acontecer há bastantes probabilidades de ser minima e que normalmente cicatriza mais rápido... Isso de incontinencia também pode acontecer depois de uma episiotomia. Mas pronto, no meu parto não vou aceitar o procedimento de rotina... Felicidades Sorriso

Asuos -
Offline
Desde 01 Out 2015

Não percebo muito bem qual o intuito da sua questão então.
Já se decidiu, certo? Para quê colocar a questão? Só quer que lhe digam que sim que ficaram com sequelas?

Muitas mulheres ficaram com sequelas após uma laceração não controlada (o dito rasgar) por isso é que se opta pela episiotomia sempre que existe o risco de uma laceração não controlada ocorrer. Até porque rasgar de forma não controlada acarreta um risco muito superior de correr mal.
Em termos de risco, a episiotomia é muito menos arriscada do que uma laceração não controlada. No entanto, o corpo é seu e faz com ele o que quiser.

Eu pessoalmente não só não tenho nenhuma mazela da episiotomia como não conheço nenhuma mulher que tenha ficado com mazelas com a dita.

Tricen -
Offline
Desde 24 Abr 2016

Fiz a pergunta porque apesar de saber que a episiotomia é um procedimento 90% das vezes desnecessario, quero saber se a sua realização pode trazer problemas... Só isso.

Desde 10 Jan 2016

Olá mama. Desculpa, mas não concordo, se os médicos fazem a episotomia deve ser por alguma razão e não pelo seu belo prazer, conheço pessoas que não fizeram, e outras que tiveram fazer para ajudar o bebe sair, antes isso que rasgar sozinho, aí vais ter muitas mais complicações. Isso da incontinência, na minha opinião não tem nada a ver com a episotomia, mas pelo facto de termos bebes, da posição que tiveram ao longo da gravidez, da força que fazemos, etc. , porque que eu saiba os cortes são fora e não afectam a bexiga.
Mas esta é a minha opinião.

Asuos -
Offline
Desde 01 Out 2015

"apesar de saber que a episiotomia é um procedimento 90% das vezes desnecessario, "

Porque é médica e trabalha em obsetricia, com especialidade em partos, certo?
Antes dos procedimentos médicos terem sido instaurados as mulheres laceravam de qualquer maneira e tinham muitas vezes graves sequelas por isso mesmo.

Se "sabe" que 90% dos procedimentos são desnecessário, então lamento informá-la mas está redondamente enganada e muito mal informada. Existem episiotomias em excesso, sim, mas está muito longe de ser os 90% que fala.

Acho que os extremismos e a falta de informação é mesmo o pior que qualquer pessoa pode levar para qualquer intervenção médica, principalmente os leigos no assunto. Mas, como já decidiu "força nisso". Esperemos que não rasgue completamente e de forma totalmente descontrolada e não venha a ter graves sequelas por isso mesmo.

Uma coisa é pedir para a equipa médica evitar a episiotomia e pedir para só o fazerem caso esteja mesmo no limite, outra é levar uma postura tão retrógada e preferir rasgar "ao calha" (e pode ter rasgos muito profundos, mesmo muito mais profundos que uma episiotomia).

Mas o corpo é seu. Que tenha um parto santo e que lhe corra tudo bem.

dfol -
Offline
Desde 23 Jan 2011

Realmente acho que veio aqui em busca de um 'amen' à sua decisão e n em busca de varias perspectivas. Mas n precisa do nosso amen faz o que entender. Mas tem que estar a espera de opinioes contrarias pk na verdade ha muitos dados que apontam na posicao contraria.
Em primeiro acho importante que perceba que os medicos n cortam se n acharem necessario! Eles n ganham comissao por cortar! Pelo contrario depois ainda têm de coser quando podiam ir à sua vidinha.
Segundo se n quer mesmo o corte va para o privado pois no publico vao fazer o que é melhor para o paciente e n o que voce quer. Se estiver la com uma hemorragia e pedir para n a pararem pk quer morrer eles n vao ter em conta a sua opiniao.
Terceiro... se as coisas correrem mal e rasgar mal (como aconteceu a minha akiga de que falei no primeiro comentario) depois n ponha um processo em cima do medico!
Por ultimo e para lhe mostrar como os medicos nao fazem as coisas so porque sim, digo lhe que ao meu lado estava uma menina que n teve que cortar e o medico era o mesmo. O meu medico ate ao fim tentou evitar mas quando parece que ha risco eles cortam. É a mesma coisa que um bebe ter alta quando ha dúvidas em relacao a um aspecto de saude. Em alguns casos se calhar se fossem para casa n havia problema mas na dúvida. ..interna se. Porque os riscos sao muito superiores ao mau estar de ter que ficar internado.
Se alguns cortes eram evitaveis? Provavelmente. Mas os medicos n sao adivinhos. Jogam muito com probabilidades. Se a pele mostra indicacao de que vai rasgar mal eles n hesitam. Eles estudaram muito e têm muita experiencia em relacao a qualquer uma de nos mas n sao deus! N adivinham! Tentam fazer o que lhes parece melhor com os dados que têm.
Posyo isto obviamente faz o que bem entender. O corpo é seu. Mas n vale a pena vir pedir aqui opinioes sugerindo apenas um dos lados. N pergunte 'quem ja faz e correu mal?' Como se quisesse apenas essas opinioes. Podia perguntar 'correu bem ou nao? Quem n precisou?
Mas n..procurou apenas respostas que lhe sirvam para justificar a sua opiniao mas no forum tem de ouvir varias opinioes. Ate pode encontrar alguem a quem tenha corrido mal... mas a grande maioria n correu. E pode ainda oubir relatos de quem rasgou mal...
Por isso um forum n é lugar para lhe afagarem o ego. É um local onde se pedem opiniões sabendo que estas podem estar de acordo ou contra o que acreditamos

BagaLaranja -
Offline
Desde 02 Abr 2014

Eu estou fora de Portugal e não me cortaram. A médica lá para o final ainda pensou se seria de cortar, mas decidiu não o fazer. Rasguei um pouquinho, só por dento, levei muitos pontos e passado uns dias já sentia tudo bem lá em baixo. Tenho ideia que em Portugal se corta sempre sem saber se é necessário. Fiquei contente de não estar em Portugal. A médica avaliou, e se achasse que sim, então teria feito.

dfol -
Offline
Desde 23 Jan 2011

Nao em portugal tb acaliam. Como disse o meu medico tentou ate a ultima e a rapariga do lado n levou

Cat Chloé -
Offline
Desde 30 Mar 2011

Fizeram-me episiotomia, óbvio que custou nos primeiros dias mas a coisa foi-se encaminhando e não sinto nada na minha vida normal, apenas no sexo e em certas posições, não em todas. E mamã BagaLaranja e acha que aqui não somos avaliadas? Que são todas as que são cortadas? Não sei qual o país em que está mas há muitos países que não Portugal que são uns "carniceiros" com as mulheres às portas de parir. Eu fui cortada, a mãe que a seguir foi ter a bebé não o foi. Acha que isto não é avaliar?

Asuos -
Offline
Desde 01 Out 2015

Pois mamã BagaLaranja mas acha mal. Há inúmeras mulheres que não são cortadas. Todas as mulheres são avaliadas e só se fazem os cortes quando é necessário.
Claro que o facto de por vezes as mulheres não fazerem nenhum tipo de preparação do períneo para o parto ajuda a que depois estejam menos flexíveis e a aumentar o nº de episiotomias.
Mas ainda assim não se corta "só porque sim".

Mas a mamã Baga Laranja achou bem rasgar e não ter sido cortada? Na realidade teve foi sorte de não ter rasgado mal.
Isso é sinónimo que quem a avaliou no seu parto não conseguiu ver que iria rasgar. Nenhum médico no seu perfeito juízo prefere deixar rasgar do que cortar. Primeiro porque pode trazer sequelas enormes e não reversível e em segundo porque um rasgo é muito mais díficil de cicatrizar do que um corte.

Tricen -
Offline
Desde 24 Abr 2016

já percebi que há imensos comentários a defender a episiotomia(eu não acho que ela seja todas as vezes desnecessária, por isso é que referi o 90%, também porque a OMS aconselha esta prática em 10% dos partos o que está muito longe de ser a realidade de portugal). Conheço mulheres que tiveram laceração e outras que tiveram episiotomia e posso vos garantir que a cicatrização foi mais rápida e menos dolorosa no primeiro caso. Claro que um rasgo descontrolado também é perigoso e deve ser evitado assim como a episiotomia.
E agora voces perguntam como??
Ampliando o canal de parto através duma posição vertical e não a tradicional deitada de costas. A episiotomia não previne lacerações, aliás favorece o aparecimento delas num próximo parto.
A episiotomia é um corte que afeta a elastecidade do perineo, num próximo parto a falta de elastecidade natural pode aumentar a probabilidade de lacerações mais profundas e até ser necessário uma nova episiotomia.
Não preciso de ser especialista na área de obstetricia para saber disto, estas informações não foram inventadas da minha cabeça, há vários estudos que comprovam. E sim eu quero ouvir várias opiniões, não só as más...
Agora, respeitem a minha opinião, eu tenho todo o direito de escolher quais procedimentos aceito ou não no meu parto tal como voces!
Uma dica: médicos são seres humanos e nem tudo o que eles receitam deve ser aplicado sem questionar, muitas vezes há erros, outras vezes episiotomias são feitas de rotina só porque sim, faz parte dos protocolos do hospital e hábitos do médico.

Asuos -
Offline
Desde 01 Out 2015

Lucie parte das coisas que diz não estão comprovadas, estão em sites extremistas. E consegue-se arranjar 1001 outros sites extremistas a dizer precisamente o oposto.

Mais do que ser especialista, é preciso saber onde se vai ler. Só pelo facto de dizer que sabe A ou B quando cientificamente se sabe que isso é falso, está a espalhar informação errónea. Dizer que 90% etc e tal é simplesmente tentar atirar areia para os olhos dos outros. Não é da área, não estudou nada e não sabe do que fala portanto não venha para um site espalhar mentiras sem se informar devidamente.

Uma coisa é dizer que existem a mais ou que ocorrem, outra é espalhar extremismos sem bases cientificas nenhumas.
Senão podemos falar do pai natal, do coelhinho da pascoa e da fada dos dentes e dizer que se eles aparecem no parto corre tudo bem.

Em relação ao que disse da recuperação irá verificar que o rasgar vs. episiotomia tem o mesmo efeito na plasticidade...mas claro que isso só vai verificar se ler artigos cientificos válidos em vez de propaganda retrógrada.
Mais uma vez, pode fazer o que quiser ao seu corpo, já dar informação errada a pessoas afirmando "sensasionalisticamente" coisas que não sabe e das quais não faz ideia é simplesmente...olhe, nem tenho palavras, mas é mais do que parvo, muito mais. É dar informação errada e tentar assustar pessoas quando não faz ideia do que fala, não tem formação académica e nem sequer procura as informações nos locais certos. Desculpe mas para mim é simplesmente assustador que pessoas como a Lucie tentem "educar" seja quem for e tentar espalhar informação errada sem perceber nada do assunto que fala.

"o problema do mundo é que os inteligentes estão cheios de dúvidas e os ignorantes cheios de certezas".
Quem quer ser bem ajudado procura os médicos, não procura os bruxos nem as doulas, nem o diabo a 4 sem formação académica. Existem bons Go´s que são humanos e que colocam as práticas humanas em cima de tudo MAS que percebem do assunto e sabem perfeitamente qual a linha que separa o parto humano de teorias retrógadas e baseadas na estupidez e falta de informação.
O meu conselho é: procurem um bom GO e informem-se nos artigos cientificos. Não nas tretas extremistas do facebook, maioritariamente esquemas montados por pessoas que nem nunca na vida tiveram 1 única aula de biologia mas que colocam as teorias da treta, baseadas na ignorância em prática e prejudicam toda a gente.

Um bom exemplo disso são as activistas anti-vacinas...a única coisa conseguida até agora foi já a morte de algumas crianças por não se encontrarem protegidas.

dfol -
Offline
Desde 23 Jan 2011

Nenhuma de nós foi extremista dizendo que o corte era absolutamente necessário. O que dissemos é que n é a mãe que consegue avaliar quando é necessario mas sim o médico. Parece me obvio. Atenlhe relatei que o mesmo medico que escolheu cortar no meu caso n cortou na senhora ao meu lado. Por isso n pode dizer que fazem como protocolo. Que ha mais medicos? Ha. Por isso procure um que confie. Mas n é você que consegue avaliar. Pediu nos para respeitarmos a sua vontade? Penso que todas terminamos os nossos posts dizendo que voce é dona do seu corpo pois é voce que arca com as consequencias. Mas eu tb lhe expliquei que entao deve ir para o privado pois no publico vao fazer as coisas no seu melhor interesse quer queira ou nao. E quanto a conhecer A e B que recuperaram melhor de um rasgao do que um corte...eu tambem conheço quem teve uma cesariana e estava fina logo a seguir e quem teve parto natural e estava uma desgraca mas n posso tirar 'da minha minuscula experiencia'conclusões dizendo que a cesariana tem uma recuperacao maid rapida. Uma coisa é o que conhecemos outra é o que lemos. Ja agora ponha o site de onde foi buscar que se fazem cortes em 90 por cento das vezes em portugal... gostava de ver se sao dados fiaveis

lena78 -
Offline
Desde 30 Maio 2013

Bom dia!
Tenho a dizer que isso que diz que a recuperação de uma episiotomia e mais dolorosa e mentira que de uma laceração é mentira. Claro que pode depender de organismo para organismo, mas no meu caso que no primeiro parto tive uma episiotomia, e no segundo tive uma laceração, a recuperação foi muito mais rápida e fácil em relação a episiotomia.
Digo por experiência própria, e no segundo não fizeram episiotomia porque o perineo estava bastante elástico e "parecia" não ser necessário, mas o bebe vinha com a mão junto a cabeça o que provocou a laceração. Por isso só mesmo no momento é que a situação pode ser avaliada, não tire conclusões sem que chega a hora H.
Desejo-lhe uma parto rápido e como sonhou. Mas conte com imprevistos.

Tricen -
Offline
Desde 24 Abr 2016

desculpem se estou a transmitir informação possivelmente errada, mas de facto, pessoalmente, eu tenho pavor a cortes e não acredito que depois de uma episiotomia fique tudo igual, como se não tivesse passado nada... Esta é a minha opinião, não critico quem pense de maneira contrária ou diferente da minha, o que eu quero mesmo saber é de experiencias de quem já passou pelo procedimento... Se ficou com problemas na vida sexual ou não? Ou apenas se notou pequenas diferenças do antes para o depois...

dfol -
Offline
Desde 23 Jan 2011

Eu ja tinha comentado isso. Nao so a nivel sexual n senti nenhuna alteracao (zero mesmo) tambem n se nota. Faco depilacao total e a esteticista é minha amiga. Disse lhe para ter cuidado com a zona (fiz uns meses depois) e ela n viu logo onde era! Por isso imagina o quanto se nota!! Claro que depende da pele de cada um mas isso tb e verdade para a laceracao. A unica coisa que senti a nível sexual foi uma diminuicao da vontade no pos parto (o que e normal por causa das hormonas) e enquanto amamentei (tb tem a ver com as hormonas) mas claro que com imaginacao tudo la vai! Agora da epistomia, zero! Obviamente que enquanto temos os pontos n da ne??

Asuos -
Offline
Desde 01 Out 2015

Pois Lucie mas uma coisa é ter pavor outra é tentar de forma irresponsável e totalmente inconsequente colocar "macacos no sótão" de outras pessoas.

Portanto tem medo de ser cortada mas não tem medo de lacerar? Não faz sentido nenhum. Claro que o medo é seu mas como todos os medos é irracional. E por ser irracional ainda mais irresponsável e totalmente despropositada é a sua intervenção.

Faça as questões em condições. Se tivesse feito desde o inicio um post sincero (em vez de profundamente sensacionalista e sem qualquer fundamento cientifico, baseado em teorias da treta e falta de informação). E dissesse desde o inicio que tem pavor à episiotomia tinha tido comentários bem mais compreensivos.

É natural ter medo, claro que é. Nunca passou por isso. O que não significa é que só porque tem medo isso signifique que a episiotomia seja pior do que a laceração. Não é. E de um modo global as consequências de uma episiotomia são sempre muito mais controladas e portanto muito menos perigosas.

De minha parte, tal como dito anteriormente, não tenho alteração nenhuma. Percebo os seus receios até porque eu também os tinha. A episiotomia era o que mais medo me provocava quando pensava no parto. No entanto, foi importante fazerem precisamente por correr o risco de rasgar e sinceramente nem sequer me apercebi que o estavam a fazer.

dfol -
Offline
Desde 23 Jan 2011

Nem eu lol! Eu so de tirar samgue quase k me dá uma coisa e no parto n senti o corte! E neste segundo ( o parto foi menos doloroso e por isso ate percebi quando ism cortar e n senti nada de nada. Tive epidural mas tinha por exemplo algumas dorzinhas das contracoes e do corte zero.
Mama perceba que aqui ninguem a quer atacar! Mas as vezes temos que levar um abanao para pormos alguns medos em perspectiva! Se calhar ate pode nem precisar mas aconselho vivamente a n dizer k n qier de forma nenhuma. Como ja explicamos ha mtas consequências. Costumo dizer que cada macaco no seu galho. E coisas de medicina sao os medicos que sabem. Claro que ha maus medicos por isso é que é importante confiar no seu. Ha tambem uns exercicios que pode fazer para desenvolver a elasticidade. Eu so soube mais tarde e por isso nao os fiz. Basicamente é agarrar aquela pele que esta em baixo na vagina e massajar. Deve faze lo durante a gravidez (mas procure informacoes k n consigo explicar bem). Mas mesmo com isso n é garantido! Pk todas temos pele mais ou menos elástica. Por isso é que ha pessoas que põe creme na gravidez e têm estrias e outras nao! Depende da elasticidade!
Por isso, ponha os medos de lado e confie no medico! Medo (e até pavor ) todas temos!! Meu deus, ate do segundo parto tive medo! Ser mãe é ser guerreira e começa logo na gravidez e no parto

Samandy -
Online
Desde 09 Abr 2009

BagaLaranja escreveu:
Eu estou fora de Portugal e não me cortaram. A médica lá para o final ainda pensou se seria de cortar, mas decidiu não o fazer. Rasguei um pouquinho, só por dento, levei muitos pontos e passado uns dias já sentia tudo bem lá em baixo. Tenho ideia que em Portugal se corta sempre sem saber se é necessário. Fiquei contente de não estar em Portugal. A médica avaliou, e se achasse que sim, então teria feito.

A mim não cortaram. A médica disse que tinha um excelente períneo. E teve q sair de ventosas. Fiquei com uns cortes de lado, pq rasgou sozinho, mas nada por aí além. Levei poucos pontos por fora. Uns 3/4 e não foram seguidos, foram lado a lado. Ou seja não foi um rasgão grande, foram uns pequeninos. Por dentro nem sei quantos levei. E andaram lá a alargar o buraco com as mãos antes de por as ventosas, mas acabaram por meter. Por isso acho que avaliam muito bem a necessidade de cortar.

E se tiverem msm que cortar, nem há hipótese. Bem podem escrever e assinar que não querem, ou chamar o presidente se bem entenderem lol eles cortam e pronto. Pq pode haver um risco demasiado grande por não cortarem e a responsabilidade é do médico.

Eu tenho uma colega que tem uma filha já com os seus 30 anos, que não cortou. Ela rasgou tudo até ao anus!!! Já viram bem o q é isso??? Será q é preferível isso do que cortar??

Samandy -
Online
Desde 09 Abr 2009

Olha eu não posso dizer se dói ou não, a parte de rasgar e de cozer. Levei epidural (muitaaaaaa. E por mim levava mais mas os sacanas não me deram lol)
Tive tantas dores mas tantas dores que o q menos me preocupava era se me iam cortar ou não. Naquele momento eu já alinhava numa cesariana sem pensar duas vezes. Se me perguntassem se me podiam cortar toda eu só diria "façam o q for preciso mas tirem-na daí" looool em nenhum momento da expulsão me doeu o q quer q fosse lá em baixo. Todas as dores foram nas costas, onde levei a epidural.
À parte disso, senti os ossinhos dela a serem puxados em círculos, senti a cozerem - me, até um líquido que meteram e compressas (ou lá o q era) lá para dentro eu senti. Mas não doeu nadinha. Era como se tivessem só a tocar lá. Ou seja, sentia-Se tudo mas sem um pingo de dor.

Mesmo quem não levou anestesia diz q não doeu. Isso não fazia qualquer sentido na minha cabeça, mas hoje em dia faz todo o sentido lol

Danb -
Offline
Desde 11 Nov 2015

O que eu ia dizer a samandy já disse..

Eu ainda não passei pelo parto, mas conheço uma pessoa da família que rasgou até ao ânus e levou IMENSO tempo a curar lá em baixo, e isto porque não queria de maneira nenhuma que lhe cortassem (não teve o filho em Portugal).. Se calhar se tivesse sido cortada não tinha sofrido nem metade do que sofreu..
Cada pessoa é uma pessoa, e cada uma de nós tem a sua elasticidade.. Podemos ter 4 ou 5 mulheres em que nenhuma queira ser cortada, e pode correr super bem para 2, a terceira rasgar muito pouquinho, a quarta rasgar mais e a quinta rasgar de uma maneira inacreditável..
Só os médicos no momento têm conhecimentos e capacidades de, no momento, decidir se vale a pena o "risco" de cortar! Mas como é óbvio não são bruxos, podem achar necessário e depois afinal não ter sido absolutamente necessário, e podem achar que não vai ser necessário e afinal era..
Nenhum ser humano, médico ou não, com muita ou pouca experiência sabe tudo sobre a saúde e o corpo humano, e, sendo da área da saúde, posso lhe dizer que cada caso é um caso.. Falo por mim, eu quero tudo a que tenho direito e tudo o que for necessário: epidural, episiotomia, se tiver de usar ventosas/forceps que seja, se o meu piolho não virar (está pélvico) será a cesariana.. Vou deixar me nas mãos de quem sabe ainda mais que eu sobre partos Sorriso

dfol -
Offline
Desde 23 Jan 2011

Pegando naquilo que a samandy disse, eu na tinha referido que duvido que possa 'decidir' e a poder é no privado. Tenho uma amiga obstetra que diz que faz sempre o aue acha melhor. Diz que ha quem venha com oapeis assinados a dizer que não querem. Mas ela diz que fará o que for preciso. Isto porque a uma colega dela veio a senhora de papel assinado e quando a coisa correu mal meteu processo contra a medica. E o papel assinado n tem validade! Por isso a responsabilidade é da medica

ClaraMiguel -
Offline
Desde 03 Nov 2013

Também não estou em Portugal e não fui cortada, mas ainda assim sempre tive na cabeça que entre um rasgar não controlado e um corte controlado, que este último era bem melhor (qual é a dúvida? Correr o risco de rasgar até ao ânus se o médico não avaliar bem a situação? Não obrigada). Suponho que o corte não se sinta da mesma forma que não senti o pequeno rasgo que fiz (bendita epidural). Levei 4 pontos e não tive qualquer problemas nos pos-parto.

Deixo até uma dica dada por uma amiga e que foi essencial no meu pos-parto: os pensos higienicos de supermercado têm uma rede que se agarra aos pontos e os puxa, provocando muitas vezes dores. Com os pensos próprios para pós-parto isto não acontece. Eu fiz a experiência e durante umas horas usei pensos normais. Senti dores horríveis, mal andava, sentar e levantar era um suplício. Com os pensos próprios nem parecia ter passado por um parto. A minha amiga dizia que se calhar muitas mulheres (nem todas, claro) que se queixam das dores nos pontos no pós-parto usam apenas os pensos errados. E eu acredito nisto pela experiência que tive.
E aqui, tanto faz ser corte ou rasgar já que os pontos estão lá.

Samandy -
Online
Desde 09 Abr 2009

olha a mim doia me tanto, ainda por cima rebentei um ponto.. doia tanto, tinha q andar de perna aberta.. tinha aqui umas fraldas tipo cuecas da tena (tinha pedido uma amostra) e foi o melhor q experimentei. muito bom mesmo. e cheguei a por os pensos fininhos mais para o fim e tbm eram bons. Nada a ver mesmo. as cuecas alem de muito macias, mal tocavam nos pontos

dfol -
Offline
Desde 23 Jan 2011

Por acaso usei pensos proprios e so eram mais chatos por serem grossos! Mas realmente os normais sao um horror! Concordo com a mama clara! Os pontos estao la na mesma! Claro que se o medico achar que n vai rasgar ou rasgar pouco, nao fara o corte mas concordo que se houver riscos... n quero rasgar ate ao anus. A minha amiga a quem isso aconteceu teve o parto em londres. As consequências foram gravissimas.
Mama samandy com dois partos (os dois com corte) cheguei a uma conclusao. Os pontos podem ser mais chatos ou menos. O meu primeiro os pontos mal me deixavam sentar mas era porque um deles ficou um pouco apertado. No segundo isso n aconteceu e tive umas dorzecas e sentava me bem.
Mas de ambos foi tao bem feito que como disse nem com depilacao total se notam! Tem de se ver a lupa. Isso acontece pk a zona em questao é mt irrigada e cicatriza melhor do que outras partes do corpo!

Samandy -
Online
Desde 09 Abr 2009

pois mas eu levei um ponto nem sei bem como, devem de me ter aleijado sem querer la com os materiais, sei la.. o ponto era de lado mais para a bordinha da perna, nos pelinhos.. era msm onde roçava na outra perna.. e foi mm esse que rebentou. :s
doia bastante sentar, mas andar era pior :x

Cat Chloé -
Offline
Desde 30 Mar 2011

Uma vez li algures algo assim: os médicos estudam pelo menos uns 7 anos para se especializarem, por isso coloque a sua licenciatura de google e facebook no lixo! E é verdade! Temos de confiar na medicina e não em teorias da treta, desculpem a expressão.

Samandy -
Online
Desde 09 Abr 2009

Cat Chloé escreveu:
Uma vez li algures algo assim: os médicos estudam pelo menos uns 7 anos para se especializarem, por isso coloque a sua licenciatura de google e facebook no lixo! E é verdade! Temos de confiar na medicina e não em teorias da treta, desculpem a expressão.

nem sempre... :p

Rachel_F -
Offline
Desde 15 Jan 2014

Tenho de comentar.
É um facto que Portugal é o pais com mais episiotomias efectuadas, 80% dos partos vaginais têm episiotomia.
O OMS recomenda a restrição do seu uso e uma taxa não superior a 30%.
A episiotomia em muitos casos gera mais lesões do que o rasgo de 1º ou 2º grau e em muitos casos é feito para o benificio do médico, facilita e torna mais rápido o parto. Aepisiotomia justifica-se em casos de emergencia obstétrica tais como o uso de forceps.
É um mito que a episiotomia de rotina "faz bem, é melhor, previne rasgos", muitas mulheres terão rasgos naturais que nem pontos precisam.
http://www.medscape.com/viewarticle/721538_2
http://www.huffingtonpost.com/2012/08/22/episiotomy-childbirth-guideline...

Sobre Rachel_F

MaeRachel